resenhas category image [Resenha] – Just Listen, Sarah Dessen 21/03/13

capajustlisten2.indd

Nome: Just Listen
Autor(a): Sarah Dessen
Editora: Farol
Número de páginas: 308
Ano: 2010
Avaliação: ★★★★★
Cedido em parceria com a editora Farol.

No ano passado, Annabel era “a garota que tinha tudo” – pelo menos esse foi o papel que desempenhou no comercial de televisão para as lojas de departamento Kopf.
Este ano, ela é a garota que não tem nada: sem melhor amiga, porque a malvada-mas-emocionante Sophie a largou, sem paz em casa desde que sua irmã mais velha se tornou anoréxica, e ninguém para sentar-se com ela na hora do almoço. Até que ela conhece Owen Armstrong.
Alto, moreno e obcecado por música, Owen é um bad boy regenerado com o compromisso de dizer a verdade. Com a ajuda de Owen, talvez Annabel possa enfrentar o que aconteceu na noite em que ela e Sophie deixaram de ser amigas
*Sinopse traduzida do Goodreads

Na lista de autores desejados há tempos, Sarah Dessen era uma incógnita no meu conceito. Eu sempre tinha lido criticas muito positivas a autora, mas as premissas de enredo aparentemente simples demais me permitiam a pergunta se tais elogios não eram exagerados. Só que após a leitura de Just Listen – um dos melhores YAs que li nos últimos tempos – só posso me juntar com prazer a turma de apreciadores da autora.

No livro conhecemos a história de Annabel, a mais jovem numa família de 3 irmãs que assim como ela também são modelos. No ano passado ela era uma garota invejada por qualquer um, sua carreira de sucesso aliada a uma melhor amiga popular a tornava o centro das atenções. Esse ano, porém, um incidente numa festa deixou Annabel na escória do colegial, e os distúrbios alimentares que sua irmã mais velha vem enfrentando não tornam nem um pouco sua casa um ambiente acolhedor. O que poucas pessoas sabem é que nossa protagonista esconde um segredo sobre aquela noite em que tudo começou a mudar, e isso tem feito ela se afastar de tudo e todos ao seu redor.

Just listen começa e permanece despretensioso durante todo o enredo, mas o melhor desse livro está na habilidade fantástica da autora de desconstruir relacionamentos e situações. Não é propriamente a chamada da história em si que proporciona isso, mas a maneira como ela é conduzida. Sarah escreve com a alma e por isso conseguimos observar tão bem os aspectos mais profundos e complicados na rotina de uma família como tantas outras por aí. As particularidades mais singelas tomam outras dimensões em suas mãos.

Envolvente, humano e real são três adjetivos que definem bem a trama. Os traços que caracterizam cada personagem são bem delineados e estruturados, as sensações perpassadas por eles ainda mais críveis. É como se entrássemos verdadeiramente na história, a imersão é inevitável.

O enredo se torna ainda mais notável quando Annabel conhece Owen, um DJ ex-presidiário. É o momento em que duas personalidades muito diferentes se chocam. Se por um lado Owen leva a sinceridade como objetivo superior – doa em que doer, em contrapartida Annabel prefere fugir de todo e qualquer conflito omitindo suas emoções. Ela não é uma mentirosa de mão cheia, mas uma pessoa que deixa a vida entrar em rumos desnecessários pelo simples medo de enfrentar situações.

Just Listen não é um livro dramático, e sim um livro que explora bem os relacionamentos. Ele é comovente e adorável da medida certa, uma típica história que agradará boa parcela de quem a leia. Dê a chance ao livro e narrativa da Dessen te conquistará. Eu garanto.

DESIGN: ★★★☆☆
IMPACTO: ★★★★½
NARRATIVA: ★★★★★

P.s.: A sinopse que coloquei no post não corresponde a que está no Skoob nem no livro na tradução brasileira, e aconselho que não procurem saber a outra. A sinopse brasileira entrega um ponto fundamental do enredo, que mesmo não estragando a história, quebra o mistério sobre o segredo da personagem.

44 comentários
Postado em 21/03/13 por brendalorrainy



brendalorrainy
19 anos. Criadora do CDI é estudante de administração com inclinação para o setor editorial. Tem uma queda por felinos, por quadrinhos e pela combinação tinta e papel. Adora criar metas o tempo inteiro e estranhamente odeia dormir. Também detesta café, tem tendência ao caos e morre de medo de altura. É viciada em Friends e em qualquer coisa que a faça rir.
Deixe aqui seu comentário!

CommentLuv badge


44 comentários »
21/03/2013 às 20:12
Visitante assíduo e já deixou 32 comentários.

Po, eu curti a capa, risos. Nunca tinha ouvido falar sobre o livro, mas parece ser interessante, apesar de eu não estar na vibe desse tipo de leitura agora. Curti a lot a resenha, teu texto melhorou muuito, véi! (não que fosse ruim). Adorey :D

Beijo, coisa fofa *-*

[Responder]


21/03/2013 às 23:17
Visitante assíduo e já deixou 214 comentários.

Poxa pela resenha( que alias ta muito boa) esse livro parece ser muito bom!!!
Quero lê-lo sim, mas não agora pois tenho uma fila aqui,kkkkk

[Responder]


21/03/2013 às 23:19
Visitante assíduo e já deixou 80 comentários.

Ainda não tive oportunidade de ler nenhum livro da Sarah Dessen, mas com tantos comentários positivos sobre sua escrita, e você reforçando isso, pretendo ler em breve.
Gostei da resenha e não vou ler a sinopse brasileira.

[Responder]


22/03/2013 às 02:05
Visitante assíduo e já deixou 79 comentários.

Oi Brendinhaa,
Ah, eu também tenho essa incógnita em relação a Sarah Dessen, mas confesso que antes desse, nunca havia tido muita vontade de ler um livro da autora, mesmo com tantos elogios. A sinopse desse é mais intrigante.
Porém, fica claro que a narrativa é um show à parte. Adoro quando a autora consegue transmitir sensações e sentimentos verdadeiros para os leitores. Um livro tem que ir além de uma simples história, ele tem que nos fazer crer que aquilo poderia ser possível, real. Um exemplo claro disso são as histórias do Stephen King que, por mais fantásticas que sejam, são escritas de tal forma que eu me sinto compelida a acreditar que em algum universo aquilo seria possível; ou, ao menos, que caso o fantástico acontecesse, era daquele modo que as pessoas reagiriam.
Esse certo mistério que permeia os motivos da personagem e o romance com o badboy me chamaram atenção. Quero ler!
A resenha está ótima!
Beijão!
Eduarda Menezes postado recentemente..Pesquisa de OpiniãoMy Profile

[Responder]


22/03/2013 às 11:07
Você já comentou 6 vezes.

A capa é bem bonita mesmo, e pelo que li na resenha, o enredo é bem bacana, fiquei curiosa… Vou colocar em minha lista de leitura com certeza…

[Responder]


22/03/2013 às 13:34
Visitante assíduo e já deixou 64 comentários.

Brendinha, dá pra perceber o quanto você se envolveu com a leitura pelos seus comentários carregados de emoção sobre o livro.
Eu gosto de leituras assim, que nos impactem desse jeito e que explorem bem essa temática dos relacionamentos.
Nunca li nada da autora, mas Just Listen é um dos que mais tenho curiosidade, porque sempre vejo bons comentários sobre ele!
Indo lá agora participar da promoção hehe!
Beijão!
Aione Simões postado recentemente..Divulgações e NovidadesMy Profile

[Responder]


22/03/2013 às 17:57
Visitante assíduo e já deixou 25 comentários.

Tenho ouvido falar muito da autora, mas ainda não tive a oportunidade de ler nenhum de seus livros. Tenho muita vontade de conhecer melhor essa historia. Gosto de enredos bem escritos, que fala de relacionamentos de forma real e pouco esteriotipado. Preciso ler. Bjksss

[Responder]


22/03/2013 às 18:49
Você já comentou 4 vezes.

Me interessei pelo livro,
otima resenha, realmente anciosa para ler (:

[Responder]


22/03/2013 às 20:20
Visitante assíduo e já deixou 105 comentários.

Aaaaah faz um tempo que sou curiosa com Sarah dessen e você é mais uma pessoa a falar bem dela… Queeero muuuito ler agora para matar minha curiosidade u.u
enfim adorei a resenha *_*

[Responder]


22/03/2013 às 23:49
Visitante assíduo e já deixou 20 comentários.

O design é mesmo 3 estrelas, a capa me deixou com um ar de mistério. Gostei apesar de a história não me animar muito!

[Responder]


23/03/2013 às 09:57
Visitante assíduo e já deixou 12 comentários.

Resenha bem elaborada, abordando os pontos importantes do livro, despertando a curiosidade dos leitores, vale a pena conferir.

[Responder]


23/03/2013 às 10:06
Visitante assíduo e já deixou 223 comentários.

Achei a capa desse livro diferente, instigante.
Ainda não li nada da autora, gostei da resenha e se tiver a oportunidade vou ler sim o livro, vale a pena uma chance
Fernanda Yano postado recentemente..Chaveiro Corpete – Lembrancinha Chá de LingerieMy Profile

[Responder]


23/03/2013 às 12:26
Visitante assíduo e já deixou 13 comentários.

Cara, eu sou louca para ler esse livro.
Há anos que ele é um desejado mas nunca comprado. =P
Gostei do teu ponto de vista. Ele realmente segue do jeito que eu imaginava.
Agora mais do que nunca o quero. ;)
Danni postado recentemente..#CircuitoNovoConceito – As Violetas de MarçoMy Profile

[Responder]


23/03/2013 às 12:27
Visitante assíduo e já deixou 10 comentários.

Essa é a primeira resenha que leio sobre esse livro. Assim, baseada no que li, considero que o livro seja bom e pretendo ler. Gostei da resenha. Ah, a capa é bem legal.

[Responder]


23/03/2013 às 20:52
Você já comentou 3 vezes.

Cara, quero ler esse livro, você escreve muito bem, a resenha ficou show de bola… Parabéns.
Wellison Maia postado recentemente..Raphael Draccon abrindo, mais uma vez, meus olhosMy Profile

[Responder]


23/03/2013 às 23:05
Visitante assíduo e já deixou 62 comentários.

Interessante o que você disse sobre sinopses porque comentei isso no último vídeo que fiz. Algumas pessoas não gostam de ler sinopses por causa disso…porque umas divulgam grandes spoilers da história.
Aline Gonçalves postado recentemente..Feios – Scott WesterfeldMy Profile

[Responder]


24/03/2013 às 12:54
Visitante assíduo e já deixou 48 comentários.

Sarah Dessen é outra autora que sempre ouço comentários positivos, mas ainda não tive oportunidade de ler nenhum livro dela. Adorei a resenha e realmente fiquei com vontade de ler. Ah, odeio essas sinopses que revelam pontos importantes da história, por isso sempre evito ler.

Beijo:*
Naty.
Naty postado recentemente..Resenha: A Hospedeira – Stephenie MeyerMy Profile

[Responder]


24/03/2013 às 20:53
Você já comentou 6 vezes.

Adoro mistérios hahah Essa é a primeira resenha que vejo desse livro e me pareceu ser realmente bem interessante. Sinopses que contam grande parte da história é um terror mesmo. Vai pra minha meta de leitura hahah Bjs!
Meed postado recentemente..Lonely Hearts ClubMy Profile

[Responder]


25/03/2013 às 10:42
Visitante assíduo e já deixou 58 comentários.

Pois é, atualmente estou na mesma situação que você se encontrava antes de ler Dessen. Por um lado, morro de curiosidade, por outro as tramas parecem tão… comuns. Gosto muito de YAs contemporâneos e, quando eles conseguem fugir do lugar comum, realmente se tornam meus livros favoritos e acho que isso pode acontecer com Just Listen. Parece trazer temas interessantes, além de um típico romance, como disturbios alimentares. Com certeza irei ler algo da autora, só falta encontrar um bom preço dos livros dela, que sempre são caros :/

Beijos
Raíssa Lins postado recentemente..On my WishlistMy Profile

[Responder]


27/03/2013 às 22:46
Visitante assíduo e já deixou 11 comentários.

Hunnn sabe que tu escreve bem né. gostei da tua resenha. Mas confesso que o livro não me despertou aquela curiosidade que te impulsiona nem que seja a dar uma espiadinha sabe???

[Responder]


28/03/2013 às 01:13
Visitante assíduo e já deixou 65 comentários.

Eu ainda não conhecia o livro, só a autora que dizem sempre que escreve muito bem. Fiquei intrigada com ele, mais ainda pela nota que você deu, já que poucas vezes eu vi vocÊ avaliando um livro com 5 estrelas, então tenho certeza que ele deve ser maravilhoso.
beijos
Fernanda Faria postado recentemente..Séries – FriendsMy Profile

[Responder]


28/03/2013 às 09:20
Visitante assíduo e já deixou 10 comentários.

Eu gostei da resenha, bem concisa e direta, eu nunca li nada da Dessen, e como já ouvi falar muito bem dos livros dela mundo afora (blogosfera), acho que vou gostar desse livro Just Listen.
Esses livros que exploram relacionamentos costumam a emocionar, com certeza quero me encontrar com a leitura e me comover.
Beijos!

[Responder]


30/03/2013 às 10:46
Visitante assíduo e já deixou 27 comentários.

Oii!!
AInda não li nada da autora, mas confesso que morro de curiosidade, esse livro já está minha lista já faz um tempinho!
A história parece ser bem envolvente, quero conhecer a Annabel e o seu relacionamento com o Owen *O*
Beijoss

ELidiane – Leitura entre amigas
Elidiane – Leitura entre amigas postado recentemente..Não Diga Uma Palavra! – Jennifer McMahonMy Profile

[Responder]


30/03/2013 às 14:17
Você já comentou 6 vezes.

Olá!!!
Só por ser Sarah Dessen já me conquista, de tanto ouvir falar e enormes elogios, já estou lendo seus livros…Comecei pelo primeiro “Aquele Verão” que mesmo todos falando que é o mais fraco, eu gostei bastante. O próximo da fila é o Que Aconteceu com o Adeus.
Just Listen me chama a atenção por não ser um romance bobo, e não ser o foco no dramático, mas como vc disse, um destaque para relacionamentos….haaaa quero muito ler esse livro.
Bjs

[Responder]


02/04/2013 às 00:31
Você já comentou 6 vezes.

Esse livro parece ser bem interessante, curti muito a capa e o seu titulo ^^ Como você disse espero que a narrativa me conquiste…

Beijos.
Guilherme postado recentemente..|| WishList || De PascoaMy Profile

[Responder]


03/04/2013 às 04:23
Visitante assíduo e já deixou 16 comentários.

A capa do livro é lindaa. Eu tenho uma dúvida em relação ao gênero do livro: o que é um livro YA?

[Responder]

brendalorrainy Reply:

Ya é a sigla para Young-adult, que quer dizer literatura jovem-adulta :]

[Responder]


03/04/2013 às 23:14
Visitante assíduo e já deixou 27 comentários.

Eu ainda não li nem um livro da autora mas acho que uma história despretensiosa e bem escrita é tudo que eu preciso às vezes. Parece ser uma história envolvente com personagens interessantes e situações bem construídas.

[Responder]


06/04/2013 às 10:45
Visitante assíduo e já deixou 12 comentários.

Nunca li nada da Sarah Dessen e tenho muita vontade. Ouvi falar que a narrativa dela é excelente e leve. Espero ter a oportunidade de ler o livro, pois estou bem curiosa para saber mais da história e desvendar os mistérios deste livro.

[Responder]


06/04/2013 às 14:52
Visitante assíduo e já deixou 11 comentários.

Não conhecia a autora mas essa áurea de segredos me envolveu.
Conta pontos o fato de tratar dos problemas alimentares de modelos.
Como pode uma garota que tinha tdo de repente se tornar uma pária?
Querendo descobrir.
Bjus!

[Responder]


09/04/2013 às 11:15
Visitante assíduo e já deixou 65 comentários.

Este livro se parece um pouco com um outro que já li: Belo desatre, que tbm é um ótimo livro. Quero muito ler esse!!!

[Responder]


10/04/2013 às 13:26
Visitante assíduo e já deixou 63 comentários.

Também já li várias resenhas positivas dos livros da Sarah Dessen. Acho os temas que ela aborda em suas obras bem interessantes. Sem falar que todos elogiam bastante a narrativa dela. Quero muito ler algum livro dela em breve.

@_Dom_Dom

[Responder]


13/04/2013 às 22:44
Você já comentou 5 vezes.

A primeira vez que vi esse livro achei a capa muito estranha. Nunca li nada da autora. Vejo fãs de seus livros. Mas também vi algumas criticas negativas, algumas como Aquele Verão. Tenho curiosidade em de ler esse livro porque dizem que é o melhor livro da autora e a história parece muito boa.

[Responder]


13/04/2013 às 23:12
Visitante assíduo e já deixou 14 comentários.

Eu li uma resenha sobre esse livro faz muito tempo e fiquei louca pra lê-lo. Tinha até esquecido, mas vc me fez lembrar, ainda bem! Seu vocabulário é ótimo, vc fala até “críveis” kk. Admito que fui olhar no dicionário.
Nossa, que chato esse negócio da sinopse brasileira entregar um ponto muito importante do livro, to até com medo agr, se eu comprar o livro acho que vou ter que resistir a olhar a contra-capa.
Adorei a resenha, bjs

[Responder]


14/04/2013 às 00:01
Visitante assíduo e já deixou 25 comentários.

Gostei de como a historia se desenvolve :D
Pela capa nao estava gostando muito, mas parece otimo!
Agora eu quero rs.

[Responder]


14/04/2013 às 11:15
Visitante assíduo e já deixou 10 comentários.

Nunca li nada da autora , me pareceu bem interessante , autores que sabem envolver a trama de forma concisa sem partir para o drama , são sempre os melhores , dão leveza e passam confiança ao leitor .

[Responder]


14/04/2013 às 22:24
Visitante assíduo e já deixou 64 comentários.

Já ouvi/li sobre livro em algum lugar, não me recordo onde. Mas eu gostei do que falaram, mas não tinha procurado saber mais sobre ele. Aí cheguei aqui, vi essa resenha! Caramba, adorei! Adoro esses tipos de livros! Quero lê-lo e logo! haha Parabéns pela resenha!

[Responder]


16/04/2013 às 22:02
Visitante assíduo e já deixou 58 comentários.

Oi Brenda,interessante o livro e parabéns pela resenha maravilhosa!
Também li várias críticas muito positivas em relação à autora,deve ser interessante acompanhar Annabel e ir descobrindo qual será esse segredo,gostei quando Vc menciona que é um livro que explora bem os relacionamentos.

[Responder]


17/04/2013 às 14:45
Visitante assíduo e já deixou 30 comentários.

Ainda não li nada dessa autora mas vejo nos blog que pé super boa e gostaria muito de um dia ler.
A história parece ser bem legal, gosto muito de livros que exploram os relacionamentos,e esse me parece muito bom, não gostei da capa.

[Responder]

brendalorrainy Reply:

A capa não é lá essas coisas mesmo, mas a história vale muito a pena Cristiane! Tenho certeza que você vai gostar.
Beijo pra você!

[Responder]


18/04/2013 às 02:06
Você já comentou 2 vezes.

Nossa adorei a resenha, estou louca pelos livros da Sarah Dessen <3

[Responder]


19/04/2013 às 12:52
Você já comentou 4 vezes.

O meu caso é parecido, nunca li nada dela, o enredo sempre parecia simples demais, mas ouço tantos elogios que quero comprovar o que tem de tão bom. E espero que sinta o mesmo que vc.

[Responder]


07/05/2013 às 19:50
Visitante assíduo e já deixou 72 comentários.

Ainda não li nenhum livro dessa autora, mas fiquei com muita vontade de ler esse. Gostei muito da resenha!!!!!

[Responder]


12/05/2013 às 19:54
Visitante assíduo e já deixou 17 comentários.

Ainda não li, mas a autora é muito bem recomendada em todas resenhas que eu leio. Vou dar uma chance :D Adorei a sua resenha!
Jéssica Paula postado recentemente..fandoms-unites:

And that’s why Ansel is the perfect AugustusMy Profile

[Responder]