resenhas category image [Resenha] – Perdida, Carina Rissi 16/10/13

305772_544691815582797_1589855348_n
Nome: Perdida
Autora: Carina Rissi
Editora: Verus
Número de páginas: 364
Ano: 2013
Avaliação: ★★★★½
Livro cedido em parceria com o Grupo Editoral Record

Sofia vive em uma metrópole, está habituada com a modernidade e as facilidades que isto lhe proporciona. Ela é independente e tem pavor a menção da palavra casamento. Os únicos romances em sua vida são os que os livros lhe proporcionam. Mas tudo isso muda depois que ela se vê em uma complicada condição.

Após comprar um novo aparelho celular, algo misterioso acontece e Sofia descobre que está perdida no século XIX, sem ter ideia de como ou se voltará. Ela é acolhida pela família Clarke, enquanto tenta desesperadamente encontrar um meio de voltar para casa. Com a ajuda de prestativo Ian, Sofia embarca numa procura as cegas e acaba encontrando algumas pistas que talvez possam leva-la de volta para casa. O que ela não sabia era que seu coração tinha outros planos…

Romance de estreia da Carina Rissi, Perdida é o típico livro simpático e atraente já em seu prelúdio. E é a um passo do conto de fadas, outro do chick-lit e a um terceiro do romance histórico que adentramos em seu universo.

Depois que o celular de Sofia caiu no vaso sanitário, imediatamente ela decide comprar um novo aparelho. Por ser uma garota adepta a tudo de última geração, ela chega na loja entusiasmada, com os olhos brilhando por um celular que resolva todos os seus problemas. A velhinha prestativa atendente da loja, porém, parece relutar em entender todo apego dela as tecnologias modernas, e oferece um aparelho que aparentemente acata todas as suas expectativas. Ao tentar ligar o aparelho no entanto, vem a surpresa: Sophia é transportada para o Brasil do século XIX!

É assim que de saia, usando um All star e totalmente atordoada ela se vê perdida no meio de carruagens, costumes tradicionais e banheiros que nada se assemelham aos de hoje em dia. Na confusão do momento ela conhece e é ajudada por Ian Clarke, um jovem rapaz que imagina estar diante de uma vítima dos saqueadores (onde já se viu tão pouca roupa?!) e a abriga por um período em sua casa.

Perdida foi encantadoramente viciante, quanto mais eu lia, mais me entrosava e ficava envolvida com a narrativa da Carina. O livro fluiu fácil, rápido, sem complicações ou dificuldades. Mesmo Sofia não sendo uma personagem cuja identificação aconteceu a princípio, minha antipatia inicial por ela não foi suficiente para quebrar a áurea alegre do enredo. Tudo foi compensado pelo ritmo geral da história, pelo conjunto harmônico descrito.

Havia um mescle gostoso de sensações: as risadas causadas pelo estranhamento de Sofia aos modos e hábitos da época (especialmente pelo choque de linguagem), os suspiros pelo romance que se formava, a ansiedade para entender o destino final dos personagens e ainda o deleite do simples prazer de estar apreciando a leitura.

Particularmente senti brechas no grau de maturidade se Sofia, suas preocupações e pensamentos condiziam com alguém nos seus 18 ou 19 anos, e não 24 como era descrito no livro. Todavia como comentei, não foi algo desestimulante ou aborrecedor. Outros detalhes ocuparam minha atenção, a quebra de preconceitos e paradigmas dela, por exemplo. Já que acompanhamos pelos olhos de uma viciada em tecnologia, e desacreditada no casamento, o forte contraste de suas concepções com as da longínqua época para qual ela foi parar.

De forma sucinta, Perdida é exatamente o que se espera de bom romance. Um pouquinho de clichê, uma química forte entre casal e um pano de fundo que comporte tudo isso sem parecer repetitivo. Sua fórmula deliciosa em breve será conferida nas telonas, então se você curte o gênero a leitura prévia é mais do que recomendada.

DESIGN: ★★★★★
IMPACTO: ★★★★☆
NARRATIVA: ★★★★½

20 comentários
Postado em 16/10/13 por brendalorrainy



brendalorrainy
19 anos. Criadora do CDI é estudante de administração com inclinação para o setor editorial. Tem uma queda por felinos, por quadrinhos e pela combinação tinta e papel. Adora criar metas o tempo inteiro e estranhamente odeia dormir. Também detesta café, tem tendência ao caos e morre de medo de altura. É viciada em Friends e em qualquer coisa que a faça rir.
Deixe aqui seu comentário!

CommentLuv badge


20 comentários »
17/10/2013 às 10:34
Visitante assíduo e já deixou 110 comentários.

Ganhei o livro e ainda não li. Fiquei mesmo curiosa com essa leitura. Primeiro pq adoro um bom livro nacional. Depois pela viagem no tempo… olha que eu adoro o passado, hahaha, sou romântica demais e adoraria uma experiência dessas!
Lembrei do filme Kate e Leopold, com a maravilhosa Meg Ryan e o UAU Hugh Jackman, já viu? Pois ele é transportado para os tempos modernos, vindo de outro século – é o avesso de Perdida. E as situações dele são hilárias!
Mas em Perdida, imagino que deve ser complicado voltar a um tempo de coisas lentas, calmas, sem a loucura de nossos dias. Para uma viciada em tecnologia deve ser enlouquecedor! Mas um grande amor pode fazer rever nossos conceitos, não é?
Vou ler sim, quero saber como isso acaba…

[Responder]


17/10/2013 às 12:55
Visitante assíduo e já deixou 63 comentários.

Até agora só tenho lido resenhas positivas em relação a esse livro, mas ainda não consegui lê-lo. Eu acho esses livros bem legais, pois além de ser leves, são bem divertidos também. A estreia de Carina Rissi não podia ter sido melhor.

@_Dom_Dom

[Responder]


17/10/2013 às 13:11
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

Estou lendo esse livro, pois havia lido muitas resenhas positivas antes de comprá-lo. Até agora estou amando o livro, mas ainda estou no começo, mas com certeza amarei muito mais, pois a história parece tão real que pareço estar mesmo no século XIX, mesmo com aquela casinha rssss… :-)

[Responder]


17/10/2013 às 19:41
Visitante assíduo e já deixou 13 comentários.

Venho querendo ler Perdida a algum tempo , depois que vi que o filme sera adaptado para o mundo cinematografico a vontade só cresceu . Uma coisa que me chamou bastante atenção na sua resenha foi sua não identificação com Sofia e seu ‘amor’ pelo livro , pois normalmente eu sempre vejo o gostar de um livro vinculado ao processo de identificação que se tem com ele , e esse processo de identificação ocorre na maioria das vez com a personagem principal. No mais , Brasil no século XIX, mais um romance bem estruturado é igual a muito amor , louca para ler esse livro hahaha

Beijos , Anna!

[Responder]


17/10/2013 às 20:28
Visitante assíduo e já deixou 17 comentários.

Amei a resenha, amei o livro, já tinha lido o livro de Carina:Procura-se um marido e gostei muito, ri demais..resumindo amei e com Perdida não foi diferente, ainda não li, mas já amei a personagem Sofia…estou mega curiosa para ler…Carina é show de bola como escritora…
:D

[Responder]


17/10/2013 às 21:00
Visitante assíduo e já deixou 21 comentários.

Esse livro é muito elogiado, mas não sei, acho que não faz o meu tipo. Nem a história nem a capa me chamam a atenção, então acho que eu não lerei, mesmo que as resenhas sejam quase que unânimes, nunca vi uma negativa. Enfim, pelos comentários e resenhas, acredito que seja um ótimo livro, mas considerando a quantidade de livros que me interessam muito mais e eu ainda não consegui ler, acho que vou deixar esse passar. Ótima resenha! ;D

[Responder]


18/10/2013 às 10:21
Visitante assíduo e já deixou 65 comentários.

Uaaau! Ótima resenha! Eu estou louca pra ler esse livro, primeiro porque amei a capa e segundo porque a história é muito fascinante!

byjullyaneprado.blogspot.com

[Responder]


18/10/2013 às 10:29
Você já comentou 4 vezes.

Já li ‘Perdida’ e sou apaixonada pelo livro S2 !!! Amei o casal da história e rir muito com as loucuras de Sofia! Estou doida para ler a continuação do livro, não sei quando vai ser lançado, mas a Carina já divulgou um trecho do mesmo e já soltei algumas gargalhadas com o mesmo!

[Responder]


18/10/2013 às 11:43
Você já comentou 5 vezes.

Esse livro é tão famoso pela web. Lembro quando as primeiras resenhas foram feitas, e desde daquela época já tinha ficado com vontade de ler.

Mas até hoje não rolou, e não sei quando vai rolar, já que me proibi de comprar livros novos por enquanto! rs

Beijos!
Thaysa Rocha postado recentemente..Novo Autor Parceiro – Rudson XaulinMy Profile

[Responder]


18/10/2013 às 14:48
Visitante assíduo e já deixou 71 comentários.

Só lei resenhas positivas dessa trama.
Estou bem curiosa com essa adaptação para as telonas, =D
Gladys Sena postado recentemente..Qual será a minha primeira resenha???My Profile

[Responder]


19/10/2013 às 17:54
Você já comentou 6 vezes.

Um dos livros mais comentados tendo como autora uma escritora nacional, Perdida tem uma história linda de um amor que vence as barreiras do tempo. Parabéns pela resenha, muito boa!

[Responder]


20/10/2013 às 18:03
Você já comentou 3 vezes.

Adoro livros desse jeito! *-* Minha amiga tem, mas acho que prefiro ter ele na minha estante do que pedir emprestado! haha

[Responder]


20/10/2013 às 22:58
Você já comentou 3 vezes.

Eu sou completamente apaixonada por esse livro!
Eu tenho-o em ebook e comecei a lê-lo sem saber de referência alguma, nada sobre a escritora… E MEU DEUS, eu não conseguia parar mais, li em 1 dia porque não podia parar de pensar nele kkk
Quando descobri que a autora era brasileira, aí que me apaixonei mesmo! Acabei de ler e fui correndo procurar outros livros dela e infelizmente, só tinha mais um ‘Procura-se um marido’ que eu não pude ler até mês passado (li Perdida em janeiro eu acho e já reli duas vezes)
E aí pronto, virei super-hiper-mega fã da Carina.
Porém, eu preferi Perdida à Procura-se um marido kkk
E no começo fiquei animada com o filme, mas… Eu nunca vejo filme de nenhum livro que leio, principalmente se gosto demais dele e se torna um dos meu favoritos. Eu sei que vou me decepcionar então… Ansiosa para o Perdida 2 que Carina afirmou na página dela ter acabado de escrever, mas não para o filme porque pode acabar toda magia que Perida teve para mim :c

[Responder]


21/10/2013 às 10:53
Visitante assíduo e já deixou 223 comentários.

Ainn, estou doida pra ler esse livro!! Essa é a primeira resenha que eu leio e adorei.
Me apaixonei por “Procura-se um marido” e pelo visto vou me apaixonar por esse também. ;)

[Responder]


21/10/2013 às 11:13
Você já comentou 2 vezes.

Estooouu Super ansiosa para comprar esse livro, Amei a resenha! :)

[Responder]


21/10/2013 às 17:34
Visitante assíduo e já deixou 78 comentários.

Apesar de estar por fora dos lançamentos nacionais adorei esse livro, é bem do estilo que eu curto e bem levinho!! Adorei essa capa dude *-*
Quero muito ler!

[Responder]


21/10/2013 às 20:06
Visitante assíduo e já deixou 23 comentários.

Ainda não li um comentário negativo sobre esse livro!
Adoro romance histórico ( descobri há pouco tempo! rs) e viagens no tempo e esse livro parece mesclar tudo isso e prender o leitor.
Pelo tanto que já ouvi desse livro, pensava que era sobre uma adolescente, que surpresa (boa) descobrir que trata-se de uma mulher de 24 anos. Outra surpresa saber que o livro vai para as telonas! :)
Tenho na estante e quero ler em breve.

[Responder]


31/10/2013 às 05:50
Você já comentou 6 vezes.

Gostei muito de ler esse livro é super divertido e quando comecei a ler nem vi o tempo passando. Quero muito ler o outro da Carina e estou super ansiosa continuação de Perdida.

[Responder]


31/10/2013 às 13:33
Visitante assíduo e já deixou 62 comentários.

É um dos livros que mais desejo. Vejo que ele faz sucesso até lá fora. Imagino a qualidade da obra mesmo, deve ser fantástica.
Quero conhecer a escrita da autora, e espero não me decepcionar por tantas expectativas.
Karolyne Kazakeviche postado recentemente..Eu Gostaria de Ler #3My Profile

[Responder]


31/10/2013 às 22:30
Visitante assíduo e já deixou 45 comentários.

Li Procura-se um marido e amei a escrita da Carina Rissi. Estou ansiosa para acompanhar e me divertir com essa aventura da Sofia no século XIX.

[Responder]