resenhas category image [Resenha + Sorteio] – O Chamado do Cuco, Robert Galbraith 31/03/14

O_CHAMADO_DO_CUCO_1383587962P
Nome: O Chamado do Cuco
Autor(a): Robert Galbraith (pseudônimo da J.K Rowling)
Editora: Rocco
Número de páginas: 448
Ano: 2013
Avaliação: ★★★★☆
Cedido em parceria com a editora Rocco

Quando uma modelo problemática cai para a morte de uma varanda coberta de neve, presume-se que ela tenha cometido suicídio. No entanto, seu irmão tem suas dúvidas e decide chamar o detetive particular Cormoran Strike para investigar o caso. Strike é um veterano de guerra, ferido física e psicologicamente, e sua vida está em desordem. O caso lhe garante uma sobrevida financeira, mas tem um custo pessoal: quanto mais ele mergulha no mundo complexo da jovem modelo, mais sombrias ficam as coisas e mais perto do perigo ele chega.

Um emocionante mistério mergulhado na atmosfera de Londres, das abafadas ruas de Mayfair e bares clandestinos do East End para a agitação do Soho. O chamado do Cuco é um livro maravilhoso. Apresentando Cormoran Strike, este é um romance policial clássico na tradição de P. D. James e Ruth Rendell, e marca o início de uma série única de mistérios.

Ambientado numa Londres movimentada e misteriosa, O Chamado do Cuco evoca sentimentos de familiaridade aos apreciadores das histórias de detetive. O mistério em torno da morte de uma modelo problemática parece solucionado pela polícia Londrina: ela pulou da varanda numa madrugada silenciosa e gelada como medida desesperada para vida de excessos que levava. Jonh Bristow o irmão da modelo, porém, não acredita na possibilidade de suicídio e contrata Cormoran Strike para investigar a fundo as circunstâncias que rondam a sombria morte da irmã.

O ex-combatente de guerra que hoje atua como detetive particular Strike tem a vida em ruína depois do fim de um relacionamento complicado. Debilitado financeiramente ele aceita o caso para tentar colocar em dia as dívidas acumuladas, e é ao lado de Robin, a secretária enviada por uma firma de recrutamentos temporários, que ele começa a investigação meticulosa e inusitada.

Admiradora das histórias de Agatha Christie por natureza sou fã assídua do gênero de mistério, e assim como me encantei pelo detetive Poirot da Agatha, nutri e desenvolvi um sentimento de fascínio pelo Cormoran. É inevitável que O Chamado do Cuco tenha atraído minha atenção fundamentalmente por ser escrito pela J.K, mas, felizmente, minhas expectativas foram moldadas pelo que sempre espero de um livro do gênero referido.

A história é inteligente e os personagens extremamente bem construídos. Pude sentir toques da escrita da Rowling em alguns trechos e devo admitir que fiquei muito orgulhosa por isso. A descrição da autora permanece tão viva quanto possível, e o entremeio de trechos de humor me arrancou a determinados momentos gargalhadas. Robin, a secretária temporária, é uma mulher excepcionalmente talentosa e seu desejo antigo e quase infantil de participar da descoberta de um crime a fez uma parceira eficiente. Aliado isso ao seu relacionamento com Cormoran o livro desenvolveu-se de modo perspicaz e expressivo.

Devo ressaltar apenas que narrativa não correu tão espontânea assim, fato ligado principalmente a descrição um tanto exaustiva do ambiente ao entorno. Ademais, tudo que se refere ao enredo me agradou. Fiquei amplamente satisfeita com o desenvolvimento aprofundado dos eixos psicológicos dos personagens, e a habilidade nata da J.K de combinar histórias ricas a uma trama principal amarrada não foi um recurso que passou despercebido aqui. O Chamado do Cuco é uma ótima pedida para os apreciadores de uma trama congestionada ricamente de informações, cujo desfecho irá surpreender até o mais esperto dos leitores.

DESIGN: ★★★★★
IMPACTO: ★★★★☆
NARRATIVA: ★★★½☆

Sorteio

- Para participar preencha o formulário abaixo. (Rafflecopter)
- Aberto para todo o território brasileiro.
- O resultado sairá nesse mesmo post.
- O ganhador terá até 3 dias para responder o email que enviarei

a Rafflecopter giveaway

Parabéns Jéssica! Você tem até três dias para responder o email que enviei solicitando seus dados!

26 comentários
Postado em 31/03/14 por brendalorrainy



brendalorrainy
19 anos. Criadora do CDI é estudante de administração com inclinação para o setor editorial. Tem uma queda por felinos, por quadrinhos e pela combinação tinta e papel. Adora criar metas o tempo inteiro e estranhamente odeia dormir. Também detesta café, tem tendência ao caos e morre de medo de altura. É viciada em Friends e em qualquer coisa que a faça rir.
Deixe aqui seu comentário!

CommentLuv badge


26 comentários »
31/03/2014 às 15:09
Visitante assíduo e já deixou 117 comentários.

Olá Brendinha, tudo bem?
Então, eu não gosto muito de HP, sim, pode brigar comigo, hehe, e confesso também que tenho um certo preconceito com a escrita da autora, preconceito no sentido de não ter ido com a cara mesmo, não ter fluído, não ter gostado, posterguei a leitura e fiquei chateada. Mas eu entendo, faço parte de uma pequena minúscula minoria, haha, e não julgo quem gosta, porque sei o quanto HP significa para você e outros leitores, só estou dizendo a minha opinião.
Falando deste livro em si, eu gosto do gênero, mas como fiquei tão “traumatizada” com HP, não pretendo lê-lo tão cedo, sei que você achou muito bom, e eu gosto da sua opinião, mas infelizmente preciso me recuperar, haha.
Vou participar da promoção para dar o livro de presente, porque tenho uma amiga que ama a autora, como disse, não julgo. :)
Beijão e até a próxima!

[Responder]

brendalorrainy Reply:

Oi Laura, que saudade!
Realmente fiquei surpresa, é bem difícil encontrar alguém que tenha tentado ler HP e não gostou! Mas afinal gosto é gosto né? Tem tanto livro por aí que tanta gente amou e eu achei um saco ( Cidade dos ossos aqui hehe). Mas de todo modo boa sorte já que você vai presentar sua amiga! Obrigada pelo comentário <3 Beijo!

[Responder]


31/03/2014 às 18:37
Visitante assíduo e já deixou 26 comentários.

Adoooro história de detetive, mistério *_* me lembrou (principalmente a capa) as histórias de Sherlock Holmes ahdauhadu , achei bem interessante o livro, e desejo mtmtmt lê-lo *________* adorei a resenha, e deixou o mistério que deveria hahahaha, amei

Estou de volta Brenda! hahaha, beijos

[Responder]

brendalorrainy Reply:

Bianca!! Obrigada pelo retorno <3
Siim, Sherlock holmes também é um detetive que adoro, embora eu seja ainda mais fã do Poirot da Agatha.
Boa sorte na promoção, beijo!

[Responder]


31/03/2014 às 19:42
Você já comentou 4 vezes.

Oiii, eu estou doida pra ler esse livro. Sou super fã da J.K Rowling e esse vai ser o primeiro livro dela que quero ler, sem ter sido Harry Potter. Adoro livros com detetives! é tão emocionante sem contar que deve ter muito suspense.
Estou com muitas expectativas, espero muito mesmo desse livro, espero não me decepcionar. Adorei sua resenha, linda!! beijos
Aah e com certeza vou participar, e como sempre espero ganhar!!
Meu Diário
♥♥
Kellyane Prado postado recentemente..[Resenha + Sorteio] – O Chamado do Cuco, Robert GalbraithMy Profile

[Responder]

brendalorrainy Reply:

OI Kellyne! Fico feliz que gostou da resenha awn. Vai com expectativa, mas não tanta assim haha, nunca é bom ir esperando demais de um livro. Ainda mais se você tomar como base Harry Potter. O chamado do cuco é delicioso ao seu jeito! Boa sorte ma promoção o/
Beijo e obrigada pelo comentario!

[Responder]


01/04/2014 às 08:37
Visitante assíduo e já deixou 35 comentários.

Participando.

[Responder]

Elizabeth Machado Salles Reply:

A estória é interessante e a trama bem elaborada. A autora pra mim é uma das melhores que já tive o prazer de ler. Suas estórias são incríveis e esta pelo que estou vendo vai ser mais um sucesso. Adorei conhecer o personagem. Beijos.

[Responder]


01/04/2014 às 16:46
Visitante assíduo e já deixou 26 comentários.

Brenda!
Gosto dos livros policiais com que de mistério e fiquei ainda mais curiosa por ler um livro escrito pela J.K. nesse estilo, saindo da fantasia normal.
A resenha está bem detalhada e dá para termos a real noção do que encontrar no enredo.
cheirinhos
Rudy
RUDYNALVA SOARES postado recentemente..DIÁRIO ESPIRITUAL #43 – 31/03 – HábitosMy Profile

[Responder]


01/04/2014 às 20:18
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

Sempre amei histórias de detetives, principalmente as do Sherlock!!
Acho mistério um tema maravilhoso, menos quando o escritor é muito detalhista!! Espero conseguir ler esse, e espero também que essa trama seja difícil de se perder, porque as vezes um livro pode ser bom, mas se você se embaralha toda fica muito chato!
Participando do sorteio!! *_*

[Responder]

brendalorrainy Reply:

Geovanna vez ou outra eu parava pra dar uma pensava sobre os acontecimentos, aquela “respirada”. Mas o livro não chega a ser confuso não. Dá pra seguir bem, sem muitos problemas. Ele é detalhista o suficiente sobre a trama, na medida certa. O único ponto que me incomodou memso foi a descrição dos locais, mas talvez você nem sinta isso. Boa sorte no sorteio! :D

[Responder]


02/04/2014 às 09:00
Visitante assíduo e já deixou 64 comentários.

As vezes descrições demais acabam ficando chato, isso me cansa. Mas a trama parece ser ótima como um todo. Ainda não li nada da Agatha Christie, e não me recordo de ter lidos muitos do gênero. li muitos do gênero. Não me considero fã, mas quando os li fluiu pra bem pra mim. Eu tenho curiosidade pra conhecer os personagens, adoro personagens bem construídos (quem não né? haha). Sem falar que é da J.K, então… só falta dindin agora! kk

[Responder]


02/04/2014 às 11:19
Visitante assíduo e já deixou 117 comentários.

Oi Brenda :D eu sei, eu sei.. tô beeem sumida, mas o que é a vida sem umas revira voltas? Mas sempre que da eu passo aqui, viu?
Bom, eu não tenho muito conhecimento sobre esse gênero de livro, eu gosto de sobrenatural, mas é difícil encontrar um livro que falei apenas daquelas coisas que você vai lendo e sente medo do que vai acontecer mas fica ansiosa pra saber o que vai acontecer, rss’ Pra não dizer que nunca li um com gênero parecido assim que dê frio na barriga conforme a leitura foi “O Substituto” da Brennda Yovanoff, gostei bastante e depois desse comecei a procurar livros que me embrulhassem a barriga, mas não acho por levar bastante parte do livro em romance, ai não dá :/ Amo HP. Mas nunca li um livro, só de filme mesmo. Quando eu comprar os livros, quero comprar tudo de uma vez, rss’ Não conheço “fisicamente” nada da autora, mas ainda tenho tempo, muito tempo :)

[Responder]

brendalorrainy Reply:

Russara :D
A vida tá louca pra todo mundo, entendo total! O Chamado do Cuco não chega a embrulhar a barriga, livros assim são geralmente thrillers, o mistério dele é mais diluído entende? A caraga fica um pouco mais leve. Mais ainda é uma ótima pedida! Dá aquela curiosidade gigante de saber como tudo aconteceu, quem tá mentindo, o que REALMENTE aconteceu. Awn. Acho que vale a pena tentar! E também Harry Potter. E sugiro que comece com esse último haha. Obrigada pelo comentário <3 Beijão.

[Responder]


02/04/2014 às 19:22
Você já comentou 3 vezes.

Eu tentei ler o Morte Súbita e honestamente não consegui terminar, mas acho também que não fui completamente de mente aberta. Gostaria de conseguir separar o Harry Potter da autora e conseguir apreciar as outras obras delas, mas não sei se consigo. De qualquer modo, eu vou tentar ler esse, parecer ser mais próximo do meu gosto literário e quem sabe eu consigo ler esse sem pensar tanto em HP.
Marcella postado recentemente..ScrapbookingMy Profile

[Responder]


02/04/2014 às 20:37
Você já comentou 3 vezes.

Participando!!!

Bjs**

[Responder]


05/04/2014 às 15:20
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

já li o livro e gostei muito, mas era emprestado e gostaria de ter o meu então por isso to participando.. A história é muito boa, mas concordo com você, várias vezes eu retomava a leitura pq me confundia um pouco

[Responder]


06/04/2014 às 16:49
Você já comentou 4 vezes.

De acordo com sua resenha e por ter lido o nome de Agatha Christie, tenho certeza de que vou gostar bastante do livro. Já o tenho em minha estante, mas confesso que não comecei a ler ainda por medo de não gostar por causa das expectativas, que são sempre bem altas em relação a um livro da J.K. Rowling (não li The Casual Vacancy até hoje por causa disso).
Beijos.
Babi Lorentz postado recentemente..Próximas Leituras #26My Profile

[Responder]


08/04/2014 às 12:01
Visitante assíduo e já deixou 40 comentários.

tenho mais curiosidade em ler esse livro por causa do gênero e remeter demais à mestra Agatha Christie, do que por ser da autora de Harry Potter.
parece uma história muito bem construída e ótima leitura – com exceção a parte do excesso de descrição de ambientes, que certeza fazem a leitura ficar mais lenta e um pouco cansativa.
torcer demais para ganhar o sorteio :)

[Responder]


09/04/2014 às 18:43
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

Adorei a resenha.
Fiquei doida pra ler esse livro, gosto de histórias de detetives *-*
Lais Campos postado recentemente..Promoção: Aniversário de 1 ano do Biblioteca de ResenhasMy Profile

[Responder]


10/04/2014 às 18:28
Você já comentou 4 vezes.

Sou muito entusiasta da escrita de J.K Rowling e O Chamado do Cuco me parece ser tão rico em detalhes quando a saga Harry Potter. Participando para descobrir um pouco mais sobre essa história intrigante.

[Responder]


12/04/2014 às 01:39
Visitante assíduo e já deixou 17 comentários.

Quero conhecer esse outro lado da J.K. se já era fã na época de Harry Potter hoje em dia sou muito mais.
Participando!

[Responder]


14/04/2014 às 23:26
Visitante assíduo e já deixou 14 comentários.

Participando!!! =*

[Responder]


15/04/2014 às 20:16
Visitante assíduo e já deixou 78 comentários.

Preciso falar que quero muito ler esse livro?!!! Fiquei tao curiosa quando foi lançado que voce nao tem ideia, acho que a J.K teve uma criatividade imensa ao escrever esse livro, porque sair do mundo infato juvenil para o policial, acho que nao é algo tao facil assim.

xx

[Responder]


17/04/2014 às 00:41
Você já comentou 4 vezes.

Eu confesso que ainda não li livros de mistério e suspense estilo detetive como os livros do Sherlock Holmes (embora seja fã dos filmes) ou da Agatha Christie, pois, sempre fui mais atraída por ficção, aventura e fantasia. Sou super fã de HP então quando soube que a autora estava lançando uma nova série usando um pseudônimo eu fiquei louca para conferir.
Embora o livro não seja no estilo que eu estava esperando, isso não me desagradou ou desanimou em nada, pelo contrário, me chamou a atenção por parecer bastante envolvente. Acho que será uma ótima oportunidade de me aventurar em temas mais profundos e adultos. Além de que só pelo fato de ser da J.K já me ganhou o respeito!
Espero poder ser sorteada e conferir mais esta obra!
Participando e torcendo bastante.
Bjs!

ps: parabéns pela resenha. ^^

[Responder]


17/04/2014 às 21:54
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

Oi!
Eu não li Harry Potter, nem vi todos os filmes, porque não gosto muito do gênero. Mas eu gostei da sinopse e da resenha principalmente por ser mistério. Eu a d o r o romance policial ♥
Apesar disso tenho certo receio, por ser a J.K Rowling, sabe? Não sei… rs
Mas mesmo assim tenho vontade de ler :3
Bjs.
Katy postado recentemente..Parceiros de quinta #2My Profile

[Responder]