resenhas category image [Resenha] – A Falsa Princesa, Eilis O’Neal 21/07/13

A_FALSA_PRINCESA_1367591472P
Nome: A Falsa Princesa
Autor(a): Eilis O’Neal
Editora: Farol
Número de páginas: 408
Ano: 2013
Avaliação: ★★★★☆
Cedido em parceria com a editora Farol.

Princesa e herdeira do trono de Thorvaldor, Nalia leva uma vida privilegiada na Corte. Mas, logo após seu aniversário de dezesseis anos, ela descobre que é uma falsa princesa e que foi colocada no lugar da verdadeira para protegê-la. Obrigada a deixar o palácio com pouco mais do que suas roupas, a garota, agora chamada de Sinda, terá de abandonar a cidade, seu melhor amigo, Kiernan, e a única vida que ela conhecia. Enviada para viver com a tia no interior, Sinda não se mostra capaz de executar nem a mais simples tarefa.

Mas, para sua surpresa, ela descobre que uma intensa e perigosa magia corre por suas veias, e que ela jamais será apenas uma humilde camponesa. Sinda retorna à cidade em busca de respostas. Reencontra o garoto que se recusou a abandoná-la e desvenda segredos que podem mudar a história de Thorvaldor para sempre. Com uma trama surpreendente e uma aventura de tirar o fôlego, A falsa princesa é um grande romance de fantasia e uma história que encantará os leitores.

Atrativos por natureza, volta e meia estou lendo um livro que tenha como ambiente da realeza o cenário, estando esse elemento em primeiro plano ou não. Mas não é para menos que eu recorro ao estilo: ele dificilmente me decepciona.

“Ela vai governar bem e por muito tempo. Guerra, fome ou praga não a atingirão”. Esses dizeres revelados pelo oráculo de Isidros para a atual princesa de Thorvaldor sempre soaram confortadores aos ouvidos de Naila. Embora a princesa nunca se sentisse muito a vontade em sua posição, suas perspectivas permaneciam tranquilas no castelo real. Algum tempo depois do seu décimo sexto aniversário, porém, isso mudou de figura.

Nalia descobre que a verdadeira profecia continha um agouro sangrento relacionado a chegada do aniversário de dezesseis anos da herdeira do trono, e por isso ela foi uma princesa falsa colocada apenas para garantir que a verdadeira permanecesse em segurança. Com a iminência de condições seguras, seu autêntico nome Sinda é revelado, e logo ela é enviada para viver com a tia em um distante e miserável povoado. A ex-princesa claramente não estava adequada àquela situação, felizmente logo descobre que se não é o sangue real que corre em suas veias, uma magia poderosa faz parte de sua família há gerações. Sua volta a cidade vai trazer não só à tona esse dom, como também uma revelação decisiva para o futuro da corte real.

Como não sair feliz e satisfeita após terminar um livro como esse? A falsa princesa tem um ritmo que abocanha o leitor rapidamente, a história é dinâmica e a mudança de cenários beneficia todo o desenrolar uma vez que nos deixa em constante estado de interesse. Eu tenho mania de julgar os livros e fazer suposições primárias, mas nada do que esperei encontrei aqui e esse foi o diferencial que o livro possibilitou. Exceto no quesito romance, Eilis foge do óbvio, utilizando-se de reviravoltas que deixavam boquiaberto até o mais atento dos leitores.

Entrando no quesito personagens, Sinda não foi uma personagem carismática à primeira vista, seu crescimento e amadurecimento, no entanto, funcionaram como elementos cativadores. Se ela permanecesse com o mesmo jeito submisso e acomodado diante das circunstâncias a priori apresentado, muito provavelmente o livro não teria fluido da maneira que fluiu. O desenvolvimento felizmente correu para o lado certeiro. Sinda torna-se ágil, curiosa e especialmente destemida – meus adjetivos favoritos em uma personagem.

O livro ainda equilibra e alicerça bem seu universo fantasioso. Existiam muitos pontos que deixavam o leitor fascinado e ávido por mais. O Deus-sem-nome, as profecias, Thorvaldor e seus povoados, os segredos escondidos no palácio… Um material e tanto para um livro não integrante de uma série. E uma notícia boa para você leitor que procura um livro de fantasia de qualidade não possuidor de subsequentes.

Mais um recomendado, A falsa Princesa dosou criatividade e frescor juvenil a leitura, e embora apenas comentado aqui de maneira sucinta, um suspirante e doce romance. Se você não dispensa um bom conto de fadas está convidado.

DESIGN: ★★★★★
IMPACTO: ★★★★½
NARRATIVA: ★★★★★

35 comentários
Postado em 21/07/13 por brendalorrainy



brendalorrainy
19 anos. Criadora do CDI é estudante de administração com inclinação para o setor editorial. Tem uma queda por felinos, por quadrinhos e pela combinação tinta e papel. Adora criar metas o tempo inteiro e estranhamente odeia dormir. Também detesta café, tem tendência ao caos e morre de medo de altura. É viciada em Friends e em qualquer coisa que a faça rir.
Deixe aqui seu comentário!

CommentLuv badge


35 comentários »
21/07/2013 às 23:38
Visitante assíduo e já deixou 41 comentários.

Gosto muito de livros com a realeza como tema, mas confesso que não fiquei muito interessada neste livro em particular. Os personagens parecem bacanas e bem construídos, mas o que realmente “pegou” foi a parte da fantasia. Quando ela está presente, ou eu amo de cara ou não. E este não foi o caso!
bjs

[Responder]


21/07/2013 às 23:44
Visitante assíduo e já deixou 64 comentários.

O livro já me cativou quando li que não tinha continuações, que não participava de uma série. Quando li o nome pensei que era, não li nada sobre ele até agora por conta disso. Vi há um tempo atrás um livro chamado O Falso Príncipe, aí liguei os nomes e pensei que era. kkkk Mas enfim, gostei da resenha! Quando li a sinopse pensei que ela iria se transformar numa menininha fútil e sem graça, por conta da mudança. Mas pelo que li na resenha, não é bem assim. Há mudanças, mas não pra esse lado. O que já me despertou muito interesse.

[Responder]


22/07/2013 às 17:42
Visitante assíduo e já deixou 72 comentários.

Gostei bastante desse livro, e achei a história surpreendente…. No início, fiquei revoltada pelo modo com que Sinda foi totalmente descartada e enviada para o desconhecido….E sua recepção não foi das melhores….. Mas com o tempo há a descoberta da magia e Sinda toma uma atitude….. E, então, a leitura te envolve de um jeito que você não larga até o final…..

[Responder]


22/07/2013 às 18:17
Visitante assíduo e já deixou 62 comentários.

É um livro de princesas, mas que parece ter uma premissa diferente de outros livros do gênero. Estou bem curiosa para lê-lo e acho que a editora fez um ótimo trabalho de marketing.
Aline Gonçalves postado recentemente..A Mediadora: Assombrado e A Mediadora: Crepúsculo – Meg CabotMy Profile

[Responder]


22/07/2013 às 20:15
Você já comentou 4 vezes.

Parece ser um livro interessante e a capa é super bacana. Pretendo ler o livro =)
Ótima resenha

[Responder]


22/07/2013 às 20:34
Visitante assíduo e já deixou 35 comentários.

A história parece ser envolvente e cativante. Sua resenha me deixou muito feliz por descobrir que o livro é interessante.Vou ler com certeza. Beijos.

[Responder]


22/07/2013 às 21:36
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

O Título me deixou com vontade de ler! Adorei a resenha :D

[Responder]


22/07/2013 às 21:36
Visitante assíduo e já deixou 214 comentários.

Parece ser ótimo!!!! Não li nada ainda sobre realezas e castelos, nem mesmo o diário da princesa. Então acho que vou começar com esse, adoreiiii.

[Responder]


22/07/2013 às 23:00
Você já comentou 6 vezes.

Oi Brenda

Adorei a resenha!
Livro parece estar recheado de fantasia, romance e mistério, encantamento, suspiros e surpresas!
Quero muito ler essa delícia de conto de fadas! Leva jeito p/a ser muito fofo e dinâmico. Resenha me fez desejar que esse seja um daqueles livros que viram série ao invés de ser um filho único.
Bjus

Respon

[Responder]


23/07/2013 às 08:47
Você já comentou 7 vezes.

Eu gosto do gênero deste livro. Aliás seria muito legal desvendar como ela consegue sobrepor sua presença, suas opiniões deixando de lado este título “Falsa Princesa”.
Eu quero este livro e, não ganhando aqui, já incluir na minha lista de compra literária.

[Responder]


23/07/2013 às 12:08
Visitante assíduo e já deixou 65 comentários.

Desde a primeira vez que vi esse livo em divulgação em algum blog, eu já fiquei louca, curiosa pra ler. Me chamou muiito a atenção essa história, eu achei um pouco no estilo de O homem da máscara de ferro, só o ESTILO. rsrsrs, mas poxa já imaginou: vc com todas as glórias e derrepente descobre que é uma princesa falsa! #Quetragico Oootima resenha :D :)

[Responder]


23/07/2013 às 13:36
Visitante assíduo e já deixou 13 comentários.

Nossa, adorei sua resenha!
Vi esse livro em diversos blogs, mas nem parei pra ler a respeito. Não costumo ler livros cujo cenário seja a realeza, mas os poucos que li, eu gostei, e espero gostar desse também, afinal, a história possui reviravoltas e personagens cativantes, como você disse.
Ansiosa pela leitura.

Beijooss,
Jennifer♥

[Responder]


23/07/2013 às 14:03
Visitante assíduo e já deixou 18 comentários.

A ideia central do livro de uma princesa falsa substituindo a verdadeira por segurança não me atraiu principalmente a conveniência da impostora contar com dons mágicos ser apenas alguém comum seria bem mais interessante. Mas fico com sua opinião de que a história flui super bem e que acabamos nos empolgando com o correr dos acontecimentos. Não compraria mas pegaria emprestado.

[Responder]


23/07/2013 às 14:55
Você já comentou 5 vezes.

Pretendo ler esse livro, parece ser muito interessante, pois gosto de livros com princesas :D
Ótima resenha!

[Responder]


23/07/2013 às 17:18
Visitante assíduo e já deixou 14 comentários.

FINALMENTE!!!!! Uma história diferente dos clichês (não que seja uma depreciadora dos mesmos, na verdade os adoro!)… Ao invés da pobre e simples protagonista se tornar nobre, é o contrário :D
Gostei da proposta do livro. E os seus comentários me fazem pensar que adorarei a leitura!!! :D O que mais gostei foi do aspecto místico, essa questão de profecias e guerras previstas torna tudo ainda mais fascinante, porque não se centra somente no drama da princesa descobrindo-se falsa. :)
Enfim, sua resenha acaba de me fazer incluir esse livro na minha lista de desejados! :D
Francine Porfirio postado recentemente..O que você pede dos outros é justo em relação ao que oferece?My Profile

[Responder]


23/07/2013 às 21:21
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

Uma ótima resenha, bem específica e que nos trás um grande desejo de ler este livro. Um conto de fadas bem diferente, que foge dos clichês.

[Responder]


24/07/2013 às 09:02
Visitante assíduo e já deixou 15 comentários.

O tema parece ser muito interessante, sua resenha esta maravilhosa parabéns.
Só a capa que não me agradou muito.

[Responder]


24/07/2013 às 10:43
Visitante assíduo e já deixou 223 comentários.

Gostei da capa desse livro e gosto de livros com esse tema.
A resenha ficou ótima e despertou em mim o interesse de ler, já vai pra minha lista de desejados.
Fernanda Yano postado recentemente..Capa para LivroMy Profile

[Responder]


28/07/2013 às 18:28
Visitante assíduo e já deixou 18 comentários.

quando li a sinopse do livro logo tive vontade de le-lo e agora eu tenho certeza!
Adoro esse tema de princesa ainda mais se for com um mistério!!
Adorei sua resenha é com certeza despertou tudo que eu ja esperava do livro!

[Responder]


29/07/2013 às 23:29
Visitante assíduo e já deixou 25 comentários.

Nossa, fiquei muito curioso e agora preciso desse livro :O A Falsa princesa parece ser um livro que irei amar D: Eu achando que a historia seria rodeada sobre o fato dela ser falsa princesa e cair em decadencia na classe social, mas não é só isso!!!! Entrou algo que amo nessa historia! A MAGIA! Nossa, super foda! Quero ler demais!

[Responder]


31/07/2013 às 13:50
Visitante assíduo e já deixou 63 comentários.

Gostei de saber que esse livro não é parte de uma série, e que ele tem um equilíbrio interessante em todas as características para um bom livro do gênero. Sem sobras, nem faltas. Personagens interessantes, romance doce e suspirante, etc.
Fiquei bem curioso pra ler.

@_Dom_Dom

[Responder]


31/07/2013 às 17:50
Visitante assíduo e já deixou 17 comentários.

Li a resenha,super interessante……..amei

[Responder]


31/07/2013 às 22:45
Visitante assíduo e já deixou 45 comentários.

Gosto de livros de princesas e por esse se tratar da desconstrução da princesa estou muito curiosa. Acho essa capa muito bonita.

[Responder]


01/08/2013 às 13:52
Você já comentou 2 vezes.

O bom/ruim de ler várias resenhas do mesmo livro é que sempre pego mais um ponto da história.
Fiquei com dó da Sinda ser uma substituta, mas ai quando ela descobre os poderes parece que ela ganha mais do que sendo da realeza. XD
Tomara que o livro seja tão bem escrito e envolvente como você diz. *-*

[Responder]


03/08/2013 às 15:45
Visitante assíduo e já deixou 110 comentários.

Fiquei logo interessada no livro a partir da sinopse. Apesar de não ler sobre princesas, a má sorte da menina ao ser ‘despejada’ de seu mundo real (no sentido da realeza, rs) e cair numa nova vida – dura e crua, inesperada e adversa, completamente diferente – me encheu de expectativas… como ela se comportará? Como vai superar isso e o que vai me contar ao final da narrativa?

Só não gostei dos elementos de fantasia, não são o que gosto de encontrar numa leitura, a não ser que estejam tão ligados à história que me convençam de sua necessidade ali, como um toque a mais.

[Responder]


04/08/2013 às 11:22
Visitante assíduo e já deixou 75 comentários.

Muito bom esse livro não é? Adorando ver resenhas dele e até agora não decepcionou. Dá uma baita vontade de ler, pelo jeito vale muito a pena. E com uma trama dessas então? Aah queria conferir!

[Responder]


07/08/2013 às 10:29
Você já comentou 8 vezes.

Parece ser uma história inversa àquela que estamos acostumados. Normalmente a menina torna-se princesa e raramente deixa de ser. Parece mesmo ser um enredo bem construído e que prende o leitor. E quando os personagens são fortes e bem construídos, já é meio caminho andado para uma boa história.

[Responder]


07/08/2013 às 12:56
Você já comentou 7 vezes.

Opa opa! Super me interessei, afinal desconstrói a história, uma vez que o ponto de vista geralmente é o contrário não é? Da menina pobre que vira princesa. Entrou para minha wishlist.

[Responder]


09/08/2013 às 20:05
Visitante assíduo e já deixou 12 comentários.

Resenha bem estruturada, abordando pontos importantes do livro, colocando o leitor dentro da história, despertando seu interesse.

[Responder]


10/08/2013 às 09:40
Visitante assíduo e já deixou 30 comentários.

Estou louca lendo todas as resenhas desse livro por que fiquei com uma pena danada da falsa princesa, coitada que rainha ruim é essa não serve mais cai fora rsrsrsrsr mas se não fosse assim não tinha história né.
Estou doida pra saber os mistérios do castelo e muito bom não ser série.

[Responder]


10/08/2013 às 16:53
Visitante assíduo e já deixou 40 comentários.

Não sou muito chegado em contos de fada, mas esse parece interessante por ser um que foge do tradicional, esse vai pelo caminho contrário. Deve ser uma leitura fácil e agradável, isso é bom também.

[Responder]


10/08/2013 às 19:53
Visitante assíduo e já deixou 26 comentários.

Eu particularmente gosto de livros sobre realeza, e me agradou sua resenha. é um livro que eu adoraria ler pois além de aguçar minha curiosidade, me parece muito interessante!!!

[Responder]


11/08/2013 às 16:31
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

Esta temática me interessa muito. Não conhecia este livro, e agora lendo sua resenha fiquei bastante curioso para lê-lo. Pelo que você disse na resenha, se parece um pouco com “O Ditador” do Sidney Sheldon. Adicionei já na lista de leituras. :)

[Responder]


14/08/2013 às 16:41
Visitante assíduo e já deixou 58 comentários.

Oi não conhecia o livro,adorei a resenha e a capa,gosto de livros sobre a realeza,Naila com certeza vai viver muitas aventuras até poder retornar ao trono depois de descobrir a verdade sobre sua origem.

[Responder]


15/08/2013 às 18:00
Você já comentou 8 vezes.

O livro parece ser muito bom. Além de lembrar O Diário Da Princesa e Simplesmente Ana, e história é muito legal.

[Responder]