resenhas category image [Resenha] – Wilson, Daniel Clowes 07/08/14

WILSON_1357532257P
Nome: Wilson
Autor(a): Daniel Clowes
Editora: Companhia das Letras
Número de páginas: 80
Ano: 2012
Avaliação: ★★★★★
Cedido em parceria com a editora Cia das letras

Wilson ama seu cão. Sorte do animal, pois parece ser a única criatura viva a merecer tal distinção de seu dono. Para este senhor de meia-idade, os outros não passam de um inconveniente necessário.
Como qualquer pessoa, porém, Wilson busca algum tipo de ligação com sua espécie. Sem jeito para a vida social, aborda estranhos em cafés, ônibus e na rua, com longas preleções sobre o que vê de errado na política, nos esportes e, basicamente, em qualquer tema da alma humana.

Wilson, o livro de Daniel Clowes, é cativante pela sua simplicidade e por seu deboche. Nos desenhos, traços variados contando sequências de uma mesma história, em cápsulas cuidadosamente medidas e concentradas. Quadrinhos conectados pela linguagem, pelo tom das falas e pela natureza das cores.

Wilson, o personagem, é sem noção, desagradável e inoportuno. Por isso mesmo adorável. Ele não se importa em dizer exatamente o que está sentindo e pensando para as pessoas, ou mesmo se está indo além do socialmente aceito. Por pior pessoa que Wilson seja, é praticamente impossível passar por tantas páginas sem se identificar nenhum pouco com algo que ele diz ou pensa.

Um péssimo pai de família que quanto mais tenta acertar, mais falha. Wilson jamais foi capaz de entender a esposa e nunca se importou com isso, ele foi um pai sem qualquer habilidade. Porém, distante do modo que age e do que diz, Wilson tem a necessidade de preencher lacunas em sua vida e expressar o que acredita ser o certo para a família.

10588112_833126310030979_1408380079_o

Essa é a genialidade e a agressão de Wilson (junção de livro e personagem). É muito difícil não se envolver com a história, rir nos piores momentos, identificar-se em alguma situação, ainda que se julgue ou critique Wilson ou mesmo que finjamos que ele não possa existir por aí.

Wilson somos nós, nossos vizinhos, algum amigo ou parente, um colega de trabalho. Wilson é desprezível e encantadoramente amargo. E de tão amargo, não escapa de ser quase doce.

Confira um trecho do livro aqui.

DESIGN: ★★★★★
IMPACTO: ★★★★★
NARRATIVA: ★★★★★

15 comentários
Postado em 07/08/14 por Laura Abdon



Laura Abdon
21 anos, designer de moda e futura administradora. Leitora de gosto extravagante e crítica além da conta. Tenta não ser muito ácida, nem sempre consegue. Quinzenalmente na coluna Inspiração Literária, acha bem bizarro escrever sobre si na terceira pessoa.
Deixe aqui seu comentário!

CommentLuv badge


15 comentários »
07/08/2014 às 17:58
Visitante assíduo e já deixou 214 comentários.

Resenha muito interessante… Parece ser muito massa esse livro..acho que vou me identificar muito com o wilson lendo essas paginas. adoreiii

[Responder]

Laura Reply:

Oi, Camilla, tudo bom?

Wilson é um personagem adorável, em vários momentos eu me flagrei pensando “é exatamente isso que eu penso nessas situações!” e em outros eu simplesmente dei uma boa gargalhada.

Beijo!

[Responder]


07/08/2014 às 18:19
Visitante assíduo e já deixou 39 comentários.

Oi Laura,
Faz pouco tempo que embarquei nos livros em Quadrinhos, mas gostei bastante, esse livro em particular, parece ser engraçado de tão desastroso e por ser fininho e possuir desenhos, parece ser rápido de ler. Dica anotada.
Beijocas ^^

[Responder]

Laura Reply:

Oi Larissa,
Ele é uma delícia, daqueles que quando a gente pega não solta mais e lê rapidinho. Os desenhos são muito bons também.
Espero que goste da leitura! :)
Beeijo.

[Responder]

Larissa Santos Reply:

Obrigada pela dica ^^

[Responder]


08/08/2014 às 00:44
Visitante assíduo e já deixou 31 comentários.

Oi Laura! Achei incrível o post. Só li quadrinhos quando era criança, e desde então não parei mais para lê-los! Com poucas palavras, consegui achar o livro muito cativante e com ilustrações incríveis! Parece que Wilson é realmente um personagem bem construído e isso é um ponto forte para mim! Digamos que o livro me soou como uma conexão de um mundo infantil (quadrinhos) com situações adultas, da vivência do personagem! Muito legal, vou dar uma procurada por este livro e comprá-lo! Nunca é tarde para novas leituras, não é?! Beijos!

[Responder]


08/08/2014 às 09:35
Visitante assíduo e já deixou 14 comentários.

Ahh esse quadrinho parece ser super divertido! de uns tempos pra cá ando interessada no gênero, pois andam tendo muitas publicações maravilhosas no Brasil. Personagens assim como o Wilson acabam em algum momento nos revelando coisas lindas por trás da máscara de durão. Adorei a resenha, beijos!

[Responder]


08/08/2014 às 11:16
Visitante assíduo e já deixou 10 comentários.

Gosto de livros com esse humor acido e o fato que seja em quadrinhos me chamou a atenção. O design realmente está muito bom… Acho que todos nos conhecemos algum Wilson… rsrs

[Responder]


08/08/2014 às 12:50
Você já comentou 7 vezes.

Olá, Laura
Tudo bem?
Fiquei bastante curiosa quanto ao livro, parece ser uma leitura bem rápida mas super agradável. Quero ler!
Beijos*-*
Território das Garotas

[Responder]


08/08/2014 às 13:10
Visitante assíduo e já deixou 29 comentários.

Que legal essa HQ!
Mesmo o Wilson sendo até meio chato, tenho certeza de que vou gostar muito dele, pois, como você disse, a gente se identifica com o que ele diz.
Ótima resenha! Bjs, Laura! <333

[Responder]


08/08/2014 às 20:43
Visitante assíduo e já deixou 12 comentários.

Oiee.
Livros em quadrinhos pra mim é novidade, seria como um gibi?
Já deu pra perceber que não conheço nada desse mundo né?!
Pois é, então nem sei o que pensar a respeito, acho que leria pra ver como é.
Bjokas!

[Responder]


14/08/2014 às 14:18
Visitante assíduo e já deixou 34 comentários.

Nossa eu ainda não conhecia esse livro, pelo visto ele é muito divertido, adorei os quadrinhos, a historia realmente me parece muito cativante, espero poder ler.
Beijos *-*

[Responder]


25/08/2014 às 15:28
Visitante assíduo e já deixou 20 comentários.

Não sou muito fã de quadrinhos, acho que deve ser pela falta de alguém me indicar alguns. Mas obrigado pela dica, se eu chegar a embarcar nesta área, irei começar pelo Wilson

[Responder]


26/08/2014 às 19:17
Visitante assíduo e já deixou 10 comentários.

Oi Laura… Essa sua resenha sobre o livro Wilson ficou demais. Gostei muito quando ressaltou que o personagem, é sem noção, desagradável e inoportuno. Por isso mesmo adorável. Gostei muito desse livro por isso vou adquirir o meu logo…

Abçs :)

[Responder]


27/08/2014 às 11:37
Visitante assíduo e já deixou 15 comentários.

Oi Laura,
hahah como é bom uma história em quadrinhos neh me faz até lembrar da minha época de criança que me empolgava com a revistinha da turma da mônica.. e que desastre é esse Wilson eim kkkk mais é verdade por mais amargo que pareça sempre indentificamos com algo neh..lembramos de alguem que se pareça ou até nós mesmos..
adoreiii valeu pela dica*–*
beiiijooos..

[Responder]