resenhas category image [Resenha] – A Escolha, Kiera Cass 06/08/14

A_ESCOLHA_1391716774P
Nome: A Escolha
Autor(a): Kiera Cass
Editora: Seguinte
Número de páginas: 357
Ano: 2013
Avaliação: ★★★☆☆
Cedido em parceria com a editora Seguinte

A Seleção mudou a vida de trinta e cinco meninas para sempre. E agora, chegou a hora de uma ser escolhida. America nunca sonhou que iria encontrar-se em qualquer lugar perto da coroa ou do coração do Príncipe Maxon. Mas à medida que a competição se aproxima de seu final e as ameaças de fora das paredes do palácio se tornam mais perigosas, América percebe o quanto ela tem a perder e quanto ela terá que lutar para o futuro que ela quer.

Desde a primeira página da seleção, este best-seller #1 do New York Times capturou os corações dos leitores e os levou em uma viagem cativante … Agora, em A Escolha, Kiera Cass oferece uma conclusão satisfatória e inesquecível, que vai manter os leitores suspirando sobre este eletrizante conto de fadas muito depois da última página é virada.

RESENHA LIVRE DE SPOILERS DE A SELEÇÃO E A ELITE

Séries ultimamente têm atuado de maneira contraditória na minha lista de leitura, porque ora tento evita-las ao máximo, ora volta e meia estou ansiosa por uma nova por conta dada o acúmulo crescente dessas no mercado. O fato é que depois de Harry Potter, ansiar por um livro novo a cada ano não foi mais tão legal assim. Eu termino um livro extremamente ansiosa pelo próximo, mas o período de espera apenas dilui essa necessidade. E foi exatamente o que aconteceu com A Escolha depois que terminei A Elite.

No livro desfecho da série America (finalmente!) conseguiu colocar seus sentimentos em ordem, a vida no castelo, porém, está longe de ficar sem complicações. O conflito entre os rebeldes demarca o livro desde o inicio, com mais um ataque ao palácio logo nas páginas iniciais. Enquanto isso, a presença de apenas quatro candidatas atua diretamente num Maxon pressionado e um tanto perdido, e é nesse clima de inquietação que o livro ganha forma.

Kiera tem um estilo despretensioso desde o começo da trilogia, ela não propôs um universo distópico muito elaborado (ou coeso), nem prometeu grandes revoluções. O foco foi e continuou sendo o romance. Embora eu tenha entrado no clima da série aos poucos e curtido principalmente o segundo volume, o terceiro me fez observar de maneira mais atenta as pontas soltas e falhas contidas e associa-las diretamente a um desenvolvimento fraco e pouco satisfatório.

Em A Escolha o processo de descaracterização de alguns personagens começado em A Elite ganhou escopo, e embora a continuidade desse recurso não tenha sido uma grande surpresa, sua utilização não soou coesa em todas as vezes que ocorreu. Faltou um pouco de fidelidade a essência principal, especialmente no que se refere aos personagens secundários, já que não temos acesso de maneira mais abrangente aos seus pensamentos e, consequentemente, seu amadurecimento.

O desfecho tão corrido quanto poderia, entra em contraste com o ritmo constante da história até então. O livro ganhou uma guinada extraordinária, com tudo acontecendo ao mesmo tempo e muito rápido, nas cinquenta páginas finais, e várias oportunidades e brechas sendo ignoradas sem piedade. Kiera privilegiou tanto o romance que mesmo durante o clímax o leitor é retirado das zonas de conflito e posto para esperar os resultados sem acesso a nenhuma informação. Um vazio absurdo e depois o felizes para sempre (com algumas mortes mal exploradas e sem a dosagem certa necessária de emoção também).

O livro na verdade, não foi uma decepção. Tanto por minhas expectativas estarem brandas por causa do período de espera, tanto por meu estilo de leitura ter se alterado bastante nesse meio tempo. Era esperável que a série não fosse apresentar mais crescimento do que o apresentado, e mesmo a autora sempre ressaltou que sua intenção era apenas entreter. O objetivo foi cumprido, eu só não estava mais interessada nele.

DESIGN: ★★★★★
IMPACTO: ★★☆☆☆
NARRATIVA: ★★★★☆

26 comentários
Postado em 06/08/14 por brendalorrainy



brendalorrainy
19 anos. Criadora do CDI é estudante de administração com inclinação para o setor editorial. Tem uma queda por felinos, por quadrinhos e pela combinação tinta e papel. Adora criar metas o tempo inteiro e estranhamente odeia dormir. Também detesta café, tem tendência ao caos e morre de medo de altura. É viciada em Friends e em qualquer coisa que a faça rir.
Deixe aqui seu comentário!

CommentLuv badge


26 comentários »
06/08/2014 às 19:36
Visitante assíduo e já deixou 14 comentários.

Estou louca para ler essa série, ainda não tive oportunidade em decorrência da correria de final de período na faculdade, mas resolverei logo mais esse probleminha. Gostei muito da resenha Brenda e de como você expôs sua opinião!
Beijãooo ^^

[Responder]


07/08/2014 às 10:20
Visitante assíduo e já deixou 39 comentários.

É tão difícil acharmos livros único que nos resta esperarmos os livros seguintes das séries. Não li A Seleção porque não queria esperar, mesmo parecendo ser excelente esse livro, alguns detalhes que a Kiera poderia ter explorado e não explorou diminuiu minhas expectativas, mas como você mesma escreveu, a intenção da autora era apenas entreter e isso parece que foi cumprido. Agora já sei que farei a leitura sem muitas expectativas.
Beijocas ^^

[Responder]


07/08/2014 às 14:22
Visitante assíduo e já deixou 12 comentários.

Oiee.
Essa série tem sido tão bem falada que fiquei curiosa em relação a ela, acho as capas lindas, mas a história em si não sei se vai me agradar.
Pretendo ler o primeiro ainda esse ano e caso goste eu continuo. Espero realmente gostar.
Bjokas!

[Responder]


07/08/2014 às 17:35
Visitante assíduo e já deixou 214 comentários.

Não tive tempo de ler nenhum ainda dessa série…mas pretendo num futuro um poco longe, não muito, em ler..eheheh…mas a resenha esta otima.. adorei a frase “O objetivo foi cumprido, eu só não estava mais interessada nele”. Foi bem sincera…bjoss

[Responder]


07/08/2014 às 22:20
Você já comentou 5 vezes.

Oi, Brenda!
Só li a série no começo desse ano, então a espera não foi muito grande para mim nem me decepcionei com o final da trilogia. Embora concorde com você no que se refere à rapidez dos acontecimentos, gostei muito de A Escolha. Adorei a resenha, parabéns! Estava com saudade de passar por aqui :) Beijão!
Letícia Valle postado recentemente..Il Postino #13My Profile

[Responder]


08/08/2014 às 00:39
Visitante assíduo e já deixou 31 comentários.

Olá Brenda! Comprei os dois primeiros livros na Feira do Livro ano passado, e fiquei aguardando ansiosamente pelo último! Realmente me empolguei tanto com a série, que me decepcionei com este livro, no sentido de que não vi a necessidade do mesmo para contribuição com a história. Cheguei à conclusão de que a autora poderia muito bem ter feito o que fez no segundo livro, e ter terminado a série por ali, mas no entanto ela acabou por querer vender mais, ao meu ponto de vista, e não agradou. Pra mim, não houve necessidade alguma de terem feito um terceiro livro para continuar a mesma história dos outros dois! Enfim, foi um livro bom para passar o tempo, mas esperava algo mais bem trabalhado e sem tantas falhas como você mesma disse na resenha! Definitivamente, um livro pra quem tem um tempinho livre e quer ler qualquer romancezinho por aí. Beijos!

[Responder]


08/08/2014 às 11:13
Visitante assíduo e já deixou 10 comentários.

Entendi o que você descreveu na resenha, apesar de AMAR a série senti que o final ficou um pouco a desejar, não que eu não tenha gostado, mas foi como você mesmo disse as ultimas paginas foram muito corridas, acho que não haveria problema em se fazer um livro um pouco maior do que os demais e elaborar comentando mais sobre a distopia em sim e outros personagens que poderiam enriquecer muito a trama…

[Responder]


14/08/2014 às 14:14
Visitante assíduo e já deixou 34 comentários.

Oi, tudo bem?
Que pena que o livro não te agradou tanto assim, mas o bom é que você gostou, eu ainda não li nenhum livro da série, mas pretendo ler o mais breve possível, tenho somente o primeiro livro, espero adquirir os outros logos, e fato pelo visto o final meio que foi previsível né.
Beijos *-*

[Responder]


24/08/2014 às 20:00
Você já comentou 8 vezes.

Agora que acabei A Elite, estou louca pra ler A Escolha!!! Ótima resenha e espero ler em breve!

[Responder]


24/08/2014 às 20:02
Você já comentou 8 vezes.

Agora que acabei de ler A Elite, estou muito ansiosa para ler A Escolha!! Ótima resenha e espero ler o livro em breve!

[Responder]


24/08/2014 às 21:48
Você já comentou 2 vezes.

Oi Brenda,

Eu li a Seleção e a Elite tem mais de um mês e ainda não adquiri a Escolha. Sei la, acho que senti mais raiva de Maxon do que de América em a Elite e isso me fez pegar tipo “um nojo”, rsss. Eu acho que o final deve ser previsível, mas não faço ideía de como Kiera faz com o sentimento do “não escolhido”. Eu acho que nos dois primeiros livros dela, o inicio foi monótono, pegando apenas do meio para o final, por isso que a Escolha acho que foi no mesmo ritmo.

[Responder]


25/08/2014 às 12:01
Você já comentou 2 vezes.

Eu amo esse livro! Amo a série toda da Kiera Cass.
Adorei a resenha, mostrei a minha amiga e ela disse que iria ler graças ao bom resumo que você fez ! Muito obrigada. Bjs

[Responder]


25/08/2014 às 12:02
Você já comentou 2 vezes.

Eu amo esse livro! Amo a série toda da Kiera Cass, estou louca para ler os próximos livros dela!

[Responder]


25/08/2014 às 15:31
Visitante assíduo e já deixou 20 comentários.

Ai, eu não acredito que você leu A Escolha antes de mim, quero muito ler a saga (não é mais uma trilogia, já foram anunciados a publicações de mais dois livro. Para nossa alegria!).
Os livros da Kiera já estão na minha lista, mas sempre quando vou comprar estão super caros, e acabo comprando outros >.<

[Responder]


26/08/2014 às 19:07
Visitante assíduo e já deixou 10 comentários.

Ola Brenda, que pena que esse livro não te cativou muito… mas também a espera para ser lançado é de matar mesmo…
Na minha coleção só está faltando esse para completar por isso não posso dizer muito dele.

Abçs :)

[Responder]


26/08/2014 às 20:34
Você já comentou 2 vezes.

Essa série me desperta sentimentos tão contraditórios… De um lado fico louca para ler os livros, porque todo mundo fala muito bem, por outro, tenho medo de ser mais do mesmo. Apesar de tudo, tua resenha me deixou com muita vontade de ler, porque deve ser um bom entretenimento.

[Responder]


27/08/2014 às 11:23
Visitante assíduo e já deixou 15 comentários.

Oi Brenda,
eu ainda não tive a oportunidade de ler essa série…mas confesso que ficou louca de vontade a cada resenha que leio e vejo o quanto muita gente gostou dessa série e ficou maluca quanto aos sentimentos da América até por fim ela se estabilizar..fico louca de vontade de ler eles..mas o tempo anda bastante apertado e tenho outros super livros também para ler…
mas espero ter a oportunidade logo logo..
beiijocaas*–*

[Responder]


29/08/2014 às 00:13
Você já comentou 2 vezes.

essa série é muito perfeita, eu li os dois primeiros livros falta esse o terceiro e o conto, espero conseguir comprar esse, a escrita dela é muito perfeita, gostosa de ler, e com a resenha fico com mais vontade de ler o restante pena que sou fã pobre e não comprarei nem tão cedo. :/

[Responder]


29/08/2014 às 00:14
Você já comentou 2 vezes.

essa série é muito perfeita, eu li os dois primeiros livros falta esse o terceiro e o conto, espero conseguir comprar esse, a escrita dela é muito perfeita, gostosa de ler, e com a resenha fico com mais vontade de ler o restante pena que sou fã pobre mas darei o jeito brasileiro de conseguir

[Responder]


29/08/2014 às 14:16
Você já comentou 3 vezes.

Devo ser a única pessoa que ainda não leu essa série. D: Isso pq sou claramente fã desse universo de príncipes e princesas e reinos… Mais uma resenha que leio e que me deixa com vontade de largar os livros que tô lendo agora pra começar essa série D: bjo

[Responder]


29/08/2014 às 21:01
Você já comentou 3 vezes.

Leio resenhas dessa série o tempo inteiro. Acho que sou a única que ainda não leu. ahaha A resenha me deixou com vontade de largar minhas leituras atuais e começar a ler a seleção agora mesmo. Sou apaixonada por esse universo de reinos e príncipes e princesas hauha bjo

[Responder]


30/08/2014 às 13:52
Você já comentou 2 vezes.

Ainda espero ler o livro (ganhando o sorteio do Catavento de Ideias \o/), então não tenho muito a declarar quanto o livro, mas adoro o jeito como Kiera escreve, e o romance é muito bem elaborado *3*
Beijos!

[Responder]


30/08/2014 às 13:57
Você já comentou 2 vezes.

Extremamente ansiosa para ler (ganhando o sorteio do Catavento de Ideias \o/), então já que não li ainda, não tenho nada a declarar sobre o livro, mas amo a escrita perfeita de Kiera e adoro esse romance. #TeamMaxon
Beijos!

[Responder]


30/08/2014 às 16:58
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

Estou doida para ler esse livro! Kiera é uma ótima pessoa! Estou me apaixonando por ela e seus livros hahaha

[Responder]


04/09/2014 às 01:36
Você já comentou 6 vezes.

Brenda, que bom que não foi uma decepção pra vc..mas, pra mim foi um pouquinho…eu só continuei a ler por causa de Maxon, pq aquela America, me deu nos nervos em todos os livros.Eu gostei do desenrolar da história…PORÉM O GRANDE MAS ENTRA AGORA….achei o a parte entre a escolha e coroação muito corrida..fiquei com aquela pergunta na cabeça “Se não tivesse ocorrido isso, ele seguiria em frente com a decisão que tinha tomado??”Detestei o que Kiera fez, acho que ela até se arrependeu e está tentando “limpar” sua barra com os lançamentos de outros livros que não estavam nos planos..Mas, memso asim deesejo ter todos o livros na minha estante…infelizmente, ainda não tenho nenhum,mas logo terei com fé em Deus…
Sua resenha ficou incrível, parabéns
bjs

[Responder]


14/09/2014 às 12:29
Você já comentou 3 vezes.

Concordo com você, este espaço entre um livro e outro pode ser bom ou ruim.
Eu li os dois primeiros livros, mas ainda estou dando um tempo para ler a continuação, apesar de estar curiosa para saber o que acontece.

[Responder]