resenhas category image [Resenha] – Star Wars, a trilogia 01/02/16

star_wars_darkside_books

Um linda edição da editora DarkSide para a satisfação dos fãs, Star Wars, a trilogia narra a história dos três últimos episódios – até então lançados – da saga. Para quem já viu os filmes, o livro não decepciona; traz retratos fieis e saúda o ritmo e a atmosfera dos episódios clássicos.

Estão presentes aqui as tramas políticas e o jogo de gato e rato entre o Império e os revoltosos, os dramas pessoais de Luke e Leia, a participação e personalidade espirituosa de Han Solo e mesmo os alívios cômicos das cenas protagonizadas por C-3PO e R2-D2. Além disso, vários elementos alegóricos presentes nos filmes também ganharam atenção e um pouco mais de profundidade na narração escrita.

foto22

E, justamente em relação à profundidade, é notável o esforço dos autores (cada episódio foi escrito por um autor diferente) em detalhar e mesmo explicar detalhes que nos filmes podem ter passado muito rapidamente ou pareceram desconexos. Essa característica é muito positiva em alguns pontos da história, em que o roteiro original pode não ter alcançado uma clareza ideal, porém pode ser um pouco cansativa em determinadas cenas ou capítulos que não demandariam tanta atenção para a composição da história como um todo.

foto1

Para quem ainda não assistiu aos filmes, a leitura anterior da Trilogia Clássica pode ser sim um bom começo (na minha opinião), desde que fique claro que ela foi confeccionada após a produção cinematográfica. Portanto, foram feitos alguns “ajustes” nos livros provavelmente com a ideia de amarrar melhor pontos dos filmes ou mesmo empregar maior carga dramática à alguns personagens ou nas relações entre eles.

Finalmente, é sempre bom lembrar que em nenhum momento Star Wars tenta ser uma obra existencialista ou de grande discussão ética, política ou psicossocial. Star Wars é uma Space Opera feita para entreter toda a família com ação, diversão e pitadas de romance – mais presentes nos livros que nos filmes – e jogos de poder; narrando a trajetória do herói e os conflitos pessoais frente à crise política e social.

Título Star Wars, a trilogia
Editora: Dark Side
Gênero: Ficção Científica/Space Opera
Número de páginas: 528
Avaliação: ★★★★☆

1 comentário
Postado em 01/02/16 por Laura Abdon



Laura Abdon
21 anos, designer de moda e futura administradora. Leitora de gosto extravagante e crítica além da conta. Tenta não ser muito ácida, nem sempre consegue. Quinzenalmente na coluna Inspiração Literária, acha bem bizarro escrever sobre si na terceira pessoa.
Deixe aqui seu comentário!

CommentLuv badge


1 comentário »
03/02/2016 às 00:46
Você já comentou 3 vezes.

Ótima resenha!

Esse livro contando sobre a trilogia clássica faz qualquer fã ficar com os olhos brilhando *__*

Achei a arte da capa com a atmosfera parecida com a que eles criaram no box antigo de DVDs da trilogia clássica, muito linda mesmo!

[Responder]