resenhas category image [Resenha] – Métrica, Colleen Hoover 22/09/13

METRICA_1378853745P
Nome: Métrica
Autora: Colleen Hoover
Editora: Galera Record
Número de páginas: 304
Ano: 2013
Avaliação: ★★★★½
Cedido em parceria com a Galera Record

O romance de estreia de Colleen Hoover, autora que viria a figurar na lista de best sellers do New York Times, apresenta uma família devastada por uma morte repentina. Após a perda inesperada do pai, Layken, de 18 anos, é obrigada a ser o suporte tanto da mãe quanto do irmão mais novo. Por fora, ela parece resiliente e tenaz; por dentro, entretanto, está perdendo as esperanças. Um rapaz transforma tudo isso: o vizinho de 21 anos, que se identifica com a realidade de Layken e parece entendê-la como ninguém. A atração entre os dois é inevitável, mas talvez o destino não esteja pronto para aceitar esse amor.

Esbanjando vida, sonoridade e poesia Métrica é um livro onde força e delicadeza se encontram. Do enredo simplista inicial ao gradual crescimento por entre vocábulos, a história ganha dimensão e fluidez. E é dona de um grau de envolvimento único.

Seis meses se passaram desde a morte do pai de Layken, tempos de vazio e luto compartilhados por ela, o irmão caçula e a mãe. É com a mudança forçada do Texas para Michigan, no entanto, que novos ares habitarão a vida de Layken. E o primeiro deles passa a ser seu vizinho de frente Will Cooper. Tão logo a amizade entre os irmãos caçulas dos dois acontece, um relacionamento entre eles também. Em seu primeiro encontro, Will leva Layken para as Slam Poetrys, competições onde jovens declamam poesias de própria autoria, recheadas de sentimentos diversos e tocantes. Um mundo onde as palavras ganham força e um significado ainda mais inigualável. O relacionamento óbvio entre Layken e Will, porém, rapidamente encontra uma barreira atordoante. E a naturalidade é quebrada diante da impossibilidades.

Em toda sua beleza e teor emocional Métrica poderia ser considerado uma celebração a vida, e todas as suas felizes e dolorosas implicações. A vida como acontece, como determina, como emociona e desenrola. As situações que não podemos evitar, mas simplesmente devem ser vívidas. E sobretudo, aos momentos que precisam ser relembrados e guardados. O livro de estréia da Hoover que apresenta proposta romântica, na verdade explora, ganha força e evidência na abordagem familiar. No destrinchamento de emoções tão conhecidas e vívidas.

A atmosfera sonora, quase musical e lírica aufere relevância também, o livro é embriagado pelo aspecto poético das situações. E uma vez que os momentos de competição de Slam conseguiam abarcar e refletir toda dor e emoção dos personagens, as poesias declamadas por eles soavam de tal intensidade e grau intimo que tornavam impossível não ficar desejoso por mais delas. Elas foram o âmago (louvadamente) embasador da história.

Para tanto, Métrica apresenta pontos fundamentais no seu romance também, o livro adquire ares sensuais por entre suas passagens. Quase como um magnetismo é emanado pelo casal, que soa categoricamente convincente desde as páginas iniciais. A relação deles era tão natural quanto geradora de faíscas. A leitura pôde fluir sedutora e viciante.

Com os direitos do filme comprados inclusive, Métrica é, por fim, um livro singular de leitura praticamente obrigatória. Todas as suas particularidades o fazem destoar do comum e do óbvio esperado, e por isso ele vale particularmente a chance. Duas continuações ainda são aguardadas, mas pude sair tão satisfeita ao final desse quanto possível. Como ele não necessariamente precisava de volumes subsequentes, o gostinho por sempre mais é que vai ser atendido.

DESIGN: ★★★½☆
IMPACTO: ★★★★½
NARRATIVA: ★★★★★

46 comentários
Postado em 22/09/13 por brendalorrainy



brendalorrainy
19 anos. Criadora do CDI é estudante de administração com inclinação para o setor editorial. Tem uma queda por felinos, por quadrinhos e pela combinação tinta e papel. Adora criar metas o tempo inteiro e estranhamente odeia dormir. Também detesta café, tem tendência ao caos e morre de medo de altura. É viciada em Friends e em qualquer coisa que a faça rir.
Deixe aqui seu comentário!

CommentLuv badge


46 comentários »
22/09/2013 às 16:54
Visitante assíduo e já deixou 65 comentários.

Owwwwwwwwwwwn eu amo esse livro #_# Tanto que já terminei de ler a trilogia, li em inglês mesmo, porque não aguentei esperar a tradução. Fico feliz que você tenha gostado também, e compreendido o sentimento maravilhoso por traz do enredo. Amei sua resenha, demostra realmente o verdadeiro sentido do livro.

Beijos

[Responder]


22/09/2013 às 17:12
Visitante assíduo e já deixou 75 comentários.

Adorei as partes dos poemas, mas de alguma forma não me conectei muito com essa trama. É bonita e bem gostosa, só não senti o clima…
Devo ter sido a unica…
E não senti que merecia uma continuação, mas vejamos no que dá depois né.

[Responder]


22/09/2013 às 18:19
Visitante assíduo e já deixou 62 comentários.

Tenho medi de ler esse livro por causa da poesia em relação a narrativa. Mas assim como a sua resenha, muitas pessoas elogiaram a história.
Provavelmente eu dê uma chance, mas devo aguardar o lançamento dos outros livros da série.
Beijos.
Aline Gonçalves postado recentemente..Top 5: Melhores Chick-lits NacionaisMy Profile

[Responder]


22/09/2013 às 18:24
Visitante assíduo e já deixou 33 comentários.

Tenho o livro mas ainda não li,estou um pouco enrolada. Logo quando lançou fiquei louca para comprar mas ainda não tive tempo de ler. Já li algumas resenhas e todos foram bem positiva, tanto que estou ficando com medo de me decepcionar por acabar esperando demais. Gostei do fato do livro não precisar de continuação mas também me preocupa um pouco já que ele tem, da medo do que autora acabe pisando na bola.

[Responder]


22/09/2013 às 19:47
Visitante assíduo e já deixou 15 comentários.

Acabei de ganhar esse livro numa promoção. Fiquei super feliz, vou poder identificar os mesmos elementos (ou não) que você destacou. Já li outras resenhas deste livro e confesso que fiquem encantado, com tudo, principalmente com os personagens. Não sabia que os direitos de adaptação foram comprados. Qual empresa irá adaptá-lo?

[Responder]


22/09/2013 às 20:04
Visitante assíduo e já deixou 55 comentários.

Acho interessante histórias com protagonistas órfãs. Acho que vale a pena ser lido até porque vai virar filme.
Suzy Xavier postado recentemente..Fotos e trailer do filme de “A Menina que roubava livros”My Profile

[Responder]


22/09/2013 às 22:13
Você já comentou 8 vezes.

Oi Brenda, estou louca pra ler o livro. Os romances da Galera nunca me decepcionaram e espero que com Métrica aconteça o mesmo. Agora só fiquei mais curiosa com relação à leitura do livro. Aposto que vou amar.

Beijos, Rê.
Renata Cardoso postado recentemente..Variedades #26 – Novas Colunistas!My Profile

[Responder]


23/09/2013 às 07:06
Visitante assíduo e já deixou 146 comentários.

Oi Brenda,
Eu li em ebook e ando desesperada por uma promoção para ter este livro maravilhoso em mãos, quando vi a do Submarino já tinha esgotado. Quase chorei.
Will é um amooor, adorei o perfil dele, super responsável, amoroso.
Layken também é legal, mas muitas vezes só enxerguei o egoísmo dela, mas o casal ficou lindo junto.
As competições de Slam são super bacanas e os novos amigos da Layken são mito interessantes.
Melhor de tudo que não foca exclusivamente no relacionamento deles.
Tô morrendo de ansiedade para ler a continuação que sai em outubro. =)
Adorei a resenha.

[Responder]


23/09/2013 às 09:24
Visitante assíduo e já deixou 64 comentários.

Só vejo comentários positivos sobre esse livro, o que me deixa mais e mais curiosa pra conhecer essa história. Realmente deve ser lindo essa “competição de slam” e emocionante também. Morro de curiosidade pra saber o que aconteceu pra Will e Layken, no caso qual seria essa “barreira atordoante”. rs

Eu adoro a capa, é simples, mas é bonita.

[Responder]


24/09/2013 às 10:31
Visitante assíduo e já deixou 223 comentários.

Apesar de ver muitos comentários positivos ainda estava em dúvida se leria esse livro ou não.
Gostei da resenha, emocionante, acho que vou gostar sim :)

[Responder]


24/09/2013 às 20:22
Você já comentou 4 vezes.

Já vi varios blogs comentando sobre esse livro, cada vez fico com mais vontade de ler, a historia parece ter muitos pontos positivos para tornar a leitura agradável. Beijos

[Responder]


24/09/2013 às 21:40
Você já comentou 6 vezes.

O livro é completamente diferente do que eu imaginei! Assim que vi a a capa e título, não gostei. Muito menos quando descobri ser de poesia, mas depois da resenha e me aprofundar na história fiquei com muita vontade de ler!
Já coloquei na minha lista dos desejados.
Beijos

[Responder]


25/09/2013 às 18:24
Você já comentou 7 vezes.

Ai eu quero demais ler esse livro, desde a capa eu amei, a sinopse, o enredo tudo, só que achava que ele era maios, mas tanto faz, tudo tudo e ainda mais depois dessa resenha. eu queroooo.
Jéssica Antunes postado recentemente..Sorteio DOCES OU LEITURAS?My Profile

[Responder]


29/09/2013 às 15:22
Você já comentou 5 vezes.

Métrica me conquistou desde que vi pela primeira vez em ebook, antes mesmo de saber de seu lançamento no Brasil. A sinopse era de uma beleza que fazia querer ler de qualquer maneira..Acabou que não li e quando chegou ao Brasil resolvi esperar e ter meu exemplar em mãos antes de ler o mesmo.Acabei de adquirir meu livro e está na relação de leituras futuras..Mal posso esperar para ler. Sua resenha só me fez querer ler mais ainda… A Beleza que Métrica é descrito a história faz querer sonhar rsrs

[Responder]


29/09/2013 às 19:36
Você já comentou 8 vezes.

Louca pra ler o livro! Parece ser muito bom, e essa capa é simplesmente linda! ótima resenha!

[Responder]


29/09/2013 às 23:01
Você já comentou 4 vezes.

Gostei muito da resenha, não tinha lido nada deste livro ainda e achei bem interessante a historia.

[Responder]


29/09/2013 às 23:27
Visitante assíduo e já deixou 45 comentários.

Tenho esse livro mas ainda não tive oportunidade de ler. Estou gostando bastante desse gênero new adult e como amo poesias, vai se um ponto positivo para mim.

[Responder]


30/09/2013 às 07:13
Você já comentou 4 vezes.

Olá!

Sou doida por esse livro, todos falam muito bem dele!

Amei as partes do poema! Espero em breve ler!

As Leituras da Mila

[Responder]


30/09/2013 às 14:09
Visitante assíduo e já deixou 72 comentários.

Amei esse livro. A trama foi pra lá de envolvente, viciante, emocionante, e os personagens foram muito bem construídos….Mal posso aguardar pelos demais.

[Responder]


30/09/2013 às 22:02
Visitante assíduo e já deixou 13 comentários.

Já li muita coisa sobre esse livro , mas nunca uma resenha tão encantadora quanto a sua. Acho que essa história foge bastante do padrão de histórias que tem tomado o mercado literário nos últimos tempos . Parece ser uma história que requer reflexão, estou louca para ler !!

beijo , Anna

[Responder]

brendalorrainy Reply:

Poxa Anna, obrigada! Sim Métrica tem um gostinho muito muito especial ele vale super a pena! Leia mesmo *.*
Beijão.

[Responder]


01/10/2013 às 14:08
Você já comentou 9 vezes.

Esse livro é muito amor <3

[Responder]


01/10/2013 às 15:06
Você já comentou 2 vezes.

Nossa, estou louca para ler Métrica!!
A cada resenha que leio só me dá mais vontade de lê-lo!
E eu não sabia que ia virar filme! ‘o’ Agora pronto, I NEED!!!
Muito boa a resenha! ;)

[Responder]

brendalorrainy Reply:

Só imagino que vai ser uma lindeza o filme haha, fiquei super feliz quando soube. Lê mesmo, vale a pena <3

[Responder]


02/10/2013 às 10:35
Visitante assíduo e já deixou 13 comentários.

Estou doida pra ler esse livro desde da primeira vez que vi falarem sobre ele, e cada resenha que leio fico ainda mais ansiosa pra isso!

[Responder]


02/10/2013 às 20:16
Visitante assíduo e já deixou 105 comentários.

Brenda, você simplesmente arrasou nessa resenha. Devo admitir que já ouvi falar do livro, mas nunca com uma naturalidade e paixão tão lindas. Agora estou ansiosa para lê-lo! :D

[Responder]


05/10/2013 às 11:08
Visitante assíduo e já deixou 214 comentários.

Não é muito meu estilo, mas eu to no momento tão sentimental, que fiquei muito afim de ler esse livro. A parte dos poemas em especial, quero algo que mexa comigo e assim que esse livro é ideal. Adorei a resenha, e vou tentar comprar esse livro.

[Responder]


06/10/2013 às 12:24
Visitante assíduo e já deixou 35 comentários.

Sua resenha me mostrou uma história mais que emocionante e comovente. Fiquei feliz por ser o que eu esperava, pois pensava em lê-lo logo. Agora bateu aquela curiosidade e uma certa ansiedade em desvendar a história e me deixar levar por esta incrível história. Amei.

[Responder]


06/10/2013 às 18:58
Visitante assíduo e já deixou 27 comentários.

Gostei de saber que apesar de fazer parte de uma trilogia o livro pode ser lido de forma independente. Claro que quando a leitura é super bacana eu também gosto que o livro tenha uma continuação mas não me agrada essa obrigação que a gente acaba assumindo com certas séries que parecem nunca acabar.

[Responder]


06/10/2013 às 20:11
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

Estou com grande expectativa sobre esse livro, adoro romances :3

[Responder]


06/10/2013 às 21:16
Você já comentou 6 vezes.

Ótima resenha! Um dos livros que desejo ler. Boa história e de certo modo viciante.

[Responder]


07/10/2013 às 21:21
Você já comentou 3 vezes.

Muito boa essa resenha. Eu ainda não li nenhum tipo de leitura como a de Métrica,por isso quero saber como é. Então vou “testar” meu gosto com esse livro.

[Responder]


07/10/2013 às 23:00
Você já comentou 5 vezes.

Brenda, já li muitas resenhas sobre Métrica, inclusive li o livro também, e a sua foi a melhor! Desde que li a primeira opinião sobre ele, sabia que não ia me decepcionar com a história, até porque escrevo algo já faz um bom tempo, e não consegui largar de jeito nenhum toda a narrativa. É um livro maravilhoso, mais um daqueles que faz você pensar no quanto os seus dias são importantes. Às vezes, até acho que não havia necessidade de ser trilogia, que a autora podia ter esticado um pouco mais a história e tal, mas, pensando agora, é bom porque mostra ainda mais o desenvolvimento dos personagens durante todos os sofrimentos pelos quais passam até serem felizes de verdade. Gostaria de ver mais resenhas suas! Parabéns, beijo!

[Responder]


09/10/2013 às 00:34
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

Ótima resenha! Curiosa para saber como ficou esse ritmo de narração com poesia, drama, romance ^^

[Responder]


11/10/2013 às 23:48
Visitante assíduo e já deixou 26 comentários.

Parece ser uma trama de reflexão, aqueles livros que a cada capitulo vc para e pensa um pouquinho, tentando trazer o que leu para a sua vida. Eu AMO livros assim, confesso ser um dos meus favoritos! Nunca tinha lido sobre esse livro, mas quero ler , pois adorei a resenha :D (e a capa é demais!)

[Responder]


12/10/2013 às 11:16
Você já comentou 9 vezes.

Adoro esse gênero….apesar de já ter lido algumas resenhas negativas desse livro, eu ainda quero muito lê-lo.
Adorei sua resenha e como você disse é uma leitura obrigatória né..

[Responder]


12/10/2013 às 13:20
Visitante assíduo e já deixou 63 comentários.

É uma sensação ótima quando sentimos toda essa química que o casal principal de um romance deve passar. Confesso que não sou muito fã de poesias, mas como essas estão muito bem inseridas no enredo e cheias de significados, acho que vale a penas serem lidas. Fiquei bem curioso pra ler.

@_Dom_Dom

[Responder]


13/10/2013 às 14:16
Você já comentou 6 vezes.

fiquei com muita vontade de ler esse livro pois trata sobre perdas na família , tristeza e superação me identifiquei bastante com a protagonista da historia.

[Responder]


13/10/2013 às 16:50
Você já comentou 2 vezes.

Li a resenha já querendo saber da continuação. Odeio (pq o livro é bom) quando fico assim

[Responder]


13/10/2013 às 17:41
Você já comentou 4 vezes.

Um dos livros mais incríveis que já li, me emocionei muito principalmente com o final. E adorei as partes dos poemas!
Simplesmente perfeito!!
Valeu cada minuto que o passei lendo. super recomendo! E você consegui me deixar ainda mais encantada com esse livro, através dessa resenha! amei muito!! beijoos
kellyane Prado postado recentemente..[Resenha] – Métrica, Colleen HooverMy Profile

[Responder]


14/10/2013 às 16:37
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

Cara , curti a resenha . Nunca tinha ouvido falar do livro ou do autor , mas sua resenha me chamou mtt a atenção e vs é a culpada por eu estar louco para lê-lo KKK’ ((: !

[Responder]


15/10/2013 às 19:26
Você já comentou 5 vezes.

Adoro livros com teor emocional a mil!

Vi tantas resenhas desse livro que é impossível não querer lê-lo!

Beijos,
http://www.livrosqueinspiram.blogspot.com.br
Thaysa Rocha postado recentemente..O Diabo Veste Prada – Lauren WeisbergerMy Profile

[Responder]


16/10/2013 às 10:01
Visitante assíduo e já deixou 30 comentários.

Estou muito curiosa pra ler esse livro ainda mais que fala de poesias uma coisa que gosto muito.
A história parece ser muito boa, todo mundo está gostando bastante e eu quero conhecer os dramas da história por ser de livros assim que fazem pensar que gosto mais.

[Responder]


16/10/2013 às 11:20
Você já comentou 8 vezes.

Pelo que tudo indica e por sua resenha, Métrica tem um estilo bem diferente, pelo menos bem diferente do que estou acostumada. Apesar de não ser nenhuma apaixonada por poesia, gostei do enredo e se vai até ter produção cinematográfica, com certeza tem um bom enredo.

[Responder]


20/10/2013 às 12:55
Você já comentou 4 vezes.

Curiosa para ver como será o romance entre Will e Layken através da poesia, achei super inovadora a ideia e espero curtir a leitura. Parece ser um ótimo livro e pretendo, assim que possível, ler em breve!

[Responder]


21/10/2013 às 17:37
Você já comentou 7 vezes.

Apesar do livro ser bom, nao fiquei tãão afim dele pelo fato de ter poemas e tal (tenho problemas com poemas desde quando entrei no mundo da leitura). Mas quem sabe um dia eu nao leia.

xx

[Responder]