resenhas category image [Resenha] – Boneco de Neve, Jo Nesbø 28/01/14

BONECO_DE_NEVE_1379351606P
Nome: Boneco de Neve
Autor(a): Jo Nesbø
Editora: Record
Número de páginas: 420
Ano: 2013
Avaliação: ★★★★☆
Cedido em parceria com o Grupo Editorial Record

Considerado seu livro mais ambicioso pelo jornal inglês The Guardian e comparado a Silêncio dos Inocentes, de Thomas Harris, pelo The Times, Boneco de neve é o seu livro mais arrepiante. No dia da primeira neve do ano, na fria cidade de Oslo, o inspetor Harry Hole se depara com um psicopata cruel, que cria suas próprias regras; O terror se espalha pela cidade, pois um boneco de neve no jardim pode ser um aviso de que haverá uma próxima vítima. No caso mais desafiador da sua carreira, Hole se envolve em uma trama complexa e mortal, com final surpreendente.

Analisando o desenrolar da leitura numa escala de zero a dez, Boneco de Neve oscila dramaticamente entre um mediano oito e um belo nove. Nesbø foi sem dúvida alguma ambicioso com essa obra e conseguiu se manter num patamar satisfatório.

A narrativa em terceira pessoa, que geralmente acende um alarme de provável desagrado para mim, foi feita na medida certa para deixar transparecer pontos chave da personalidade dos personagens ao mesmo tempo em que preservou o suspense e os elementos surpresa da história. Ponto positivo para Nesbø.

Por outro lado, em alguns momentos, a forma quebrada como as pequenas peças da história são contadas, criando um mosaico de acontecimentos aparentemente sem ligação, alimenta certo receio quanto às expectativas para a amarração final de tantos trechos paralelos. Mas, acreditem, vale arriscar. Por mais irritantes que possam ser as histórias entrecortadas, todas elas culminam num desfecho satisfatório e bem delineado.

Um ponto cego para mim foi o fato de não ter lido os primeiros livros da série de romances protagonizados pelo mesmo Harry Hole. Eu não conhecia o personagem e por vezes não sabia muito bem discernir o comportamento dele. A série original tem 10 títulos até agora e começa com Flaggermusmannen, de 1997, passa por Boneco de Neve (Snømannene), em 2007, terminando com Politi, de 2013. Pelo que se vê em Boneco de Neve, arrisco dizer que é uma boa série.

De modo geral Nesbø cumpre o que promete com sua trama policial salpicada de drama familiar e traumas psicológicos. Boneco de Neve é uma boa leitura para quem procura uma história policial interessante e também é uma boa história para quem quer começar a se aventurar nessa linha.

DESIGN: ★★★★★
IMPACTO: ★★★★½
NARRATIVA: ★★★★☆

5 comentários
Postado em 28/01/14 por Laura Abdon



Laura Abdon
21 anos, designer de moda e futura administradora. Leitora de gosto extravagante e crítica além da conta. Tenta não ser muito ácida, nem sempre consegue. Quinzenalmente na coluna Inspiração Literária, acha bem bizarro escrever sobre si na terceira pessoa.
Deixe aqui seu comentário!

CommentLuv badge


5 comentários »
30/01/2014 às 07:48
Visitante assíduo e já deixou 23 comentários.

Olá Laura!!
Nunca li nada do autor, mas sua resenha já me deixou com vontade Gosto dos livros que exploram muito bem os assassinos e apesar de serem horrendos, não dá para deixar de admirar a inteligência de muitos deles quando é bem conduzida pelo autor.

[Responder]

Laura Reply:

Oi, Michelli :D
Leia sim!
Nesbø foi muito bom em amarrar a história. Os personagens são… viscerais.
Muito bom.

[Responder]


30/01/2014 às 13:31
Visitante assíduo e já deixou 223 comentários.

Estou doida pra ler esse livro, é bem um estilo que gosto.
Só não sabia que se tratava de uma série, vou procurar saber mais.

[Responder]

Laura Reply:

Oi, Fernanda!
É uma série até grandinha, mas dá para ler Boneco de Neve muito bem sem ter conhecido os outros episódios. Só depois que eu descobri que era uma série kkk Aí fiquei com aquela sensação de “será que perdi alguma coisa?” hahaha.

Vale muito a pena ler Boneco de Neve. De verdade.
:D

[Responder]


31/01/2014 às 11:57
Visitante assíduo e já deixou 62 comentários.

Wow, essa é minha primeira reação ao ler a sinopse. Nossa, que enredo!
E ao ler a resenha isso só melhora, é um livro bem aproveitado e que com certeza irá me prender do começo ao fim da leitura, já que amo essa temática. Entre os meus desejados, já.
Karolyne Kazakeviche postado recentemente..Livros #76 – Inverno do MundoMy Profile

[Responder]