resenhas category image [Resenha] – O Amor nos Tempos de Cólera, Gabriel García Márquez 05/10/13

colera_SAIDA_OK_COPIA_4e
Nome: O Amor nos Tempos do Cólera
Autora: Gabriel García Márquez
Editora: Record
Número de páginas: 431
Ano: 2013
Avaliação: ★★★★★
Livro cedido em parceria com o Grupo Editoral Record

Ainda muito jovem, o telegrafista, violinista e poeta Gabriel Elígio Garciá se apaixonou por Luiza Márquez, mas o romance enfrentou a oposição do pai da moça, coronel Nicolas, que tentou impedir o casamento enviando a filha ao interior numa viagem de um ano.

Para manter seu amor, Gabriel montou, com a ajuda de amigos telegrafistas, uma rede de comunicação que alcançava Luiza onde ela estivesse. Essa é a história real dos pais de Gabriel García Márquez e foi ponto de partida de “O amor nos tempos do cólera”, que acompanha a paixão do telegrafista, violinista e poeta Florentino Ariza por Fermina Daza.

O Amor nos Tempos do Cólera foi um livro que eu fiz questão de resenhar por vários motivos. Primeiro porque sempre tive vontade de ler Gabriel García Márquez, mas me faltava o momento adequado e preciso. Também, este sempre foi um livro muito bem recomendado e todas as pessoas conhecidas que já haviam lido o adoram quase que com veneração. Finalmente, escolhi este título porque já vinha procurando uma boa história de amor há algum tempo.

E posso afirmar que não me decepcionei nenhum pouco. O Amor nos Tempos do Cólera é o tipo de livro que quando é aberto não se limita a apenas contar uma história, ele resgata em vida todos os elementos presentes nas páginas. No momento em que se inicia a leitura, Gabriel García Márquez, planta na mente do leitor todas as sensações de que fala.

É possível sentir o calor abafado, o cheiro da terra e das plantas, o clima das casas e das ruas. É tudo vívido e intenso, ao mesmo tempo em que as páginas voam num fluxo de ritmo acertado e cativante.

A história sincera e honesta, baseada na história real dos pais do escritor, tem como ponto central o amor entre Fermina Daza e Florentino Ariza, um amor puro e frustrado por diversas vezes. Mas ainda vai muito além, Gabriel García Márquez trata aqui dos mais variados tipos de amor: os puros, os conquistados com o passar dos anos, os menos saudáveis e mais controversos.

O transcorrer do tempo não é o essencial, quando a história começa é formado um pequeno hiato que faz surgir o questionamento sobre o porquê de aquilo estar escrito ali. Logo depois a luz do entendimento vai adentrando o enredo, fazendo passado e presente se mesclarem letamente e descortinando a história central. Cinquenta e um anos, nove meses e quatro dias, o tempo de um amor distante, mudo e semi-adormecido pelos acontecimentos da vida.

DESIGN: ★★★★★
IMPACTO: ★★★★★
NARRATIVA: ★★★★★

25 comentários
Postado em 05/10/13 por Laura Abdon



Laura Abdon
21 anos, designer de moda e futura administradora. Leitora de gosto extravagante e crítica além da conta. Tenta não ser muito ácida, nem sempre consegue. Quinzenalmente na coluna Inspiração Literária, acha bem bizarro escrever sobre si na terceira pessoa.
Deixe aqui seu comentário!

CommentLuv badge


25 comentários »
05/10/2013 às 21:36
Visitante assíduo e já deixou 72 comentários.

Sempre tive vontade de ler esse livro, mas sempre adio sua aquisição….. Gostei da resenha e fiquei com mais vontade de ler o livro.

[Responder]


Tay
07/10/2013 às 02:59
Visitante assíduo e já deixou 19 comentários.

Eu quero muito ler esse livro. Do autor, já comecei a ler “Cem anos de solidão”, mas na época não tive maturidade pra terminar. Agora sou outro tipo de leitora, vou dar uma segunda chance.
Beijo.

[Responder]

Laura Reply:

Pois é, Tay, faz muito tempo que eu tenho vontade de ler Cem Anos de Solidão, mas nunca tive a oportunidade. Também porque sempre quem me fala dele diz que é um livro muito denso e tal, então termino deixando para ler quando estiver de férias ou com mais tempo.
Espero ler logo! :D

Beeijo.

[Responder]


08/10/2013 às 13:46
Visitante assíduo e já deixou 21 comentários.

Nunca li nada do autor, mas tenho muito interesse, sobretudo em “O Amor nos Tempos de Cólera”, que é um clássico absoluto. E o meu interesse só aumentou depois que eu li essa resenha. Com certeza o livro para o topo da minha lista de desejados. Espero conseguir ler o quanto antes, provavelmente se tornará um dos meus livros preferidos, já que eu adorei a história descrita. Ótima resenha! ;D

[Responder]


09/10/2013 às 09:09
Visitante assíduo e já deixou 33 comentários.

Não conhecia o livro mas já tinha ouvido o nome em algum lugar. Me parece ser um belíssimo livro só que não acho que combine muito comigo, prefiro livros de fantasia, mas mesmo assim se um dia tivesse a oportunidade de conhecê-lo leria numa boa só não é prioridade.

[Responder]


09/10/2013 às 12:06
Visitante assíduo e já deixou 223 comentários.

Oi Laura, também tenho muita vontade de ler Gabriel García Márquez e esse livro parece perfeito, com certeza vou ler.
Adorei sua resenha, arrasou, parabéns! Só aumentou mais minha vontade.
bjs

[Responder]


09/10/2013 às 16:38
Você já comentou 6 vezes.

Amo este autor. Os livros são densos e inteligentes… difícil desgrudar da leitura. Não li este ainda. Muito boa resenha! Que bom que vc gostou da leitura!

[Responder]


10/10/2013 às 00:03
Visitante assíduo e já deixou 105 comentários.

Laura, também tenho muita vontade de ler Gabriel Garcia Marquez mas eu não conheço os livros dele e muito menos quem os tenha lido. Então acabo por ouvir falar dele em alguns momentos sentir muita curiosidade e sem ter quem me indique um bom livro para dar inicio a empreitada de conhecimento do autor! adorei a resenha me incentivou a querer um tanto mais lê-lo espero muito ter oportunidade de ler e me identificar com a obra nesse tanto que você se identificou! :D

[Responder]


10/10/2013 às 10:52
Visitante assíduo e já deixou 110 comentários.

Laura, que tradução maravilhosa do que senti ao ler Gabo! É exatamente uma experiência sensorial: cheiros, gostos, calor, visão da paisagem… a gente viaja com ele!
Coincidentemente terminei esta semana a leitura de ‘O amor nos tempos do cólera’! Foi o livro que escolhi no grupo que participo, o tema era um clássico. Excelente oportunidade para conhecer o autor, que esperava por meu amadurecimento, digamos, para degustá-lo! E as mais de 400 páginas aumentaram, pq em muitos trechos saboreei relendo, pura poesia! Adoro quando uma leitura me apaixona assim.
E o que dizer das personagens? Cativantes, interessantes! Uma crítica à sociedade do final do século XIX e seus costumes. Uma história sobre amor ea luta pelos sonhos, uma reflexão sobre o envelhecer e a proximidade da morte… Só posso dizer que amei!

[Responder]

Laura Reply:

“E as mais de 400 páginas aumentaram, pq em muitos trechos saboreei relendo, pura poesia!” Eu também fiz muito isso, Manu! Muito eu! kkk

Realmente é uma leitura apaixonante.
Que bom que você gostou da minha resenha! :D

Beeijo.

[Responder]


12/10/2013 às 16:52
Visitante assíduo e já deixou 65 comentários.

Nossa Laura esse livro parece ser realmente lindo e fofo, já estou apaixonada por ele, quero muito ler, achei interessante também pelo fato de baseado em fatos reais e ser uma história de amor linda e pura!!! Ainda não li nada do Gabriel, mas pretendo começar em breve! Beijos!

[Responder]


15/10/2013 às 18:35
Você já comentou 7 vezes.

Bem eu nao conheço o autor muito menos as obras que ele publica porem ele me pareceu ter uma narrativa muito boa. Espero um dia poder ler algum livro dele

xx

[Responder]


17/10/2013 às 19:20
Visitante assíduo e já deixou 13 comentários.

Não tinha ouvido falar desse livro antes , maaas logo na sinopse ele já me conquistou. Histórias e romances de época , são definitivamente meus favoritos! Como bem explicitado na resenha , essas histórias são puras e sinceras , e numa sociedade massacrada pelo mercado literário capitalista , ter histórias que vão além do ” é preciso escrever algo que venda” é simplesmente encantado! Anotei esse livro na minha listinha e pretendo lê-lo em breve .

Ps: adorei essa frase na resenha “O Amor nos Tempos do Cólera é o tipo de livro que quando é aberto não se limita a apenas contar uma história, ele resgata em vida todos os elementos presentes nas páginas.”

Beijos , Anna

[Responder]


24/10/2013 às 09:37
Visitante assíduo e já deixou 12 comentários.

Resenha bem escrita, resumindo o conteúdo de forma simples e inteligente, facilitando o entendimento, despertando o interesse dos leitores.

[Responder]


24/10/2013 às 14:24
Visitante assíduo e já deixou 15 comentários.

Meu professor de história me indicou esse livro e nunca tive tempo para pesquisar um pouco mais sobre ele, e sua resenha só veio para me fazer ter muita mais vontade de ler.
Mayla Henrique postado recentemente..Tag: Complete a fraseMy Profile

[Responder]


24/10/2013 às 15:24
Você já comentou 5 vezes.

É tão irritante histórias de amor que são interrompidas por bobagem. Antigamente tinha muito isso, o pai achar que a filha merece um homem melhor.

Hoje é raro, mas não impossível de acontecer.
Fiquei interessada no livro!

Beijos.

[Responder]


25/10/2013 às 06:09
Visitante assíduo e já deixou 40 comentários.

Gostei da resenha, e certeza é uma ótima história.
Mas, o que me preocupa, é que tendo lido já uma obra desse autor (Cem Anos de Solidão), sei que sua escrita é muito detalhista e bem diferente da dos dias atuais, ou seja, não é uma leitura muito fácil e rápida.
Leria esse clássico, mas mais por curiosidade do que por vontade.

[Responder]


29/10/2013 às 00:08
Você já comentou 4 vezes.

É a primeira resenha que leio sobre esse livro. Por mais que seja um livro conhecido, apenas o conhecia de nome, só fui saber o que de fato se passa no enredo agora, com essa resenha. Parece ser um livro interessante e cativante, pretendo lê-lo.
Ingrid Sodré postado recentemente..Cigarro ou caneta?My Profile

[Responder]


30/10/2013 às 16:21
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

Já comprei esse livro 3 vezes e ainda não consegui ler, 1 vez foi pego emprestado, uma dei de presente e na última está emprestado.

[Responder]


30/10/2013 às 16:30
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

ai meu deus, que vontade de ler esse livro me deu agoraaa *–* preciso arrumar hahaha

[Responder]


31/10/2013 às 13:44
Visitante assíduo e já deixou 62 comentários.

Hmmmm….. parece ser uma estrutura bem diferente e um livro que toca em você, que transmite algo, acrescenta.
A escrita parece ser também bem colocada e inteligente, o único problema é pensar se a leitura possa se tornar cansativa e não fluir como eu gostaria. Porém só lendo para saber, certo?
Karolyne Kazakeviche postado recentemente..Eu Gostaria de Ler #3My Profile

[Responder]


31/10/2013 às 22:26
Visitante assíduo e já deixou 45 comentários.

Sempre quis ler esse livro mas nunca tive oportunidade. Será uma das minhas próximas aquisições.

[Responder]


03/11/2013 às 14:22
Visitante assíduo e já deixou 26 comentários.

Me parece um livro bem intenso. Não é um escritor que eu me interesse muito, mas o livro me parece interessante. Uma leitura diferente e nova as vezes faz muito bem :D

[Responder]


05/11/2013 às 07:09
Visitante assíduo e já deixou 30 comentários.

Eu vi o filme algum tempo atrás e fiquei apaixonada e como os livros pra mim são sempre melhores estou super curiosa pra começar a ler, espero sentir tudo que disse na resenha, já estou achando que vai ser um dos meus queridinhos, a ouvi muito sobre o autor mas ainda não tive a oportunidade ler nada dele.

[Responder]


05/11/2013 às 11:43
Visitante assíduo e já deixou 63 comentários.

Sou mais ou menos assim como você: Sempre tive vontade de ler algo do autor, sempre escutei amigos falando muito bem dele, mas a diferença é que ainda não o li. O que posso dizer é que tenho que ler esse livro, sim. E o mais rápido possível.

@_Dom_Dom

[Responder]