resenhas category image [Resenha] – Feios, Scott Westerfeld 09/03/13

FEIOS_1353071839P
Nome: Feios
Autor(a): Scott Westerfeld
Editora: Galera Record
Ano: 2011
Número de páginas:416
Avaliação: ★★★★½

Tally está prestes a completar 16 anos, e mal pode esperar. Não para dar uma grande festa, mas sim para se tornar perfeita. No mundo de Tally, fazer 16 anos significa passar por uma operação que o transformará de “feia” em um ser incrivelmente belo e perfeito, e lhe dará passe livre para uma vida de glamour, festas e diversão, onde seu único trabalho é aproveitar muito.
Mas Shay, uma das amigas de Tally, não está tão ansiosa assim: prefere se arriscar fora dos limites da cidade. Quanto Shay desaparece, Tally vai conhecer um lado totalmente diferente desse mundo perfeito – e, acredite, não é nada bonito.

Em Vila Feia Tally espera com expectativa pelo aniversário de 16 anos. Quando chegar a data ela poderá sucumbir a cirurgia para se tornar perfeita, desfrutando dos benefícios de adquirir como lar Nova Perfeição. A vida dos perfeitos é incrível. Cercada de conforto, riqueza e repleta de festas. Mas enquanto isso, Tally é uma feia. Não porque ela possua aparência repugnante ou algum defeito físico grave. Só que em Nova Perfeição todas as pessoas são consequências de belezas moldadas que obedecem a simetrias e altos-padrões, ninguém pode competir com isso de forma justa.

É num futuro tecnológico e sustentável que a trama se desenrola. No passado habitado pelos “enferrujados” (como são chamados os seres humanos da época atual) havia muita desarmonia e conflito de interesses. Para garantir que cada pessoa tivesse as mesmas chances e a aparência não fosse levada em consideração, o governo decidiu por fim acabar de vez com a diferenciação extremada. Todos agora poderiam ter um futuro garantido e menos dificultoso. A cirurgia era a solução.

“Todo mundo julgava os outros pela aparência. As pessoas mais altas conseguiam empregos melhores, e o povo votava em certos políticos só porque eles não eram tão feios quanto a maioria.” Pag. 47

Leitor e Tally curiosamente sentem-se convencidos dos enormes benefícios possibilitados por esse sistema. Não há questionamentos, nem alternativa mais eficaz. Só que nossa protagonista conhece uma garota chamada Shay pouco tempo antes do grande dia, e elas tornam-se amigas. E tão natural é para Tally ser uma feia e estar animada para a cirurgia, quanto para Shay não admitir tal ideia ou entender tais pensamentos. Shay simplesmente quer ser ela mesma sem modificações, e está disposta a fugir para a Fumaça para isso. Oferecendo assim a proposta a Tally. A Fumaça, por sua vez, é um lugar escondido onde moram os que poderia ser considerados rebeldes por não aceitarem e sucumbirem ao processo. Um local proibido e misterioso. Mas porque Tally abriria mão de uma vida perfeita – física e materialmente – para um futuro tão incerto?

Feios não é um livro jovem adulto comum. Bem mais que delinear uma história, Westerfeld teve mérito e competência para escrever uma trama bastante reflexiva, da mesma forma que coesa e sem pontas soltas. O autor tem uma descrição bem trabalhada e incisiva, tornando lugares e objetos desconhecidos facilmente imagináveis. Em diversas passagens consegui mergulhar inteiramente em um universo totalmente novo e me deliciar com ele.

A preocupação intensa com o meio ambiente, a evolução dos meios de transporte e do próprio ser humano sobre a natureza… Detalhes pequenos que permeados na história conseguiram fazer toda a diferença. Scott apresentou um futuro que embora irreal, possuía simplicidade e sagacidade o suficiente para se fazer concreto.

A única ressalva que tenho a fazer é quanto a narrativa lenta que permeia as primeiras 50 páginas. Mas que de nenhuma forma, porém, atrapalha o ritmo inebriante que marca o restante do livro. Em detrimento a uma razoável quantidade de distopias que se prenderam a assuntos correlacionados entre si, Feios se destaca pelo olhar inovador a um tema frequentemente abordado fora deste tipo de literatura. É leitura aprovada e muitíssimo recomendada.

DESIGN: ★★★★☆
IMPACTO: ★★★★★
NARRATIVA: ★★★★☆

22 comentários
Postado em 09/03/13 por brendalorrainy



brendalorrainy
19 anos. Criadora do CDI é estudante de administração com inclinação para o setor editorial. Tem uma queda por felinos, por quadrinhos e pela combinação tinta e papel. Adora criar metas o tempo inteiro e estranhamente odeia dormir. Também detesta café, tem tendência ao caos e morre de medo de altura. É viciada em Friends e em qualquer coisa que a faça rir.
Deixe aqui seu comentário!

CommentLuv badge


22 comentários »
09/03/2013 às 12:24
Visitante assíduo e já deixou 117 comentários.

Comprei este livro semana passada, estou ansiosa para começar a lê-lo e não pude deixar de ficar feliz com a minha escolha, sua resenha só me deixou mais contente em relação a ele.
Só fiquei mais ou menos por saber que no começo ele é lento, mas que bom que não atrapalha.

[Responder]


09/03/2013 às 15:42
Visitante assíduo e já deixou 43 comentários.

Adoreii!!
Feios nunca esteve nas minhas prioridades de leitura,mas ainda assim me despertava um certo interesse. Com essa capa peculiar e esse título curioso,sempre me questionava ao certo do que se tratava a “estória” até o dia em que li a sinopse e hoje a primeira resenha *.*
Bom,é engraçado à espera dos personagens pelo tão sonhado dia da cirurgia que ira torná-los perfeitos,exceto Shay parecendo ser segura,fugindo das convenções que lhe são impostas..
A temática explorada pelo autor é um dos conflitos que permeiam as mentes humanas desde várias gerações e nunca esteve tão atual quanto hoje!

Vou esperar ansiosa por FEIOS :D

[Responder]


09/03/2013 às 18:35
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

Eu já li feios e curti muito, estou super ansioso para comprar os outos livros da série

[Responder]


09/03/2013 às 20:13
Visitante assíduo e já deixou 105 comentários.

Tenho curiosidades com essa série!
espero lê-la em breve!
acho o enredo dessa distopia fantástico
e quem sabe posso realmente gostar!
adorei a resenha
parabéns!

[Responder]


09/03/2013 às 20:39
Visitante assíduo e já deixou 214 comentários.

CARAMBA, SEMPRE VEJO ESSE LIVRO NO SUB, MAS AGORA QUE LI A RESENHA FIQUEI COM MUITA VONTADE DE LER. IREI COMPRÁ-LO COM CERTEZA.

[Responder]


09/03/2013 às 21:31
Visitante assíduo e já deixou 71 comentários.

Li outra resenha desse livro e sinceramente me desanimou a leitura.
A sua está bem mais explicada e coerente, ;)

[Responder]


10/03/2013 às 00:21
Você já comentou 5 vezes.

Já li a trilogia completa e simplesmente adorei, a escrita do Scott é uma delicia de se acompanhar.

[Responder]


10/03/2013 às 09:38
Visitante assíduo e já deixou 223 comentários.

Brenda, vou ser sincera, julguei esse livro pela capa. Como capas com pessoas não me atraem muito, já tinha visto esse livro várias vezes no site do Submarino, mas deixei de lado pela capa, foi assim.
Mas agora lendo sua resenha, caramba como deixei de lado? rs.
Muito bom mesmo, me interessei e agora quando ver na promoção não vou deixar de lado. Gostaria de ler.
Bom domingo! bj
Fernanda Yano postado recentemente..Capa Protetora de LivroMy Profile

[Responder]

brendalorrainy Reply:

Oi Fernanda!

Já fiz muito isso mas hoje tento não concentrar muito nesse aspecto. Só quando a capa é feiosa ao extremo kkk.
Feios é muito legal mesmo, vale super a pena dar uma chance!

Super beijo!

[Responder]


10/03/2013 às 14:20
Visitante assíduo e já deixou 20 comentários.

Tenho muita curiosidade em ler a série, acho que pelo fato de ter mistérios e etc!

[Responder]


10/03/2013 às 19:42
Visitante assíduo e já deixou 14 comentários.

Concordo com vc! No começo a narrativa foi um pouco lenta mesmo, mas dps fluiu! (Gênio Scott!)

Aproveitei a última promo maluca do sub para poder comprar Especiais e Extras, ainda preciso ler! o/

Beijo grande!
Lygia – Brincando com Livros
Lygia postado recentemente..[Promoção] Show de PáscoaMy Profile

[Responder]


10/03/2013 às 22:55
Visitante assíduo e já deixou 62 comentários.

Esse livro está entre as minhas próximas leituras e estou com uma expectativa boa para essa distopia.
Aline Gonçalves postado recentemente..Morte e Vida de Charlie St. Cloud – Ben SherwoodMy Profile

[Responder]


10/03/2013 às 23:07
Visitante assíduo e já deixou 58 comentários.

Oi, Brenda, tudo bom?
Nossa, li Feios ano passado e, em pouco tempo, devorei Perfeitos, mas confesso que estou meio resistente à leitura de Especiais. Não sei muito bem o rumo que a história está tomando e não sei até que ponto essa surpresa vai ser positiva ou não hahaha Mesmo assim, o Scott merece todos os elogios por ter criado uma história tão envolvente num universo até bem plausível, né? Fiquei com bastante vontade de ler mais coisas dele.
Beijos
Raíssa Lins postado recentemente..Confessions of a Teenage Drama QueenMy Profile

[Responder]


10/03/2013 às 23:28
Visitante assíduo e já deixou 64 comentários.

Oi Brendinha!
Li Feios antes mesmo de ler Jogos Vorazes e eu amei. O autor me conquistou no primeiro parágrafo, então não reclamo da narrativa inicial!
Eu concordo com você, gostei do livro principalmente pelo ar reflexivo!
Ainda preciso ler os outros, infelizmente só consegui comprá-los muito tempo depois de ter lido o primeiro!
Beijão!
Aione Simões postado recentemente..Divulgações e NovidadesMy Profile

[Responder]


11/03/2013 às 00:15
Visitante assíduo e já deixou 80 comentários.

Não conhecia esse livro. Gostei da resenha. Não entra pra minha lista de compras, mas se tiver oportunidade vou ler.

[Responder]


11/03/2013 às 20:46
Você já comentou 2 vezes.

Depois de admirar loucamente por vários minutos esses cataventos lá em cima (muito fofos, fiquei hipnotizada), achei tudo lindo. Mais lindo ainda foi saber que você compartilha da mesma opinião que a minha sobre esse livro. Sofro bullying porque nenhuma das minhas amigas gostou dele, só eu :(
Acho que ele é meio lento no começo, mas vale a pena seguir adiante. O tema, como você bem explicou, é interessante e mais incomum.
Beijos :)
Juliana Severo postado recentemente..Resenhando: Loucamente SuaMy Profile

[Responder]


16/03/2013 às 00:27
Visitante assíduo e já deixou 13 comentários.

Estou louca para ler a série, vejo várias opiniões positivas na blogsfera que me deixaram super curiosas! Esta na lista das próximas leituras!!

[Responder]


17/03/2013 às 02:53
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

Só faltou dizer que é uma ficção científica distópica muito da sua tensa! Pela trama, vale só pra dizer se vale à pena pra deixar na estante ou mandar direto pra reciclagem pra livros de verdade serem impressos. Vou procurar.
Rafael Garou postado recentemente..LIVROS VÊM E PESSOAS SE VÃOMy Profile

[Responder]


20/03/2013 às 19:44
Visitante assíduo e já deixou 65 comentários.

Eu ainda não comecei a ler essa série, apesar de já estar com ela em casa. Até que me animei bastante com a sua resenha. hahaha
beijos
Fernanda Faria postado recentemente..Gincana Prova #3 – Caça PalavrasMy Profile

[Responder]


29/03/2013 às 19:45
Visitante assíduo e já deixou 11 comentários.

Gente confesso que não me interessei muito em procurar saber mais a estória desse livro. Vendo agora a sua resenha confesso que me surpreendi e me interessei bastante em ler o livro. Tenho que compra logo!!!!

[Responder]


03/04/2013 às 05:00
Visitante assíduo e já deixou 16 comentários.

Li este livro esses dias, e achei que ele foi alem das minhas expectativas, muito além delas, o livro é perfeito, sua narrativa exclente. Nota 10

[Responder]


25/05/2013 às 02:01
Visitante assíduo e já deixou 64 comentários.

Brenda, ti falando do livro tão entusiasmada no vídeo “LEITURAS DO MÊS: FEVEREIRO/MARÇO/ABRIL” que vim recorrer a resenha! E adorei, vou comprar agora mesmo! Aproveitar a promoção do submarino! Lá vou eu, levar meus pais a falência! ihul! kk

[Responder]