resenhas category image [Resenha] – Ponte para Terabítia, Katherine Paterson + Extra Livro x Filme 17/04/13

PONTE_PARA_TERABITIA_1230735876P
Nome: Ponte para Terabítia
Autor(a): Katherine Paterson
Editora: Salamandra
Número de páginas: 160
Ano: 2006
Avaliação: ★★★★★

Jess Aarons, um garoto de 10 anos, passou o verão treinando para ser o campeão de corrida da escola. Na volta às aulas, é ultrapassado por uma aluna nova. Os dois tornam-se grandes amigos, e criam um reino imaginário chamado Terabítia, onde governam soberanos protegidos das ameaças e zombarias da vida cotidiana.

Ponte para Terabítia é um infanto-juvenil delicadamente escrito e cheio de sutilezas. Ele tem um desenvolvimento tão singelo e adorável quanto sua premissa. Conseguindo, no entanto, superar expectativas de qualquer leitor desatento que o imagine como um livro comum.

Em uma cidadezinha pequena numa propriedade rural pobre vive Jess Aarons. O irmão do meio espremido entre duas irmãs mais velhas e duas mais novas é ora esquecido, ora subestimado pela sua família. O garoto acabou de entrar para 5ª série e sua maior ambição é ser campeão de corrida na escola. Mas com a chegada de Leslie Burke as coisas não serão mais as mesmas no lugar. Muito menos na vida de Jess.

Leslie se mudou para a casa vizinha, ela é uma garota esquisita. Veste roupas largadas, tem um cabelo castanho curto e arrepiado e alguma coisa de muito diferente no olhar. Ela e Jess estranhamente se tornam amigos. A preciosidade do enredo se encontra na construção do relacionamento deles. Juntos eles criam o reino imaginário de Terabítia, um lugar onde tudo é mágico e possível. Como reis e rainhas do local, Jess e Leslie se refugiam no seu próprio universo particular.

O livro é encantador. Encantador do ponto de vista mágico, do ponto de vista prático, na maneira como está escrito e principalmente pela mensagem que carrega. Leslie com sua personalidade curiosa, criativa e sonhadora consegue modificar todo o mundo de Jess. Se antes ele era um menino retraído, solitário, agora as histórias de Leslie e sua maneira questionadora de enxergar a vida abrem o olhar de Jess. Ele se torna mais dinâmico, mais receptivo, feliz. Leslie quebra o padrão daquela vida tão cinzenta e monótona que o garoto vivia, desafia o contexto mecânico das pessoas daquela cidade. Terabítia por sua vez, representa todas as possibilidades que a vida cotidiana reprime.

Katherine tem uma linguagem poética, bem melodiosa de descrever as sensações. Os sentimentos por sua vez, são observados com uma clareza vívida. Ela consegue perpassar durante a narrativa mesmo aqueles anseios tão íntimos dos personagens, seus desejos mais suprimidos. Como por exemplo, a busca pela aprovação que Jess tanto quer dos pais, as dificuldades de ser apenas mais um numa família tão pobre e repleta de irmãs. E por causa da profundidade alcançada, seu livro atinge níveis únicos e singulares. Encantando as mais diversas faixas etárias.

Ponte para Terabítia é um livro para ser apreciado, de tão bom que ele é. Mescla tudo que se espera de um infanto-juvenil bem construído, com a vantagem de ser uma história que ficará intrinsecamente ligada a sua mente mesmo dias depois da leitura. Ele é tocante.

DESIGN: ★★★★★
IMPACTO: ★★★★★
NARRATIVA: ★★★★★

Extra: Livro X Filme


Para quem não sabe Ponte para Terabítia é um livro que deu a origem ao filme com título homônimo. Peguei o livro para ler por conta do meu enorme apego emocional ao filme. Eu precisava conhecer o livro que deu a origem a uma das minhas adaptações favoritas. E não me decepcionei nem um pouco. A história é praticamente igual à adaptação, apenas com um apego mais visual as cenas de Terabítia. A atuação dos atores conseguiu imprimir perfeitamente a personalidade correspondente ao Jess e a Leslie. É incrível como o filme foi fiel. Até mesmo quando algumas passagens e cenas foram incluídas e não faziam parte da premissa original, esses momentos casaram perfeitamente o clima da história. Eu fiquei duplamente apaixonada pelo enredo. Recomendo ambos, não importando a ordem que você prefira efetuar de ler ou assistir. Ah! Se você está se perguntando se aquele é o Josh que está em Jogos vorazes e aquela é a Anna Sophia Robb do seriado The Carrie Diaries acertou! Os dois com carinha de criança ainda.

27 comentários
Postado em 17/04/13 por brendalorrainy



brendalorrainy
19 anos. Criadora do CDI é estudante de administração com inclinação para o setor editorial. Tem uma queda por felinos, por quadrinhos e pela combinação tinta e papel. Adora criar metas o tempo inteiro e estranhamente odeia dormir. Também detesta café, tem tendência ao caos e morre de medo de altura. É viciada em Friends e em qualquer coisa que a faça rir.
Deixe aqui seu comentário!

CommentLuv badge


27 comentários »
17/04/2013 às 20:31
Visitante assíduo e já deixou 27 comentários.

adorei o filme e se o livro for tao fiel assim então eu tbm vou adorar

[Responder]


17/04/2013 às 20:55
Visitante assíduo e já deixou 13 comentários.

Eu li o livro anos depois de ter assistido o filme, e confesso que gosto mais do filme. O livro é legal e bem bonitinho, acho que eu queria ter lido quando era mais nova para aproveitar mais. Não que eu não tenha gostado, eu gostei. Mas acho que eu poderia ter gostado mais se tivesse lido em uma outra fase.

[Responder]


17/04/2013 às 23:40
Visitante assíduo e já deixou 41 comentários.

Que gracinha de livro. Tinha ouvido falar do filme, mas nunca li nada sobre o original.
Achei fenomenal a mensagem por trás da história, a abordagem de questões tão íntimas e pouco exploradas, e o fato dos personagens se ajudarem e se transformarem, passando a ver o “mundo” de outra forma.
Muito bonitinho mesmo. Tenho certeza de que se eu ler, vou adoras.
bjs

[Responder]


18/04/2013 às 11:40
Visitante assíduo e já deixou 75 comentários.

CARA! Tem livro? Eu adorei ver esse filme (a muito tempo…) e nem sabia que tinha livro. Que fofo *-*
Queria ler, deve ser muito legal.

[Responder]

Marina Reply:

Noossa , o Livro é boom dimais , tive um trabalho de escola ; onde tive que fazer o resumo para apresentar ; E super recomendo c:

[Responder]


18/04/2013 às 12:16
Visitante assíduo e já deixou 117 comentários.

Eu já ouvi falar deste livro/filme, mas ainda não tinha lido nada sobre ele. Eu ando um pouquinho cansada deste estilo, não que ele não seja bom, mas ultimamente eu li bastante infanto-juvenis e meio que acho as estórias todas iguais, mesmo sendo diferentes. Eu gosto de livros infanto-juvenis, não me entenda mal, apenas cansei um pouco. Quem sabe quando eu voltar a lê-los eu esbarre com este livro e me encante assim como você.
Achei linda essa imagem do filme. E bem que eu vi que conhecia a carinha do menino, que fofo que o Josh está.

[Responder]


18/04/2013 às 22:09
Você já comentou 3 vezes.

hum..uma duvida agora…terabitia, seria um estilo de narnia? como um lugar onde é um mundo encantado ou nao é algo mais fora desse tipo de narrativa?

[Responder]

brendalorrainy Reply:

Oi Saulo! Na verdade Terabítia é completamente imaginária, é fruto da imaginação do Jess e da Leslie. Não é como Nárnia que realmente existe no livro. :]

[Responder]

saulo Pessoa Reply:

hum…realmente algo difente, vou dar uma sacada no livro para ver se vou gostar e pq parece que ele é bem curtinho..

[Responder]


18/04/2013 às 23:40
Visitante assíduo e já deixou 117 comentários.

Ah, e como o normal de tudo, suas resenhas me surpreendendo. É difícil eu ver o filme hoje em dia. Mas já vi sim, e eu não sabia que era uma adaptação literária. Eu ja vi uns filmes com esse menininho que esqueci o nome, kk, e ele ta desde pequenininho buscando a perfeitção de ator e tal, e tem se saído muito bem. E, obviamente, Ponte para Terabítia confirma isso tanto quanto os outros filmes.
Russara postado recentemente..NOVIDADES: Calendário da Bienal do Livro (2013)My Profile

[Responder]


19/04/2013 às 12:21
Visitante assíduo e já deixou 13 comentários.

Eu nem sabia que tinha livro. rs
Eu vi este filme há muuuuuito tempo atrás.
Lembro-me um tanto vagamente dele. Mas sua sua resenha ajudou a clarear a mente. rs
Não sei se é um livro que leria. Talvez não no momento. Quem sabe um dia…

Bjs
Danni

[Responder]


19/04/2013 às 21:22
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

Adorei a resenha, o livro me pareceu bem delicado, uma leitura que deixa a gente pensando bastante tempo sobre ele, gostei mesmo!
Andy Lima postado recentemente..#Resenha Desespero – Stephen King – Desafio Literário 24/12 (3.0)My Profile

[Responder]


19/04/2013 às 21:50
Visitante assíduo e já deixou 30 comentários.

Aaaaah, fiquei com vontade de ler o livro! E o bom é que dá pra ler rapidinho por ter poucas páginas! E acredita que ainda não vi o filme? :/

[Responder]


20/04/2013 às 19:37
Visitante assíduo e já deixou 29 comentários.

Fantasia não é meu gênero favorito. Mas eu preciso sair da zona de conforto e PpT parece ser uma graça. Adoro livros meio poéticos e encantadores!
Geovanna Ferreira postado recentemente..Garota Retrô: Filmes vintage que eu amo!My Profile

[Responder]

brendalorrainy Reply:

Geeeo acho que você ia amar esse livro sério! Ele não é fantasia não, o filme puxa mais pra fantasia, mas o livro é bem humano, o reino de Terabítia é só imaginação!

[Responder]


21/04/2013 às 00:40
Visitante assíduo e já deixou 27 comentários.

Eu comecei a ler a resenha e logo percebi que tinha visto o filme baseado no livro, o livro eu ainda não li mas o filme realmente é muito bom, como eu sempre gosto mais dos livros, acho que vou amar.

[Responder]


21/04/2013 às 02:58
Visitante assíduo e já deixou 80 comentários.

Ainda não assisti esse filme, nesse caso acho que vou optar por ver ele primeiro, já que é mais fácil que conseguir o livro. Alias nem sabia que ele era baseado em livro.
Fiquei encantada com a sua resenha. Parece ser uma história muito fofa.

[Responder]

brendalorrainy Reply:

Isso é Renata, o livro é meio difícil de achar e geralmente tá carinho pra vista que ele é fino. Assisti o filme primeiro mesmo, você vai se encantar do mesmo jeito. Beijão <3

[Responder]

brendalorrainy Reply:

Isso é Renata, o livro é meio difícil de achar e geralmente tá carinho pra vista que ele é fino. Assiti o filme primeiro mesmo, você vai se encantar do mesmo jeito. Beijão <3

[Responder]


26/04/2013 às 18:08
Visitante assíduo e já deixou 62 comentários.

Ainda não li o livro e nem vi o filme, mas parece um texto encantador que nos leva a sonhar e viajar em um mundo particular.
Parabéns pela resenha Brenda.
Aline Gonçalves postado recentemente..TAG: 11 CoisasMy Profile

[Responder]


27/04/2013 às 16:26
Visitante assíduo e já deixou 71 comentários.

O filme repetiu várias e várias vezes e nunca tinha dado atenção ao mesmo.
Depois de ler uma resenha bem positiva do livro, resolvi vê-lo na próxima reprise e não é que gostei?
É uma trama emocionante, :)

[Responder]


28/04/2013 às 11:35
Visitante assíduo e já deixou 223 comentários.

Já ouvi falar, mas não li o livro e nem assisti ao filme ainda. Adorei a resenha, achei fofa a história, bem gostosinha de ler e assistir.
Depois dessa resenha não vou deixar mais passar. :)
Fernanda Yano postado recentemente..Kit Sabonete para o Dia das MãesMy Profile

[Responder]


29/04/2013 às 22:54
Visitante assíduo e já deixou 65 comentários.

Eu vi o filme e achei super fofinho =)
Mas acho que não tenho muita vontade assim de ler o livro. Só que depois dessa resenha é impossível não ficar tão curiosa para saber o motivo por ele ter te encantado tanto.
beijos.
Fernanda Faria postado recentemente..Unha da SemanaMy Profile

[Responder]


17/05/2013 às 14:37
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

Li o livro depois que assisti o filme e amei os dois, não consegui esquecer a história mesmo depois de muito tempo!!
é realmente tocante se tiver oportunidade quero ver e ler denovo…Recomendado!

[Responder]


24/05/2013 às 14:04
Você já comentou 3 vezes.

Emoção extra no filme e no livro. haha

Amo todos os personagens, mas tinha um carinho especial pela Leslie (quem não tinha?) e, durante um tempo, não consegui aceitar o “destino” dela. Me torturei com os “Porques?” até que terminei a leitura do livro.
Acho que a ordem Livro-Filme ou Filme-Livro não faz diferença nessa história pois a adaptação conseguiu transmitir perfeitamente a essência do livro (raridade). Entretanto acho importante ler e assistir pois pequenos detalhes ficam bem mais visíveis quando você analisa a obra escrita e a sua adaptação.
Vou parar por aqui porque começo a lembrar da Leslie e da um aperto no coração, daqui a pouco começo a chorar (bixa besta! haha)…
Bruna postado recentemente..Resenha: Não conte a ninguém – Harlan CobenMy Profile

[Responder]


15/08/2013 às 21:45
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

olhei umas 3 vezes e adorei ea me emociono qnd jess perde sua amiga

[Responder]


24/09/2013 às 11:33
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

amei o livro ponte para terabitia !!!!!!!!!!!!!!!

[Responder]