eventos category image Um giro pelo sebos de Recife – Parte 1 23/03/13

státua do Mauro Mota na praça do sebo em Recife

Estátua do Mauro Mota na praça do sebo em Recife

Hey gente! Quem aí tem o costume de ir ao sebo? Hoje o blog vai inaugurar uma série de postagens sobre os sebos de Recife. Eu e Laura (nossa colunista do Inspiração literária) fomos dar uma volta pelos cantinhos daqui que vendem livros a preços camaradas e registramos o percurso para mostrar para vocês aqui no blog.

A Praça do Sebo é o ponto mais famoso nesse ramo em Recife, são vários boxes dispostos um ao lado do outro com livros tanto usados quantos novos. O local conta com uma estátua do Mauro Mota no centro e uma árvore realmente fantástica também. A praça é rodeada de prédios por todos os lados, tornando o ambiente extremamente acolhedor. Tudo bem que tem um bar do lado da praça… mas ainda assim a magia não é quebrada totalmente. A maioria do pessoal que frequenta, triste dizer, vai procurar livros didáticos de ensino médio ou fundamental, embora acredite que um bom público ainda movimente as obras de ficção.

O que mais gosto no sebo daqui é porque dá para encontrar muita obra diferente, desde lançamentos como Morte Súbita passando por clássicos famosos ou ainda livros que nunca tinha visto na vida. E os preços são na maioria legais e justos. Mesmo tendo algum vendedor careiro dá para pechinchar, trocar e fazer negócio, o que torna tudo muito mais interessante.

Vista da praça.

Vista da praça.

Cada estande tem praticamente o mesmo designer e geralmente é recheado de livros até não poder mais! Eu juro que me pergunto como os donos conseguem lembrar onde fica cada livro já que não consigo visualizar nenhum padrão.

A árvore linda do centro da praça, o modelo dos estandes, e eu e Lalusha com o Mauro Mota.

A árvore linda do centro da praça, o modelo dos estandes, e eu e Lalusha com o Mauro Mota.

Apesar de o ambiente no geral ser bonito e aconchegante, está bem mal cuidado. Existem vários buracos na calçada, lâmpadas quebradas, um verdadeiro abandono por parte do governo. O mais incrível é que no passado essa praça era conhecida e frequentada por pessoas de outros estados e até de fora do país. Cadê o investimento em cultura pessoal?

Voltando, porém, ao percurso chegamos lá todas tímidas por estar tirando as fotos parecendo turistas. Mas então fizemos amizade com um rapaz de um dos boxes, e ele foi nosso fotógrafo haha. Ele está até protagonizando a última foto do post.

para post

Pelo que você podem observar do estande tem realmente muito livro novo a vista, os vendedores colocam a maioria das obras conhecidas na frente para chamar atenção do pessoal. É uma tática que claramente funciona e tira aquela perspectiva que no sebo só se encontra livro antigo.

O tio simpático da praça!</small

O tio simpático da praça!

Nesse primeiro dia estávamos bem atribuladas de coisas para fazer e nossas compras foram mínimas. Mas então, na semana seguinte voltamos lá e aproveitamos para ir num outro sebo, além do da praça. Isso vai ser material integrante para parte 2 desse post. Aguardem também comentários dos livros que achamos por lá, os preços, e claro as aquisições que trouxemos para casa. <3 Mas e aí? Quanto ao post de hoje, o sebo da cidade de vocês também assim? Tem essa diversidade toda, ou pelo menos é bem cuidado pelo governo? Não deixem de comentar, queremos muito saber sobre os sebos dos outros estados! Também digam se curtiram o tipo de postagem. E pessoal de Recife comentem se já conhecem a Praça do Sebo e/ou frequentam.

37 comentários
Postado em 23/03/13 por brendalorrainy



brendalorrainy
19 anos. Criadora do CDI é estudante de administração com inclinação para o setor editorial. Tem uma queda por felinos, por quadrinhos e pela combinação tinta e papel. Adora criar metas o tempo inteiro e estranhamente odeia dormir. Também detesta café, tem tendência ao caos e morre de medo de altura. É viciada em Friends e em qualquer coisa que a faça rir.
Deixe aqui seu comentário!

CommentLuv badge


37 comentários »
23/03/2013 às 02:04
Visitante assíduo e já deixou 80 comentários.

Curti a postagem.
Eu nunca fui em Sebo. Nem sei onde tem na minha cidade, confesso que a visão que eu tinha é que só encontraria livro antigo. E realmente pela foto percebemos que tem muitos livros recentes. Tô aguardando o post 2, saber a média dos preços e ver suas aquisições. Quem sabe eu me animo e vou em busca de um sebo aqui em Fortaleza. ;)

[Responder]


23/03/2013 às 02:19
Você já comentou 8 vezes.

Eu e Bia fizemos a mesma coisa. Até tirei fotos pra fazer o post e acredita que ainda não fiz? Que engraçado você ter pensado na mesma coisa.

bjs
Carissa postado recentemente..Evento: Nova Geração da Literatura BrasileiraMy Profile

[Responder]

brendalorrainy Reply:

Sério Carissa? haha
Eu acredito sim porque isso já aconteceu em outros posts, tive a ideia não fiz e acabei vendo em outro blog.
Beijoos

[Responder]


23/03/2013 às 10:28
Visitante assíduo e já deixou 223 comentários.

Brenda, simplesmente amei esse post. Sou frequentadora assídua de Sebos kkkkk E já vou ficar aqui ansiosa para os próximos posts, ver as aquisições.
Aqui em São Paulo, não posso reclamar tem muitos Sebos, eu costumo ir nos do centro da cidades, são mais diversificados e vira e mexe consigo até lançamento por um preço camarada :) Muito bom mesmo. bjs
Fernanda Yano postado recentemente..Chaveiro Corpete – Lembrancinha Chá de LingerieMy Profile

[Responder]


23/03/2013 às 12:08
Visitante assíduo e já deixou 105 comentários.

adooorei o post Brenda, eu nunca fui na praça de sebo mas mooorro de vontade de conhecer na verdade nunca fui porque n sei onde é, sei que é no centro mas n faço ideia de onde realmente ainunca fui u.u mas morro de curiosidade de chegar por la e ver como é, vou ver se na proxxima vez que for em recife dou u jeitinho de ir por la ;) os sebos que conheço em recife são geralmente espalhados pela cidade, e alguns tem uns donos de banca bem engraçados mesmo e geralmente amsntes da leitura. Aqui em petrolina eu conheci um, que por sinal é amante de Clarice Lispector e não vende os livros dela ele apenas aluga! Muito lindo o senhor de uns 75 anos *_* achei a postagem bem interessante parabéns :)

[Responder]

brendalorrainy Reply:

Oi Camila!

Ele fica na Dantas Barreto, perto dos Correios Central, é só perguntar por lá que todo mundo diz onde é.
Que fofo esse senhor awn! Espero que todo mundo devolva direitinho os livros pra ele.
Feliz que você gostou da postagem!! :D
Beijão.

[Responder]


23/03/2013 às 12:20
Visitante assíduo e já deixou 13 comentários.

Oie Brenda!
Adorei o post!
Faz MUITO tempo que fui no sebo, e na época era pra comprar livros para a facul. Até que Bia me falou que foi por lá trocar livros, aí fiquei louca pra ir.
Vou ver se vou qualquer dia desses. Mas fala mais dos preços. Divulga aí pra gente. Diz qual o box tá vendendo mais em conta! hahahahaha

Bjs

[Responder]

brendalorrainy Reply:

No próximo post vou falar direitinho, mas o conselho é: não vá no ultimo box, o cara é meio rabugento e não gosta de fazer descontos haha.

[Responder]


23/03/2013 às 14:42
Você já comentou 6 vezes.

Oi, oi. Nunca comento por aqui, mas lá vai.
Fazia muito tempo que eu tinha ido neste sebo, daí eu fui um dia desses e me decepcionei um pouquinho. Achei os preço um pouco salgado. Claro que tinha alguns que estavam com preço em conta, mas tinha livro usado sendo vendido mais caro que na Saraiva! achei um abuso hahahahha Submarino ta aí né

Quero ver os próximos :)

Bjs

[Responder]

brendalorrainy Reply:

Oi Larissa!

É porque tem uns stands meio salgados mesmo,mas a tática é fazer amizade pra conseguir descontos. E tem épocas também. Geralmente comecinho de ano que o povo vai muito lá comprar didáticos eles sobem os preços. Pode ser que você tenha pegado essa época. Eu nunca tento comprar muito com sub, porque aquelas promos malucas são incomparáveis haha.
Beijo pra tu e mais sorte na próxima vez com os preços!

[Responder]

brendalorrainy Reply:

Ah! E que bom que dessa vez você sentiu vontade de comentar!

[Responder]


23/03/2013 às 14:43
Você já comentou 6 vezes.

Oi, oi. Nunca comento por aqui, mas lá vai.
Fazia muito tempo que eu tinha ido neste sebo, daí eu fui um dia desses e me decepcionei um pouquinho. Achei os preço um pouco salgado. Claro que tinha alguns que estavam com preço em conta, mas tinha livro usado sendo vendido mais caro que na Saraiva! achei um abuso hahahahha Submarino ta aí né

Quero ver os próximos.

:*

[Responder]


23/03/2013 às 17:12
Você já comentou 8 vezes.

Oii Brenda, que post mais criativo!
Deu vontade de morar em Recife, na cidade onde eu moro não tem sequer uma livraria e muito menos um sebo, o que é uma tristeza já que tenho o hábito de ler compulsivamente, acabo comprando apenas pela internet. A iniciativa é muito legal, e confesso que eu também enxergava os sebos como um lugar que só encontramos livros velhos, mas agora minha visão mudou, tenho vontade de conhecer Recife, e caso um dia eu vá, a Praça será com toda certeza parada obrigatória.

Beijos
Larissa Mirandah postado recentemente..A Promessa – Richard Paul EvansMy Profile

[Responder]


23/03/2013 às 18:34
Visitante assíduo e já deixou 64 comentários.

Brendinha, adorei o post!
Muito legal você ter incluído as fotos, achei bem diferente essa praça, uma pena que ela está mal cuidada! Vou aguardar pela segunda parte!
Aqui em Mogi tem vários sebos, mas eles estão espalhados pela cidade e mal dá para notá-los. Essa foi uma das coisas que achei legal daí de Recife, ter um lugar para isso, onde as pessoas vão com um propósito fixo!
Beijão!
Aione Simões postado recentemente..[Resenha] Não Diga Uma Palavra! – Jennifer McMahonMy Profile

[Responder]


23/03/2013 às 19:25
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

Arrasou no post.. eu particularmente adoro fuçar nos sebos afora.. acho q essa praça tem um clima tão legal.. já sentei num desses bancos pra ler um livro q tinha acabado de comprar.. na época trabalhava perto.. vivia por lá.. pena não ter mais tempo ultimamente…

[Responder]


23/03/2013 às 22:35
Visitante assíduo e já deixou 214 comentários.

Eu ia muito ai quando era mais nova, e minha mãe me levava para comprar os livros da série vaga-lume mais barato,kkk…. mas depois de grande nunca mais fui, na verdade nem lembro onde é, mas se que é na Dantas Barreto então da pra achar fácil, qualquer dia vou lá, e adorei as fotos!!!!

[Responder]

brendalorrainy Reply:

Eu também ia lá buscando essa série antes Camilla, era super legal eu conhecia um homem que vendia cada um por 1 real pra mim haha. Era beeem legal. Beijoo.

[Responder]


23/03/2013 às 22:43
Visitante assíduo e já deixou 13 comentários.

Brenda eu também compro livros nesses sebos, e conheço aquele tiozinho, foi com ele que eu consegui comprar O Ultimo Olimpiano!
Amei essa postagem!
Thais Belarmina postado recentemente..[RESENHA] Cai o Pano – Agatha CristieMy Profile

[Responder]


23/03/2013 às 23:11
Visitante assíduo e já deixou 62 comentários.

Sou de Brasília e por aqui temos um bom número de sebos principalmente na Asa Sul e Asa Norte (Parte Central, para quem conhece). Mas tem que pechinchar muito porque ainda acho alguns títulos meio caros.

Quando tem Feira do Livro quase todos os sebos montam standes…o mais famoso é o Sebinho!
Aline Gonçalves postado recentemente..Feios – Scott WesterfeldMy Profile

[Responder]

brendalorrainy Reply:

Aline que legal que aí tem feira do livro, nunca ouvi falar de uma por aqui. Pelo menos nessa época os livros devem ficar baratos né?
Beijos o/

[Responder]


23/03/2013 às 23:55
Você já comentou 5 vezes.

Oi Brenda! Tudo bem! Que máximo a publicação moro em recife e sou louco para saber onde fica os sebos só encontrei uns bem simples e que não tinha muita coisa interessante andando na boa vista mas eu quero saber onde fica essa praça se possível poderias dizer o trajeto ou a rua e tal com ponto de referências! Muito obrigado pelo post me ajudou bastante! ^^ Beijão!

[Responder]

brendalorrainy Reply:

Oi Clovis, esse sebo fica na Dantas Barreto, perto dos Correios central, é só perguntar por lá pela Praça do Sebo que você acha! Também tem outro super perto na mesma avenida.

Beijos :D

[Responder]


24/03/2013 às 00:38
Visitante assíduo e já deixou 20 comentários.

Que lugar bacana, nem parece um praça! Adorei as bancas.

[Responder]


24/03/2013 às 13:02
Visitante assíduo e já deixou 48 comentários.

Adorei o post, Brenda! Confesso que não sei da existência de sebos na minha cidade, nunca parei para procurar por eles. Muito legal os sebos aí em Recife, parece ser um lugar ótimo mesmo. Aguardando pelo próximo post.

Beijo:*
Naty.
Naty postado recentemente..Resenha: A Hospedeira – Stephenie MeyerMy Profile

[Responder]


24/03/2013 às 17:28
Visitante assíduo e já deixou 14 comentários.

Muito legal o post…

Aqui no Rj tem a feirinha itinerante…e eu AMO pq tem a barraca da Editora Record por livros por 5 reais! :D
Lygia postado recentemente..[Promo] As Duas Faces do Destino – Landulfo AlmeidaMy Profile

[Responder]


25/03/2013 às 00:05
Visitante assíduo e já deixou 32 comentários.

Menine, eu viva no sebo, mas depois que eu passei a ter menos tempo, meu lugar de compras é na internet ): Eu ia tanto, mais tanto que eu fiz amizade com uma vendedora de lá (o box dela é o segundo, como quem vem do lado da praça). Todas as vezes que eu chegava por lá, ela já ia me oferecendo os lançamentos e falando da filha dela, que tem os mesmo gostos que eu :D Qualquer dia desses a gente marca pra ir por lá pra torrar dindin :D

Beijão Brenda, adorei o post!

[Responder]


25/03/2013 às 10:36
Visitante assíduo e já deixou 58 comentários.

Oi, Brenda! Nossa, adorei a ideia das postagens, já fui no sebo lá no centro, mas confesso que fui atrás dos livros didáticos. Não lembro de ter encontrado negócios tãaao bons em livros de ficção,nada que valesse mais a pena sair nesse sol escaldante do Recife do que vasculhar o site do submarino, mas também não procurei muito. Vou aguardar o post com as suas compras e quem sabe não me animo pra ir garimpar também? hahaha

Beijos
Raíssa Lins postado recentemente..On my WishlistMy Profile

[Responder]


26/03/2013 às 14:10
Visitante assíduo e já deixou 79 comentários.

Eu adorei essa postagem. Preciso fazer umas visitas aos sebos depois, o problema é que o Submarino me tirou toda a ideia de preços justos kkkkkkkk Tô acostumada a comprar tudo por R$9,90 agora, mas SUPER quero conhecer sim. Vê se me chama da próxima vez! hahaha
Fiquei mega curiosa para saber o que você comprou e lembrei que nem te perguntei.
As fotos ficaram ótimas!
Beijão!
Eduarda Menezes postado recentemente..[Roteiro Adap.] O Lado Bom da VidaMy Profile

[Responder]


26/03/2013 às 18:45
Visitante assíduo e já deixou 21 comentários.

Oi Brendaaaa! Adorei, outro dia mesmo estava planejando de comprar alguns livros no sebo (nunca comprei…^^). Ai que lugar aconchegante, parece tãaao bom!
Realmente é uma tática útil dos vendedores colocar livros recentes na frente, sendo que muita gente mesmo acha que tanto há livros muitíssimos mal cuidados, quanto que só há obras antigas em sebos
Adorei o post, vou aguardar a parte 2!

Beijão
Sofia postado recentemente..Pesquisa de OpiniãoMy Profile

[Responder]


27/03/2013 às 22:38
Visitante assíduo e já deixou 11 comentários.

Podem falar o que quiser sobre os sebos, mais que eles são um paraíso para nós leitoras, isso eles são!!!

Sempre que posso vou a um aqui na cidade, apesar de ser um pouco longe de onde moro.

[Responder]


28/03/2013 às 20:15
Você já comentou 7 vezes.

Adorei o post! Nunca fui á um sebo, mas tenho vontade. Acredito que falta mais incentivo do governo por parte cultural, em contribuir com lugares assim. Aqui no bairro onde eu moro um pessoal abriu uma espécie de livraria com cafeteira, que chama Bookafé; as pessoas vão pra tomar um café, um chocolate… (até açaí tem) e leem livros! Ficam vários livros disponíveis pro pessoal que frequenta, e eu achei essa ideia genial! (:

[Responder]

brendalorrainy Reply:

Oi Stefania!

Pooxa que ideia maravilhosa, adorei! Ficaria contente de ter um Bookafé em Recife também. Onde você mora?

[Responder]

Stefania Reply:

Oii, por acaso dando uma olhada nos posts dos sebos, acabei vindo aqui nesse primeiro post e vendo sua resposta somente hoje Brenda! rsrs
Eu moro em Belo Horizonte. :D

[Responder]


28/03/2013 às 22:23
Visitante assíduo e já deixou 65 comentários.

Eu adoro sebos, sempre quando entro em um tenho vontade de ficar horas e horas só vasculhando e observando os detalhes.
Espero que tenha feito boas compras.
Fernanda Faria postado recentemente..Promoção Relâmpago “Páscoa da Gente”My Profile

[Responder]


03/04/2013 às 04:12
Visitante assíduo e já deixou 16 comentários.

Meu deeeus, quantos sebos reunidos em um só lugar ‘-’
Aqui onde eu moro, em Rio Pardo, não existe sequer uma livraria.

[Responder]


18/04/2013 às 00:05
Você já comentou 3 vezes.

muito boa a ideia, e moro em recife tb, mas tem que garimpar muito para achar um livro legal, pelo menos quando eu vou é assim, nao sei se nao dou sorte, pq só encontro livro didatico.

[Responder]


18/05/2013 às 21:15
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

Amei o post, eu moro em Recife e sabia da existência dos sebos, mas como comecei a ter um apreço pela leitura a pouco tempo então eu só compro livros em livrarias de shoppings e online, Brenda você pode informar o endereço dessa praça?
Agradeço e beijão :)

[Responder]