resenhas category image [Resenha] – Veneno, Sarah Pinborough 12/08/14

VENENO_1375991141P
Nome: Veneno
Autor(a): Sarah Pinborough, Saga Encantadas #1
Editora: Única
Número de páginas: 224
Ano: 2013
Avaliação: ★★★☆☆
Cedido em parceria com a editora Única

Sexy, sarcástico e de prender a respiração! Para os fãs de Once Upon a Time e Grimm, Veneno é a prova de que contos de fadas são para adultos! Não existe “Felizes para sempre”! Você já pensou que uma rainha má tem seus motivos para agir como tal? E que princesas podem ser extremamente mimadas? E que príncipes não são encantados e reinos distantes também têm problemas reais? Então este livro é para você!

Em Veneno, a autora Sarah Pinborough reconta a história de Branca de Neve de maneira sarcástica, madura e sem rodeios. Todos os personagens que nos cativaram por anos estão lá, mas seriam eles tão tolos quanto aparentam? Veneno é o primeiro livro da trilogia Encantadas, e já é um best-seller inglês. Sarah Pinborough coloca os contos de fadas de ponta-cabeça e narra histórias surpreendentes que a Disney jamais ousaria contar.

Em uma releitura de Branca de neve, Veneno aborda o conto de fadas tradicional inserindo elementos sombrios e adultos. A história, narrada em terceira pessoa, se alterna entre diferentes ângulos, inciando com a perspectiva da Rainha má – aqui chamada de Lilith – e mais a frente abrangendo a perspectiva dos anões e do príncipe.

A esposa do rei foi obrigada a casar contra sua vontade muito cedo e desde então vive amargurada no castelo. Sua origem mágica tem propiciado boatos entre o reino, mas é pela persuasão, sensualidade e extrema beleza que Lilith tem conseguido tudo que quer até então. Já Branca de neve é apresentada como igualmente bela, mas divergente em tudo que se refere a ser uma dama. Acostumada a usar calças e beber com os anões, a princesa não é vista com bons olhos pela rainha. É quando o rei sai em batalha que Lilith decide ensinar algumas “lições” para enteada, ao mesmo tempo em que resolve colocar sob administração rígida o reino.

Sarah desconstruiu personalidades em seu livro: a rainha má é apresentada como uma vilã motivada por um passado infeliz, Branca de neve foge do convencional de mocinha, com seu jeito impulsivo, moleque e brincalhão; enquanto o príncipe consegue surpreender significativamente nas páginas finais. Apesar dessas diferenciações, e da inserção de cenas sensuais, Veneno seguiu de maneira simplista e sem aprofundamento suficiente para convencer. Além disso, com a constante releitura dos contos de fada, tanto em livros quanto em seriados e filmes, a ideia da autora não conseguiu originalidade suficiente para se destacar, caindo no “mais do mesmo”.

Entre os pontos altos e baixos da narração, o leitor é conduzido por uma escrita também oscilante, isso porque Sarah intercalava o cru e o básico dos acontecimentos a uma narrativa levemente poética, sutil demais na maior parte do tempo.

Apesar de tantos pontos negativos observados em Veneno, não posso dizer que fiz uma leitura desagradável. Foi um livro do tipo viciante e chiclete, daqueles que a gente só larga depois que termina, e mesmo reconhecendo todas as fraquezas da história não consegue deixar de desejar o volume sucessor. Contraditório, na verdade. Mas sou suspeita para falar de releituras de contos de fadas por ser fã de carteirinha desse tipo de história. E preciso dar um crédito a autora pelo desfecho arquitetado. Então para você que gosta do gênero e procura uma leitura apenas despretensiosa, sem muitas expectativas, e só – e somente só – para passar o tempo, Veneno pode ser uma boa pedida.

DESIGN: ★★★★★
IMPACTO: ★★★☆☆
NARRATIVA: ★★★☆☆

Informações extras

Cada série da saga Encantadas traz a releitura de um conto e fadas diferente, o segundo Feitiço, conta a história da Cinderela, e o terceiro Poder traz como história principal o conto da Bela Adormecida.

Clique aqui para baixar o primeiro capítulo disponibilizado pela editora.

Book Trailer:

16 comentários
Postado em 12/08/14 por brendalorrainy



brendalorrainy
19 anos. Criadora do CDI é estudante de administração com inclinação para o setor editorial. Tem uma queda por felinos, por quadrinhos e pela combinação tinta e papel. Adora criar metas o tempo inteiro e estranhamente odeia dormir. Também detesta café, tem tendência ao caos e morre de medo de altura. É viciada em Friends e em qualquer coisa que a faça rir.
Deixe aqui seu comentário!

CommentLuv badge


16 comentários »
12/08/2014 às 10:20
Visitante assíduo e já deixou 10 comentários.

Comprei a saga inteira quando ouve uma promoção do submarino e sinceramente me decepcionei. Há quem ame o livro e há quem não goste… O desfecho realmente foi bom e a história em si não é ruim, mais acho que ela poderia ter enfocado mais na essência dos personagens que ficaram muito sem motivos pra mim, só a rainha que se salvou nesse quesito.. Muitas coisas simplesmente não tinha motivação… O livro de todo não é ruim, mas me desestimulou bastante de ler os demais da série…
Bjs

[Responder]

brendalorrainy Reply:

Oi Vivian! Pois é, os personagens não foram bem construídos e isso deixou a história rasa , o que foi uma pena.
Detesto quando compro a saga de uma vez e já o primeiro livro é uma decepção, mas pelo menos você comprou em promoção né? :/
beijo!

[Responder]

Vivian Rocha Reply:

Verdade, pelo menos isso! Só queria ter animo pra ler o resto ://

[Responder]


12/08/2014 às 12:40
Visitante assíduo e já deixou 29 comentários.

Uma pena que caiu no mais do mesmo. Mesmo assim estou curiosa pra ler essa trilogia, gostei de ser mais “adulta”, melhor do que ficar nesse frufruzinho o tempo todo, rsrs.
Também sou fã de contos de fadas, e o motivo da Rainha Má ser má por causa do passado me lembrou a série Once Upon A Time. Já assistiu?
Bjs <3

[Responder]

brendalorrainy Reply:

Oi Edilza, eu assisti a primeira temporada e um pedaço da segunda de Once upon a time mas faculdade me obrigou a parar, to morta de saudades *.*. Vou ver se recupero o tempo perdido esse mês. beijo!

[Responder]


12/08/2014 às 18:56
Visitante assíduo e já deixou 39 comentários.

Sou completamente apaixonada por releituras que sou suspeita de falar que quero muito a saga Encantadas ^^, gosto de livros com essa temática para descontrair, então acho que não irei me decepcionar.
Beijocas ^^

[Responder]

brendalorrainy Reply:

Larissa espero que você goste então, tanto ou mais que eu haha, mas acho que vai ser inevitável não notar as falhas.
Beijão.

[Responder]


12/08/2014 às 20:21
Visitante assíduo e já deixou 12 comentários.

Oieee!
Eu ganhei esse livro tem alguns meses e sempre passava outros na frente, esse mês resolvi lê-lo, e que bela surpresa tive.
Eu, diferente de você gostei muito do livro, acho que ela conseguiu me surpreender, eu esperava uma história como a que escutamos a tantos anos e ela fez algo diferente.
Pra mim o livro foi muito divertido e consegui lê-lo rapidinho.
Bjokas!

[Responder]

brendalorrainy Reply:

Oi Iêda! Awn que bom que você gostou mais então, acho que talvez tenha ficado mais do mesmo pra mim por eu já ter lido e assistido outras coisas do gênero. Também achei a história em algumas cenas! :) beijão.

[Responder]


12/08/2014 às 22:42
Visitante assíduo e já deixou 14 comentários.

Brenda, fiquei curiosa pela leitura pelo fato do livro fugir um pouco do convencional em relação a história da Branca de Neve. Penso que esse é realmente um livro para ler, como você disse, despretensiosamente. Adorei a resenha. Beijos ^^

[Responder]

brendalorrainy Reply:

Oi Clívia, Obrigada pelo elogio <3
Se você nunca teve nenhum contado com releituras acho que pode ser mesmo uma boa , mas leia beeeem despretensiosamente haha
Beijão!

[Responder]


14/08/2014 às 14:38
Visitante assíduo e já deixou 34 comentários.

Oi, gostei da sua resenha, mas fiquei triste em saber que o livro possui aquela mesmice de sempre, eu tenho a trilogia completa, e irei começar a ler assim que terminar de ler Os três, espero curti muito os livros, adorei saber que o livro é viciante e que não queremos largar ele até terminar.
Beijos *-*

[Responder]


15/08/2014 às 15:28
Você já comentou 7 vezes.

Olá, Brenda
Tudo bem?
Ouvi falar bastante sobre esse livro e também fiquei bastante ansiosa quando vi o lançamento. Repensei e acho que não vale a pena lê-lo, pelo menos não agora rsrsrs. Amei a resenha!!
Beijos*-*
Território das Garotas

[Responder]


25/08/2014 às 15:17
Visitante assíduo e já deixou 20 comentários.

Sempre gosto de saber sua opinião sobre os livros. Confesso que quando esse livro foi lançado fiquei bem curioso mas depois de ter percebido que as opiniões estão bem divididas decidi que essa não é uma leitura prioritária para mim, quem sabe se eu ganhar o livro eu leia, mas para comprar tenho outros na frente.

[Responder]


26/08/2014 às 19:33
Visitante assíduo e já deixou 10 comentários.

Gostei muito da sinopse mas não sabia que esse livro era mas uma adaptação dos contos de fadas, assim como os outros dois da serie.
Ouvi varia criticas sobre esse livro, mas agora com a sua resenha pude ver o porque, a autora ficou no ‘mesmo do mesmo’.

Abçs :)

[Responder]


27/08/2014 às 11:51
Visitante assíduo e já deixou 15 comentários.

Oi Brenda,
sou completamente apaixonada por contos de fadas…haha super fã ksksksk
é uma pena que você disse que o livro tem bastante pontos negativos…mas que bom que ele possui uma leitura viciante que a gente fica esperando para ler loucamente o próximo livro…porque foi eu começar a ler sua resenha que eu falei …minha nossa quero ler esse livroooo kkkkk …ai achei super legal essa abordagem dos contos de fadas..
adoreii mesmooo *–* beiiijooocas!!

[Responder]