resenhas category image (Resenha + Promoção) – Drácula, Bram Stoker 05/03/15

imagem11
É muito difícil encontrar alguém que nunca tenha ouvido falar de Drácula ou não conheça nenhum trecho da história do personagem de Stoker. No universo literário e da cultura de fantasia e terror sobram referências, citações e alusões ao romance clássico dos vampiros. No entanto longe de ser repetitiva ou clichê, a leitura de Drácula de Bram Stoker é uma deliciosa descoberta das raízes de grandes sucessos da literatura, do cinema e de tantas outras formas de expressão artística.

Drácula definitivamente não é a primeira obra sobre os vampiros e os demais seres sobrenaturais que coexistem no mesmo universo. E, com certeza, não é uma obra absoluta sobre o tema. Mas é uma leitura que carrega tanta inteligência e maestria na narrativa, que se torna praticamente impossível não se envolver com a história e entender o porquê de tamanho respeito ao livro. A medida que passeamos pela história do nobre do leste europeu de hábitos estranhos, podemos ver claramente onde muitos escritores, autores e roteiristas buscaram inspiração.

ultima

Uma coisa é certa nesta leitura, Stoker combina com maestria a onda de inovação e modernidade do final do século XIX e opulência necessária para a construção de cenários e personagens tão especiais. Começamos à história com a perspectiva de Jonathan Harker, em suas notas taquigráficas no seu diário de viagem ao leste europeu, e a partir daí os fatos vão se encontrando como que em uma colcha de retalhos com trechos de diários pessoais, notícias de jornais locais e correspondências de personagens diversos e ricos. Aos poucos somos apresentados à profundidade de cada um e somos envoltos em sua atmosfera particular.

A escrita é bela e elegante, com riqueza de detalhes e criação inteligente de momentos de suspense. Todos os trechos lidos, em algum momento, são unidos, amarrados e arrematados em pontos bem fundamentados e estruturados. Stoker, nesse sentido, foi atencioso a ponto de tirar proveito de fatos reais ocorridos à época para assegurar a verossimilhança de sua história. Como exemplo desse cuidado temos a passagem da escuna Deméter em alusão ao ocorrido com a escuna russa Demetry, em 1885, e que serviu de ponte ideal para o desenrolar da trama.

trecho

Drácula vale muito a pena ser lido e merece atenção especial para suas nuances e detalhes. É um romance deslumbrante que une o suspense e o terror à volúpia de uma escrita saborosíssima e arrebatadora.

Título Drácula
Editora: Penguin / Companhia das Letras
Gênero: Romance
Número de páginas: 617
Avaliação: ★★★★★
Cedido em parceria com a editora Companhia das Letras

Sorteio

imagem 2

Para participar preencha o formulário abaixo. (Rafflecopter)
- Aberto para todo o território brasileiro.
- O resultado sairá nesse mesmo post.
- O ganhador terá até 3 dias para responder o email enviado.
- O envio do livro é de responsabilidade da Editora Cia das letras

a Rafflecopter giveaway

Finalmente saiu o resultado gente! evido a problemas pessoais ele acabou demorando bem mais do que deveria. Parabéns Francisca Elizabete, já foi enviado email solicitando seus dados :)
Peço desculpas a todos pelo atraso e um enorme obrigada pela paciência.

*Resenha por Laura Abdon, fotos por Brenda Lorrainy.

17 comentários
Postado em 05/03/15 por Laura Abdon



Laura Abdon
21 anos, designer de moda e futura administradora. Leitora de gosto extravagante e crítica além da conta. Tenta não ser muito ácida, nem sempre consegue. Quinzenalmente na coluna Inspiração Literária, acha bem bizarro escrever sobre si na terceira pessoa.
Deixe aqui seu comentário!

CommentLuv badge


17 comentários »
05/03/2015 às 18:12
Você já comentou 6 vezes.

eu sou simplesmente apaixonada por livros sobre vampiros e Drácula é o rei de todos eles então só de ler sua resenha já me dar uma vontade louca de ler o livro inteiro , quero muito esse livro não só por causa da historia mas porque também amei a capa e ficara lindo na minha estante junto com os outros vampiro .

[Responder]


06/03/2015 às 07:36
Visitante assíduo e já deixou 35 comentários.

Já vi o filme e fiquei encantada com a história desse Drácula. E pelo que li na resenha, a história aqui também é muito boa. Adoro temas sobrenaturais e Drácula é o meu favorito. Com certeza vou ler. Quero conferir cada detalhe mencionado por você aqui. Muito curiosa. Depois vou comparar entre o livro e filme. Pra ver qual é o melhor. Rsrsrs
Beijos.

[Responder]


06/03/2015 às 15:30
Visitante assíduo e já deixou 26 comentários.

Laura!
Sou fascinada por vampiros e posso dizer com convicção que o melhor de todos os livros é Drácula, justamente pela riqueza dos detalhes que Bram Stoker consegue relatar no livro, além dos lugares, as personalidades dos protagonistas e personagens. A narrativa é totalmente singular e única.
cheirinhos
Rudy

[Responder]


08/03/2015 às 22:23
Você já comentou 4 vezes.

Eu gosto do tema, embora de alguns anos pra cá, tenha virado arroz de festa. Infelizmente, só assisti ao filme, nunca tive a oportunidade de ler o livro, mas vontade é o que não falta. Pela sua resenha, parece que é uma leitura que te envolve e te transporta para outra época, acho interessantes livros que fazem isso com os leitores. Certa vez, peguei uma edição do livro, mas hardcover e fiquei encantada. Essa ilustração é bem simples, mas eu adorei!

[Responder]


09/03/2015 às 11:15
Você já comentou 7 vezes.

Comecei a ler este livro há muito tempo e parei no meio da leitura porque era época de vestibular e tinha os livros indicados para o mesmo para terminar. Sempre achei interessante o fascínio que este livro causa até hoje e com certeza pretendo retomá-lo. Que bom que você gostou da leitura. É sempre difícil alguém resenhar livros mais “velhos” pela blogosfera. :)

[Responder]


10/03/2015 às 01:27
Você já comentou 2 vezes.

Ótima resenha!

[Responder]


10/03/2015 às 20:32
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

De todos os livros que eu já li esse é o melhor. Drácula é escrito em cartas, um livro que prende atenção do começo ao fim. Um clássico da literatura mundial livro obrigatório. Parabéns por resenhar esse livro.

[Responder]


10/03/2015 às 21:52
Você já comentou 3 vezes.

Não li ainda esse livro, mas só escuto falar bem da história. Da narrativa. E amo vampiro!!!
O suspense faz o vampiro dar mais medo!

Beijinhos**

[Responder]


11/03/2015 às 00:19
Visitante assíduo e já deixou 27 comentários.

Drácula de Bram Stoker é muito mais do que simplesmente um livro sobre vampiros, é um clássico, e como todo clássico merece ser lido com muito carinho e atenção para não perder tudo o que o livro tem a oferecer.

[Responder]


11/03/2015 às 10:03
Você já comentou 2 vezes.

Concordo, todo mundo ja ouviu ou viu algum filme ou leu algum livro sobre o Drácula, até as crianças, tem desenhos que tem o Drácula, claro que bem diferente mas tem…rsrs
Eu prefiro romances mais calmos, que nao tenham tanto terror assim, mas as vezes é bom variar né.

[Responder]


13/03/2015 às 22:27
Visitante assíduo e já deixou 40 comentários.

Tive o prazer de ler esse clássico ano passado.
A primeira parte dele no castelo do Drácula é bem aterrorizante.
Depois, confesso, achei a leitura um pouco mais cansativa e muito longa, mas ainda assim muito boa.

[Responder]


15/03/2015 às 16:42
Visitante assíduo e já deixou 11 comentários.

Sempre tive curiosidade de ler Dracula exatamente por ser um clássico da mitologia vampírica.
Vou adorar apreciar a fonte de tantas referências modernas.

Bjus!

[Responder]


15/03/2015 às 23:42
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

Participando e torcendo!!
Francisca Elizabete B. dos Santos
beti_bezerra@hotmail.com
Nome de seguidora: Francisca Elizabete

[Responder]


16/03/2015 às 16:29
Visitante assíduo e já deixou 14 comentários.

Eu já li uma outra versão do Drácula de Bram Stoker muito boa. Mas essa versão, essa capa, é maravilhosa!!! Quero muito ter a oportunidade de ler! Parece até mais completo, tem muito mais páginas do que o que eu li.
Drácula assim como, Frankestein, O Médico e o Mostro, O Retrato de Dorian Gray são clássicos que todos os tipos de leitores deveriam um dia ler. São leituras obrigatórias! ;)
maiiira04@gmail.com
=**

[Responder]


16/03/2015 às 17:15
Você já comentou 2 vezes.

Participando!
suelenmendes27@hotmail.com

[Responder]


18/03/2015 às 14:38
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

Preciso ler esse livro haha! Adorei essa capa, e pela resenha a gente já percebe o quanto o livro é apaixonante, carregado de detalhes, o que nos deixa ainda mais fascinados. Eu, pelo menos, adoro Drácula e histórias com personagens sobrenaturais. Já está na minha listinha de desejados.

[Responder]


14/12/2015 às 18:47
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

Tenho que admitir que nunca tinha ouvido falar deste livro, mas pareceu-me realmente ser o tipo de livro que me cativa e me faz “devora-lo” de apenas uma vez, o tipo de leitura que costumo fazer em apenas um dia ou dois. Livros assim costumam ser muito bons!
Beijinhos.
http://mariasemlimites.blogspot.pt/
Maria Sem Limites postado recentemente..Review do livro: O meu nome é Alice.My Profile

[Responder]