aleatoriedades category image As 6 reações que amantes de livros têm diante de pessoas que não leem 01/09/14

leitores

Fonte do post: Bultle, com adaptações.

Há muitas maneiras de obter reações entusiasmadas de viciados em livros. Questione nossa opinião sobre Crepúsculo merecer um lugar no pódio da grande literatura de vampiros ao lado de Drácula de Bram Stoker ou Entrevista com o Vampiro de Anne Rice. Pergunte de que lado estamos no debate e-book x livro impresso. Ou mesmo sugira que a adaptação de um livro é muito melhor que o livro em si. Não é uma questão de saber quando (ou se) virão reações a essas perguntas, mas o quão acalorada a discussão irá se tornar.

No entanto, se você realmente deseja deixar um amante dos livros num frenesi de variadas emoções, tudo que você precisa é de quatro pequenas palavras: “Eu não leio livros“.

Eu já ouvi essas palavras, ou variações similares (“eu não li um livro desde o ensino médio“, ou, ainda a mais alucinante, “Ler é chato“) muitas vezes em minha vida, e sem dúvidas, elas inspiram dentro de mim um emaranhado de emoções que me deixam sem palavras, pelo menos momentaneamente. Entendo que nem todos podem gostar de ler tanto quanto eu faço (na verdade, isso é provavelmente uma boa coisa, se fosse esse o caso, tenho certeza que nada de produtivo jamais seria realizado), mas realmente não gostar do ato de ler? Você pode muito bem dizer que você não gosta de respirar ou comer.

As conversas com amigos também leitores revelam que todos nós tendemos a ter as mesmas reações a essas criaturas raras e misteriosas: O que … Como … Por que …?

gif 1

É para o seu benefício, bem como o benefício de quem se atreve blasfemar nosso precioso passatempo com inexperiente descaso, que esse post irá desconstruir em passos as emoções de leitores quando ouvimos essas palavras comoventes: “Eu não leio livros“. Porque, caros, a luta é real.

Etapa 1: Choque/descrença

gif2

Você … não … lê … livros? Quer dizer, como, você não lê romances, mas você lê não-ficção e coisas assim, certo? Não? Então você apenas ignora todas as palavras impressas com tinta no papel vinculado entre duas capas?

Etapa 2: Confusão

gif3

Eu vejo seus lábios se movendo. Escuto as palavras que saem de sua boca. Elas soam como Português, mas não consigo compreendê-las. Você pode ler, mas opta por não…

gif4

Mas por quê? Você não tem livros? Você precisa de livros? O que os livros te fizeram para você despreza-los tanto assim? O que você faz em vez de ler? Apenas senta e observa os objetos? São. Tantas. Perguntas.

gif5

Etapa 3: Julgamento

gif6

Muito provavelmente se te conheço há algum tempo e você revelar isso assim, de repente tudo o que eu achava que sabia sobre você é colocado em prova. Quer dizer, você tem sorte suficiente para estar entre os 91,3% dos brasileiros que sabem ler e você opta por não exercer esse privilégio?

gif7

Bom, e no caso de que você ser alguém que acabei de conhecer, e você me disser que não gosta de ler (ou pior que você odeia livros)?

gif8

Etapa 4: Pena

gif9

Este sentimento pode vir simultaneamente com o julgamento. Você não se dá conta do que está perdendo? Livros nos permitem conhecer mais locais do que poderíamos visitar na vida, assim como lugares incríveis que não existem no mundo real. Eles nos apresentam os personagens mais incríveis e nos dão heróis para torcer. Eles nos ensinam, nos inspiram, e evocam nossas emoções. Mas você está privando-se de tudo isso, e isso me deixa muito, muito triste.

e3115e60-0aa6-0132-07df-0eae5eefacd9

Etapa 5: Persuasão

gif10

Não é que você não gosta de ler, você apenas não encontrou o livro certo ainda, ora essa! O que você gosta? Humor? História? Sports? Anões? Anões históricos humorísticos praticando esportes? Não me importo quantas horas temos que passar na biblioteca, eu vou fazer você amar livros. Vou fazer você amá-los!

gif11

Etapa 6: Aceitação

gif12

Não? A sério? Você não é absolutamente, definitivamente interessado em um dos passatempos mais queridos dos últimos 600 anos? * Suspiro * Eu não entendo isso, mas acho que é verdade que há todo tipo de gente no mundo. Não se preocupe – eu posso amar livros o suficiente por nós dois!

gif13

-

Achei esse texto por acaso e de tão divertido resolvi traduzir (com algumas adaptações) e postar aqui no blog.

11 comentários
Postado em 01/09/14 por brendalorrainy



brendalorrainy
19 anos. Criadora do CDI é estudante de administração com inclinação para o setor editorial. Tem uma queda por felinos, por quadrinhos e pela combinação tinta e papel. Adora criar metas o tempo inteiro e estranhamente odeia dormir. Também detesta café, tem tendência ao caos e morre de medo de altura. É viciada em Friends e em qualquer coisa que a faça rir.
Deixe aqui seu comentário!

CommentLuv badge


11 comentários »
01/09/2014 às 12:23
Visitante assíduo e já deixou 29 comentários.

Que legal o post, Brenda!
Minha reação quando alguém diz isso pra mim é de persuasão, empresto livros, pergunto de que gênero gosta, e também sinto pena.
Abraços!

[Responder]


01/09/2014 às 15:48
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

Um dos melhores posts que li, pois e bem assim que me sinto toda vez que ouço alguém me dizer que não gosta de ler, inclusive costumo fazer as mesmas caras e bocas kkkkk

[Responder]


01/09/2014 às 18:26
Visitante assíduo e já deixou 122 comentários.

Que demais esse post! Me identifiquei muito, quando encontro pessoas que não gostam de ler!

Beijos

[Responder]


02/09/2014 às 11:56
Visitante assíduo e já deixou 39 comentários.

Oi Brenda,
Divertido?!? Gentee, eu quase morri aqui, com certeza é um texto que merece ser compartilhado. Fiquei feliz de saber que muita gente tem as mesmas reações que eu nessas situações kkkk.
Beijocas ^^

[Responder]


02/09/2014 às 23:04
Visitante assíduo e já deixou 20 comentários.

Já fiz muito a etapa 1 e 3 hahahahaha

[Responder]


03/09/2014 às 22:47
Visitante assíduo e já deixou 12 comentários.

kkkkkkkkkkkk é bem assim né?!
Depois que passa o choque eu tenho pena dessas pessoas que não sabem o que estão perdendo, o quanto de cultura estão deixando passar.
Além de que a leitura nos faz viajar e conhecer pessoas diferentes sem nem precisar sair do lugar.
Bjokas!

[Responder]


07/09/2014 às 14:49
Visitante assíduo e já deixou 117 comentários.

Ai mds UAHSUAHSU é muito assim ! Lembro quando pedi de presente O Mar de Monstros pra minha Tia que foi sair com meu irmão e ele não achou na livraria mas trouxe PRA ELE o Assassin’s Creed ai fiquei tipo “ahhh pra mim?” ai ele “Não!! O seu ela vai tentar achar depois e esse aqui é meu.” Fiquei toda “eu te odeio seu pirralho” ai ele colocou na minha prateleira e ficou lá, as folhas estão até amareladas e ele não o leu até hoje e um dia eu comentei com ele, ai ele disse “Eu não gosto de ler, só comprei pela capa que é diferente da do jogo.” *S I L Ê N C I O PR O F U N D O* aquela foi a maior decepção que eu já vi vinda do meu irmão KKK

PS: Aquele giff em baixo da imagem do Buzz eu achei que fosse você olhando assim rápido e realmente parece você kkk (se você tivesse franjinha)

[Responder]


09/09/2014 às 19:24
Você já comentou 6 vezes.

Exatamente assim! Dói na alma alguém falar que “não gosta” de ler. :(
Mas o que mais combina com a minha situação é “pena”, sem dúvida, eu tenho pena de pessoas que não leem, porque estão jogando fora a oportunidade de conhecer mil coisas a mais, estão realmente jogando fora a oportunidade de aprender, se inspirar e evocar emoções e tenho muita, mas muita pena. E consequentemente fico triste. :(
Adorei o post! :D

[Responder]


21/09/2014 às 00:35
Você já comentou 9 vezes.

kkkkkkk
é assim msmo!!!
E qnd acabamos de conhecer alguém daí no meio da conversa a pessoa diz q n gosta de ler??Viiissshhh..peço licença e me retiro na hora p me acalmar!!kkkkkk
O pior são aquelas pessoas q falam q não gostam de ler!! COMO ASSIM ALGUÉM NÃO GOSTA DE LEEEER?? Não ter o costume ler beleza, mas NÃO GOSTAAAAR?????
Não entendo!

[Responder]


29/09/2014 às 19:21
Visitante assíduo e já deixou 17 comentários.

É exatamente assim, eu acho que irei iniciar uma ótima conversa sobre leituras e de repente a pessoa fala que não lê e não gosta de livros e no mesmo instante sinto todas essas reações mesmo, faço de tudo para tentar convencer uma nova pessoa a se tornar um leitor e quando não consigo leio mais para suprir a falta de mais uma pessoa no mundo lendo, o choque sempre depois da “aceitação” ainda continua lá vivo e eterno.

[Responder]


03/10/2014 às 11:30
Visitante assíduo e já deixou 23 comentários.

Adorei demais esta postagem ( e ri bastante também) realmente sempre agimos com a maioria destas reações! principalmente com a descrença…Adorei os grifs e ri alto!
Beijocas querida e que venham mais reações =)

[Responder]