resenhas category image [Resenha] – A Síndrome [E], Franck Thilliez 14/05/13

A_SINDROME_E_1364407247P

Nome: A Síndrome [E]
Autor(a): Franck Thilliez
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 368
Ano: 2013
Avaliação: ★★★★½
Cedido em parceria com a Editora Intrínseca.

Um estranho caso vem atrapalhar as férias de verão de Lucie Hennebelle, tenente de polícia em Lille. Seu ex-namorado ficou cego depois de assistir a um filme mudo, anônimo, com um roteiro enigmático, concebido por uma mente doentia. Simultaneamente, o comissário Franck Sharko, veterano da Divisão de Homicídios e analista comportamental na Divisão de Repressão à Violência, passa por um tratamento na tentativa de curar a esquizofrenia.

No norte da França, cinco cadáveres não identificados foram encontrados sepultados a dois metros de profundidade mutilados de maneira atroz e em estado de decomposição avançada e Sharko cede ao chamado da aventura. Enquanto Lucie descobre os horrores escondidos no estranho filme, um misterioso informante do Canadá aponta-lhe o elo entre aquele rolo e os cinco cadáveres.
Um único e mesmo caso, graças ao qual Lucie e Sharko, tão diferentes e ao mesmo tempo tão próximos em sua concepção do ofício, irão se encontrar. Das favelas do Cairo aos orfanatos do Canadá nos anos 1950, os dois colegas irão se deparar com um mal desconhecido, batizado como “síndrome E”. Uma realidade assustadora que revela como o ser humano pode ser capaz das maiores atrocidades.

Cincos corpos são encontrados no norte da França. Sem mãos, sem cérebros, sem olhos. E consequentemente, sem identidades. Um retrato assustador de todas as maneiras. o policial Franck Sharko, analista comportamental na Divisão de Repressão à Violência, é posto para comandar o caso e logo percebe a árdua tarefa que lhe foi colocada: o caso parece insolúvel. Como uma execução aparentemente aleatória carrega sinais tão cirurgicamente executados? Ao mesmo tempo, Lucie Hennebelle, tenente de polícia, recebe uma ligação do seu ex-namorado. Após assistir uma antiga película muda ele ficou cego. E quanto mais as investigações se aprofundam sobre o filme, mais os especialistas vão descobrindo os horrores que ele esconde. Dois casos independentes, mas que num elo inimaginável acabam tornando-se parte da mesma investigação.

A Síndrome E é um livro com um grande apego visual e esse foi o primeiro ponto que chamou minha atenção durante a leitura. A narrativa tem um quê de singularidade, ela consegue transmitir nitidamente todos os detalhes da história: o cenário, os personagens, o ambiente emocional. Eu visualizava as cenas de forma vívida. O segundo ponto que marca o livro é a inteligência do enredo. Tudo se entrelaça e se encaixa, ao mesmo que a explicação é sempre a menos previsível possível. O autor não economizou em camadas e camadas que iam aos poucos sendo desestruturadas. O que tem inicio na França começa a se desmembrar em diversos outros locais do mundo. E o leitor acompanha tudo com o olhar vidrado.

A narrativa é densa, mas suficientemente instigante para prender do início ao final. A trama mexe com experimentos no cérebro, mensagens subliminares, teorias da conspiração; o assunto é vasto e igualmente explorado magnificamente. Thilliez desconcerta ao misturar fatos reais e um rico conhecimento na área a que se refere, resultando em um livro que, sobretudo, fascina leitores com sua destreza. Não há como saber o que pode ser real ou não, o que é ficção ou realidade, porque a habilidade do autor nos deixa perdidos e fascinados em meio a tantos fatos que de tão bem manipulados soam plausíveis. Uma sensação que eu julgava ser típica e exclusiva dos livros do Dan Brown.

Preparem-se, porém, para uma história violenta, e para sentir alguns mal-estares durante o percurso. O curta-metragem cuja investigação recai em cima é macabro, concebido por uma mente delirante. Os crimes investigados são da mesma forma sombrios, especialmente o motivo por trás deles. Então não posso evitar alertar: esse não é um livro para estômagos fracos. Mas vale gloriosamente cada pedacinho acompanhado. Nem que seja para adquirir o enorme conhecimento que ele possibilita.

Outro fator: os personagens. Como são bem delineados! Franck Sharko tem esquizofrenia e acompanhar isso durante o enredo foi genial. Ele tem hábitos estranhos, manias incômodas e enxerga uma pessoa que na verdade não existe. Mas uma vez em cena, nada disso importa. A dinâmica dele atuando com Lucie Hennebelle no mesmo crime foi perfeita, inteligente.

O livro foi bem diferente da ideia original que imaginei, mas isso não o impediu de trilhar um caminho igualmente satisfatório. Um thriller maravilhoso no final das contas. Bem escrito e astuto.

DESIGN: ★★★★½
IMPACTO: ★★★★★
NARRATIVA: ★★★★½

Informações Extras

- Os livros de Franck Thilliez já venderam mais de 2 milhões de exemplares na França.
- A síndrome E é o terceiro livro de uma série protagonizada pelos policiais Franck Sharko e Lucie Henebelle, que já vendeu mais de 500.000 exemplares na França e teve direitos de publicação vendidos para 13 países. Os livros podem ser lidos separadamente sem interferir, no entanto, no entendimento da história.
- Os direitos de adaptação cinematográfica da série foram adquiridos pela produtora Indian Paintbrush (Moonrise Kingdom e Jovens adultos). O filme inspirado em A síndrome E terá roteiro assinado por Mark Heyman (Cisne negro) e deve ser coproduzido pelos estúdios Paramount.

32 comentários
Postado em 14/05/13 por brendalorrainy



brendalorrainy
19 anos. Criadora do CDI é estudante de administração com inclinação para o setor editorial. Tem uma queda por felinos, por quadrinhos e pela combinação tinta e papel. Adora criar metas o tempo inteiro e estranhamente odeia dormir. Também detesta café, tem tendência ao caos e morre de medo de altura. É viciada em Friends e em qualquer coisa que a faça rir.
Deixe aqui seu comentário!

CommentLuv badge


32 comentários »
15/05/2013 às 12:44
Visitante assíduo e já deixou 41 comentários.

O livro parece ser bem interessante. Essa histórias mexem bem comigo. Mas retenho demais o que vc disse a respeito das cenas vívidas do livro e por ser tão macabro! Gosto disso! Espero ter a oportunidade de lê-lo!

[Responder]


15/05/2013 às 17:28
Visitante assíduo e já deixou 27 comentários.

às vezes fico acchando que não sou uma pessoa muito sensível porque o que mais me atraiu na resenha do livro foram os seus comentários de como a história é densa, que não é uma leitura para pessoas de estômago fraco e sobre a violência da trama. Eu sou fascinada por esse tipo de livro, e quero ler com certeza, também queria saber se os outros livros da série foram publicados aqui no Brasil, porque embora não goste muito de séries de livros, essa série em particular despertou o meu interesse.

[Responder]


15/05/2013 às 17:58
Visitante assíduo e já deixou 72 comentários.

Gosto muito desse gênero literário, e, esse enredo me pareceu bastante surpreendente e instigante….. Adorei a resenha

[Responder]


15/05/2013 às 18:13
Visitante assíduo e já deixou 146 comentários.

Olá Brenda.
Eu adorei a sinopse assim de cara, pq deixa logo a curiosidade ativa. Ficar cego após ver um filme? o.Õ
Creio que depois de ser forte e ler “Velocidade” inteiro, “A síndrome [E]” vai ser uma boa leitura, com muitos sustos e muita vontade de desvendar o culpado e o motivo.
Essas mortes são sinistras demais, e quem o fez deve ser mais do que frio.
Acho legal quando o detetive possui alguma doença/problema/trauma que pode afetar a investigação (aos olhos de terceiros), mas ele prova que é capaz.
Adorei a dica.
Bj

[Responder]


16/05/2013 às 01:23
Visitante assíduo e já deixou 18 comentários.

Sem mãos, sem cérebros, sem olhos…santodeus rsrsrs
parece ser muito bom, mesmo esse tipo de livro não sendo o meu favorito
Jessyca Laryssa postado recentemente..Promoção: Mimos do Modos LiteráriosMy Profile

[Responder]

brendalorrainy Reply:

Jessyca esse também foi meu pensamento ao saber o estado dos cadáveres. kkk
Boa sorte na promo o/

[Responder]


16/05/2013 às 10:28
Visitante assíduo e já deixou 214 comentários.

Tô ansiosa pra ler esse livro….. como sou viciada em CSI, vou amar essa parte de investigação policial, desvendar os crimes, adoro!!!! O mistério me fascina , e as coisas macabras que o ser humano é capaz de fazer, é bom pra gente ter uma noção, por mais que seja um livro.
Adorei a resenha.

[Responder]


16/05/2013 às 10:36
Visitante assíduo e já deixou 30 comentários.

Nunca tinha lido nenhuma resenha desse livro e agora estou desesperada pra ler essa história eu gosto muito de livros assim que são minhas preferidas no momento.
Não tinha prestado muita atenção na historia por que a capa não me chamou atenção, mas depois de tanto algumas pessoas falaram e ler essa resenha quero muito ler essa história cheia de mistérios, gosto muito quando a autora mistura presente e passado.
Vai pra minha estante muito em breve.

[Responder]


16/05/2013 às 19:05
Visitante assíduo e já deixou 58 comentários.

Nossa, Brenda que resenha eletrizante! Com certeza deve ser emocionante acompanhar a investigação de Lucie e seguir as pistas até descobrir o que realmente aconteceu com seu ex-namorado e quais as ligações com os corpos encontrados.
Nossa fiquei mais curiosa para ler depois que Vc mencionou que é possível “visualizar as cenas de forma vívida”.Adorei as curiosidades e realmente parece roteiro de filme.

[Responder]


16/05/2013 às 21:32
Visitante assíduo e já deixou 62 comentários.

Caramba! Achei o livro bem assustador só pela sua resenha. É um livro investigativo e com suspense que me deixou muito curiosa. Como você disse algumas pessoas podem se sentir mal com cenas tão reais. Mal posso esperar pra ler, aliás eu pensava que era outra coisa completamente diferente.
Aline Gonçalves postado recentemente..Perfeitos – Scott WesterfeldMy Profile

[Responder]


17/05/2013 às 09:26
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

Apenas uma palavra “PERFEITA”

[Responder]


17/05/2013 às 19:58
Visitante assíduo e já deixou 18 comentários.

Nossa! Nada como um bom suspense onde a descrição de ambientes, personagens e tudo mais é feita de forma tão competente. Creio que é mais que suficiente para um perfeito suspense! Vai pra minha lista!!

[Responder]


17/05/2013 às 21:47
Visitante assíduo e já deixou 79 comentários.

Eu tô doida pra ler esse livro desde que li uma resenha em outro blog. Não é nada do que eu esperava, só que é muito melhor. Achei mega macabro esse negócio do filme, a la O Chamado, mas imagino que bem melhor hehehe
Os personagens parecem ser ótimos, bem construídos. É justamente o tipo de história que eu adoro acompanhar cada pedaço!
Beijoo!
Eduarda Menezes postado recentemente..O Enigma da Borboleta (Kate Ellison)My Profile

[Responder]


17/05/2013 às 21:55
Visitante assíduo e já deixou 34 comentários.

Eu ainda não li esse livro fiquei sabendo dele recentemente, ou seja ontem, e parece ser um livro legal confesso que no começo não me interessei por ele, mas depois de ler uma resenha e outra meu interesse por ele foi chegando, e eu fiquei muito intrigada, pois o personagem vê um vídeo e depois fica cego eu preciso saber por quê?

[Responder]


18/05/2013 às 12:38
Visitante assíduo e já deixou 40 comentários.

estou faz tempinho querendo ler este livro e ler sua resenha só reforçou eu precisar mesmo lê-lo. to precisando demais ler livro complexo misterioso e com certa dose de violência.

[Responder]


19/05/2013 às 17:53
Você já comentou 9 vezes.

Resenha de tirar o fôlego. A estória é muito interessante, o fato de assistir um filme e ficar cego vendo ele, como é possível?. Um daqueles thrillers que você não larga enquanto não acabar. Espero lê-lo em breve, adorei a resenha, beijos.

[Responder]


20/05/2013 às 14:05
Visitante assíduo e já deixou 223 comentários.

Cincos corpos são encontrados no norte da França. Sem mãos, sem cérebros, sem olhos… no mínimo sinistro kkk
Gosto muito desse gênero literário, e, esse enredo me pareceu bastante surpreendente e instigante.
Fernanda Yano postado recentemente..Dane-se a fila, texto de CarpinejarMy Profile

[Responder]


21/05/2013 às 13:55
Visitante assíduo e já deixou 63 comentários.

Até agora, só tenho lido resenhas positivas em relação a esse livro. O bom é saber que além de ser de um dos gêneros que mais gosto, ele é muito bem escrito, cheio de desdobramentos interessantes e surpreendentes. Quero muito lê-lo o mais rápido possível.

@_Dom_Dom

[Responder]


21/05/2013 às 17:04
Visitante assíduo e já deixou 26 comentários.

ADORO livros de suspense, ainda mais mistérios policiais *___* Me lembra CSI, em livro, o que deve ser beeem melhor *_* é envolvente, faz com que entremos na história de uma forma alucinante *________*
As vezes é bom sair da rotina do romance, aventura e ler um Thriller como esse *_*

beijos

[Responder]


21/05/2013 às 17:22
Visitante assíduo e já deixou 10 comentários.

Tenho lido somente resenhas positivas sobre esse livro e estou bem curiosa para ler, pois adoro thrillers.
Adorei a sua resenha
Beijinhos
Renata
http://www.escutaessa.blogspot.com.br/
http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
@blogescutaessa
Renata (do blog Escuta Essa) postado recentemente..Lançamentos Literários – HarlequinMy Profile

[Responder]


24/05/2013 às 20:02
Você já comentou 8 vezes.

exoectativas sobre o livro? GRANDES, BEEM GRANDES! parece um típico suspense/terror que te deixará de cabelos em pé! ahahhaha louca por ele!
Gabriela Fontes postado recentemente..They Don’t Know About Us – cap 36 – 3º temporadaMy Profile

[Responder]


26/05/2013 às 20:43
Visitante assíduo e já deixou 25 comentários.

Estou louco para ler esse livro paranormal, e como estou! Cansei até de ler tantas resenhas de tantos sorteios – e preciso ganhar pfv – pois eu adorei esse livro, a capa e todo suspense que ele nos traz. Eu lembro até de O Chamado com a sinopse desse livro, quero muito ler, nunca li um livro de tanto suspense-terror assim, parece terror, se lembrei de o chamado, deve ser hein rs /medo. Necessito le-lo imediatamente rss, quero desvendar esse misterio, ainda mais que eu AMO enigmas!!

[Responder]


27/05/2013 às 21:24
Você já comentou 4 vezes.

Adorei a resenha!
Quero muito ler esse livro.
Susan Catherine postado recentemente..Leituras do mês: Fevereiro/março/abrilMy Profile

[Responder]


31/05/2013 às 15:00
Visitante assíduo e já deixou 21 comentários.

Nossa, adorei a história. Livros policiais e de terror são os meus preferidos e esse parece um ótimo livro do gênero, quero muito ler. Desanimei um pouco pelo fato dele ser o terceiro de uma série, mas já me animei novamente em saber que ele será adaptado para o cinema, então só pode ser muito bom. Adorei a resenha. ;)

[Responder]


31/05/2013 às 21:21
Visitante assíduo e já deixou 45 comentários.

vi esse livro na cultura e simplesmente endoidei por eleeeee! Sorte no sorteio pra mim…

[Responder]


31/05/2013 às 21:51
Você já comentou 3 vezes.

Acho esse livro muito bom e adoraria ganhá-lo,pois estou querendo lê-lo há algum tempo.Adorei a sua resenha e fiquei com mais vontade ainda de ler.Beijos.

[Responder]


02/06/2013 às 20:40
Você já comentou 2 vezes.

Wow! Este livro parece ser realmente incrível. Eu tenho uma queda por qualquer coisa que misture ficção com fatos reais. Adoro imaginar exatamente o lugar onde as coisas aconteceram ou sair correndo pra pesquisar mais sobre algo que é referenciado em livros. Espero ter a oportunidade de ler em breve!
Fabiano Santiago postado recentemente..[Video] TAG- Isso ou aquilo?My Profile

[Responder]


07/06/2013 às 19:48
Visitante assíduo e já deixou 23 comentários.

Gosto muito de livros policiais e esse, pela sua resenha, aborda alguns temas que nunca li num livro (a esquizofrenia, por exemplo), fora que o enredo é original!
Estou super curiosa por esse livro, com grandes expectativas e acredito que serão superadas! ;)

[Responder]


09/06/2013 às 14:03
Visitante assíduo e já deixou 18 comentários.

Quanto suspense esse livro, hein? Mas, eu não vou ler ele agora quem sabe um dia. A história é interessante, mas eu estou querendo ler outro tipo de gênero.

[Responder]


09/06/2013 às 17:04
Visitante assíduo e já deixou 64 comentários.

Li a sinopse, já fiquei com medo! KKKK Mas cara, pela resenha o livro parece muito bom mesmo! Que consegue prender o leitor do início ao fim! Adoro livros assim! Gostei muito do enredo do livro! to bem curiosa! heheh Mais um pra minha lista! Um dia leio todos que quero!

[Responder]


10/06/2013 às 07:50
Visitante assíduo e já deixou 110 comentários.

Estou cada vez mais envolvida com suspenses, com essa deliciosa tensão que me deixa sem fôlegoo numa leitura… e isso graças ao Ratos que vc indicou aqui, rsrs… lembra?
Com esse não é diferente. Essa pitada de ficção acrescenta à trama e eu quero ler. Na lista, com certeza!

[Responder]


10/06/2013 às 20:52
Você já comentou 5 vezes.

Esse livro está no topo da minha lista. Todas resenhas que vejo falam extremamente bem sobre. Sem contar que a história parece ser bem original, o que está faltando hoje em dia.
Fernanda Passos postado recentemente..Resenha: Anjos da LeiMy Profile

[Responder]