resenhas category image [Resenha] – A Árvore Envenenada, Erin Kelly 13/06/13

A_RVORE_ENVENENADA_1363381693P
Nome: A Árvore envenenada
Autora: Erin Kelly
Editora: Record
Número de páginas: 336
Ano: 2013
Avaliação: ★★★★★
Cedido em parceria com a Record

No auge do verão de 1997, Karen, uma das melhores alunas da Universidade Queen Charlotte, conhece a excêntrica Biba, uma jovem aspirante a atriz para quem a vida é uma grande festa. Aos poucos, Karen deixa para trás o antigo estilo de vida e, por um tempo, seu mundo é apenas um longo verão. Mas, como toda estação, aquela euforia chega ao fim. E para ele, de uma maneira trágica.

É o ano de 1997. A talentosa aluna de línguas, Karen, tem uma vida que soa confortável aos ouvidos de qualquer um. Um apartamento dividido entre três amigas, um namorado satisfatório, e chances concretas de obter mestrado em importantes universidades. Tudo era mais do que suficiente para ela também. Até o breve fim do seu relacionamento, e ela conhecer os Capel.

O encontro com Biba Capel foi casual, mas num instante fugaz a aspirante a atriz órfã encantou nossa jovem protagonista com sua vida regada ao exótico e personalidade fascinante. Frequentando a mansão dos Capel, Karen conhece Rex, o irmão de Biba que aparece como ponto de equilíbrio na zona formada no local. Daqui para frente, muitas festas, excessos, bebedeira e drogas permearão a estação de Karen. Todo mundo tem um grande verão, mas para dois frequentadores daquela mansão, aquele seria o último.

Há uma estrutura de enredo que tem inclinação a me agradar. Ela se dá quando a história segue em dois fluxos diferentes. A Árvore Envenenada acontece exatamente nesse padrão. Enquanto somos apresentados aos funestos acontecimentos na vida de Karen em 1997, simultaneamente 10 anos mais tarde observamos sua (complicada) vida ao lado da filha Alice, partindo do momento em que Rex consegue sua condicional e vai morar com elas. É assim que mais uma vez posso utilizar-me da palavra extasiante para descrever uma história.

Inevitavelmente atraente, o thriller psicológico de Erin vai seduzindo o leitor capítulo a capítulo. Os artifícios são múltiplos: a atmosfera duvidosa, as frases de sentido ambíguo, a transferência de décadas ocorrendo no auge das circunstâncias, ou ainda as pequenas antecipações em frases sobre momentos que ainda não são de conhecimento do leitor. Tão logo o discreto se transforma em eletrizante e as pausas tornam-se inviáveis.

Os Capel, sobretudo Biba, são motivo de encantamento e magnetismo sobre Karen. Foi aberto um mundo de possibilidades variadas a ela, experiências que nada tem a ver com a monotonia de sua antiga vida. Biba transmite sensações novas, vividez, incuti-lhe deslumbre. Karen sente-se maravilhada e especial com a amizade rapidamente formada entre elas.

O trunfo da história, porém, não se encontra no clímax, e sim nos momentos e descobertas subsequentes a ele. Eu havia depositado expectativas altas sobre o fim do verão e qual não foi meu espanto ao ser surpreendida na verdade pelas consequências que ele originou. Logo quando imaginei ter me enganado com a qualidade da história, a autora bolou um fechamento exímio para seu livro. As cenas finais são literalmente perturbadoras.

Uma trama perfeitamente calibrada, um livro de estreia estarrecedor. Erin Kelly demonstra talento indiscutível de condução de enredo. Ela mescla personagens sedutores com uma atmosfera igualmente envolvente. E o resultado foi um suspense de repercussões muito maiores que o simples fechar do livro. Terminei a leitura em estado de euforia.

DESIGN: ★★★★★
IMPACTO: ★★★★★
NARRATIVA: ★★★★★

49 comentários
Postado em 13/06/13 por brendalorrainy



brendalorrainy
19 anos. Criadora do CDI é estudante de administração com inclinação para o setor editorial. Tem uma queda por felinos, por quadrinhos e pela combinação tinta e papel. Adora criar metas o tempo inteiro e estranhamente odeia dormir. Também detesta café, tem tendência ao caos e morre de medo de altura. É viciada em Friends e em qualquer coisa que a faça rir.
Deixe aqui seu comentário!

CommentLuv badge


49 comentários »
13/06/2013 às 11:19
Visitante assíduo e já deixou 72 comentários.

Achei bem interessante e instigante essa história e fiquei com muita vontade de ler esse livro……

[Responder]


13/06/2013 às 12:59
Visitante assíduo e já deixou 41 comentários.

Nossa! Que bacana! Não dei nada pela capa do livro o dia que vi. Mas não havia lido nada a respeito ainda. Adoro esse estilo de livro e essa dupla narração que você diz também ser atraída me deixou com vontade demais de pegar esse livro!

[Responder]


13/06/2013 às 16:08
Visitante assíduo e já deixou 18 comentários.

pela forma que escreveu o livro é realmente incrivel e eu super curiosa para le-lo! XD

[Responder]


13/06/2013 às 16:36
Visitante assíduo e já deixou 18 comentários.

Eu não me interessei com a história. A narrativa realmente é muito boa. Aquela coisa da narrativa psicológica. Bom , foi isso que eu entendi. Algo do tipo Memórias Póstumas de Brás Cubas.
Não tenho nada contra a história, só acho mesmo que não tô pra esse tipo de história agora.

[Responder]


13/06/2013 às 16:49
Visitante assíduo e já deixou 64 comentários.

Nunca tinha lido nada sobre esse livro, mas logo de cara curti a sinopse e a capa. Mas não ao ponto de querer ler o livro. Aí comecei a ler a resenha, e fiquei bem curiosa. E a vontade de ler ele florou dentro de mim. Adoro essa sensação que os livros nos dá, de surpresa, quando menos esperamos.

[Responder]


13/06/2013 às 17:26
Visitante assíduo e já deixou 10 comentários.

O título do livro é bem sugestivo,mas pela sinopse não me pareceu muito interessante. Só lendo a sua resenha despertou meu interesse, até porque eu gosto de histórias que se passam em duas épocas diferentes, gosto dessa alternância,quando o autor faz bem feito dá um ar a mais no livro. Parece que você ficou mesmo encantado com o livro!
Depois de ter lido esta resenha estou pensando seriamente em adicionar o livro a minha lista de leitura para 2013.
Mayse Silva postado recentemente..[Resenha] Relíquias – Rizzoli & Isles Vol.7My Profile

[Responder]


13/06/2013 às 18:51
Visitante assíduo e já deixou 110 comentários.

Gosto cada vez mais de thrillers psicológicos. Em parte a culpa é sua, rsrs, depois de Ratos. Agora leio o Escuro – demais!
Aqui não vai ser diferente. Gosto de hstórias bem contadas, bem amarradas, cujas personagens sejam marcantes e me envolvam completamente na trama. E o lapso temporal deixa tudo mais instigante, ao avançar e retroceder na história… sinto que vou descobrindo os segredos e mistérios concomitantemente.
Já quero o livro!

[Responder]

brendalorrainy Reply:

Oi Manu! Eu sempre gostei de Thirllers mas acredita que também foi depois de Ratos que engajei do gênero mesmo? Ele contagia né?
Sim a mudança de anos deixa um suspense enorme todo o tempo, Percebi que amava isso durante a leitura de No escuro. Beijo e aproveita que postei promoção dele :D

[Responder]

Manu Hitz Reply:

Obaaaaa! Que venha pra mim!

[Responder]


13/06/2013 às 19:03
Você já comentou 8 vezes.

Nossa, o livro parece mesmo muito bom! É um desses que eu só compraria com base em uma resenha como a sua, porque o design não me agradou muito. Vou colocar na minha listinha de livros para ler :)
Carol Marchesin postado recentemente..Especial Dia dos NamoradosMy Profile

[Responder]


13/06/2013 às 19:20
Visitante assíduo e já deixou 53 comentários.

Gostei da narrativa dos acontecimentos da vida de Karen ser dividida entre 1997 e o futuro, 10 anos mais tarde.
Fiquei curiosa em saber o que aconteceu, ainda mais que vc deu 5 estrelas para td rs
Vou procurar saber mais sobre esse livro.

[Responder]


13/06/2013 às 19:40
Visitante assíduo e já deixou 75 comentários.

Livro interessante, gostei da história dele. Parecer ser uma trama bem envolvente, gostosa de ler! Adoro livros assim e é sempre bom conferir novos. Nem conhecia. A unica coisa que achei esquisita é esse nome, Biba. Não pegou bem….

[Responder]


13/06/2013 às 21:12
Visitante assíduo e já deixou 64 comentários.

Brendinha, já havia me interessado pela leitura, e seus comentários só me fizeram querê-la ainda mais!
Adoro quando o livro agrada em seu desenrolar e ainda consegue surpreender. E essa sensação de êxtase ao final é imbatível!
Também gosto de narrativas não lineares!
Beijão!
Aione Simões postado recentemente..[Vídeo] TAG: Cinco Livros e Uma IlhaMy Profile

[Responder]


14/06/2013 às 13:43
Visitante assíduo e já deixou 146 comentários.

Oi Brenda, primeira vez que bato os olhos neste livro, vendo só o título pensei se tratar de algo infantil ou fantasioso, mas é de um jeitinho diferente e sem igual. Já estou aqui mega curiosa sobre as duas mortes, e se o Rex teve mesmo culpa no cartório.
Só não gosto muito de mocinhas que são “Maria-vai-com-as-outras”, mas isso deve mudar.
Adorei a dica e parabéns pela resenha.
Bj

[Responder]


14/06/2013 às 14:29
Você já comentou 7 vezes.

Agora eu fiquei super curiosa. O que será que aconteceu? Mais um livro pra lista de “desejados”

[Responder]


14/06/2013 às 23:20
Você já comentou 2 vezes.

Fiquei na vontade de ler esse livro! SOS
Paula Maciel postado recentemente..MÚSICA: “And we don’t care about the young folks…”My Profile

[Responder]


14/06/2013 às 23:47
Visitante assíduo e já deixou 27 comentários.

Não conheccia o livro ainds mas parece super interessante, o tipo de leitura instigante. Adoro thrillers psicológicos, especialmente por causa do jogo de versões e impressões sobre os acontecimentos. Quero ler com certeza.

[Responder]


15/06/2013 às 07:59
Visitante assíduo e já deixou 35 comentários.

O livro é bem interessante e muito instigante.Vou adorar ler.Sua resenha me deixou curiosa a respeito dele.Beijos.

[Responder]


15/06/2013 às 10:31
Você já comentou 3 vezes.

Deve ser um livro maravilhoso, suas resenhas são perfeitas ,com elas da vontade de ler qualquer livro. kkk Os thriller psicológicos são os melhores na minha opinião .
Pietra Schneider postado recentemente..PhotoMy Profile

[Responder]


15/06/2013 às 11:16
Visitante assíduo e já deixou 62 comentários.

Já vi que você gosta bastante de livros nesse estilo.
Só teve uma coisa que você falou que me deixou meio assim: a questão de ter dois fluxos para a história. Isso aconteceu em O Hipnotista, o último livro que li, e não me agradou tanto. Mas isso se deve ao fato de eu não gostar que a narrativa seja assim.
Esse livro parece ser interessante com uma história instigante.
Aline Gonçalves postado recentemente..TAG: Quais são seus hábitos de leitura?My Profile

[Responder]


15/06/2013 às 12:06
Visitante assíduo e já deixou 65 comentários.

Não tinha ouvido falar nesse autor ainda e nem no livro, mas fiquei curiosa p/ lê-lo, só fiquei pensando uma coisa, o que o título tem a ver com a história? rsrs. pois pela resenha dá impressão que ele não tem muita coerência com a história.

[Responder]


15/06/2013 às 12:10
Visitante assíduo e já deixou 65 comentários.

OOOw só lembrando Brenda, gostei da resenha. Ficaria muito contente se vc me explicasse a relação do título com o livro! rsrs

[Responder]

brendalorrainy Reply:

Oi Jullyane,
O título é meio que uma metáfora, tem uma passagem do livro que fala claramente sobre ele. Mas acho que a sacada só vem mais no final, embora eu ainda tenha minhas dúvidas se meus pensamentos estão corretos haha. Não posso contar se não estraga :(
Beijo!

[Responder]


16/06/2013 às 08:39
Visitante assíduo e já deixou 26 comentários.

BRENDA!
Gosto muito de trhillers psicológicos, torna o enredo cativante e revolve muito nossas perspectivas interiores.
Gostei de ler sua opinião e resenha, o livro parece bem interessante e gostaria de ter oportunidade de ler.
Gostei da definição:um namorado satisfatório e de saber que tem frases ambígas, porque nos colocam para pensar. Parabéns!
Bom domingo!
cheirinhos
Rudy
rudynalva correia soares postado recentemente..RECEBERAM SEUS PRÊMIOS #19 – JULIANA SOUZAMy Profile

[Responder]


16/06/2013 às 10:27
Visitante assíduo e já deixou 29 comentários.

Nunca tinha ouvido falar desse livro, acredita Bren? Não leio trillers, se é que já li algum e esse pode ser uma boa oportunidade para começar! A capa é bonita e desperta curiosidade, ótima resenha, soube expressar bem o que o livro significou para vocÊ! Participando loucamente da promo! kkk É o jeito
Geovanna Ferreira postado recentemente..5 fatos curiosos e sinistros sobre leitores e blogosfera literária!My Profile

[Responder]


16/06/2013 às 11:56
Visitante assíduo e já deixou 223 comentários.

Adorei a resenha!
Eu gosto de livros assim com suspense :)
E achei a capa muito legal, gostei.
Fernanda Yano postado recentemente..Dane-se a fila, texto de CarpinejarMy Profile

[Responder]


16/06/2013 às 12:24
Visitante assíduo e já deixou 30 comentários.

E essa sua euforia com o livro me contagiou! hehe Eu não o conhecia, mas gostei da sinopse e da resenha. Gosto de thriller psicológico e acho que posso ficar tão eufórica quanto você com a leitura. haha A narrativa parece ser bem eletrizante

[Responder]


16/06/2013 às 15:21
Visitante assíduo e já deixou 21 comentários.

ADOREI a história do livro. Além de ser do meu gênero favorito, é o tipo de livro dentre desse gênero que eu costumo gostar mais, ou seja, é o livro perfeito pra mim, hehe. É o primeiro blog que vejo falar dele, se não nem saberia da existência, por isso adorei a resenha! Já está na minha lista de desejados e certamente, quando eu ler, entrará pra minha lista de favoritos. ;)

[Responder]


16/06/2013 às 21:58
Visitante assíduo e já deixou 23 comentários.

Nooooooossa, fiquei super empolgada (e curiosa) com esse livro!
Adoro um thriller, mais ainda esses que instigam nosso lado “detetive” que nos fazem tentar descobrir o motivo por trás de cada diálogo. Melhor ainda quando superam as expectativas.
Quero MUITO!

[Responder]


18/06/2013 às 13:07
Visitante assíduo e já deixou 59 comentários.

Adoro um livro com um bom suspense no enredo, e sa minha curiosidade para saber o que acontece…ja não gostei da amiga…e nem sei porque, sera que é ela que apronta….curiosa para saber, beijos.

[Responder]


19/06/2013 às 14:51
Visitante assíduo e já deixou 31 comentários.

Demorei, mas cá estou eu! Essa foi uma das resenhas aqui do Blog, que mais me deixaram animada para ler um livro. Tenho apego aos livros de thriller e suspense, o que me fez ficar ainda mais excitada com essa leitura! Quando olhei a capa, sinceramente, não esperei muito, mas ainda que não tenha revelado muitos spoilers (o que agradeço, aliás) já me instigou muito para a leitura! Ótima resenha!

[Responder]


20/06/2013 às 20:30
Visitante assíduo e já deixou 58 comentários.

Oi Brenda também gosto de livros com thrillers psicológicos,pelo clima de tensão que o leitor vive e a expectativa de descobrir o que vai acontecer.O talento da Autora na condução do enredo parece interessa
nte e com certeza deve conquistar o leitor e prender a atenção.

[Responder]


22/06/2013 às 23:34
Visitante assíduo e já deixou 25 comentários.

Uau! Irei adicionar esse livro nos meus desejados no skoob agora mesmo! Já tinha amado ele pelo titulo e pela capa lindissimos! Depois passei a gostar ainda mais por ter uma personagem aspirando à atriz. Espero que tenha mais roteiros na historia que ela comente sobre isso, espero bastante rs. Depois fiquei intrigado com o titulo e comecei a ler a resenha para descobrir tanto como a historia. Achei a história sensacional e somente lendo para saber tudo. Quero mt saber o que aconteceu depois do verão, nossa, a história é magnifica, estou mt curioso pq termina de forma surpreendente e isso que eu gosto, me pegar de jeito como leitor lá no finalzinho e fazer eu amar!!!

[Responder]


23/06/2013 às 16:34
Visitante assíduo e já deixou 80 comentários.

Gostei da capa, ainda não tinha visto esse livro.
Fiquei super curiosa pra ler, parece ter uma história super bem construída.
Thirllers são sempre bons de ler e acho que esse salto no tempo deve ser bem interessante.

[Responder]


23/06/2013 às 17:32
Visitante assíduo e já deixou 27 comentários.

Oii, Brenda!
Livro envolvente, personagens sedutores já me conquistou!
Vou querer lê-lo!
Beijos

Elidiane – Leitura entre amigas

[Responder]


25/06/2013 às 18:08
Visitante assíduo e já deixou 214 comentários.

Meu Deus faz um tempão que não comento aqui, ehehehehe….mas tu sabes neh tô sem pc ainda!!!!

Caramba amei essa resenha, tipo de livro que me dá vontade imensa de terminar logos os que tenho pra poder comprá-lo… a história é empolgante, o título é curioso, a capa linda, espero mesmo que a história me agrade quanto a resenha.

[Responder]


26/06/2013 às 22:19
Visitante assíduo e já deixou 14 comentários.

Nossa flor,
vc realmente curtiu esse livro hein.
Falou super bem d td..
eu amei a capa, mas o livro nao faz meu estilo, sou uma pessoa romantica, e um livro d suspense nao faz meu tipo, mas sinceramente eu adorei sua resenha e deu maior vontade d ler… acho q vc me convenceu, hein.. rs

bjs
Pam Gomide postado recentemente..Sobre o livro: Meu amor, meu bem, meu querido.My Profile

[Responder]


27/06/2013 às 01:21
Visitante assíduo e já deixou 63 comentários.

Confesso que não imaginava que esse livro era um triller psicológico. Pensei que se tratava de um sobrenatural (viajei legal). O legal é saber que a autora fez uma excelente trama, com direito a todas as características pertencentes ao gênero. Sem falar em um final muito bom.
Finalizando, entrou pra minha listinha de próximas aquisições.

@_Dom_Dom

[Responder]

brendalorrainy Reply:

Nardonio, sério? haha viajou mesmo.
Mas também o título é nada a ver a primeira vista então dá pra ficar meio perdido mesmo.
beijo!

[Responder]


29/06/2013 às 03:21
Visitante assíduo e já deixou 40 comentários.

Eu havia gostado do título, mas agora que li sua resenha adorei esse livro. Parece ser excelente. A história parece ir de encontro totalmente com meu gosto literário, dramas psicológicos com aumento de tensão a todo instante e com um final perturbador. Espero muito poder ler esse livro o quanto antes!

[Responder]


29/06/2013 às 16:39
Você já comentou 2 vezes.

Fiquei curiosa pra ler, o livro parece ser ótimo.

[Responder]


29/06/2013 às 20:36
Visitante assíduo e já deixou 65 comentários.

Nossa Brenda sua resenha foi de tirar o folego. A principio pela sinopse eu não tinha me interessado muito, mas com a resenha é impossível não querer ler.

[Responder]


30/06/2013 às 23:31
Você já comentou 4 vezes.

Diferente e interessante, com uma proposta de uma bela história pela frente!

[Responder]


03/07/2013 às 13:41
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

Nossa,fiquei na expectativa para ler! Pelo que me pareceu, esse livro tem um pouco de suspense, e isso já foi o suficiente pra me deixar com vontade de le-lo *-*

@BabiStephane

[Responder]


03/07/2013 às 21:36
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

Nossa ! , muito legal , estou ancioso pra ler ! :)

[Responder]


04/07/2013 às 17:40
Visitante assíduo e já deixou 11 comentários.

Bom, ja me interessei só por saber que é cheio de suspense! Vc realmente gostou muito da historia e nos passou todo esse entusiasmo na resenha, fiquei aqui toda ansiosa por essa leitura, ainda mais quando voce diz que o final te deixou em “estado de euforia”, com certeza ja está na lista de desejados!!amei!Bjão!

[Responder]


04/07/2013 às 19:16
Você já comentou 3 vezes.

“Não julgue um livro pela capa” DESCULPA MUNDO pra quem inventou essa frase, mas só pela capa esse livro chamou minha atenção com um mix de vontade de ler com suspense ♥

[Responder]


04/07/2013 às 21:37
Você já comentou 4 vezes.

Adorei sua resenha e achei o livro maravilhoso somente pela capa,espero que a história também seja fascinante assim como você descreve

[Responder]


05/07/2013 às 13:52
Você já comentou 7 vezes.

Até agora não tinha ouvido falar deste livro ou desta autora. Mas me encantei por esta resenha e entrou para minha wishlist.

[Responder]