resenhas category image [Resenha + Sorteio] – A Desconstrução de Mara Dyer, Michelle Hodkin 17/01/14

A_DESCONSTRUCAO_DE_MARA_DYER_1372965252P
Nome: A Desconstrução de Mara Dyer
Autora: Michelle Hodkin
Editora: Galera Record
Número de páginas: 378
Ano: 2013
Avaliação: ★★☆☆☆
Livro cedido em parceria com a Galera Record

Um grupo de amigos… Uma tábua ouija… Um presságio de morte. Mara Dyer não estava interessada em mensagens do além. Mas para não estragar a diversão da melhor amiga justo em seu aniversário ela decide embarcar na brincadeira. Apenas para receber um recado de sangue. Parecia uma simples piada de mau gosto… até que todos os presentes com exceção de Mara morrem no desabamento de um velho sanatório abandonado.

O que o grupo estaria fazendo em um prédio condenado? A resposta parece estar perdida na mente pertubada de Mara. Mas depois de sobreviver à traumática experiência é natural que a menina se proteja com uma amnésia seletiva. Afinal, ela perdeu a melhor amiga, o namorado e a irmã do rapaz. Para ajudá-la a superar o trauma a família decide mudar para uma nova cidade, um novo começo. Todos estão empenhados em esquecer. E Mara só quer lembrar. Ainda mais com as alucinações – ou seriam premonições? – Os corpois e o véu entre realidade, pesadelo e sanidade se esgarçando dia a dia. Ela precisa entender o que houve para ter uma chance de impedir a loucura de tomá-la….

No desabamento do sanatório abandonado de Rhode Island, Mara perdeu além das amigas e do namorado as memórias do ocorrido e, muito possivelmente, a sanidade. Na mente de Mara estão presos os segredos da terrível noite que mudou sua vida para sempre, mas por mais que se esforce ela não consegue lembrar. É com a mudança de escola, numa outra cidade que a família dela se empenha em deixar para trás as marcas terríveis da tragédia. O problema é que Mara está cada vez mais ansiosa para encaixar as peças do falho quebra-cabeça de lembranças, e as alucinações dançam ao seu redor como uma sombra iminente da loucura.

Ler YA e apreciar a leitura por inteiro é coisa que tem se tornado mais difícil diante das minhas últimas experiências literárias. Porque se ora a história não é atraente, ora ela é mal desenvolvida, ora é impregnada de clichês. Em A desconstrução de Mara Dyer, o contexto me pareceu extremamente promissor aliado a leitura de capítulos curtos e fluidos; minha bagagem no gênero, no entanto, pesou. E mais do que isso: o livro se tornou uma verdadeira confusão.

A proposta de uma atmosfera sombria e duvidosa não foi suficiente. Resenhas a fora, li comentários sobre o caráter dúbio da protagonista e como se tornava uma tarefa descobrir o que era realidade e o que estava acontecendo apenas na cabeça de Mara, mas a questão é que achei isso tudo especialmente mal desenvolvido. O livro seguiu em caminhos aleatórios, com informações que eram jogadas ao leitor, mas que no final das contas não preenchiam lacuna alguma.

O desequilíbrio emocional e psicológico de Mara me colocava em situações difíceis, porque embora ela não fosse a mais confiável das narradoras não havia nenhum indicador um pouco mais explicito para que zona de pensamento seguir, ou o que imaginar que poderia estar acontecendo. Passei a leitura envolta de flashbacks, sonhos e lembranças confusas, cujas perguntas que permanecem até agora soam apenas como “WTF??”. É isso aí, nem o desfecho forneceu uma mísera migalha de direcionamento.

Como a autora resolveu adiar todas as respostas para o segundo volume, os comentários sobre o quanto o primeiro livro da série se torna incrível depois de efetuada a leitura de The Evolution of Mara Dyer pipocaram. Existe, no entanto, um limite de vazio que posso aguentar, e minha frustração foi suficiente para me ater apenas a esse exemplar, sem dar prosseguimento a trilogia.

DESIGN: ★★★★★
IMPACTO: ★★☆☆☆
NARRATIVA: ★★★★☆

Sorteio

- Para participar preencha o formulário abaixo. (Rafflecopter)
- Aberto para todo o território brasileiro.
- O resultado sairá nesse mesmo post.
- O ganhador terá até 3 dias para responder o email que enviarei

a Rafflecopter giveaway

Parabéns Jéssica! Você tem até três dias para responder o email que enviei solicitando seus dados!

29 comentários
Postado em 17/01/14 por brendalorrainy



brendalorrainy
19 anos. Criadora do CDI é estudante de administração com inclinação para o setor editorial. Tem uma queda por felinos, por quadrinhos e pela combinação tinta e papel. Adora criar metas o tempo inteiro e estranhamente odeia dormir. Também detesta café, tem tendência ao caos e morre de medo de altura. É viciada em Friends e em qualquer coisa que a faça rir.
Deixe aqui seu comentário!

CommentLuv badge


29 comentários »
17/01/2014 às 07:40
Visitante assíduo e já deixou 35 comentários.

Bem pelo que entendi, a história não é tão boa assim. Ela apresenta falhas e nos deixa, como você mesma disse, boiando na trama. Esperava mais da história e da personagem. Estava tão cheia de esperança que agradasse e agora não sei… Vou pensar com carinho se irei ler ou não. Obrigada pela informação. Beijos.
elizabethmsalles@hotmail.com

[Responder]


17/01/2014 às 08:51
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

Hum pelo que você falou a historia é bem confusa? Com uma personagens meio fraca e desequilibrada, eu já tinha ouvido falar desse livros mas nunca chamou minha atenção ler, não sei se foi a capa que não gostei ou o enredo que me parecia fraco e cheio de Clicks

cleticiaconsultora@gmail.com
http://loucaescrivaninha.blogspot.com.br/

[Responder]


17/01/2014 às 11:01
Visitante assíduo e já deixou 23 comentários.

Olá Brenda, tudo bem??
Primeiro não sabia que teria uma continuação…Mas creio que é uma historia bem diferente, cheia de mistérios, confusão, e dúvidas. Um livro que me deixou bastante intrigada, mas ao mesmo tempo tenho dúvidas, pois tenho medo de começar a ler e não entender nada e a historia se tornar arrastada. Mas espero poder conferir e matar minha curiosidade!!
mih.prado@hotmail.com

[Responder]

brendalorrainy Reply:

Michelli uma coisa posso garantir, a história não é arrastada não! A narrativa é beeem fluida, apesar dos momentos de confusão hehe

[Responder]


17/01/2014 às 12:21
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

Olha tenho visto muitos comentários sobre esse livro. A princípio o tema me interessa, gosto desse suspense que parece estar presente. Vi várias opiniões também, por isso estou curiosa pra ler :)

[Responder]


17/01/2014 às 12:54
Você já comentou 4 vezes.

Há muito vejo resenhas sobre esse livro e desde o princípio ele me chamou atenção. A capa transmite exatamente a perturbação que a sinopse descreve. Acredito que trata-se de uma leitura cativante e intensa. Embora não goste muito de histórias narradas em primeira pessoa. No entanto acredito que nesse caso seja essencial para melhor compreensão do que se passa pela cabeça da personagem. De fato, a personagem principal parece ser forte, uma vez que tenha passado por um período difícil em sua vida e faz de tudo para se erguer novamente. Pelo que li, esse livro faz parte de uma série, não? Ultimamente estão fazendo muitos livros assim.

http://umadosemaisforte.blogspot.com.br/

[Responder]


Mey
17/01/2014 às 14:27
Visitante assíduo e já deixou 25 comentários.

Não gosto de livros que deixam a gente no ar no primeiro volume p melhorar no segundo e tals. Se tiver a oportunidade de ler, leio.: gostei da capa, do titulo, até mesmo da historia. Mas diante das resenhas que tenho lido não compraria, a não ser que os outros dois livros a seguir, valhessem mto, mas mto mesmo a pena. Por enquanto fico no aguardo. Bjkss

[Responder]


17/01/2014 às 14:51
Você já comentou 3 vezes.

Hum… Pela resenha o livro não é tão interessante assim. Mas como sou curiosa pretendo ler. Vái que eu goste!

[Responder]


17/01/2014 às 15:42
Você já comentou 6 vezes.

Li algumas resenhas a respeito do livro e sempre são positivas, a estória é muito interessante por ser diferentes dos livros que li, por isso minhas expectativas são as melhores possíveis. Bjs.

[Responder]


17/01/2014 às 15:52
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

Estava morrendo de vontade de ler, mas agora estou na dúvida se arrisco ou não.
O tema chamou muuito minha atenção, mas já li tantas resenhas negativas que perdi o pique…
Quem sabe um dia eu crie coragem e leia. =)

[Responder]


17/01/2014 às 15:56
Você já comentou 2 vezes.

Apesar de a resenha ter mais pontos negativos do que pontos positivos tenho vontade de ler, pode ser que eu goste, de principio me chamou a atenção, só vou saber lendo o livro né…rsrs

[Responder]

brendalorrainy Reply:

Douglas eu acho que vale a pena tentar ainda, MUITA gente amou o livro então há sim uma chance de você gostar.
Só soou um pouco complexa demais pra mim haha

[Responder]


17/01/2014 às 17:11
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

Olá, Brenda. Tudo bem?
Eu gostei muito do livro, só fiquei um pouco decepcionada com o final, porque não queria que terminasse desse jeito. Concordo contigo sobre as confusões no decorrer do enredo, mas, para mim, foi tão emocionante que superou tudo kkkkkkk
Espero que a continuação supere.
Beijos
Yasmin Christine postado recentemente..[Resenha + Sorteio] – A Desconstrução de Mara Dyer, Michelle HodkinMy Profile

[Responder]


17/01/2014 às 19:33
Visitante assíduo e já deixou 146 comentários.

E é uma capa tão bonita… “/

[Responder]


17/01/2014 às 19:54
Visitante assíduo e já deixou 117 comentários.

haha, não pude ler a resenha e não lembrar de O Substituto. Achei que foi um livro bom, mas parece que o meio foi vazio, sem detalhes nem acontecimentos. A capa não me chamou muita atenção nesse livro, o que foi diferente de O Substituto. Gosto de literaturas sobrenaturais que não envolvam vampiros. Estou tentando a sorte no sorteio, estou tentando evitar séries e trilogias mas não tem como eu evitar um sorteio tipo um sobrenatural. Espero não estar criando expectativas com o mesmo. beijos, Brenda :P

[Responder]


17/01/2014 às 21:17
Visitante assíduo e já deixou 26 comentários.

Brenda!
Desde que li a primeira resenha desse livro fiquei bem interessada em descobrir tudo que aconteceu com a protagonista, principalmente por ser um trhiller psicológico, geralmente prende a atenção e nos fazer enxergar uma realidade diferenciada.
Parabéns pela resenha.
cheirinhos
Rudy
Rudynalva postado recentemente..RIR É O MELHOR REMÉDIO #02 – Pensamento sobre a preguiçaMy Profile

[Responder]


20/01/2014 às 09:03
Visitante assíduo e já deixou 223 comentários.

Achei a capa desse livro bem intrigante e é um estilo que eu gosto. Pena que a história, pela resenha, seja meio confusa e a protagonista não agrade muito. Ainda continuo curiosa, mas vou com mais calma agora.

[Responder]


21/01/2014 às 11:53
Visitante assíduo e já deixou 39 comentários.

Não sou fã de cenários sombrios e muito menos de ideias confusas. Eu não conhecia o livro e depois da resenha que li, duvido muito que gostaria de lê-lo.
Beijocas ^^

[Responder]


21/01/2014 às 15:19
Visitante assíduo e já deixou 65 comentários.

Oie Brenda!
esse livro tem uma sinopse atraente mas parece que o enredo em si não é bem assim! Gostei bastante da capa! mas é muito chato mesmo quando lemos um livro meio confuso!!!
Mas ainda assim pretendo lê-lo!!

beijos!
Jullyane Prado postado recentemente..Resenha Pode Beijar A NoivaMy Profile

[Responder]


23/01/2014 às 11:16
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

Já tinha lido a sinopse do livro e por ter um pouco de sobrenatural, não chamou muito a minha atenção. Mas depois da resenha, acho que o livro me conquistou pelo suspense.
Confesso que morro de medo dessas brincadeiras que envolvem contato com espíritos, etc.. Até porque já ouvi histórias reais de coisas que aconteceram com jovens que brincaram com isso. E eu nunca vi nenhum livro de ficção que abordasse isso. Achei a história original e a escrita parece ser envolvente.

[Responder]


23/01/2014 às 13:48
Visitante assíduo e já deixou 117 comentários.

Brenda, quando eu descobri o livro logo fiquei interessada em ler, não sei, algo chamou minha atenção. Uma pena você não ter gostado, fico um pouco desanimada, mas ainda quero ler para saber. Acho essa capa tão fantástica, mas parece que tem mesmo um quê de confusão, haha. Beijos!

[Responder]


23/01/2014 às 19:02
Você já comentou 5 vezes.

Desde que teve o seu lançamento estou louca pelo livro. Li tantas resenhas positivas sobre o mesmo, a história parece ser inovadora e sombria algo que eu ADORO ler. Sua resenha foi a primeira que li que não teve uma boa avaliação da história, acho que isso meio que me deixou com um pé atrás com o livro, meio com medo de ter criado altas expectativas com o mesmo e elas não serem concretizadas =/
Vamos torcer que eu tenha uma impressão diferente da sua.

[Responder]


24/01/2014 às 23:39
Visitante assíduo e já deixou 45 comentários.

Estava na livraria quando olhei esse livro e lembrei do CDI. Bem, acho que fiz uma escolha certa tentar o sorteio, já que suas impressões não foram tão boas assim. No entanto, não custa nada dar uma chance ao livro. O que mais me chamou a atenção foi a capa, achei super legal, curto essas capas. Quando li a sinopse fiquei um pouco confuso do que o livro falava, e pelo visto segue essa linha de confusão durante todo livro. Não sabia que era uma série o que já contribui para eu não comprar o livro, caso eu não ganhe. Beijos, Brendinha.
Emmanuel Lucena postado recentemente..TAG: 12 livros para 2014My Profile

[Responder]


26/01/2014 às 19:41
Você já comentou 8 vezes.

Ótima resenha! Já estava querendo ler o livro faz tempo, mas nunca comprei! Apesar de achar que a história deva ser confusa, agora, quero le-lô mais ainda! hahaha parabéns!
Roberta Trindade postado recentemente..You… are setting the course of nations. Asking the Pope to say…My Profile

[Responder]


27/01/2014 às 06:41
Visitante assíduo e já deixou 40 comentários.

Sua resenha foi altamente útil para eu não ler esse livro, enquanto os outros volumes da série não terem sido lançados.
Ler algo no qual não responde todas suas perguntas e não tem um desfecho satisfatório acho muito ruim, então não arriscaria ler essa história por mais curiosidade que eu tenha.
A premissa é ótima, e como leio poucos livros de suspense psicológico, eu tinha grandes esperanças desse livro ser muito bom, mas….

[Responder]


31/01/2014 às 01:59
Você já comentou 3 vezes.

Bem, já li esse livro maravilhoso e tenho que admitir: esta na lista dos meus preferidos. A historia é diferente de qualquer outra e realmente tem sua personalidade. Todos os personagens me cativaram, principalmente a Mara e sua loucura mais normal que eu já vi.

[Responder]


31/01/2014 às 11:14
Visitante assíduo e já deixou 62 comentários.

Estou vendo muitos comentários dessa obra viu?
Claro que está dividido, uns falam que se decepcionaram outros amaram…. faz parte do gosto de cada um né? Eu quero muito ler pelo fato da sinopse me agradar bastante e ser um tema que é bacana. =)
Karolyne Kazakeviche postado recentemente..Livros #76 – Inverno do MundoMy Profile

[Responder]


02/02/2014 às 00:54
Visitante assíduo e já deixou 14 comentários.

Ainda não tinha ouvido falar desse livro. Não faz muito o meu tipo, mas acho que devemos dar uma chance!
Estou participando! =]

[Responder]


19/02/2014 às 10:51
Visitante assíduo e já deixou 41 comentários.

Oi Brenda, o resultado do sorteio já saiu?
Obrigada.
bjs

[Responder]