resenhas category image [Resenha + Sorteio] – Aristóteles e Dante descobrem os segredos do universo, Bejamin A. Sáenz 03/05/14

ARISTOTELES_E_DANTE_DESCOBREM_OS_SEGREDO_1392925086P
Nome: Aristóteles e Dante descobrem os segredos do universo
Autor(a): Bejamin Alire Sáenz
Editora: Seguinte
Número de páginas: 392
Ano: 2014
Avaliação: ★★★★½
Cedido em parceria com a editora Cia das letras

Dante sabe nadar. Ari não. Dante é articulado e confiante. Ari tem dificuldade com as palavras e duvida de si mesmo. Dante é apaixonado por poesia e arte. Ari se perde em pensamentos sobre seu irmão mais velho, que está na prisão. Um garoto como Dante, com um jeito tão único de ver o mundo, deveria ser a última pessoa capaz de romper as barreiras que Ari construiu em volta de si.

Mas quando os dois se conhecem, logo surge uma forte ligação. Eles compartilham livros, pensamentos, sonhos, risadas – e começam a redefinir seus próprios mundos. Assim, descobrem que o amor e a amizade talvez sejam a chave para desvendar os segredos do Universo.

Gosto de classificar os livros. Não apenas com estrelas como o hábito comum, mas também pelo grau de influência que eles surtiram em mim. Aristóteles e Dante descobrem os Segredos do Universo é uma dessas leituras diferentes, difíceis de classificar. Porque embora o livro não tenha entrado para os favoritos ou algo assim, ele traz reflexões tão únicas e é escrito de maneira tão sutil que é difícil colocá-lo na estante e simplesmente esquecê-lo lá. Ele é do tipo que precisa ser compartilhado.

Dois garotos e duas personalidades distintas, assim são Aristóteles (ou apenas Ari) e Dante. Ari é introspectivo, desacreditado de si mesmo. Sua família é carregada de barreiras emocionais. O pai nunca fala sobre os anos de guerra que enfrentou no Vietnã, enquanto o irmão mais velho preso é ignorado como se nunca tivesse existido. Já Dante contrasta pelo oposto: tem uma família de convivência fácil, e é um garoto das artes. Dante gosta de poesia, de pinturas, de desenhar. Conquista qualquer um ao seu redor com o jeito animado e extrovertido.

Num verão da década de 80 os dois se conhecem e desenvolvem uma forte amizade, e tudo muda desde então. Dante é o primeiro amigo que Ari já teve e isso mexe diretamente com seu desenvolvimento emocional e a construção de sua identidade. Enquanto enfrenta conflitos internos, como o sentimento de não se encaixar e solidão que o rodeia, Ari vê em Dante um mundo de possibilidades diversas. Um mundo onde as pessoas expõem seus sentimentos facilmente e falam sobre aquilo que as incomoda. Ao mesmo tempo, porém, Dante também revela camadas de fragilidade. E ao seu modo ambos enfrentam as dificuldades de amadurecer e descobrir a diferença entre o que se é, e o que na verdade se quer ser.

O livro é alocado em seis partes que se dividem em capítulos curtos e fluidos. Benjamin descreve um retrato fiel da adolescência, das sensações tortuosas e crises de tristeza e raiva que aparentemente surgem sem motivo algum. De modo gracioso e pelo ponto de vista de Ari adentramos pouco a pouco em seu frágil universo, e inevitavelmente em um momento ou outro vemos o reflexo de nossos pensamentos ali. A história toda é tecida em uma atmosfera lírica e honesta.

Mesclam-se diretamente ao enredo as relações familiares de Ari e Dante, como alicerce a personalidade de cada um e, especialmente no caso de Ari, como esse relacionamento atuará conforme a sua construção de identidade e amadurecimento. A história começa então a intercalar o simples ao complexo e proporciona ao leitor reflexões em níveis diversos. A originalidade do livro é demarcada principalmente pela maneira casual – mas também sensível – que a narrativa do Benjamim proporciona.

Aristóteles e Dante descobrem os segredos do universo tem uma proposta difícil, que facilmente poderia soar pretensiosa ou irreal. A maneira expressiva conforme foi escrito, porém, tornou o livro atemporal e belo.

DESIGN: ★★★★★
IMPACTO: ★★★★★
NARRATIVA: ★★★★★

Sorteio

– Para participar preencha o formulário abaixo. (Rafflecopter)
- Aberto para todo o território brasileiro.
- O resultado sairá nesse mesmo post.
- O ganhador terá até 3 dias para responder o email que enviarei
- O envio do livro é de responsabilidade da Editora Seguinte

a Rafflecopter giveaway

Parabéns Giselle! Você tem até três dias para responder o email que enviei solicitando seus dados para envio!

22 comentários
Postado em 03/05/14 por brendalorrainy



brendalorrainy
19 anos. Criadora do CDI é estudante de administração com inclinação para o setor editorial. Tem uma queda por felinos, por quadrinhos e pela combinação tinta e papel. Adora criar metas o tempo inteiro e estranhamente odeia dormir. Também detesta café, tem tendência ao caos e morre de medo de altura. É viciada em Friends e em qualquer coisa que a faça rir.
Deixe aqui seu comentário!

CommentLuv badge


22 comentários »
03/05/2014 às 18:44
Visitante assíduo e já deixou 39 comentários.

Oi Brenda,
Quando vi esse livro eu fiquei encantada tento com a história quanto com a capa. Quero saber mais dessa relação de Aristóteles ou Ari e Dante, porque quero conferi se vejo os meus pensamentos presentes rsrs.
Beijocas ^^

[Responder]


03/05/2014 às 21:07
Você já comentou 4 vezes.

Brenda, acho que esse livro tem se tornado um queridinho por aí. Todo mundo tem falado bem e isso acaba fazendo com que meu interesse por ele apareça. Parece ser uma leitura bem interessante e o fato de ele ser expressivo da forma que você falou, me deixa ainda mais curiosa…
Beijos.
Babi Lorentz postado recentemente..[Resenha] Enfeitiçados pelo Desejo, Sylvia DayMy Profile

[Responder]


04/05/2014 às 15:16
Visitante assíduo e já deixou 23 comentários.

Logo que vi esse livro, achei a capa encantadora! Mas ela não revela toda essa profundidade da história, essa mescla de família e amizade que formam a personalidade de uma pessoa, eu imaginava algo mais juvenil e por isso não tinha sequer lido a sinopse! :O
Agora fiquei bem interessada! Se o livro traz esse sentimento de necessidade de compartilhamento é porque merece ser lido.

[Responder]


04/05/2014 às 16:39
Visitante assíduo e já deixou 78 comentários.

Ja vi que irei adorar a historia, gosto desse tipo de livro sempre sao bons de se ler e os finais sao otimos. Fiquei curiosa par lelo pois varios blogueiros (assim como voce) estao falando muito bem da historia! Nao vejo a hora de poder ter a oportunidade de ler!

xx

[Responder]


04/05/2014 às 20:11
Visitante assíduo e já deixou 26 comentários.

Brenda!
É por isso que sempre digo que cada livro afeta a pessoa de acordo com as experiências pessoais e cada um classifica de uma forma diferente, porque mexe diferente em cada pessoa.
Ao ler sua resenha fiquei imaginando a descoberta de dois adolescentes com temperamentos totalmente diferentes e tem formas diferentes de encarar a vida.
Bem interessante.
cheirinhos
Rudy
RUDYNALVA SOARES postado recentemente..[DIVULGAÇÃO DE SORTEIOS] BLOG Meu Jardim de Livros: Promoção Dia das MãesMy Profile

[Responder]


05/05/2014 às 11:42
Você já comentou 2 vezes.

Adorei a capa desse livro e a sinopse também não deixa nada a desejar.
Depois da sua resenha fiquei mais curiosa ainda para ler este livro tão difícil de se classificar (:
Beijos!

[Responder]


05/05/2014 às 17:45
Visitante assíduo e já deixou 17 comentários.

Quero demais, muito mesmo esse livro, para acompanhar as descobertas e a amizade entre os personagens, cada dia me convenço mais que essa história será fantástica, tomará que eu seja o ganhador!

[Responder]


09/05/2014 às 18:22
Visitante assíduo e já deixou 29 comentários.

Não vou participar da promoção porque não me interessei pelo livro.
Porque achei ele meio que sem enredo, é, é isso mesmo. Podia pelo menos ser divertido, mesmo sendo previsível.
Mas isso depende do gosto, e parece que muitas pessoas gostaram. Boa resenha!

[Responder]


09/05/2014 às 20:53
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

adorei!
a capa é maravilhosa e a sua resenha me deixou mais ansiosa para ler.
um beijo!

[Responder]


10/05/2014 às 17:33
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

Adoraria ganhar esse livro

[Responder]


12/05/2014 às 00:12
Você já comentou 3 vezes.

A capa do livro é muito linda….. Fiquei curiosa para saber mais sobre os dois irmãos e suas diferenças….

[Responder]


13/05/2014 às 17:25
Visitante assíduo e já deixou 14 comentários.

Esse livro deve ser bem legal!
Participo!
=**

[Responder]


14/05/2014 às 12:35
Visitante assíduo e já deixou 30 comentários.

Estou lendo as resenhas sobre o livro e gostando muito, primeiro me chamou a atenção essa capa linda e depois a premissa que me deixou muito curiosa pra saber um pouco mais sobre Dante e Aristóteles, a amizade é algo tão importante que gosto de ler sobre os diferentes aspectos sobre o assunto.

[Responder]


Lai
15/05/2014 às 14:04
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

Esse livro é maravilhoso. É poético e sutil e tão real que eu mal posso acreditar. Nunca me identifiquei tanto com uma personagem antes. Recomendo a todas as pessoas do mundo!

[Responder]


19/05/2014 às 14:24
Visitante assíduo e já deixou 13 comentários.

O livro parece ser ótimo, fiquei bastante interessada e ler!

[Responder]


19/05/2014 às 21:25
Visitante assíduo e já deixou 40 comentários.

quero muito ter esse belo livro, por ser bem sensível e reflexivo. mas, iria demorar para finalmente lê-lo, pois acho que não estou numa fase para ele.

[Responder]


20/05/2014 às 23:13
Você já comentou 3 vezes.

Fiquei super curiosa para ler a estória de Ari e Dante!! Participando do sorteio e torcendo!!

[Responder]


21/05/2014 às 00:00
Você já comentou 4 vezes.

Tô louca p comprar este livro, achei a sinopse ótima

[Responder]


21/05/2014 às 00:00
Você já comentou 4 vezes.

Tô louca p comprar este livro, achei a sinopse ótima

[Responder]


21/05/2014 às 00:10
Visitante assíduo e já deixou 27 comentários.

Eu adoro histórias sobre amizade, é sempre emocionante ver como nasce e como se consolida uma relação de amizade, especialmente entre dois personagens que parecem ser tão distintos um do outro.

[Responder]


26/05/2014 às 22:29
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

Olá Brenda! Por acaso encontrei o seu blog! Como eu já falei lá no facebook, eu amei este livro! Eu fiquei louca desde do encontro da Seguinte e finalmente pude lê-lo. Eu comecei a ler na livraria e simplesmente não consegui parar. Eu ri, quase chorei, e me emocionei com a história. Achei ela tão simples e ao mesmo tempo tão complexo. O final eu abri um largo sorriso, não tem como não sorrir, não é? Se tornou um dos meus livros favoritos.
Maria Martins postado recentemente..18º – PsicoseMy Profile

[Responder]


29/05/2014 às 10:54
Visitante assíduo e já deixou 110 comentários.

Brendinha, nem de longe imaginei que o livro fosse carregado de tamanha sensibilidade! Adoro um bom drama, sobre amizade e conflitos adolescentes, então, aumenta minha vontade de ler!
Fico feliz de incluir mais um na minha lista.
Beijo!

[Responder]