aleatoriedades category image Semana de thrillers Intrínseca #1 – Mas o que é Romance policial? Destrinchando o termo 06/05/13

Semana-de-Thrillers-Intrinseca

Oi Pessoas! Hoje o Catavento de ideias e os blogs Cultivando a Leitura, Lendo nas Entrelinhas, La Sorcière e Praticamente Inofensivo dão início a Semana de thrillers Intrínseca! Pegando o embalo do lançamento de A Síndrome [E] vamos ter diversos posts com o tema e muitos sorteios também!

A_SINDROME_E_1364407247P

Um estranho caso vem atrapalhar as férias de verão de Lucie Hennebelle, tenente de polícia em Lille. Seu ex-namorado ficou cego depois de assistir a um filme mudo, anônimo, com um roteiro enigmático, concebido por uma mente doentia. Simultaneamente, o comissário Franck Sharko, veterano da Divisão de Homicídios e analista comportamental na Divisão de Repressão à Violência, passa por um tratamento na tentativa de curar a esquizofrenia.
No norte da França, cinco cadáveres não identificados foram encontrados sepultados a dois metros de profundidade mutilados de maneira atroz e em estado de decomposição avançada e Sharko cede ao chamado da aventura. Enquanto Lucie descobre os horrores escondidos no estranho filme, um misterioso informante do Canadá aponta-lhe o elo entre aquele rolo e os cinco cadáveres.

Um único e mesmo caso, graças ao qual Lucie e Sharko, tão diferentes e ao mesmo tempo tão próximos em sua concepção do ofício, irão se encontrar. Das favelas do Cairo aos orfanatos do Canadá nos anos 1950, os dois colegas irão se deparar com um mal desconhecido, batizado como “síndrome E”. Uma realidade assustadora que revela como o ser humano pode ser capaz das maiores atrocidades.

Mas antes de tudo o que é afinal Romance policial? E porque vocês deveriam arriscar o gênero se ainda não o fizeram? Segundo o o bom e velho Wikipédia:

<

Romance policial é um gênero literário na qual se caracteriza, em termos de sua estrutura narrativa, pela presença do crime, da investigação e da revelação do malfeitor.

Geralmente os romances policiais estão associados a outro gênero bastante falado: os thrillers. Neste segundo gênero o que predomina é o suspense e a tensão durante o enredo. São aqueles livros que nos deixam completamente excitados e presos durante a leitura.

Mas o que de fato caracteriza esses dois tipos de enredo é a imprevisibilidade da história. Quando você lê um Romance policial ou um thriller dificilmente o desfecho será fácil de ser desvendado. O autor foge do obvio e do clichê, brinca com o imaginário do leitor fornecendo poucas pistas e utilizando-se de reviravolta inesperada. Sabe aquele livro que enjoa super fácil porque viu aquela história um monte de vezes? É completamente o oposto aqui. A originalidade é fator presente nessas obras.

Acho que todo mundo devia tentar ler um livro do tipo ao menos uma vez na vida, pelo simples prazer de se vê completamente imerso e surpreendido pela leitura. Geralmente a sensação que temos ao fim desses livros é de admiração pela genialidade do autor.

Confiram alguns outros exemplos do gênero:

essa

Aqui no blog vocês já viram resenha de No escuro, mas ainda sobre esse livro vou trazer uma matéria muito, muito, muito especial ainda essa semana, fiquem no aguardo. Também vai rolar resenha de Garota exemplar e a Sindrome [e] claro! Bem o resto é surpresa, não vamos estragar tudo né? E não deixem de acompanhar as postagens nos outros blogs também!

19 comentários
Postado em 06/05/13 por brendalorrainy



brendalorrainy
19 anos. Criadora do CDI é estudante de administração com inclinação para o setor editorial. Tem uma queda por felinos, por quadrinhos e pela combinação tinta e papel. Adora criar metas o tempo inteiro e estranhamente odeia dormir. Também detesta café, tem tendência ao caos e morre de medo de altura. É viciada em Friends e em qualquer coisa que a faça rir.
Deixe aqui seu comentário!

CommentLuv badge


19 comentários »
06/05/2013 às 21:31
Visitante assíduo e já deixou 117 comentários.

nunca tive oportunidade de ler um Romance policial, mas não deixa de “descontar” na minha listinha né :D Depois da sua resenha, do livro “No Escuro” eu fiquei um pouco curiosa em ler um livro assim, e claro, torci bastante pra mim ter sido a felizarda do sorteio que rolou o mesmo aqui no blog *-*mas não rolou, e tive que por ele acima de alguns livros da minha listinha, rs. E outro que me interessa ai na sua breve listagem é “Garota Exemplar”. Como é incrível o lançamento do livro e ter já opiniões, sejam elas negativas ou positivas. E claro, pelo enredo da estória, me chamou atenção. Não chamaria pela capa, (apesar de ser preta e eu gostar). beijos, Brenda. Adorei o novo post :D e claro, o gênero, rs.

[Responder]


06/05/2013 às 22:07
Visitante assíduo e já deixou 146 comentários.

Nossa, tava esperando essa semana ansiosamente.
E me surpreendi logo no primeiro post! Gillian Flynn num romance policial? Quero ler já!

[Responder]


Tay
06/05/2013 às 22:50
Visitante assíduo e já deixou 19 comentários.

Nunca tinha muita vontade de ler esse gênero. Mas deu vontade de ler “Garota exemplar”, preciso dele!
Beijos.
Tay postado recentemente..MudarMy Profile

[Responder]


06/05/2013 às 22:56
Visitante assíduo e já deixou 18 comentários.

não sou muito fã de romance policial, mas quero muito ler Garora exemplar

[Responder]


07/05/2013 às 12:48
Visitante assíduo e já deixou 11 comentários.

Olá, Brenda!!!! Quanto tempo que nao passo por aqui…..
Como andam as coisas?!!
Nossa, como seu blog cresceu! Parabéns.Eu tinha parado com o meu, mas estou voltando! Hehehe, está um pouco dificil porque perdi o ritmo,mas logo voltarei ao normal!

O SEU BLOG ESTÁ MARAVILHOOOOOOOOOSO!!! ESTÁ LINDO MESMO!!!

Um beijo!!!
Milena.
http://divertletras.blogspot.com
Milena postado recentemente..Promoção de ÍNICIO! – “Zumbis”, Ademir Pascale.My Profile

[Responder]


07/05/2013 às 13:47
Visitante assíduo e já deixou 146 comentários.

Eu adoro romance policial. No quesito triller policial, eu li e gostei muito de “Velocidade”, do Dean Koontz, tem que ter estômago para além de aturar o suspense/tensão as cenas são fortes. =)
Adorei a postagem. Destes que vc colocou estou querendo ler Garota exemplar e No escuro. Parecem muito bons no que prometem. =)

[Responder]


07/05/2013 às 15:00
Você já comentou 8 vezes.

Eu adoro ler livros desse gênero, eles me prendem de uma forma incrível e lendo essa resenha fiquei muito curiosa pra ler o livro, já quero haha. Ah, e também fui ver a resenha de “No Escuro”, achei bem interessante a história. Mas acredito eu que, a maioria dos livros desses gêneros são bons.

[Responder]


07/05/2013 às 19:28
Visitante assíduo e já deixou 72 comentários.

Gostei desse post!!! Bem interessante!!!!! Gosto desse gênero literário, e já li algumas obras a respeito….. Desses livros postados, já li Garota Exemplar e é um livro ótimo!!!!! E quero dar uma olhada na resenha de No Escuro….

[Responder]


07/05/2013 às 20:49
Você já comentou 4 vezes.

Gosto muito de romances policiais e fiquei curiosa com essa surpresa
Bruna Morgan postado recentemente..PressaMy Profile

[Responder]


07/05/2013 às 20:49
Você já comentou 4 vezes.

Gosto muito de romances policiais e fiquei curiosa com essa surpresa *-*

http://shhh-estoulendo.blogspot.com.br/2013/05/livros-comprados-em-marco-e-em-abril.html
Bruna Morgan postado recentemente..PressaMy Profile

[Responder]


08/05/2013 às 19:53
Visitante assíduo e já deixou 214 comentários.

Nunca li nada desse gênero, policial, mais acho que ser ler vou amar muito, pois adoro coisas de investigação,crimes e psicopatas( não é a toa que sou viciada em CSI). Quero muito ler A Garota Exemplar e esse A Sindrome E.

[Responder]


08/05/2013 às 23:59
Visitante assíduo e já deixou 62 comentários.

Ah…adoro romances policiais porque acredito que não tenha livro melhor para fazer você pensar. Adorei essa ideia de fazer uma semana dedicada a isso. Eu estou muito curiosa para ler A Síndrome E desde o lançamento no mês passado.
Aline Gonçalves postado recentemente..Promoção: A Probabilidade Estatística do Amor à Primeira VistaMy Profile

[Responder]


09/05/2013 às 11:54
Visitante assíduo e já deixou 41 comentários.

Amo romances policiais por esse simples fato que foi dito: O autor brinca com o imaginário do leitor. É bom pensar, imaginar o que vai acontecer! Esse livro parece ser bom! Mas super indico Harlan Coben para iniciar essa trajetória!!

[Responder]


09/05/2013 às 14:49
Visitante assíduo e já deixou 59 comentários.

Adoro um romance policial ja li muitos, dos que você postou ja li Eu mato, Eu sou Deus, O hipinotista.
Quem não leu ainda este genero não sabe o que esta perdendo, beijos.

[Responder]


10/05/2013 às 14:05
Visitante assíduo e já deixou 223 comentários.

Adoro o gênero, e posso dizer que seja um dos meus prediletos.
Gosto muito de livros que prendem do começo ao fim e o final seja inesperado.
Estou super curiosa pra ler Garota Exemplar.
Fernanda Yano postado recentemente..Kit Sabonete para o Dia das MãesMy Profile

[Responder]


11/05/2013 às 23:51
Visitante assíduo e já deixou 80 comentários.

Achei muito legal a semana de thrillers Intrínseca.
Ótimo para conhecermos novos livros.
É sempre bom ler livros que nos fazem pensar e nos surpreendam no final.

[Responder]


12/05/2013 às 13:08
Visitante assíduo e já deixou 58 comentários.

Oi Brenda,adorando a ideia do Blog Catavento de ideias e os blogs Cultivando a Leitura, Lendo nas Entrelinhas, La Sorcière e Praticamente Inofensivo com a Semana de Thrillers Intrínseca!
O livro A Síndrome [E] parece ser até roteiro de filme,com certeza deve ser eletrizante ler o livro, acompanhar a Lille e a investigação tentando descobrir o assassino.
Agora tudo fica bem mais claro com essas explicações sobre romances policiais,tipos de enredo e dicas de livros
Garota Exemplar e No Escuro tendo ótimas campanhas de divulgação e um retorno dos leitores.
As capas realmente chamam a atenção.
Aguardando pelas surpresas,parabéns pela parceria dos Blogs!

[Responder]


17/05/2013 às 23:10
Visitante assíduo e já deixou 34 comentários.

Só livro de suspense, que interessante devem ser muito bons e como eu sou gulosa queria todos pra mim.

[Responder]


24/05/2013 às 16:01
Visitante assíduo e já deixou 13 comentários.

Adoro esse tipo de leitura, pena que leio pouco desse gênero mas Garota Exemplar já está na minha lista e No EScuro também.
muchachoonline.blogspot.com.br
Zayron D’angelo postado recentemente..“O Oceano no Fim do Caminho” será lançado simultâneo com os EUAMy Profile

[Responder]