resenhas category image [Resenha] – Um motim no tempo, James Dashner 13/08/13

UM_MOTIM_NO_TEMPO_1363484534P
Nome: Um motim no tempo
Autor(a): James Dashner
Editora: Seguinte
Número de páginas: 340
Ano: 2013
Avaliação: ★★★☆☆
Cedido em parceria com a editora Cia das letras

Furacões, terremotos e outros desastres naturais estão destruindo cidades, estados e países inteiros. E a organização SQ, apesar de ser responsável por controlar o planeta, parece não se esforçar para evitar a chegada do cataclismo que acabaria de vez com toda a humanidade. Dak Smyth assiste a tudo isso de dentro de casa, fazendo aquilo de que mais gosta: estudar história e comer queijo.

Até o dia em que seus pais saem para uma viagem curta e ele e sua melhor amiga Sera Froste, uma garota totalmente fascinada por física quântica, resolvem matar a curiosidade e se aventurar no laboratório de ciências dos pais dele. Lá, encontram nada mais nada menos que um dispositivo que, assim que for finalizado, possibilitará a viagem no tempo – o Anel do Infinito. Sera, craque da matemática, consegue preencher a última lacuna nos cálculos e, quando os pais de Dak retornam, o mecanismo está pronto para ser usado. Na primeira tentativa, porém, os dois adultos desaparecem. Quando tudo parece estar perdido, Dak e Sera são recrutados pelos Guardiões da História, uma sociedade secreta criada há muitos séculos. Eles então descobrem que os agentes da SQ estavam alterando eventos históricos importantes para conseguir mais poder para a organização, gerando as Grandes Fraturas, que em breve levarão ao fim do mundo.
Assim, de posse do Anel, Dak e Sera viajarão pela história com a missão nada fácil de encontrar os pais de Dak, corrigir as fraturas e salvar o planeta. Neste primeiro volume da série, eles voltarão à Espanha de 1492, onde está a Primeira Fratura, com o objetivo de embarcar em uma das naus da expedição de Cristóvão Colombo e garantir que seja ele o responsável pela chegada dos europeus à América.

Infinty ring é uma série de sete livros no mesmo modelo da conhecida 39 Clues. Assim como ela, autores famosos se revezam na construção de cada volume e o público-alvo tem caráter infanto-juvenil.

Em Um motim no tempo, a história vai tomando forma sob um ambiente distópico e turbulento. Enquanto a assustadora organização SQ aparenta estar no controle mundial, diversas catástrofes vão se tornando frequentes em nosso planeta, e um cataclismo geral é perigosamente iminente. Dak, um admirador de história nato e sua amiga Sera, uma apreciadora de física quântica por excelência, são amigos há muito tempo e juntos descobrem o anel do infinito, um dispositivo que permitirá viagens no tempo. Com o anel em mãos, eles conhecerão os Guardiões da história, uma organização que advém de tempos remotos, colocando-os a par da delicada situação da humanidade.

O livro tem como base de enredo as Reminiscências – situações caracterizadas aqui como lembranças de momentos que deveriam ter existido, mas por algum motivo desapareceram no espaço-tempo – e o quanto é importante que elas sejam eliminadas. O anel do infinito será dessa forma, um viabilizador do conserto das fraturas no tempo, devolvendo ao curso natural importantes momentos da história mundial que foram alterados e desviados enigmaticamente. A cada livro os personagens irão consertar uma fratura, aventurando-se por terras e épocas longínquas.

Esse é o caso típico que o conjunto harmônico do livro esbanja criatividade e desperta interesse fácil. Afinal a aventura ousada, jovem personagens audaciosos e uma trama fascinante são elementos que logo se destacam nas perspectivas iniciais da leitura. Com o avanço das páginas, porém, as situações começaram a soar um tanto pretensiosas para mim. Parecia uma mistura de elementos previamente planejados e calculados para agradar ao leitor. Tinha todo aquele humor gostoso que vez ou outra surge nesses livros de aspecto teen, tinha uma narrativa que engrenava nos momentos certos, mas não tinha uma base sólida como apoio para tudo isso.

Explico. Embora a ideia seja inusitada, as viagens no tempo correlacionadas ao pano de fundo histórico e um ambiente (levemente) distópico, James Dashner não soube usufruir bem de seus recursos. Ele preferiu manter tudo de modo simplista e raso, sem maiores explicações e devo admitir, com muitos furos! Como o tema de viagens no tempo é demarcado por uma linha muito tênue entre o aceitável e o confuso, talvez ele tenha tentado se esquivar de complicar a cabecinha dos leitores mais jovens, sendo infeliz ao subjuga-los. Fiquei ora confusa ora entretida, mas ao final o que restou foi uma névoa pela falta de informações.

Certamente que como um todo eu poderia descrever a experiência como agradável ou de cunho educativo. Adjetivos como viciante ou marcante porém, não entrariam no meu vocabulário para descrever a história. Um motim no tempo tem sua fórmula pronta que talvez agrade um ou outro leitor, mas ficou apenas no mais-ou-menos para mim. Não tenho pretensão de continuar a saga, embora a curiosidade se a autora que irá escrever o segundo conseguirá aprimorar o esboço do James seja considerável.

DESIGN: ★★★★★
IMPACTO: ★★☆☆☆
NARRATIVA: ★★★☆☆

28 comentários
Postado em 13/08/13 por brendalorrainy



brendalorrainy
19 anos. Criadora do CDI é estudante de administração com inclinação para o setor editorial. Tem uma queda por felinos, por quadrinhos e pela combinação tinta e papel. Adora criar metas o tempo inteiro e estranhamente odeia dormir. Também detesta café, tem tendência ao caos e morre de medo de altura. É viciada em Friends e em qualquer coisa que a faça rir.
Deixe aqui seu comentário!

CommentLuv badge


28 comentários »
13/08/2013 às 22:25
Visitante assíduo e já deixou 41 comentários.

Teve algum momento que eu fiquei com vontade de ler a série, mas sinceramente, já passou. Geralmente (quase sempre) adoro livros que envolvem o “tempo” (tenho viagens ou não), mas concordo que há uma linha bem tênue aí. E se o autor realmente não soube usar os elementos da história a seu favor, é uma pena. Talvez eu mude de ideia, mas por enquanto, vou passar.
bjs

[Responder]


14/08/2013 às 00:31
Visitante assíduo e já deixou 80 comentários.

Ouvi falar dessa série mês passado por causa do lançamento do 2º livro, teve até um encontro na Saraiva.
Não sabia que seriam 7 livros, são muitos e acho estranho serem escritos por autores diferentes, mas acho a premissa do livro interessante, gosto desse lance de viagem no tempo.
Que pena que o autor não soube aproveitar e desenvolver bem a história.
Pela resenha não coloco na minha lista de desejados, mas se tiver oportunidade de ler, eu leio ;p

[Responder]


14/08/2013 às 07:58
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

ainda não li o livro ,mas pela sua resenha fiquei com muita vontade….:)

[Responder]


14/08/2013 às 08:08
Visitante assíduo e já deixou 15 comentários.

Confesso que estou bem curiosa sobre esse livro. Quero ler e poder dar minha opinião sobre ele.

[Responder]


14/08/2013 às 08:54
Visitante assíduo e já deixou 35 comentários.

Estou muito curiosa a respeito desse livro. Ele muito me interessou. E depois de sua resenha estou com mais vontade de ler. Adorei conhecer mais um pouco sobre a história e vou ver se consigo ler ainda este ano. Beijos.

[Responder]


14/08/2013 às 09:10
Visitante assíduo e já deixou 33 comentários.

Adoro distopias e parece ser muito bom, mais isso que viagem no tempo me deixa um pouco com o pé atras. Fico com receio de me perder, porem levando em conta as estrelas que você deu acho que não tem como ser ruim.

[Responder]


14/08/2013 às 09:41
Visitante assíduo e já deixou 59 comentários.

Nossa que pena você não curtiu tanto, eu estava com tanta espectativa sobre o livro.
Mas a historia em si parece ser confusa, e achava que era uma distopia mais adulta ja que é um tema bem complexo, uma pena ter ficado rasa a narrativa, mas quem sabe no decorrer melhore, pretendo ler, beijos.

[Responder]


14/08/2013 às 11:51
Visitante assíduo e já deixou 75 comentários.

Quando vi esse livro não dei muita bola pra ele, ficou aquela coisa de “ahh, nem perco se não ler”. Mas vendo resenhas acabei me interessando. É um bom livro, achei a história interessante. Mas ainda não sei se vale muito a pena. Sagas, isso é que me desencorajou a ler =/

[Responder]


14/08/2013 às 13:50
Visitante assíduo e já deixou 20 comentários.

Quero muito ler esse livro por causa das viagens no tempo e das aventuras. Fiquei triste em saber que o autor deixou muitos furos ao longo da história, se eu chegar a ler, sei que isso vai me incomodar muito pois gosto de uma narrativa mais detalhista.
Ainda tenho esperança de mais informações e explicações nos próximos livros, já que serão autores diferentes.

[Responder]


14/08/2013 às 16:41
Visitante assíduo e já deixou 12 comentários.

Resenha bem elaborada, abordando pontos relevantes do livro, nos dando uma boa noção sobre o conteúdo do livro, despertando o interesse dos leitores.

[Responder]


15/08/2013 às 00:54
Visitante assíduo e já deixou 64 comentários.

“Uma série com sete livros”, mas minha gente… passada. Só sete livros? Quase nada.
Não tinha lido nenhuma resenha desse livro até agora, não li por que sei lá… a capa não me agradou muito. rs Vou ser sincera não gostei muito do livro, pelo que você falou. Principalmente pelos pontos negativos. Talvez um dia eu leia e talvez eu venha a gostar um pouco. Nunca se sabe, né? Mas por agora não tenho pretensão nenhuma de ler. Livros “mais-ou-menos” e com furos não é legal. rs Sem falar na quantidade de livros que a série tem!

[Responder]


15/08/2013 às 01:44
Visitante assíduo e já deixou 18 comentários.

Com a viagem no tempo sendo tão explorada nas mais diversas mídia é natural ficarmos exigentes. São 7 livros? Sua resenha foi bem negativa a respeito do livro, mas adoro o tema e provavelmente darei uma chance para o primeiro livro e ver se curto.

[Responder]


15/08/2013 às 10:49
Visitante assíduo e já deixou 40 comentários.

A capa linda e o fato de a série trocar de autores me chamam atenção Mas, ao ler essa sua ótima resenha, achei sua escrita refinada, perdi total interesse nessa leitura, seria uma aventura meio vazia a meu ver.

[Responder]


15/08/2013 às 12:00
Visitante assíduo e já deixou 58 comentários.

Nossa sete livros? Essas séries estão cada vez mais aumentando!
Adoro livros com viagem no tempo e essa distopia parece ser eletrizante!
Mas se for um livro interessante vale a pena ler!
A capa está muito bonita!

[Responder]


17/08/2013 às 00:55
Visitante assíduo e já deixou 214 comentários.

Querooooo muitoooo…. aff como lamento não ter ido pro evento, adoro livros de aventuras e tal, esse tem que vim pra minha estante. E fora que eu adoro uma série :)

[Responder]


18/08/2013 às 00:29
Você já comentou 9 vezes.

Queroo ler esse livro, mais vai ficar bem pra depois..

[Responder]


18/08/2013 às 10:24
Visitante assíduo e já deixou 65 comentários.

Sabe eu não curto muito livros assim, mas até que me interessei em ler esse. O que me deixa fascinada é saber que sempre são os jovens que estão em busca de um mundo melhor, mas o que me deixa um pouco sem vontade de ler são as inúmeras catástrofes, sei lá, eu vejo que isso não é tão real e acaba ficando um pouco sem graça.

[Responder]


19/08/2013 às 11:28
Visitante assíduo e já deixou 18 comentários.

Compreendi o que vc passou lendo o livro, eu gostar desses tipo de livro que envolve história, fico receosa de que o autor seguinte não consiga dar uma melhorada no enredo ou até que piore. Não 39 clues para ter uma visão de como seria isso. Espero poder ler o livro e assim poder formar uma opinião.

[Responder]


19/08/2013 às 22:14
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

Achei mara essa temática de tempo/espaço..adoro livros que abordam ficção dessa forma sem ser enfadonho..fiquei muito interessada em ler o livros depois dessa resenha!
Bjosss

[Responder]


20/08/2013 às 11:33
Visitante assíduo e já deixou 223 comentários.

Que pena que não te agradou muito, eu quero e muito ler esse livro! Adoro distopias :)
Fernanda Yano postado recentemente..Capa para LivroMy Profile

[Responder]


22/08/2013 às 22:15
Você já comentou 3 vezes.

Preciso ler esse livro!!! Curti demais!
Suas resenhas são ótimas!

[Responder]


23/08/2013 às 21:12
Visitante assíduo e já deixou 21 comentários.

Sua resenha foi muito bem elaborada e entendo que vocÊ não gostou muito dele!
Mas não sei se a temática dele me agradou, não curto muito esse lance de viagem ao tempo!

Só lendo para tirar minhas conclusões!

Bjs
Michelle Ladislau postado recentemente..{ Parceria } Lu PirasMy Profile

[Responder]


24/08/2013 às 20:04
Visitante assíduo e já deixou 45 comentários.

Amo viagens no tempo! Que chato o livro não ter te agradado tanto quanto deveria. Resta esperar que a próxima autora seja mais feliz no segundo volume.

[Responder]


25/08/2013 às 15:53
Você já comentou 2 vezes.

Quando eu li sua resenha fiquei muit interessado pelo livro, espero ganhar o sorteio e tenho muita expectativapela leitura

[Responder]


25/08/2013 às 23:37
Visitante assíduo e já deixou 72 comentários.

Achei interessante a forma como essa série será escrita, mas ao mesmo tempo, seria uma “fórmula” perigosa….. E ao que parece a coisa não começou lá muito bem….. A princípio, fiquei curiosa por causa das tais viagens no tempo, mas não sei, ainda não me decidi se lerei ou não…..

[Responder]


27/08/2013 às 20:23
Visitante assíduo e já deixou 78 comentários.

Achei a deia do autor de misturar historia e ficção cientifica muito boa, espero ler esse livro logo pois adorei a resenha e fiquei bem curiosa.

xx

[Responder]


28/08/2013 às 09:40
Visitante assíduo e já deixou 63 comentários.

Uma coisa que achei bem ousada nessa série, foi a questão de colocar autores diferentes para cada volume. Não sei bem, mas isso fica um pouco confuso. Mas por outro lado, pode ser que essa mudança dê um up interessante. Pena que o primeiro autor não mandou tão bem, o negócio é torcer para os próximos darem uma bela melhorada.

@_Dom_Dom

[Responder]


06/09/2013 às 21:55
Você já comentou 4 vezes.

Tem tanto bafafá em cima desse livro, que acabei ficando curiosa. Ainda não conhecia a história, mas parece interessante, mesmo com você dizendo alguns pontos negativos e tal. De um modo geral, ando curiosa com distopias. hahaha
Luciana Brito postado recentemente..#ChatiadaMy Profile

[Responder]