musica category image Covers e Versões (Parte #1): De gringo para gringo 07/08/13

vinil

Olá, tudo mundo! Hoje não vamos falar de moda. Então vamos falar de música?
A ideia para essa série de posts surgiu de uma conversa minha e da Brenda no ônibus sobre covers que pouca gente sabe que são covers e versões de músicas que destruíram minha infância. Nesse primeiro post, vou listar as músicas gringas mais novas que são covers de músicas antigas e que a maioria das pessoas que eu conheço não sabe.

Summer Wine

134106895c1af5a4e8b1dfb256938cf1-tile

Duas coisas: Sou muito fã da Nancy Sinatra e simplesmente amo a canção Summer Wine interpretada por ela e pelo Lee Hazlewood (também autor da música). Antes de estourar em 1967 na voz de Nancy, a música era interpretada pela também diva Suzy Jane Hokom. Nos últimos tempos, já foi interpretada por Lee Hazlewood e Anna Hanski, Scooter, Ville & Natalia Avelon, Bono (do U2) e The Corrs, Dennis Roussos, entre outros.

E, hoje, muita gente pensa que a música é da Lana Del Rey. Certo, gosto da Lana, mas ela tem que comer muito feijão com arroz para chegar perto da Nancy, se é para dar minha opinião, tenho que ser honesta. A versão que “estourou” a música em 1967:

A versão da Lana:

Black Eyed Peas em ritmo quente

black-eyed-peas-the-time-395-02-tile

A música The Time (Dirty Bit) de The Black Eyed Peas fez bastante sucesso há uns anos atrás, tocou em todas as rádios, estava nas listas de mais pedidas, teve clipe, remix e tudo mais. Agora eu sempre fico um pouco triste quando alguém acha que essa música é fruto unicamente da genialidade do Will.I.Am e sua turma.

Não, The Time não é plágio, longe disso. The Time “samplea” trechos da música (I’ve Had) The Time Of My Life, tema do filme Dirty Dancing de 1987 (Ritmo Quente, no Brasil) e interpretada na trilha por Bill Medley e Jennifer Warnes e vencedora do Globo de Ouro na categoria de melhor canção original.
A original na cena final do filme com Patrick Swayze e Jennifer Grey em ação como Johnny Castle e Frances Houseman:

A música com samples do Black Eyed Peas:

A americana

pie-tile

Esse é um caso em que eu amo a original e detesto a versão.

Tudo começou em 1971 quando Don McLean lançou a canção American Pie. Uma música de quase nove minutos em sentimento ao acidente aéreo de 1959 que, de um único golpe, nos tirou as lendas Ritchie Valens, The Big Booper e Buddy Holly (o piloto da aeronave também veio a falecer). American Pie é o tipo de música que, mesmo triste, dá vontade de cantar a plenos pulmões durante seus quase-nove-minutos.

Até que em 2000, Madonna resolve lançar sua versão da música para promover seu filme The Next Best Thing. Pra quê? A letra muito diferente (é versão, eu sei, mas mesmo assim…), o ritmo nada a ver. Não curti. E o pior, McLean elogiou! Quer dizer, Madonna é uma diva, ela é incrível, mas achei tudo meio bizarro. Na minha humilde opinião, acabou com a música.

Mais tarde, a própria Madonna disse que não estava tão a fim assim de fazer essa versão mesmo…

Senta que lá vem história…

Essa é boa. A música Sweet Dreams (Are Made of This), da banda britânica Eurythmics, fez bastante sucesso na década de 1980 quando foi lançada e influencia cantores e compositores até hoje.
A original:

Até aí tudo bem, uma ótima música que marcou a juventude de uma galera. Mas é em 1995 que as coisas começam a ficar animadas: ninguém mais, ninguém menos, que Marilyn Manson lança uma versão bem característica dessa música em seu álbum Smells Like Children. Versão esta que foi sucesso também:

Coisa de dez anos depois, eu estou escutando pela primeira vez o álbum Blackout da Britney Spears (falem bem, falem mal, ela marcou um parte da minha vida e mesmo que hoje não seja mais meu estilo favorito, eu vou ouvi-la para sempre) e o que eu acho? Samples de Sweet Dreams na faixa Everybody!

Não sei se é porque este é o álbum que eu menos gosto da Neyde ou se é apenas porque eu amo demais a versão original… Mas não curti muito não, achei ofensivo:

Depois de curiosar pela internet, vi que muito mais gente já fez versões, covers e samples de Sweet Dreams, alguns são: 50cent (sampleou), Mika (cover), Royal Gigolos e De La soul.

-
E, para finalizar, deixo o seguinte pensamento:
“Quando a música é boa, não importam quantas versões façam dela. Vai continuar sendo boa”
- Pai, meu pai.

14 comentários
Postado em 07/08/13 por Laura Abdon



Laura Abdon
21 anos, designer de moda e futura administradora. Leitora de gosto extravagante e crítica além da conta. Tenta não ser muito ácida, nem sempre consegue. Quinzenalmente na coluna Inspiração Literária, acha bem bizarro escrever sobre si na terceira pessoa.
Deixe aqui seu comentário!

CommentLuv badge


14 comentários »
07/08/2013 às 21:42
Visitante assíduo e já deixou 14 comentários.

gostei do post. Não conhecia a primeira música, vou ouvir.
Adoro (I’ve Had) The Time Of My Life e The Time (Dirty Bit) tb.
Eu adoro American Pie da Madonna ‘-’ ouvi a original só agora e é bonita, mas continuo gostando da dela. Adoro Sweet Dreams e tenho que admitir que nunca ouvi a versão da Marilyn inteira pq ele me assusta. Ok não só por isso, eu tenho aversão à ele e ouvi um trecho, já sei que ficou ruim. Não conhecia essa da Britney, só ouvi o comecinho pra ouvir o sample.
bj e esperando a parte 2!
Marcelle postado recentemente..Conheça: Maria MenaMy Profile

[Responder]


07/08/2013 às 22:02
Visitante assíduo e já deixou 41 comentários.

Caramba, como eu estou ficando velha! Conheço praticamente todas as músicas na versão original e não conhecia (nem sabia que existiam) os covers. rsrs
Time of my life é um clássico!
obs: Adorei a ideia desta série de posts, acho que será muito legal!
bjs

[Responder]


08/08/2013 às 01:26
Visitante assíduo e já deixou 72 comentários.

Bem, o que dizer desse post??? Não conhecia a canção Summer Wine, não conhecia Nancy Sinatra, e não curto Lana….. Detesto The Black Eyed Peas, e nem quero saber o que fizeram com a música…… Mas adoro (I had) the time of my life (Bill Medley and Jennifer Warnes)…. Não vou nem comentar a versão da Madonna para a música American Pie… Não curto Madonna. Agora não posso deixar de jeito nenhum de comentar um assassinato cometido por Britney Spears – samples de Sweet Dreams na faixa tal….. Me poupe!!!!! A voz de Annie Lennox é perfeita, Sweet Dreams é o máximo. Britney Spears não canta nada, é a maior fuleira, lixo!!!!!!! Mil vezes a versão de Marilyn Manson….

[Responder]


08/08/2013 às 07:06
Visitante assíduo e já deixou 21 comentários.

Me senti uma múmia agora, conheço todas as músicas….hehehehehe

Adorei seu post, super criativo. Vou esperar mais em breve!

Mil Beijinhos

[Responder]


08/08/2013 às 07:43
Visitante assíduo e já deixou 33 comentários.

Post legal, acho que a unica que eu sabia era a do Black Eyed Peas, a 1º nunca tinha ouvido em nenhum das versões e não gosto desse tipo de musica, não sou muito fã da madona não, a ultima eu já ouvi em algum lugar mais nunca tinha escutado a da Britney.

[Responder]


08/08/2013 às 14:35
Visitante assíduo e já deixou 20 comentários.

Não conheço nem a primeira nem a terceira música.
Acho que o Black Eyed Peas deu uma atualizada na música do filme, agrada que gosta do estilo, mas prefiro a original. Só não consigo acreditar que exita alguém que não conhece a música de Dirty Dance e ache que foi o Black Eyed Peas quem a fez!!
A última música já ouvi no seriado Todo Mundo odeia O Chris e nem sabia que existiam covers. Britney Spears fez um estrago com a versão dela!!
Adorei o post =D

[Responder]


08/08/2013 às 15:44
Visitante assíduo e já deixou 65 comentários.

ÓOtimo post e realmente tem muitos covers que a gente acaba achando que o original. Gostei das músicas, muito lindas!

[Responder]


08/08/2013 às 18:08
Visitante assíduo e já deixou 75 comentários.

Adoro essa do Black Eyed Peas, sabia que lembrava de um filme com ela mas não me liguei que era desse até hoje xD
Legal essa da versão que a Lana fez, gosto da voz dela e nem sabia que essa musica era cover. Muito legal saber (e meio que safadeza porque pensava que era dela! =P )

[Responder]


08/08/2013 às 19:44
Visitante assíduo e já deixou 59 comentários.

Acho legal posts assim, acabo conhecendo várias musicas/musicos que não tinha ouvido falar e tinha passado batido, a primeira não tinha visto ainda.
De todos eu curto alguns, outros ja não sou muito fã, e acabei ouvindo musica que não lembrava mais, continue fazendo posts assim, beijos.

[Responder]


11/08/2013 às 20:19
Visitante assíduo e já deixou 45 comentários.

Gostei do post! Tinha muitas curiosidades em que eu não sabia. Bem… concordo com o seu pai.

[Responder]


13/08/2013 às 15:41
Visitante assíduo e já deixou 223 comentários.

Adorei o post. Show!
Muito bom a título de curiosidades também. Mas preciso falar, como me senti velha kkkkkk
Fernanda Yano postado recentemente..Capa para LivroMy Profile

[Responder]


16/08/2013 às 09:59
Visitante assíduo e já deixou 214 comentários.

Dessas músicas antigas só conheço a The Time, nas 2 versões…assisti muito esse filme Ritmo Quente, então quando ouço Black Eyed Peas cantando, só me lembro do filme, eheheheheh. Já Everybody, só ouvi na versão da Britney Spears.

[Responder]


18/08/2013 às 23:37
Visitante assíduo e já deixou 18 comentários.

Algumas músicas eu conhecia e da Madona fiquei impressionada.
Espero que tenha mais desse tipo de post, pois é uma coisa interessante e que muitas vezes não fazemos ideia,
bjs

[Responder]


27/08/2013 às 20:20
Visitante assíduo e já deixou 78 comentários.

Adorei esse post guria, quero muito mais dele. Muitos dos antigos fazem parte da minha playlist.

xx

[Responder]