inspiracao-literaria category image [Resenha + Inspiração Literária #22] Will & Will – Um nome, um destino 24/08/13

Título alternativo: John Green bagunçando minha coluna

WILL_E_WILL_1375288084P
Nome: Will & Will – Um nome, um destino
Autor(a): John Green, David Levithan
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 352
Ano: 2013
Avaliação: ★★★½☆

E a Inspiração Literária de agosto vem cheia de novidades. Já vou avisando que, pela primeira vez na história desta coluna, os looks (sim, no plural) serão masculinos. Então meninas continuem lendo para vestir seus namorados, primos, irmãos, pais, sobrinhos, tios e afins; e, garotos, finalmente eu vou fazer um post para vocês apreciarem com mais motivação.

A outra novidade, na verdade, é um segredinho sujo que eu preciso confessar para a humanidade: eu nunca havia lido absolutamente nada do John Green. Não, nem A Culpa é das Estrelas. Então, especialmente para hoje, eu tive minha primeira experiência lendo John Green e não apenas ele, como o também adorável David Levithan. O livro? Will & Will – Um Nome, Um Destino: a história de duas pessoas chamadas Will Grayson é contada em primeira pessoa pelos autores, cada um narrando o ponto de vista de um dos Will em capítulos alternados.

Ainda abusando da honestidade, vou confessar novamente: Will & Will foi-me apresentado como sendo um “romance gay”. Logo, quando eu pedi a Brenda estava esperando alguma coisa do tipo…

rhoa-nene-gay-gif-2013

Mas não. Ambos os protagonistas são jovens naquele período às vezes prazeroso, às vezes amargo e sempre dramático do ensino médio, sendo o primeiro Will apresentado uma figura tão antissocial que chega ao ponto de ser cômico (me identifiquei bastante com ele para ser honesta) e o Will Grayson nº2 uma pessoa introvertida, frustrada e depressiva, mas longe de ser tedioso ou melodramático.

Will e Will têm vidas completamente distintas e jamais sonhariam em se conhecer, mas uma série de desventuras faz com que eles se encontrem numa situação, no mínimo, exótica. A partir desse ponto da história, a existência de um passa a funcionar como alicerce para a melhor compreensão do outro. Se no começo da história você pode escolher um favorito e detestar o outro, depois do encontro você passa a entender os dois em seus mundos, com as pessoas ao seu redor e com suas respectivas famílias. Os contrastes e as nuances tão bem trabalhadas pelos autores servem como realces ao âmago do livro: ideias como aceitação, honestidade consigo mesmo, coragem e fé nas pessoas.

Os personagens secundários também trazem seus próprios conflitos sempre no contexto afinado à história central. Com os holofotes focados sempre no gigantesco (em todos os sentidos) Tiny Cooper, um jogador, gay, cantor, compositor, roteirista, diretor, ator, figurinista (e segue a lista) e autor do musical Tiny Dancer – o mais gay de todos os musicais de Chicago.

John Green e David Levithan fizeram um ótimo trabalho. Um livro jovem para jovens, com uma linguagem fácil e gostosa e personagens cativantes. Se em alguns momentos soa irreal ou intelectualizado demais para jovens de 16 anos, isso logo é sobrepujado pelo ritmo e pela vivacidade da história.

imagem2

Bom, com tanto material assim foi difícil escolher só um look para montar. A opção foi resolver esse dilema de uma forma bem simples: fiz três looks, cada um baseado em um personagem. Assim, os dois Will Grayson:

look will

Para o primeiro Will Grayson, eu sempre imaginei algo mais ou menos numa linha menino-quer-ser-grunge-sem-parecer-de-propósito (clique aqui que a imagem é boa, juro! rs). Então ficou nesse estilo básico mesmo com calça cáqui, camiseta com estampa moderninha, all star, uma touca de inverno e uma camisa xadrez, que parece nunca sair de moda desde… bem, desde que eu comecei a realmente estudar moda, mas que pede uma ressalva: meninos, por favor, para usar a camisa de mangas compridas nessa proposta, prestem atenção ao tecido. A camisa social (de tricoline ou tecidos que você usaria com um terno ou para ir trabalhar num escritório, por exemplo) não fica legal, fica bem estranho na verdade; o melhor é procurar tecidos mais “informais”. O segundo Will, é mais desencanado e fica na velha fórmula de jeans, camiseta e tênis, com a opção da jaqueta (afinal, nunca se sabe quando vamos precisar dar aquela fugidinha, não é verdade?)

Já Tiny Cooper tem uma personalidade tão faiscante que o seu look é totalmente único.

look tiny

A camiseta apesar de simples vem com estampa divertida, a calça jeans é bem simples também. O agasalho anima a composição (curiosamente o modelo é chamado pela Micah Cohen de “Shades of Grey”) junto com os tênis nada discretos da Nike.

Bem, gente, é isso! Curtiram?

Por Laura Abdon.

33 comentários
Postado em 24/08/13 por Laura Abdon



Laura Abdon
21 anos, designer de moda e futura administradora. Leitora de gosto extravagante e crítica além da conta. Tenta não ser muito ácida, nem sempre consegue. Quinzenalmente na coluna Inspiração Literária, acha bem bizarro escrever sobre si na terceira pessoa.
Deixe aqui seu comentário!

CommentLuv badge


33 comentários »
24/08/2013 às 22:04
Visitante assíduo e já deixou 41 comentários.

Estou doida para ler este livro. Acho que os autores (John!!) conseguiram ser sensíveis e competentes para escrever sobre um tema que ainda é tabu. Tenho lido muitas críticas positivas e estou curiosa.
E eu adorei todos os looks, principalmente o número dois!
bjs

[Responder]


25/08/2013 às 06:30
Visitante assíduo e já deixou 33 comentários.

Também nunca li nenhum livro do John na verdade nunca li livros dos dois.Quando descobrir que era um livro gay também pensei mais ou menos isso. Looks legais mais com não li o livro não sei se combina com os personagem, acho difícil escolher um por que cada um tem uma coisa que gostei.

[Responder]


25/08/2013 às 08:23
Visitante assíduo e já deixou 146 comentários.

Oi Laura,
Eu ri muito com esse gif. hahaha. Não esperei nada assim, apesar de não ter lido ainda, pretendo conferir, e bem… você já leu algo do John Green, eu não. hahaha, na verdade vou começar o mais recente. =)
Adorei os três looks, mas o meu preferido foi o segundo.
E tenho de confessar,não entendo patavinas desse bigode (o q significa e afins).
Ah parabéns pela primeira inspiração literária masculina ficou show!!!

[Responder]


25/08/2013 às 09:13
Visitante assíduo e já deixou 21 comentários.

Desde que vi sobre esse livro, estou doida para ler, mas confesso que é por causa da John Green, adoro a escrita dele desde ACEDE.
Espero um dia ter a oportunidade de ler sobre a vida dos dois Will!

Adorei sua coluna, muito interessante!

Bjs

PS- Looks super interessantes

[Responder]


25/08/2013 às 10:15
Visitante assíduo e já deixou 65 comentários.

Nossa amei os looks, mas ainda não li o livro, desde que ele saiu não me interessei muito,rsrs, estou com vontade mesmo é de ler a culpa é das estrelas. rsrsrs

[Responder]


25/08/2013 às 12:08
Visitante assíduo e já deixou 64 comentários.

Eu estou louca pra ler esse livro, sempre leio muitos comentários bastante positivos sobre! Principalmente do Green, que já li livros dele e adorei a forma dele escrever. ^^ Sobre o look, gostei mais do primeiro do Will n° 1! Mas o segundo não ficou pra trás não. O do Tiny só não curti o tênis, kkk.

[Responder]


25/08/2013 às 17:38
Visitante assíduo e já deixou 75 comentários.

Esses dos Wills ficou bem a cara deles, consigo imaginar. Os outros nem tanto.

[Responder]


25/08/2013 às 23:09
Visitante assíduo e já deixou 72 comentários.

Gostei dos looks, principalmente dos dois primeiros, mas gostaria de ter lido esse livro, para conseguir visualiza-los nos personagens…..

[Responder]


26/08/2013 às 12:33
Visitante assíduo e já deixou 18 comentários.

Eu não li esse livro ainda, mas espero que em breve possa lê-lo. Eu estou esperando uma reação igual a do gifs, mas pelo jeito me enganei né. Gostei dos looks.
bjs

[Responder]


26/08/2013 às 21:35
Você já comentou 6 vezes.

Oi Brenda
Menina, este livro parece ser muito bom e com uma bela mensagem, adoro livros como este que nos fazem ver diversas realidades e pensar na vida.
Em relação a coluna inspiração literária…. A-D-O-R-E-I!
Ficou super a cara dos personagens!
Parabéns pela ideia e pelos looks.
Beijos

[Responder]


26/08/2013 às 21:38
Visitante assíduo e já deixou 214 comentários.

Caramba muito boa a resenha e acho que vou amar esse livro….os looks são lindos, bem jovens e descolados!!! Tbm não li nada ainda do John Green, mas como quero fazer umja coleção dos livros dele, já coloquei esse na lista com os outros.

[Responder]


26/08/2013 às 21:51
Visitante assíduo e já deixou 13 comentários.

Estou doida para ler esse livro, pela resenha ele parece bastante interessante!

[Responder]


26/08/2013 às 22:06
Você já comentou 5 vezes.

Ai meu deeeeuuuus! Preciso desse livro. <3333
Estou louca para ler esse livro e já imagino que eu vou gostar mais do Will que o John Green descreve. Nada contra o David, mas o John Green é meu preferidinho. rs ♥
Preciso comprar logo! hehe

[Responder]


26/08/2013 às 22:22
Você já comentou 4 vezes.

Esse é um livro que está bastante falado mais por ser do John Green do que por qualquer outra coisa, na minha opinião.
Enfim, a história parece ser boa e os personagens bem trabalhados. Estou bastante curiosa pra ler.
E que GIF foi esse? HAHAHA

[Responder]


26/08/2013 às 22:33
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

Eu estou doida pra ler esse livro! Amo o John Green e o tema desse livro é muito interessante

[Responder]


27/08/2013 às 01:29
Você já comentou 3 vezes.

Posso falar que adoro o John green. Minha paixão por ele começou depois de A culpa é das estrelas. Ainda estou lendo os livros dele, ainda não sabia do que se tratava Will&Will. Soube através dessa resenha. Tenho certeza de que vou gostar desse livro dele com o David. =)

[Responder]


28/08/2013 às 00:13
Você já comentou 6 vezes.

Acho o máximo que se escreva sobre homossexualidade,pois o mundo precisa aceitar que ser diferente é normal. Sou louca pra ler esse livro só por saber que uma conhecida blogueira não conseguiu finalizar o livro, na verdade ela mal começou e abandonou e ainda disse que não foi por conta do conteúdo gay. Beijo de igualdade!

[Responder]


28/08/2013 às 08:27
Visitante assíduo e já deixou 35 comentários.

sua apresentação de resenha foi bem original e adorei. Agora sobre a história dos personagens… achei emocionante e emocional demais. Eu não gostaria de estar no lugar deles de jeito nenhum. Mais vou adorar ler e saber o fim dessa história que tantos falam e se encantam. Beijos.

[Responder]


28/08/2013 às 13:56
Visitante assíduo e já deixou 20 comentários.

Também nunca li um livro de John Green.
Essa foi a primeira que li sobre esse livro, na verdade nem sabia sua história, e não me interessei por ele. Só tinha visto a capa e nunca imaginei que o livro contava a história de dois adolescentes!
Adorei os looks, principalmente os dois primeiros!

[Responder]


28/08/2013 às 14:50
Visitante assíduo e já deixou 223 comentários.

Achei muito legal resenha e inspiração literária juntos. E preciso confessar também, ainda não li nada de John Green embora tenha uma vontade imensa de tanto que falam.
Adorei tanto a resenha quanto o look. Show!!!
Fernanda Yano postado recentemente..Capa para LivroMy Profile

[Responder]


28/08/2013 às 21:36
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

Quero muito ler esse livro, li diversas resenhas sobre ele, e em sua maioria são excelentes.

Curti muito a sua escrita e o seu blog, junto com o Garota It se tornaram os meus preferidos ;)

Beijos

[Responder]


29/08/2013 às 19:27
Você já comentou 7 vezes.

John Green é um autor diferenciado.. li dois livros dele: “A Culpa é das Estrelas” e “Paper Towns” e nossa.. é muito boa a forma apaixonada que ele escreve, a forma como seus personagens são construídos, o humor sempre presente em sua obra e as “nerdices” que, como um verdadeiro nerdfighter, não poderia faltar!
O livro me chamou muita atenção: tanto a sinopse, quanto a forma original de narrativa, onde cada autor escreve um capítulo sobre “seu” Will, culminando no encontro inusitado dos dois! Um ótimo livro de dois ótimos autores! :)

[Responder]


31/08/2013 às 01:33
Você já comentou 2 vezes.

Que surpresa saber que esse foi o 1º livro do John Green que você leu. Pelo jeito é um livro exatamente com eu penso que será: reflexivo, tratando temas como aceitação, e com uma escrita que flui bem :)
Já li alguns livros do John, mas não do David. Tenho a impressão de que vou gostar da narrativa dele, só pela sinopse já estou ansiosa para ler Will & Will xD

[Responder]


31/08/2013 às 16:18
Visitante assíduo e já deixou 45 comentários.

Estou muito curiosa com esse livro. Gosto muito da escrita dos autores. Amei dos looks.

[Responder]


31/08/2013 às 19:38
Visitante assíduo e já deixou 78 comentários.

Adorei o post! Pena que ainda nao li Will Will, cry. Adorei o inspiração junto com a resenha, o livro ja ta na minha listinha sem duvida nenhuma

[Responder]


02/09/2013 às 12:08
Você já comentou 4 vezes.

Tô louca pra ler Will & Will, não só pelo John Green, mas pra conhecer o David. A parte gay do livro o torna mais interessante, já que é um tema pouco explorado, e deixa todo mundo curioso.

[Responder]


04/09/2013 às 21:06
Visitante assíduo e já deixou 63 comentários.

Se fosse pela capa, não leria esse livro de jeito nenhum. Depois que vi os nomes dos autores, minha vontade aumentou 100%. Em relação aos looks, gostei dos três e usaria numa boa. As únicas coisas que descartaria seriam as jaquetas e a touca, pois prefiro boné.

@_Dom_Dom

[Responder]


09/09/2013 às 20:34
Visitante assíduo e já deixou 40 comentários.

Não conhecia essa coluna, mas gostei. O livro dizem que é ótimo, aborda tema ousado de forma natural, que é o que mais precisamos para acabar com a homofobia. Já os looks são legais, mas não fazem meu tipo – são muito estilosinhos para adolescentes mesmo.

[Responder]


10/09/2013 às 09:20
Você já comentou 8 vezes.

Admiro que consegue compor looks assim, sou péssima nisso. Mas sobre o livro, apesar de ter dois livros do John Green em casa, ainda não li nenhum dos dois e mesmo assim estou com muitas expectativas para Will e Will, porque só vejo coisas boas a respeito, é difícil ter uma crítica negativa. Acho que o tema é abordado de forma bacana então acho que vale muito a pena a leitura.

[Responder]


11/09/2013 às 10:18
Visitante assíduo e já deixou 105 comentários.

Laura, você me deixou com muita vontade de ler o livro, vontade essa que eu não tinha sentido até agora! Adorei a Coluna, adorei os looks :D Parabéns.

[Responder]


13/09/2013 às 11:15
Você já comentou 6 vezes.

Tenho que confessar que não tava muito animada para ler esse livro, mas agora fiquei bem curiosa para saber toda a história vou ler com certeza :D

[Responder]


14/09/2013 às 23:47
Visitante assíduo e já deixou 26 comentários.

Primeiramente, EU AMEEEEI ESSAS ROUPAS *_* , ainda não li nada de John Green, mas me interesso por vários livros dele, e esse nao foi diferente! Gosto de livros que abordam temas delicados, e eu sou uma pessoa que tem muitos amigos gays, convivo muito com isso, então gostaria de ver o que eles tem a me mostrar sobre esse assunto!!! Ansiosa para lê-lo@

[Responder]


15/09/2013 às 18:06
Visitante assíduo e já deixou 15 comentários.

O único livro do Green que eu li foi “A Culpa é das Estrelas”. Eu recomendo. Will & Will está na minha lista de futuras leituras, primeiro porque nunca li nada parecido e secundo porque nunca tive contato com uma escrita elaborada por duas pessoas. Quanto aos looks, super originais, mais não fazem meu estilo. Gostei da camiseta xadrez e dos sapatos. hahaha Parabéns pela resenha, bem direta.

[Responder]