resenhas category image [Resenha] – O projeto Rosie, Graeme Simsion 18/08/13

O_PROJETO_ROSIE_1371147074P
Nome: O projeto Rosie
Autor: Graeme Simsion
Editora: Record
Número de páginas: 320
Ano: 2013
Avaliação: ★★★★½
Cedido em parceria com a Record

Don Tillman, 39 anos, musculoso e tão bonito quanto Gregory Peck, é professor de genética e nunca teve uma namorada. Em seu estrito cronograma de atividades, todas as tarefas são calculadas para garantir o menor desperdício de tempo. Nada de imprevistos ou surpresas; diretrizes para que Don não precise recorrer às suas baixíssimas habilidades sociais. Mas, na busca pela esposa perfeita, ele vai precisar de muito mais que a ajuda do questionário que desenvolveu para selecionar candidatas. E, quando Rosie Jarman entra seu escritório – um exemplar totalmente inadequado ao seu perfil -, o imprevisto, o impulso e a emoção passam a ser as novas regras.

Provavelmente se eu conhecesse Don Tillman em qualquer outra circunstância que não fosse como narrador de O Projeto Rosie eu o detestaria. Falo sério. Don é o tipo de pessoa estranha, metódico até a alma, perfeccionista e chato. Que tipo de pessoa tem um cronograma que dita exatamente os minutos de suas tarefas do dia? Que tipo de pessoa descreve as outras utilizando como base de referência o IMC? Bom, o fato é que justamente por não ter o conhecido de outra forma que eu o adorei.

Quase aos 40, Don não tem esposa, embora aparentemente possua todos os atributos para possui-la: um corpo musculoso, um rosto atraente e uma profissão de sucesso como professor de genética numa grande Universidade. Com sequer uma namorada no currículo, ele decide bolar um formulário para encontrar a esposa ideal, já que dependendo de suas habilidades desastrosas de conquista (e interação social) morrerá antes de chegar ao altar.

No Projeto esposa, perguntas meticulosas ajudarão Don a filtrar as candidatas ideais para a vida ao seu lado, sendo de extrema importância a elas seguirem os critérios pré-estabelecidos com rigidez. Coisas simples como não chegar adiantada em lugares para evitar o desperdício de tempo (a resposta certa é pontual), ou ainda calcular o seu IMC sozinha (Don precisa saber se elas são capazes de efetuar operações simples). O plano é brilhante tirando o fato que a maioria das candidatas não são compatíveis, e depois que seu melhor amigo o apresentou a Rosie – uma candidata diametralmente oposta ao esperado – ele não consegue encontrar tempo para nada.

Tenho certeza absoluta que enquanto Graeme escrevia essa história ele se divertiu bastante, o livro é tão despretensioso e espirituoso quando possível. Literalmente gargalhei lendo. A personalidade de Don é a alma do enredo, ele é apaixonante em toda sua peculiaridade e estranheza. Suas atitudes que beiram o psicologicamente inaceitável nos deixam perplexos na maioria do tempo, além de compromete-lo nas mais variadas hilariantes e embaraçosas situações.

O livro é delicioso e inigualável. O plot base e os personagens são desenvolvidos numa narrativa viciante. Completando o núcleo principal, o casal melhor amigo de Don, Gene e Claudia também têm destaque e merecem reconhecimento. Eles vivem um casamento aberto, enquanto Gene – também colega de trabalho de Don – é um garanhão tardio, e tenta completar sua lista de conquistas por nacionalidade, Claudia – a psicóloga com uma amizade tão fundamental para Tillman – segue a vida cuidando dos filhos.

O Projeto Rosie definitivamente supera os propósitos de um livro de entretenimento qualquer. Além de ser garantia de risadas, ele encanta e deixa qualquer leitor extremamente feliz por tê-lo lido. Ele possui um elevado grau de envolvimento e singularidade. Conviver com Don pode ser considerado um desafio aos hábitos estáveis, mas, do mesmo modo, acompanhar seus pensamentos é a experiência mais encantadora e cômica possível.

DESIGN: ★★★★☆
IMPACTO: ★★★★☆
NARRATIVA: ★★★★★

49 comentários
Postado em 18/08/13 por brendalorrainy



brendalorrainy
19 anos. Criadora do CDI é estudante de administração com inclinação para o setor editorial. Tem uma queda por felinos, por quadrinhos e pela combinação tinta e papel. Adora criar metas o tempo inteiro e estranhamente odeia dormir. Também detesta café, tem tendência ao caos e morre de medo de altura. É viciada em Friends e em qualquer coisa que a faça rir.
Deixe aqui seu comentário!

CommentLuv badge


49 comentários »
18/08/2013 às 20:26
Visitante assíduo e já deixou 41 comentários.

Realmente, conviver com uma pessoa como o Don (na vida real) deve ser complicadíssimo e até um tanto desagradável. rs
Mas não é o caso. E sendo assim, podemos aproveitar e nos divertir com sua personalidade e busca pela mulher perfeita e utópica.
Este livro é o top 1 da minha wishlist! Tanto pela narrativa excelente, quanto pelos bons momentos de diversão proporcionados pela história.
bjs

[Responder]


18/08/2013 às 22:43
Visitante assíduo e já deixou 64 comentários.

Ainda não li o livro, mas será uma das minhas próximas leituras. Só falta chegar. Esse livro é um lad lit, né?! Nunca li nada do gênero, ainda. Mas começarei por esse e vejo logo que fiz uma bela escolha. Dizem que o Don parece com o Sheldon de TBBT, haha. Por toda “estranheza” dele. Eu to bem curiosa e com expectativas pra leitura. O Don, parece ser hilário. Esse questionário sobre a “esposa perfeita” já me fez rir, cara. hahaha

[Responder]


18/08/2013 às 23:02
Visitante assíduo e já deixou 18 comentários.

Cada vez que leio as resenhas desse livro mais tenho vontade de lê-lo, cadê dinheiro pra isso?
A uma pessoa muito metódica deve ser difícil de lidar, mas eu quero saber como a Rosie soube levá-lo XD.
bjs

[Responder]


19/08/2013 às 00:36
Visitante assíduo e já deixou 33 comentários.

Eu tenho que ler esse livro, li uma outra resenha dele hoje mesmo,com certeza irei compra-lo no próximo surto que eu tiver e certamente não irei coloca-lo na estante p sei ele entra lá não sai tão cedo. Estou precisando muito ler um livro divertido. Verdade o Don tem tudo para ser um chato de galocha se não souber como explora-lo da maneira certa.

[Responder]


19/08/2013 às 17:41
Visitante assíduo e já deixou 75 comentários.

É muito boa essa trama, já vi que vai virar favorita quando ler. Gosto muito mais quando é um homem narrando, ou com mais foco no homem. Essa história é uma graça, muito boa e bem feita. Don parece ser tão…bobinho, fofo, estranho, sei lá! Tudo junto. Gostei e queria muito ler. É diversão na certa pelo jeito.
Agora me fala, o que na cabeça de alguém pra ter ideia tão…perfeitas pra um livro? *-*

[Responder]

brendalorrainy Reply:

Cristiane pensei a mesma coisa! Ele teve um ideia muuuuito boa pra bolar esse livro. É extamente como você falou bobinho, fofo e estranho ao mesmo tempo haha <3 Lê mesmo que vale a pena demais!

[Responder]


19/08/2013 às 17:49
Visitante assíduo e já deixou 146 comentários.

Oi Brenda,
Eu tenho vontade de ler este livro, sempre comparo o Don com o Sheldon Cooper de The big bang theory, na questão de ser metódico, perfeccionista. pq fisicamente eles são diferentes. hahaha
E a Rosie aparentemente vai desequilibrar a agenda do Don, deve ser hilário acompanhar as mudanças.
Vou tentar conferir logo.

[Responder]


20/08/2013 às 10:41
Visitante assíduo e já deixou 223 comentários.

Acho linda a capa desse livro e me interessei logo de cara.
Realmente conviver com alguém como Don, metódico e perfeccionista é complicado rs.
Adorei a resenha, parece ser uma leitura deliciosa, fiquei super com vontade de conferir :)
Fernanda Yano postado recentemente..Capa para LivroMy Profile

[Responder]

brendalorrainy Reply:

Fernadaaa leia mesmo, o livro é completamente delicioso!

[Responder]


20/08/2013 às 14:06
Visitante assíduo e já deixou 20 comentários.

Quero muito conhecer Don, suas peculiaridades e sua falta de habilidade em interação social, e rir bastante com o choque de personalidades entre ele e Rosie.
Ele me lembra um pouco Sheldon de The Big Bang Theory.
Tenho que confessar que se não tivesse lido algumas resenhas tão teria me interessado por esse livro, não li nem a sinopse quando vi a capa por pensar que se tratava de um romance com um toque de drama.

[Responder]

brendalorrainy Reply:

Todo mundo comentando que ele lembra esse Sheldon, mas eu não assisto The big ban teory pra confirmar haha
A capa engana mesmo, a gente fica meio perdido sobre que tipo de livro pode ser!
Obrigada pelo comentário Gisele,
Beijão <3

[Responder]


Isa
21/08/2013 às 00:38
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

Ain eu tô super ansiosa pra ler esse livro! Coloquei na wishlist e mal posso esperar! O que eu mais gostei é que é narrado por um homem e mesmo assim muitas garotas tem se identificado com o protagonista! E a capa é tão linda *.*

[Responder]


21/08/2013 às 00:38
Visitante assíduo e já deixou 27 comentários.

Acho que na vida real pessoas como o Don não se dão nada bem mas não dá para negar que o tipo rende ótimos personagens em filmes e livros. Esse livro tem recebido resenhas tão favoráveis que até fico com medo de ler porque as expectativas estão nas alturas, então preciso tirar logo a prova.

[Responder]


21/08/2013 às 01:18
Você já comentou 3 vezes.

Quero muito ler esse livro.

[Responder]


21/08/2013 às 02:11
Você já comentou 3 vezes.

O Projeto Rosie veio com uma das propostas mais interessantes do ano, sério mesmo. Estou super ansiosa pq ele promete muito <3

[Responder]


21/08/2013 às 07:45
Visitante assíduo e já deixou 15 comentários.

Esse livro parece ser muito bom mesmo, só vejo resenhas positivas a respeito dele. Muito curiosa para ler ele.

[Responder]


21/08/2013 às 11:25
Visitante assíduo e já deixou 65 comentários.

Eu fiz o teste na época e não fui compatível para o Dom, KKKKKKK. Mas bom parabéns pela resenha, amei e eu tô louca pra ler esse livro, ele parece ser simplesmente perfeito. Sabe as vezes nós achamos que devemos encontrar uma pessoa igual a gente, mas a vida mostra que é diferente, que pra dar certo não precisa ser igual!!

[Responder]


21/08/2013 às 12:29
Você já comentou 2 vezes.

Se eu te disser, que Don se parece muito com o meu namorado, você vai acreditar? Ele é muito perfeccionista, anota tudo o que vai fazer no dia – e na ordem – em um caderno, é super metódico e ainda é professor kkkk mas é de química! Mas ele é um lindo e eu amo esses detalhes nele. E o melhor de tudo: ele não precisou fazer um projeto para me achar, pelo menos eu acho que não kkkkkk
Enfim, tem alguma dúvida de que eu quero e MUITO ler esse livro? Ele tem tudo a ver comigo kkkk Quero conhecer esse Don!

[Responder]

brendalorrainy Reply:

Alyne hahaha que coincidência!
Então você precisa MESMO ler o livro vai adorar haha <3
beeeijo! e obrigada pelo comentário!

[Responder]


21/08/2013 às 12:47
Visitante assíduo e já deixou 18 comentários.

Eu já tinha lido algumas resenhas sobre este livro. Ele me pareceu muito legal e divertido. Dom e sua listinha do projeto esposa.Deve ser uma leitura leve, por parecer engraçada.

[Responder]


21/08/2013 às 12:57
Você já comentou 3 vezes.

Olá..
Adoraria ler esse livro,a história me parece ser muito fofa!Já faz algum tempo que vejo vários comentários positivos sobre o livro o me empolga cada muito mais lê-lo..
A capa também é muito gracinha..
Bjs’

[Responder]


21/08/2013 às 13:36
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

Oi Brenda,nossa a resenha está maravilhosa,adorei a dica de livro.Don tinha uma “vida programada” nos mínimos detalhes até para encontrar uma namorada, e esse questionário para encontrar uma esposa…
Realmente as situações vão ser constrangedoras e engraçadas através de um protagonista masculino,com certeza garantia de uma boa leitura e bons momentos para sorrir ao acompanhar Don em seu projeto.

[Responder]

brendalorrainy Reply:

Wanessa o livro é absolutamente adorável, realmente vale a pena <3
Obrigada pelo elogio! beijo!!

[Responder]


21/08/2013 às 14:04
Você já comentou 6 vezes.

Oi Brenda

Projeto Rosie parece ser um romance que foge do padrão e conquista desde a primeira página, e não tem um teor romântico ou meloso. Notamos a transformação de Don, assim como percebemos que está se apaixonando. Mas a história foca principalmente no comportamento nada social do personagem Don. Acredito que a história é despretensiosa e diverte qualquer leitor.
Bjus

[Responder]


21/08/2013 às 14:16
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

Tenho muita curiosidade de ler esse livro, porque me identifico demais com pessoas metódicas como o Don e acho que o contraste dele com Rosie deve fazer o livro ser incrível! Já quero *-*

[Responder]


21/08/2013 às 17:42
Visitante assíduo e já deixou 72 comentários.

Somente pela sinopse desse livro, torci literalmente o nariz para ele….. Pensei que não suportaria Don com suas manias e esse tal questionário absurdo…. Mas ao que parece o livro é bem divertido e cheio de situações hilárias….. Desse modo, gostaria de dar uma chance a esse livro….

[Responder]


21/08/2013 às 22:14
Você já comentou 7 vezes.

Oi Brenda!

Chick-Lits não fazem muito meu gosto literário (na verdade, nunca li sequer um livro do gênero), mas achei a premissa desse livro muito interessante! Primeiro, pelo fato nada comum de um livro CL ser narrado por um homem, logo, deve ser bem diferente o leitor ter a visão masculina das situações e segundo, o timing de humor da autora deve ser muito bom, pois um homem completamente cronometrado e meticulosamente programado pra tudo se pegar apaixonado por uma mulher completamente o oposto e ao avesso dele, deve ser de tirar o sono (de Don)! ;) bjo

[Responder]

brendalorrainy Reply:

O livro é tão autêntico que realmente se destaca como um chick -lit! E sim o humor é maravilhoso haha, eu começo a rir só de lembrar de algumas situações absurdas!

[Responder]


22/08/2013 às 19:52
Visitante assíduo e já deixou 12 comentários.

Pelo que li na resenha, o livro parece ter uma trama bem amarrada, cativante, prendendo a atenção dos leitores até o fim.

[Responder]


22/08/2013 às 22:06
Você já comentou 3 vezes.

Curti muito a resenha e fiquei com muita vontade de ler esse livro, a história parece ser ótima. :)

(Detalhe: O Don me lembrou muito o meu professor de Biologia Genética kk)

[Responder]


22/08/2013 às 23:17
Visitante assíduo e já deixou 214 comentários.

Adorooo esses romances engraçados, sempre é bom da umas risadas.. Preciso dele, sua resenha mostrou um livro maravilhoso e quero conferir. Já tá na listinha de dezembro.

[Responder]


23/08/2013 às 08:18
Visitante assíduo e já deixou 30 comentários.

Primeira resenha que leio que fala de outros pensonagens e gostei muito disso, estou amando tudo no Don apesar de nunca querer um cara assim, rsrsrs mas parece ser muito divertido, quero ler logo.
A capa é muito linda.

[Responder]


23/08/2013 às 21:02
Visitante assíduo e já deixou 21 comentários.

Nossa adoro romance com comédia! Quando se está triste então, melhor ainda! hehehehehe
Adorei a resenha!

Team Dom! Adorei ele…hehehehe

Bjs
Michelle Ladislau postado recentemente..{ Parceria } Lu PirasMy Profile

[Responder]


24/08/2013 às 10:10
Visitante assíduo e já deixou 35 comentários.

O livro é muito interessante e deve ser muito engraçado. Um homem a procura da esposa perfeita, isso não deve ser muito fácil achar e vai dar rolo. Vou adorar ler. Beijos.

[Responder]


24/08/2013 às 20:20
Visitante assíduo e já deixou 45 comentários.

Depois de ler toda a blogsfera comentando e elogiando esse livro… eu preciso lê-lo! Estou curiosíssima para conhecer Don e sua personalidade estranha.

[Responder]


25/08/2013 às 12:10
Visitante assíduo e já deixou 13 comentários.

Gostei muito dessa resenha, já estava com muita vontade de ler esse livro, agora então fiquei super ansiosa pra ler!

[Responder]


27/08/2013 às 18:08
Visitante assíduo e já deixou 110 comentários.

Don parece divertido nessa busca ela mulher ideal e isso deve criar ótimas situações. Mas o que ele ainda não aprendeu é que o amor é q nos escolhe e quando acontece não avisa, tira nossos pés do chão sacode nossa vida… tão bom q seja exatamente assim, cheinho de surpresas! Quero saber como esse casal vai se resolver.
Mas confesso que, depois de tantos comentários favoráveis, tenho medo de idealizar a história, aconteceu algumas vezes… Essas expectativas é que me deixam um tanto frustrada se o final não for a contento ou mesmo o desenrolar do livro… Minha ansiedade por ele é alta, mas tô confiante que Don e Rosi me conquistarão. COnfio na sua resenha e indicação!

[Responder]


27/08/2013 às 19:55
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

Nossa, fiquei super curiosa agora, espero ler em breve.

[Responder]


27/08/2013 às 20:29
Visitante assíduo e já deixou 78 comentários.

Ai meu Deus que eu PRE-CI-SO! Me identifiquei mito com o Don tio uns 99,9%!! Uma pessoa muito rigida que tem que se tornar flexivel pra querer alcançar algo.
Não vejo a hora de poder ler esse livro,to doida por ele!!

[Responder]


27/08/2013 às 23:46
Você já comentou 6 vezes.

Acabei de ler esse livro e adorei! Achei interessante que a história seja narrada por um homem. Adoro as sacadas do Don para especificar certos eventos e pessoas. Adorei o final, é bom saber que ele pode amar e se modificar para se adaptar a Rosie. E, se ele parecer com o Gregory Peck em o Sol é para todos, ele definitivamente é muito lindo.
Beijos

[Responder]


28/08/2013 às 00:01
Você já comentou 6 vezes.

Don é muito estranho e isso o torna engraçado. A mania de dizer a idade e o IMC das pessoas é muito incomum. Gosto do jeito que ele leva a vida, numa rotina, porém Rosie o fez repensar essa rotina. É engraçado como eles se interagem, não há nada de romântico nessa interação, mas eu achei muito carinhoso o jeito como Don se dedicou a um projeto que não envolvesse unicamente ele

[Responder]


28/08/2013 às 10:44
Você já comentou 8 vezes.

Fiquei muito interessada pela história, que parece ter momentos de humor associados a romantismo, a novas descobertas. Achei bem bacana essa coisa de acompanhar a evolução do personagem, a sua transformação. É uma história que me deixou com muita vontade de ler, principalmente para a ver a bagunça que a Rosie faz na vida arrumadinha de Don.

[Responder]


01/09/2013 às 15:14
Visitante assíduo e já deixou 63 comentários.

É impossível não comparar Don com Sheldon de TBBT. Desde que li a sinopse e algumas resenhas por aí, fiquei com curiosidade pra lê-lo. Me parece ser bem divertido mesmo, pois esses dito questionário deve ser simplesmente surreal. Espero ler em breve.

@_Dom_Dom

[Responder]


02/09/2013 às 16:37
Visitante assíduo e já deixou 40 comentários.

Adorei o primeiro parágrafo da resenha pois é o que penso, e que não vinha ninguém dizendo: esse protagonista na vida real seria o cara mais chato do mundo, e com isso nenhuma mulher o suportaria! Mas, como você bem explicou em toda o texto, ele acaba conquistando a simpatia das leitoras facilmente.

[Responder]


02/09/2013 às 17:37
Visitante assíduo e já deixou 14 comentários.

Adorei a resenha e fiquei super ansiosa para ler esse livro! =) Não conheço muito o gênero Lad Lit, creio que li apenas um até agora, o Charlotte Street. Achei super legal ter uma visão diferente de casos e desilusões amorosas. Essa história parece ser bem fofa por isso já está nos meus desejados ;)

Bjs
@tibiux
Karen Senoo postado recentemente..Recebi pelo Correio #36My Profile

[Responder]


04/09/2013 às 21:25
Você já comentou 2 vezes.

Este livro parece ser muito interessante e conseguiu me atrair apenas com a sinopse! Uma história que parece ser chata no início quando se observa de fora, mas que, pela resenha, tenho certeza que deve ser muito envolvente. Amo histórias de amor e amo ver como a vida de uma pessoa pode mudar completamente com o aparecimento de uma paixão.
Expectativas empolgantes para o sorteio! :)

[Responder]


08/09/2013 às 17:24
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

O livro parece ser divertido e me lembra um pouco de O Teorema Katherine que eu simplesmente amei. O que me chamou atenção foi essa capa fofíssima e agora com essa resenha estou mais animada para lê-lo. Porém não sinto que será um livro que vai mexer comigo, e sim irá proporcionar alguns momentos de diversão.
Anna Luiza postado recentemente..Se não fossem todas essas coisas e um pouco mais…My Profile

[Responder]


10/09/2013 às 20:32
Você já comentou 4 vezes.

Ah, esse livro parece ser tão divertido. Fico imaginando um filme com essa história, com o Don todo metódico e rigoroso atrás de uma namorada. E pior, ainda penso em como será a tal que ele arranjar, porque né, em uma situação dessas, provavelmente vai aparecer alguém que seja o extremo oposto do que ele quer. hahahaha
Luciana Brito postado recentemente..#ChatiadaMy Profile

[Responder]


11/09/2013 às 10:59
Visitante assíduo e já deixou 105 comentários.

Não tinha visto nenhuma resenha do livro ainda, e o título na verdade não havia me chamado a atenção até agora. Gostei muito da resenha e fiquei muito interessada na leitura, espero ter a oportunidade de ler o livro logo em breve e conhecer em certa profundidade Don ;)

[Responder]