resenhas category image [Resenha] – Extraordinário, R. J. Palacio + Sorteio 05/02/13


Nome: Extraordinário
Autor(a): R. J. Palacio
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 320
Ano: 2013
Avaliação: ★★★★★

Primeiro lugar da lista de best-sellers do The New York Times, eleito um dos melhores títulos YA de 2012 nos Estados Unidos, o premiado livro de estreia da americana R. J. Palacio traz à tona a luta contra o preconceito ao contar a história de um menino de 10 anos que nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial.
Narrado da perspectiva de August e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade – um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo.

August tem 10 anos e assim como muitos garotos gosta de jogar bola, é super fã de Star Wars e se diverte jogando Xbox. Mas diferente de outros garotos, August tem uma característica que o torna singular. Durante sua formação quando ele ainda era um feto ocorreu uma rara mutação de gene, e o resultado é que nada no rosto de August obedece a uma simetria dentro dos padrões. Ele possui deformidade facial grave.

Depois de anos vivendo em sua bolha particular por conta das inúmeras cirurgias que fazia, seus pais decidem que apenas a educação que recebia em casa não era mais suficiente. Era chegada a hora de enfrentar o colegial. A ideia é claro é assustadora para August. Ele já está acostumado aos olhares tortos na rua, acostumado a ser alvo de atenções. Mas enfrentar uma exposição grande como a escola? Talvez fosse um pouco demais. Só que nosso protagonista é um garoto corajoso.

Original e comovente, Extraordinário tem uma premissa de enredo delicada. Mas muito mais delicada do que a própria premissa é a narrativa que permeia o livro. Com capítulos curtos e alternância de narradores adentramos no frágil universo de August. Ser alvo de julgamentos já é complicado por si só, imaginem então como deve ser a sensação de sofrer preconceitos apenas por conta de algo tão raso e ao mesmo tempo crucial como a aparência do rosto. É especialmente doloroso virar motivo de piadas e até de medo entre as pessoas. Ironicamente quando tudo que nosso August deseja é ser apenas mais um, o universo o escolheu dentre 1 milhão de possibilidades.

Por conta da alternância de narradores – a história é contada por diversos pontos de vistas de diferentes de pessoas ao redor do August – conseguimos visualizar a situação de maneira grandiosa. Cada personagem contribui para entendermos a condição do August, como direta ou indiretamente ele afeta o meio ao seu redor. E talvez como na verdade, o problema não esteja nele. Porque não está. Ele é um garoto com rosto deformado sim, mas porque isso implica dizer que as pessoas tem que agir com pena ou de forma depreciativa? Qualquer ser humano é muito mais complexo e superior a um simples conjunto de traços físicos.

O livro, no entanto, não é narrado de forma dramática, na verdade é o oposto. A linguagem é quase infantil, bem simples e doce. Mas de uma raridade única por conseguirmos adentrar tão além das palavras, ler tão aguçadamente nas entrelinhas. Um dos momentos que mais toca o leitor é justamente o relato da irmã do August, a Via. Como irmã ela o ama incondicionalmente, mas não deixa de notar o quanto a dinâmica da casa é voltada a ele, e sua posição de segundo plano é um pouquinho incômoda. Mas como reclamar quando tudo se torna pequeno mediante ao que August tem que enfrentar no dia-a-dia?

August é extraordinário. Só que não extraordinário por apresentar uma deformidade facial, mas extraordinário por justamente não se prender a ela. Para muitas pessoas ele é considerado uma espécie de doença, praga. Alguém que nem merece viver. Sendo que August é muito maior que qualquer preconceito. Ele é especial e único como todo ser humano é. E destemido por mesmo com toda dificuldade fazer-se provar.

O livro de estreia de R.J Palacio assim como nosso protagonista é tudo menos comum. De uma espécie rara de livros que mudarão sua vida e te farão refletir suas ações, ele se torna esplêndido e encantador de maneira arrebatadora. E num mundo onde estar certo é sempre mais importante que ser gentil, você definitivamente aprenderá o quanto a segunda opção vale maravilhosamente a pena.

DESIGN: ★★★★★
IMPACTO: ★★★★★
NARRATIVA: ★★★★★

SORTEIO

- Para participar preencha o formulário abaixo. (Rafflecopter)
- Aberto para todo o território brasileiro.
- O resultado sairá nesse mesmo post.
- O ganhador terá 3 dias para responder o Email que enviarei.
- O envio do prêmio é de responsabilidade da editora Intrínseca.

a Rafflecopter giveaway

Parabéns Myrella Dantas! Você tem até 3 dias para responder o email que enviei solicitando seus dados!

48 comentários
Postado em 05/02/13 por brendalorrainy



brendalorrainy
19 anos. Criadora do CDI é estudante de administração com inclinação para o setor editorial. Tem uma queda por felinos, por quadrinhos e pela combinação tinta e papel. Adora criar metas o tempo inteiro e estranhamente odeia dormir. Também detesta café, tem tendência ao caos e morre de medo de altura. É viciada em Friends e em qualquer coisa que a faça rir.
Deixe aqui seu comentário!

CommentLuv badge


48 comentários »
05/02/2013 às 18:22
Você já comentou 2 vezes.

Confesso que quando li ‘August’ só me veio na mente o livro a culpa é das estrelas. Hahahaha! Muito boa a resenha. Anotei o nome do livro para comprar. ;)

[Responder]


05/02/2013 às 18:23
Você já comentou 2 vezes.

Eita, esqueci de colocar no comentário acima… Estou participando. kkkk…
Gabrielle Reis postado recentemente..O agir de DeusMy Profile

[Responder]


05/02/2013 às 18:25
Visitante assíduo e já deixou 214 comentários.

Esse livro realmente deve ser notado, num mundo cheio de preconceitos em que vivemos esse é o tipo de livro que professores deveriam cobrar nas escolas, pois muitas crianças vivem hoje num mundo de pesadelos por conta de crianças ignorantes que não sabem que a diferenças vem só pra acrescentar nosso aprendizado com a vida. Amei a resenha e amei o livro. Quem sabe não ganho ele, mas se não ganhei irei comprá-lo com certeza.

[Responder]


05/02/2013 às 18:25
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

Eu acho que essa história vai me comover muito, por isso amei a sinopse e quero muito ler. A capa me cativou muito *-*

[Responder]


05/02/2013 às 18:29
Você já comentou 3 vezes.

Esse livro tem cara de ser muito fofo, tocante e perfeito! estou nem curiosa pra ler, e com chances de lágrimas rolando! :)

[Responder]


05/02/2013 às 18:33
Você já comentou 4 vezes.

Nossa, tremi ao ler sua resenha!
História forte e emocionante.
Não conhecia a obra,mas já me apaixonei pelas palavras, vou lê-lo, com certeza.
Obrigado

[Responder]


05/02/2013 às 18:35
Visitante assíduo e já deixou 117 comentários.

Ah, não vou deixar de comentar né. Bom primeiro que eu amei a sua resenha, mais uma vez está de parabéns e parece ser um livro que mexe bastante com o psicológico, rs ou até mesmo com os sentimentos. Eu sou um tipo de leitora que quando estou lendo, pode haver o barulho que for, estou compenetrada no livro, sentido o que o personagem sente, achando o que o personagem acha, descordando com o que o personagem descorda, e eu até gosto de ser assim. Se eu disse que eu gosto e ao mesmo tempo não gosto de Drama é loucura? Quando li a resenha, lembrei do livro A Culpa É Das Estrelas que mexeu bastante com os meus sentimentos e não só com meu humor, mas com derivados deles. Acho que esse livro não será diferente. Não vou negar, a resenha me deixou bem aguçada, (tenho uma quedinha por dramas) e acho que não me decepcionaria com ele.
Beijos, Brenda :)
#estou aguardando o Na Minha Caixa de Correio
Russara postado recentemente..RESENHA – Diário de CidaMy Profile

[Responder]


05/02/2013 às 18:52
Visitante assíduo e já deixou 117 comentários.

Ain, meu Deus. Esqueci também de colocar que estou participando :) beijos :$
Russara postado recentemente..RESENHA – Diário de CidaMy Profile

[Responder]


05/02/2013 às 19:01
Visitante assíduo e já deixou 53 comentários.

Que resenha linda!
O livro parece ser bem intenso e emocionante. Fiquei com muita vontade de lê-lo. Deve ser interessante ver uma situação sob diversos pontos de vista diferentes, já que o relato parte de tantas pessoas.
O August parece ser mto fofo e corajoso, enfrentando os olhares preconceituosos e críticos das pessoas que não o conhece.
Fiquei com mta vontade de ler esse livro!

[Responder]


05/02/2013 às 20:17
Visitante assíduo e já deixou 80 comentários.

Adorei sua resenha. Dá a sensação que o livro é realmente extraordinário. Super afim de ler, espero que eu ganhe ;)

[Responder]


05/02/2013 às 21:01
Visitante assíduo e já deixou 117 comentários.

Ainda não conhecia o livro, parece ser uma história fantástica. Mas infelizmente no momento não tenho condições de ler nada que seja relacionado a doença, mesmo que essa já tenha vindo ao nascer.
Vou participar do sorteio, pra quem sabe quando eu melhorar poder lê-lo.

[Responder]


05/02/2013 às 23:09
Visitante assíduo e já deixou 58 comentários.

O livro deve ser realmente emocionante e pela resenha deu vontade de ler e acompanhar esta história envolvente onde August veio ao mundo com condições “especiais”,mas mesmo com tantas adversidades tenta levar uma vida normal,como ir à escola,mas o preconceito com certeza vai doer mais do que seu problema genético
Os olhares e julgamentos vão mexer com o mundo de August e ele vai ter que através de sua coragem e de amizades vencer o preconceito.
Gostei da autora utilizar um pouco de humor, e de destacar que a gentiliza é um sentimento que é capaz de fazer a diferença.

[Responder]


05/02/2013 às 23:18
Você já comentou 6 vezes.

Adorei o tema do livro, realmente a Intrínseca está arrasando nos lançamentos! Deve ser muito curioso e emocionante entrar no universo dessa criança e enxergar a sociedade pelos olhos de August. Parece ser um livro lindo e comovente. Fiquei mais do que curiosa para ler!
Participando muito!

[Responder]


06/02/2013 às 00:37
Visitante assíduo e já deixou 20 comentários.

Eu sempre achei essa capa muito curiosa, achei que fosse um pouco infantil, mas depois de ler sua resenha fiquei totalmente encantada com a história. Está nos desejados, espero ganhar na promo né haha
Francine postado recentemente..Resenha: M ou N?My Profile

[Responder]


06/02/2013 às 07:36
Visitante assíduo e já deixou 10 comentários.

Oi,

Não é a primeira resenha positiva que vejo sobre o livro, mas mesmo assim a sua me convenceu mesmo, eu já estava decidido a querer ler, inclusive está na lista dos meus desejados, eu amo histórias como essas, tocantes e emocionantes, que nos dá uma grande lição de vida. Com certeza vou me emocionar com essa leitura!

Parabéns pela resenha! ^^

Beijos!

[Responder]


06/02/2013 às 07:38
Visitante assíduo e já deixou 10 comentários.

Eu não conhecia esse livro e sua resenha é a primeira que leio. Gostei muito e desejo ler o livro.
Participando
mgrezender@gmail.com

[Responder]


06/02/2013 às 09:32
Visitante assíduo e já deixou 105 comentários.

Adorei a resenha e o enredo do livro me deixou mais curiosa do que nunca! :D quero muito!

[Responder]


06/02/2013 às 11:08
Visitante assíduo e já deixou 71 comentários.

Gosto de tramas baseadas em fatos reais, pois nos ensinam lições valiosas, :)

Até o momento só li bons comentários dessa trama, muito curiosa.

Participando!

[Responder]


06/02/2013 às 12:07
Você já comentou 2 vezes.

Nossa fiquei c uma vontade enorme de ler. Participando.

[Responder]


06/02/2013 às 13:15
Visitante assíduo e já deixou 13 comentários.

Olha, fiquei muito na vontade agora.
Já vai entrar para a minha lista de desejos!
Participando também :)

[Responder]


06/02/2013 às 15:26
Visitante assíduo e já deixou 59 comentários.

Que linda sua resenha, o livro nos mostra como uma criança consegue superar problemas desde cedo..esse livro me lembra da filhinha do Roberto Justos..ela tem um problema facial, e claro aparecem pessoas ridiculas falando bobagens da criança,
beijos.

[Responder]


06/02/2013 às 16:49
Você já comentou 7 vezes.

Estou muito curiosa para ler esse livro, estou vendo muitas pessoas falarem bem, e espero não me decepcionar quando for ler. Eu gosto de livro que nos passem um lição de vida, e nos ensinem algo, este com certeza nos mostra isso e muito mais!
Gostei da resenha. Beijoos :*

[Responder]


06/02/2013 às 18:55
Você já comentou 5 vezes.

Nossa faz tempo que vi este livro mais nunca fiquei interessado, Valew pela dica ;)

[Responder]


07/02/2013 às 09:38
Você já comentou 3 vezes.

para ser sincera, o livro me chamou a atenção primeiramente pela capa… não sabia que era baseado em uma estória verídica, fiquei super curiosa em ler essa narrativa que parece bastante envolvente e em conhecer personagens que parecem tão marcantes (especialmente August)… com certeza vai entrar na minha lista de futuras leituras!!

[Responder]


07/02/2013 às 10:49
Visitante assíduo e já deixou 223 comentários.

Eu assisti um filme recentemente que o protagonista vivia dentro de uma bolha e fiquei imaginando aquela situação.
Gostei muito da resenha, acho o enredo interessante, pois realmente é uma situação um tanto difícil. Seria uma leitura cativante e emocionante, uma lição de vida.
Fernanda Yano postado recentemente..Minha primeira boneca TildaMy Profile

[Responder]


07/02/2013 às 16:07
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

Achei o livro maravilhoso. Com personagens cativantes e a premissa de cultivar o respeito e a gentileza, sem dúvida entra fácil para a lista dos favoritos.

[Responder]


07/02/2013 às 23:26
Visitante assíduo e já deixou 81 comentários.

Quando eu vi o livro, a capa, fiquei super interessada, e depois que li a sinopse fiquei mais ainda. Ele me lembra um paradidático que eu li na escola sobre um menino daltônico e ele sofria preconceito, mas o livro era maravilhoso. Por isso eu fiquei mais curiosa ainda pra ler Extraordinário. Participando!

[Responder]


08/02/2013 às 09:57
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

Adorei a resenha, fiquei muito curiosa para ler este livro!

[Responder]


09/02/2013 às 11:35
Visitante assíduo e já deixou 78 comentários.

De uma coisa eu sei, quando começar a ler o livro irei chorar horrores, sempre quando a historia é nesse estilo eu choro. Enfim desde quando a capa do livro foi divulgada fiquei BEM curiosa com ele, naoo vejo a hora de poder conhecer um pouco mais o August e repensar em algumas coisas.

[Responder]


09/02/2013 às 14:05
Visitante assíduo e já deixou 75 comentários.

Demais esse livro! Adorando as resenhas que já vi dele, com certeza é um livro lindo, e a história e lição são o que mais impressionam. Achei emocionante alguns trechos que vi e muito fofo! Bem bacana mesmo, uma ótima leitura.

[Responder]


13/02/2013 às 00:55
Visitante assíduo e já deixou 20 comentários.

Eu amei o livro, já vi algumas resenhas do livro e amei. Fala muito de ser fonte em relação as pessoas preconceituosas.

[Responder]


13/02/2013 às 08:15
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

São tantas as opniões positivas quanto a esse super lançamento que é impossível não desejar essa leitura, deve ser extremamente emocionante, surpreendente, reflexivo. Acho que essas 5 estrelas não foram à toa. :D

[Responder]


13/02/2013 às 13:23
Visitante assíduo e já deixou 34 comentários.

Eu achei a capa desse livro muito fofo e queria muito ler ele, parece ser muito divertido e legal.

[Responder]


13/02/2013 às 15:07
Visitante assíduo e já deixou 37 comentários.

Brenda sua resenha só me fez colocar Extraordinário no topo da lista de desejados e querem já ler esse livro que realmente parece ser maravilhoso. Definitivamente todos deveriam ler esse livro, pois no mundo que vivemos estamos rodeados de preconceitos, quem sabe algumas pessoas mudassem a sua forma de pensar após ler esse livro.
Caroline De Sousa postado recentemente..Frase #11My Profile

[Responder]


15/02/2013 às 00:47
Visitante assíduo e já deixou 122 comentários.

Nossa, nunca tinha lido nada a respeito do livro e fiquei encantada, parece ser MUITO bom mesmo. estou ansiosa pra pode ler! :D

[Responder]


16/02/2013 às 19:23
Visitante assíduo e já deixou 30 comentários.

Acho que essa foi a melhor resenha que já li na vida eu entendo muito bem o que é ter alguém “diferente” na familia e por isso sofrer vários preconceitos , esse livro vai ser muito bem vindo na minha estante.Amo livros assim que me fazem chorar e rir e aprender .

[Responder]


17/02/2013 às 11:08
Você já comentou 5 vezes.

Acho esta capa muito linda!! O nome, a sinopse da história também me atraem muito. To querendo muito ler este livro!! Agora só de saber que ele gosta de Star Wars, já simpatizei com o moleque.

[Responder]


17/02/2013 às 14:33
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

O Extraordinário tem sido muito comentado ultimamente. Estou louca para ler (e logo!). Muito boa a resenha, parabéns!

[Responder]


18/02/2013 às 09:24
Visitante assíduo e já deixou 110 comentários.

Me encantei com este livro logo pela sinopse. Imaginei uma proposta divertida e diferente de abordar um tema tão delicado. Não estava errada. Sua resenha detalhada me indicou que é bem por aí.
Vivemos numa época de super valorização da imagem, da beleza, da luta contra os preconceitos, apesar da imposição de um modelo de beleza. Acho que a leitura vai me oferecer uma reflexão sobre o que é o belo, o que é o ‘normal’ e o valor dos sentimentos e da nossa postura diante das dificuldades.

[Responder]


18/02/2013 às 16:51
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

Estou muito ansiosa para ler.
Adorei a resenha.

[Responder]


18/02/2013 às 21:41
Visitante assíduo e já deixou 65 comentários.

Minha nossa, eu acho que vou ter um treco se não ler logo esse livro, logo quando o lançamento dele foi anunciado eu fiquei impressionada, porque o enredo é literalmente extraordinário. Já penso no futuro filme. hahahah
beijos
Fernanda Faria postado recentemente..MemeMy Profile

[Responder]


19/02/2013 às 01:25
Visitante assíduo e já deixou 92 comentários.

Eu me emocionei logo vendo o book trailer desse livro, a história parece ser realmente incrível. Li várias resenhas a respeito, todas com críticas realmente boas, mas nenhuma tinha falado que o livro é contado por vários pontos de vista, agora fiquei com mais vontade ainda de ler.
Gosto de história que nos fazem refletir, e esse é sem dúvida, o livro que eu mais quero agora!
Gostei muito da resenha, vou participar da promoção, vai que tenho a sorte grande dessa vez! :)

[Responder]


19/02/2013 às 10:14
Você já comentou 2 vezes.

wow.. com certeza deve ser mt bom este livro. queria te-los em minha mão agora.. ;/

[Responder]


21/02/2013 às 17:10
Visitante assíduo e já deixou 25 comentários.

A historia parece mesmo linda! Forte, comovente. Li varias resenhas sobre esse livro e a cada uma delas, fico com mais vontade de ler. Acho mto interessante q seja narrado por varios personagens. Assim conseguimos captar com mais abrangencia as emoções de cada um. Adorei!

Meyre Christina

nangy@ig.com.br

[Responder]


21/02/2013 às 20:15
Visitante assíduo e já deixou 17 comentários.

Olaa!
Eu tenho ótimas expectativas em relação a esse livro! Acho que vai ser uma historia emocionante, envolvente e de mta reflexao tbm!
Bejos!

[Responder]


27/02/2013 às 19:39
Você já comentou 3 vezes.

Quero muuuuitooo esse livro já tá na minha lista de compras para esse mês o/

http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

Bjs
Anne Viana postado recentemente..Minha EstanteMy Profile

[Responder]


27/02/2013 às 21:26
Visitante assíduo e já deixou 81 comentários.

Nem to feliz, só muito!
Primeira vez que eu ganho uma promoção!!! :DDD Ansiosa é pouco pra ler esse livro!

[Responder]


02/07/2013 às 17:07
Você já comentou 3 vezes.

Mal posso esperar para ler esse livro.Já li várias resenhas diferentes e assisti vários vlogs literários sobre ele.
Os comentários que eu tenho ouvido são sempre muito positivos,ele realmente parece ser um livro simples,mas encantador.
Espero ler em breve e voltar aqui para deixar minha opinião ;)
Caroline C. R. Bueno postado recentemente..Top Comentarista Julho: Bruxos e bruxas e O Livro das loucuras e das curasMy Profile

[Responder]