resenhas category image [Resenha] – Pó de lua, Clarice Freire 10/02/15

primeira foto

Conheci a poesia da Clarice Freire ainda pelo Facebook, poucos meses antes da editora Intrínseca resolver publicar seu trabalho. De cara me interessei pelos seus textos leves, com jogos de palavras e delicadeza evidente. Suas raízes nordestinas, mais especificamente, recifenses, tais como as minhas, me fizeram nutrir uma vontade ainda maior de acompanhar seu trabalho, e foi com muito entusiasmo que soube da notícia da edição do seu livro.

Pó de lua, conforme a própria Clarice, tem propósito de amenizar a rotina, e nada mais é do que poesia mesclada a desenhos. Ou poesia ilustrada. O livro é dividido em quatro partes, conforme as fases da lua, cada qual demonstrando diferentes fases de emoções e sentimentos vívidos. Utilizando-se de temas variados e assuntos cotidianos, a poesia da Clarice consegue facilmente que qualquer pessoa se identifique com seus escritos, dada a sensação de aconchego e simplicidade evocada por eles.

luacrescente

De maneira despretensiosa, Pó de lua trata primordialmente sobre ver a beleza dos detalhes, ser otimista e uma levar vida mais leve, regada nas particularidades do que é realmente importante. Desprezando rótulos, mágoas e decepções, as poesias de Clarice conduzem a uma atmosfera alegre, até certo ponto revigorante, deixando qualquer leitor em estado de anestesia temporária.

A sensibilidade da autora, alia uma perspicácia na escrita: suas poesias são formadas em brincadeiras de palavras que constroem e desconstroem significados, de modo irreverente e sonoro. A combinação das poesias com as ilustrações feitas pela própria Clarice e caprichosamente inseridas no livro aumentam ainda mais o clima inspirador promovido por Pó de lua, que funciona tanto em doses diárias de deleite, quanto numa leitura corrida.

novaqueda

Dadas essas características, bem como o contagioso espírito pós-leitura de Pó de lua, não é surpresa imaginar que a doçura de suas poesias tenham se propagado com bastante facilidade, atingindo mais de um milhão de curtidas no Facebook.

Título Pó de lua
Editora: Intrínseca
Gênero: Poesias
Número de páginas: 192
Avaliação: ★★★★½
Cedido em parceria com a editora Intrínseca

3 comentários
Postado em 10/02/15 por brendalorrainy



brendalorrainy
19 anos. Criadora do CDI é estudante de administração com inclinação para o setor editorial. Tem uma queda por felinos, por quadrinhos e pela combinação tinta e papel. Adora criar metas o tempo inteiro e estranhamente odeia dormir. Também detesta café, tem tendência ao caos e morre de medo de altura. É viciada em Friends e em qualquer coisa que a faça rir.
Deixe aqui seu comentário!

CommentLuv badge


3 comentários »
13/02/2015 às 21:36
Visitante assíduo e já deixou 39 comentários.

Oi Brenda,
Muito linda a diagramação desse livro <333
Parece ser muuuuito fofo.
Beijocas ^^

[Responder]


25/02/2015 às 21:10
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

Muito fofo esse livro *——–*

[Responder]


28/03/2015 às 21:58
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

Breeeeendinha,
Liiindo o livro e pela diagramação!
Me deixou bastante interessada na história. <3
Grande beijo minha xará, (:

[Responder]