resenhas category image [Resenha] – Línguas de fogo, Karen Soarele 19/03/13

nova l
Nome: Línguas de fogo – Crônicas de Myríade
Autor(a): Karen Soarele
Editora: Cubo Mágico
Ano: 2012
Número de páginas: 216
Avaliação: ★★★☆☆

Aisling é uma jovem camponesa que vive numa área remota de Vulcannus, o reino mais poderoso de Myríade. Entretanto, um acontecimento vem para mudar completamente sua vida: seu melhor amigo, Dharon, é ferido em batalha enquanto tentava protegê-la, e a única chance que ela tem de salvá-lo é deixar para trás tudo o que conhece e atravessar a fronteira até o território inimigo, onde pode encontrar o antídoto para o veneno que o consome. Em sua jornada, Aisling se defrontará com diversos perigos, descobrirá que toda história possui mais de um ponto de vista e aprenderá que nas amizades verdadeiras está a força para seguir pelo caminho correto.

Línguas de fogo da autora nacional Karen Soarele é primeiro volume de uma série de cinco livros, e um infanto-juvenil característico. A protagonista da história é Aisling, uma garota de 12 anos que após a destruição do seu vilarejo viaja em busca de um antídoto para curar Dharon, seu melhor amigo. Como responsável pela segurança do local, Dharon acabou altamente ferido após defender a amiga da salamandra gigante de fogo que atacou e destruiu o vilarejo. E agora, já não bastando a Aisling ter um companheiro de viagem em estado lastimoso, toda a vida passada com a avó na monótona e longínqua área de Sollace não poderia colaborar menos para uma viagem tão árdua.

Minha leitura começou com expectativas consideráveis. Vindo fruto de um Book tour, Línguas de fogo apresenta uma proposta que sempre chama minha atenção e interesse: uma aventura num universo mágico. Myríade, o reino onde se ambienta o enredo, me parecia extremamente promissor e original. E ao final da leitura realmente pude concluir que nesse quesito o livro é extremamente positivo. Os lugares eram fascinantes, vivos. Havia um encanto que pairava sob os cenários, pessoas e situações descritas. Isso não impediu, nem conseguiu apaziguar, porém, minha insatisfação sobre outros aspectos observados.

Infelizmente o que pontuou em descrição faltou em desenvolvimento. A impressão que tive era que Línguas de fogo era um esboço de livro, uma matéria prima esperando para ser complementada e preenchida pouco a pouco. Senti falta de muitas passagens e diálogos, pois o livro corria depressa e sem aprofundamentos. Quando estava esperando por uma cena em particular, a autora já estava um passo a frente e eu era obrigada a imaginar por mim mesma o desenrolar de diversas situações. Além disso, o fato do livro ser em terceira pessoa, pedia que a autora investisse mais ferozmente em diálogos, de modo a fazer o leitor entender melhor o relacionamento entre os personagens, e isso não foi o que ocorreu. Havia pouquíssimos diálogos, especialmente entre o núcleo central da trama.

Vale salientar, todavia, a existência de diversos personagens secundários carismáticos, que transcorreram a história um tom envolvente. Tornando-se agregadores de valor, eles não estavam lá apenas para ocupar espaço, na verdade preenchiam lacunas fundamentais ao enredo, cruzando histórias de maneira inteligente e valiosa. Isso refletiu especialmente no meu apego ao livro, se não vi em Aisling e Dharon personagens arrebatadores, pude encontrar em muitos outros características que suprissem completamente essa deficiência.

Línguas de fogo de maneira geral é um livro bom, cuja leitura é válida. É verdade o livro de estreia da autora apresentou falhas e quesitos insatisfatórios, mas com um pano de fundo tão promissor e uma narrativa agradável se torna inevitável não esperar um segundo volume que perpasse gloriosamente seu antecessor. Estou ansiosamente aguardando!

DESIGN: ★★★★★
IMPACTO: ★★★☆☆
NARRATIVA: ★★★★☆

P.s: O livro foi integrante de um book-tour promovido pela Ni do Ninhada literária, um dos meus blogs favoritos vale ressaltar!

15 comentários
Postado em 19/03/13 por brendalorrainy



brendalorrainy
19 anos. Criadora do CDI é estudante de administração com inclinação para o setor editorial. Tem uma queda por felinos, por quadrinhos e pela combinação tinta e papel. Adora criar metas o tempo inteiro e estranhamente odeia dormir. Também detesta café, tem tendência ao caos e morre de medo de altura. É viciada em Friends e em qualquer coisa que a faça rir.
Deixe aqui seu comentário!

CommentLuv badge


15 comentários »
19/03/2013 às 10:24
Visitante assíduo e já deixou 223 comentários.

Achei a capa fofa.
Gosto muito de ler livros nesse tema, a resenha ficou ótima, como sempre você escreve muito bem, parabéns.
Não seria um dos meus favoritos, mas senti curiosidade sim em ler o livro
Fernanda Yano postado recentemente..Capa Protetora de LivroMy Profile

[Responder]


19/03/2013 às 18:29
Visitante assíduo e já deixou 214 comentários.

Parece ser um livro bom, e eu gostei da resenha, mas acho que vou esperar pela resenha do segundo pra ver se vou realmente comprar, bjos!!!

[Responder]


19/03/2013 às 18:32
Visitante assíduo e já deixou 14 comentários.

“nfelizmente o que pontuou em descrição faltou em desenvolvimento. A impressão que tive era que Línguas de fogo era um esboço de livro, uma matéria prima esperando para ser complementada e preenchida pouco a pouco.”

EXATAMENTE! Foi a impressão que eu tive. A autora está um pouco crua, mas acredito que vá melhorar com o tempo! =D

Beijos!
Lygia postado recentemente..[Meme] Li até a página 100! #2My Profile

[Responder]


19/03/2013 às 20:31
Visitante assíduo e já deixou 20 comentários.

Adorei a história, gosto de aventuras e perigos, acho que me daria bem com a leitura.

[Responder]


20/03/2013 às 18:59
Visitante assíduo e já deixou 146 comentários.

Para ser um livro de estreia, acho que a Karen se saiu bem então. Vale esperar os próximos e ver como a técnica da autora evolui junto com a história. Vou dar meu voto de confiança ao livro!

[Responder]


20/03/2013 às 19:39
Visitante assíduo e já deixou 65 comentários.

Ah eu gostei do livro dela, mas realmente concordo que ela detalhou bem porem não desenvolveu muito o livro; Acho que pecou somente nesse ponto.
beijos
Fernanda Faria postado recentemente..Gincana Prova #3 – Caça PalavrasMy Profile

[Responder]


21/03/2013 às 00:22
Visitante assíduo e já deixou 80 comentários.

Eu não me interessei por esse livro.

[Responder]


21/03/2013 às 11:56
Visitante assíduo e já deixou 21 comentários.

Ooooi Brendinha!

Já li o “Rainha da Primavera”, também da Karen e achei excelente, porém muito rápido. Apesar disso ainda tenho vontade de ler “Línguas de Fogo”, que me parece uma ótima aventura. As vezes muitos autores, por estarem em seus livros de estréia, cometem falhas mesmo, mas vão se aperfeiçoando!

Beijão
Sofia postado recentemente..Falando de… Rick RiordanMy Profile

[Responder]


22/03/2013 às 20:14
Visitante assíduo e já deixou 105 comentários.

Oum que legal um livro de uma autora nacional *_*
apesar dos pontos negativos ressaltados eu gostaria de ler
realmente parece uma série promissora :) gostei ^^

[Responder]


24/03/2013 às 12:52
Você já comentou 4 vezes.

Eu tenho este livro aqui tem um tempinho e já li algumas resenhas positivas dele… Mas acho que uma pessoa também falou sobre a superficialidade dos fatos…

Bem, vou ter que ler – eu também me interessei bastante pela possibilidade de conhecer este outro mundo, mágico…

Eu prefiro livros em primeira pessoa, pois me deixa mais próxima dos personagens, me sinto nos pensamentos deles mesmo, mas que pena que este livro não é e ainda não dá uma visão muito boa de cada um =(

De qualquer forma, vou ler ainda este ano (hahaha) pra saber o que vou achar.

Beijos!

[Responder]


28/03/2013 às 14:13
Visitante assíduo e já deixou 11 comentários.

Achei a capa super fofa mais tenho receio em ler obras neste estilo e pelo que vejo deixou muito a desejar.

[Responder]


03/04/2013 às 04:32
Visitante assíduo e já deixou 16 comentários.

Esse é um dos livros que desde que foi lançado tenho vontade de ler, mas nunca tive a oportunidade.
Eu tenho um blog e estava pensando em tentar uma parceria com a autora, o que você acha?

[Responder]

brendalorrainy Reply:

Eu acho que essa autora não faz parceria direta, mas trabalha com book tour de livros. De qualquer forma dá uma pesquisada pode ser que ela tenha mudado de método!

[Responder]


24/04/2013 às 15:19
Visitante assíduo e já deixou 13 comentários.

Quero muito ler esse livro, já li um conto de introdução da história e amei.
Espero le-lo em breve!
Thais Belarmina postado recentemente..Conhecendo o Blogueiro #4 – Thais BelarminaMy Profile

[Responder]


14/05/2013 às 00:55
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

Oi, Brenda!
Muito obrigada por escrever uma resenha de Línguas de Fogo!
Eu estou terminando o segundo volume, e levo muito a sério as opiniões dos leitores, principalmente quando dizem que preciso melhorar em algum ponto.

Beijos!
Karen Soarele
Karen Soarele postado recentemente..Línguas de Fogo – primeiro aniversário do livro!My Profile

[Responder]