resenhas category image [Resenha] – O Jardim secreto, Frances Hodgson Burnett 20/01/14

O JARDIM 1
Nome: O Jardim secreto
Autor(a): Frances Hodgson Burnett
Editora: Penguin Companhia
Número de páginas: 332
Ano: 2013
Avaliação: ★★★★★
Cedido em parceria com a editora Cia das letras

Um livro delicado, meigo e muito mágico. Conta a história da jovem Mary, uma menina mal-humorada e infeliz que acaba indo morar na casa de um tio seu, após o falecimento de seus pais.A casa é uma mansão nas charnecas,um lugar que ela escolhe odiar. Porém, vendo que não há outra forma e que ela terá que ficar lá, a menina decide explorar o local. Acha um velho jardim trancafiado em uma de suas explorações e decide cuidar dele com a ajuda de dois amigos. Mostra do começo ao fim o crescimento de Mary e de seus amigos.

O Jardim Secreto é um clássico infanto-juvenil precioso. Tem aquela áurea deliciosa da infância, o tom nostálgico e envolvente do contar de histórias e ainda um enredo cujo desenvolvimento apresenta doçura rara. Pouquíssimos eram os detalhes que eu conhecia do livro, apesar do filme ser passado e repassado inúmeras vezes na televisão. De todo modo, pude apreciar da leitura em sua maneira mais completa, inerte as maravilhas que iria encontrar.

Mary Lennox sempre foi uma menininha azeda e solitária. Com a morte dos pais na Índia ela é enviada para viver na Inglaterra com o tio, numa gigantesca e misteriosa mansão. Como inicialmente não tem muita companhia, ela passa os dias explorando os jardins e recantos do local. Certo dia Mary descobre a existência de um Jardim secreto, fechado há mais de 10 anos depois de um terrível acidente. Será esse local determinante para seu florescer juvenil, bem como o ambiente de união entre três improváveis amigos.

No livro, um elemento em especial atua de maneira determinante para o desenvolvimento da história. A natureza aqui, com todo seu ar fresco e pequenos brotos de vida pulsante, intervém de maneira enaltecedora sob os personagens. É ela a responsável pela mudança interna de Mary. A menininha desprezada na infância pelos pais vai perdendo a birra incoerente, a rigidez de humor. Enquanto isso, Collin, o garoto cuja principal enfermidade era a falta de fé na vida, também descobre um novo motivo para rir, para celebrar.

A transformação dos dois é narrada de maneira gloriosa, e tem em seu eixo a amizade com Dickon, chamado por eles de “o encantador de animais” ou “menino-bicho”, tamanha sua ligação e mistificação com a natureza. Dickon representa ainda, a felicidade das coisas simples da vida. Ele é o provocador de alegria e a retomada das gargalhadas naturais à época juvenil. O revigorar de Mary e Collin é descrito em conjunto a um ambiente de festa, de árvores e flores crescendo desordenadamente e em abundância.

O Jardim Secreto ressalta também, o imenso poder do pensamento positivo e da fé. Chamada pelas crianças de “mágica”, essas vibrações positivas promovem um contentamento inerente a alma, agindo em conjunto com o poder regenerador da natureza. A leitura toda é feita com um sorriso no rosto, uma vontade incontrolável de sair rodopiando sob o sol no primeiro quintal encontrado. O Jardim Secreto deixa um gosto doce na boca.

DESIGN: ★★★★★
IMPACTO: ★★★★★
NARRATIVA: ★★★★★

23 comentários
Postado em 20/01/14 por brendalorrainy



brendalorrainy
19 anos. Criadora do CDI é estudante de administração com inclinação para o setor editorial. Tem uma queda por felinos, por quadrinhos e pela combinação tinta e papel. Adora criar metas o tempo inteiro e estranhamente odeia dormir. Também detesta café, tem tendência ao caos e morre de medo de altura. É viciada em Friends e em qualquer coisa que a faça rir.
Deixe aqui seu comentário!

CommentLuv badge


23 comentários »
20/01/2014 às 08:54
Visitante assíduo e já deixou 223 comentários.

Oie Brenda!!!!
Esse livro é lindo, um dos meus favoritos!
Uma leitura super gostosa e pra quem anda não leu, recomendo.

[Responder]


20/01/2014 às 10:48
Visitante assíduo e já deixou 65 comentários.

Olá Brenda!
Ainda não tinha visto falar desse livro e apesar de não ter gostado da capa, achei-o bem interessante. O fato da Mary amadurecer durante o livro e a natureza ter uma grande contribuição é bem bacana. Gosto de livro assim, em que posso acompanhar o amadurecimento e crescimento dos personagens!!!

Beijos!
Jullyane Prado postado recentemente..Resultado da Maratona Literária 2.0My Profile

[Responder]


20/01/2014 às 15:47
Visitante assíduo e já deixou 23 comentários.

Olá Brenda, tudo bem??
Esta historia realmente parece encantadora!! Não conhecia o livro, mas no decorrer de sua resenha, vamos lendo e nos apaixonando por ela… parece ser algo bem leve, mas uma historia super interessante e tocante!! Adorei =)
beijos!!

[Responder]


21/01/2014 às 03:18
Visitante assíduo e já deixou 117 comentários.

AAAWN, cara eu aaaaaamo esse filme e é muito difícil eu conseguir achar ele passando na televisão. Eu tinha até o DVD que era até ess e A princesinha :3 muuuito perfeito esses filmes, rss’ fui descobri que tinha livro ontem que um amigo meu me mandou o pdf :O eu fiquei assim “Gente?? Como ?? ” Geralmente os livros são mais detalhados né, e os filmes só contém as partes “importantes” e eu fiquei imaginando a história em si como seria mais detalhada mais perfeita do que é ><' daí eu recebi o e-mail da resenha e tipo, NO WORDS :P fiquei curiosíssima não pra saber qual é da história mas os seus detalhes. Espero que eu possa ler um dia, se Deus quiser. Vou até pesquisar ele no Sub. rss' beijos Brenda :P

[Responder]


21/01/2014 às 11:50
Visitante assíduo e já deixou 39 comentários.

Linda resenha, eu não tinha visto nada a respeito desse livro, mas já me apaixonei, ter a natureza influenciando no amadurecimento dos personagens ^^, muito bonita a história.
Beijocas ^^

[Responder]


23/01/2014 às 07:49
Você já comentou 6 vezes.

Eu não considero este livro tão maduro… Li há muitos anos e vi o filme também e é um doa poucos que gosto tanto quanto o livro!
A amizade que nasce e cresce entre os primos é belíssima… assim como o jardim :)
Mary amadurece durante a estória…
Eu amo este livro ♥

[Responder]

Edna Dias Reply:

Eu quis dizer que CONSIDERO ESTE LIVRO MADURO DEMAIS.
Aquele não ali foi colocado erroneamente… desculpe!
Parabéns pelo Blog, por esta bela resenha :)

[Responder]


23/01/2014 às 13:26
Visitante assíduo e já deixou 117 comentários.

Brenda amada, que saudade de comentar aqui, estou voltando (de novo, mas desta vez é pra ficar). :D
Eu AMO este livro, ele é perfeito! Quase não tive coragem de ler até o final, de tão bom e impactante.
Tenho que relê-lo, pois li já faz alguns anos.
Achei essa capa linda, mas acho ainda mais linda a capa com as crianças.
Adorei ler mais uma das suas belas resenhas. Beijos. ;)

[Responder]


23/01/2014 às 15:19
Visitante assíduo e já deixou 35 comentários.

Linda estória. Adoraria ter a oportunidade de conhecer mais deste belo romance. Tem tudo pra ser apaixonante e emocionante. Beijos.

[Responder]


23/01/2014 às 20:37
Você já comentou 2 vezes.

Eu gosto muito dessa história, o filme fez parte da minha infância!! Queria muito ler o livro!! Principalmente depois que li o livro Belezas perigosas, de Libba Bray, achei a história um pouco parecida em alguns aspectos com O jardim secreto. Não sabia que o filme era baseado num livro!! Agora preciso muito ler ele hahahaha

[Responder]


23/01/2014 às 21:04
Visitante assíduo e já deixou 13 comentários.

Eu vi o filme e amei, fiquei bastante interessada em ler o livro, parece ser ótimo!

[Responder]


24/01/2014 às 13:54
Visitante assíduo e já deixou 21 comentários.

Provavelmente eu assisti a esse filme na TV, alguma vez, mas não consigo em lembrar muito bem como era, mas claro que o livro deve ser melhor e mais marcante e como todo clássico, eu tenho interesse em ler, apesar do enredo não ser exatamente do tipo que eu costumo gostar. Ótima resenha! ;D

[Responder]


26/01/2014 às 00:51
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

O Jardim Secreto é um dos meus livros favoritos! Li quando era criança e me apaixonei, sério! O filme é lindo, lindo mesmo!
Sua resenha me deixou com vontade de lê-lo novamente, com certeza, irei relê-lo!
Parabéns pelo blog, muito lindão <3

[Responder]


27/01/2014 às 06:36
Visitante assíduo e já deixou 40 comentários.

Nunca li esse clássico, apenas vi um dos filmes e uma das animações adaptadas dele.
E quando criança gostei bastante, achei uma história bonita com uma ótima aventura.
Atualmente, já adulto, não sei se a história iria me encantar tanto quanto antes, mas ainda assim deve ser uma ótima leitura.

[Responder]


29/01/2014 às 09:34
Você já comentou 3 vezes.

Pela a escrita o livro me parece ser bem interessantes daqueles que te prende do começo a fim.Uma leitura gostosa que num dia só o livro se vai.
Amei e estou loka para ler pois,fiquei com uma grande vontade após de ler esta resenha.
Parabéns!

[Responder]


30/01/2014 às 11:34
Você já comentou 3 vezes.

Ai que lindo. Eu não assisti ao filme mas gostei da estória. Eh delicada, doce. Otima resenha,mas acalme mais as palavras. Muitas vezes são exageradas. Não que eu não prime o culto.

[Responder]


31/01/2014 às 12:16
Visitante assíduo e já deixou 62 comentários.

Eu queria todos os livros da Penguin Companhia. Acho um conteúdo absurdo! Demais.
Este é um deles, que parece ser fantástico mesmo… ainda mais você comentando que a leitura você passa o tempo todo sorrindo, é o tipo de livro que eu quero no momento.
Karolyne Kazakeviche postado recentemente..Livros #76 – Inverno do MundoMy Profile

[Responder]


01/02/2014 às 18:46
Você já comentou 2 vezes.

Nossa, eu sou apaixonada por essa história, me faz voltar a infância quando assistia ao filme quase que todo dia, em VHS!!!! Tê-la em livro é a melhor surpresa que tive nos últimos tempos… E a resenha está simplesmente incrível… Parabéns =)

[Responder]


02/02/2014 às 00:06
Visitante assíduo e já deixou 26 comentários.

Brenda!
O livro foi um dos melhores que li até hoje.
Além do amor e amizade que nasce entre os protagonista, uma verdadeira história é desvendada com o Jardim Secreto.
O livro é maravilhoso!
cheirinhos
Rudy
RUDYNALVA SOARES postado recentemente..[DIVULGAÇÃO DE SORTEIOS] Literária #24 + Promoção : Trono de vidro, Cinderela e AssassinatosMy Profile

[Responder]


02/02/2014 às 13:24
Você já comentou 3 vezes.

Esse livro deve ser muito lindo! Pelo que li acho que vou gostar.
Bjus

[Responder]


06/02/2014 às 14:19
Você já comentou 4 vezes.

Olá Brenda!
Adorei a resenha, O Jardim Secreto é um livro muito lindo e a narrativa é encantadora…

[Responder]


09/02/2014 às 01:33
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

Li o livro e adorei! Super indico e o filme também.

[Responder]


09/02/2014 às 12:13
Visitante assíduo e já deixou 10 comentários.

Livro que não tem faixa etária, me apaixonei por ele a muito tempo e até hoje consigo manter a paixão intacta. Foi um dos livros que em fizeram amar a literatura de forma incondicional.

[Responder]