aleatoriedades category image Abre parênteses: Sobre educação no Brasil e Isadora Faber 22/02/13

9290.17453-Isadora-Faber
Fonte da imagem: aqui

É sempre assunto complicado tratar de educação no Brasil. Começa com a péssima qualidade do ensino público nédio no sistema escolar e vai desmoronando numa chuva de desculpas que acusam o professor do fundamental, do primário e, por fim, as péssimas condições enfrentadas pelos educadores para ensinar alunos que sequer tem o que comer nas três refeições.

Isadora Faber, como a maioria de vocês deve conhecer, foi uma aluna que fez diferente. No lugar de simplesmente aceitar por inércia a situação encontrada, quis mudança. E fez. Criou uma página no Facebook chamada Diário de Classe e começou a expor e criticar as falhas que via em seu colégio. As refeições de má qualidade, a péssima estrutura da escola, as aulas vagas sem explicações coerentes ou até os banheiros sem fechaduras. Em pouco tempo sua página foi um sucesso, a garota de 13 anos conseguiu atenção da mídia e, aos poucos, as mudanças foram acontecendo. O colégio da Isadora foi reformado e, muito mais do que isso, a situação vergonhosa em que se encontra a educação no país foi exposta.

É de conhecimento geral – ou ao menos deveria ser – que para o governo é muito mais cômodo e interessante que a população permaneça sem um mínimo conhecimento de seus direitos. Afinal, povo que pensa não vai ficar satisfeito apenas com as bolsas sociais oferecidas e aceitas com (tão!) enorme alegria. Não, povo que pensa entende que bem mais importante que ajuda financeira é a formação de cidadãos inteligentes e capacitados. Dinheiro fácil pode suprir necessidades em curto prazo, porém para um país se desenvolver e sair da pobreza é necessário bem mais que isso.

Então era de se esperar que algumas pessoas se sentissem incomodadas com o Diário de Classe, principalmente por parte do próprio colégio onde ela estuda. É só pensar quão confortável e fácil é o desvio de dinheiro se tratando de departamentos públicos, ou ainda simplesmente ser um professor “enrola aula”. Todavia, o que realmente me espanta é quando parte da própria população que também é injustiçada e não se dá conta, fica contra uma iniciativa tão altruísta. Se tratando de patrimônio público, a obrigação é nossa de zelar e cobrar por ele. Mas e quando justamente quem deveria se importar não está nem aí? E pior: quando essas pessoas simplesmente destratam quem se importa?

Foi o que justamente pudemos acompanhar essa semana com horror. Isadora sofreu uma ameaça pelo Facebook (quem não viu clica aqui). Foi algo sério, que deixou tanto ela quanto a família alarmada. E foi com ainda mais indignação que soube que ano passado Isadora teve sua casa apedrejada e por consequência sua avó ferida.

Isadora tem apenas 13 anos. Repito: 13 anos. E uma consciência social enorme, bem maior que muitas pessoas mais velhas. São poucos os alunos interessados em estudar quando o colégio em que se encontram facilita exatamente o contrário. E, mais difícil ainda, encontrar quem esteja disposto a se mobilizar para exigir o que já deveria ter por tabela.

O blog Catavento de ideias é pra falar sobre livros sim. Mas prioriza a divulgação da cultura e crescimento da educação no Brasil, por isso me senti à vontade para explanar sobre o assunto com vocês. Acho que todo mundo tem que ficar por dentro desse tipo de informação. É incrivelmente triste constatar que espécies de pessoas ainda perduram em um mundo teoricamente tão democrático. Eu não conseguiria ficar inerte a isso.

16 comentários
Postado em 22/02/13 por brendalorrainy



brendalorrainy
19 anos. Criadora do CDI é estudante de administração com inclinação para o setor editorial. Tem uma queda por felinos, por quadrinhos e pela combinação tinta e papel. Adora criar metas o tempo inteiro e estranhamente odeia dormir. Também detesta café, tem tendência ao caos e morre de medo de altura. É viciada em Friends e em qualquer coisa que a faça rir.
Deixe aqui seu comentário!

CommentLuv badge


16 comentários »
22/02/2013 às 09:35
Visitante assíduo e já deixou 214 comentários.

Arrasou Brenda!!!! Realmente a realidade de nossas escolas é essa, os alunos sempre se prejudicam, pobre da garota, faz uma coisas bem feita e olha o que ganha, enquanto muita gente errada ai ninguém nem fala mal.Eu mesma to super prejudicada na Faculdade por não ter tido uma base boa na escola, um ensino médio dessente que todos os alunos deveria ter.

[Responder]


22/02/2013 às 12:40
Visitante assíduo e já deixou 105 comentários.

Eu fiquei muito feliz quando vi esse post, sei o que é estudar em escola pública e ter ao menos metade dos problemas que isadora relata! é complicado se lutar conta a inércia e principalmente ter voz nesse mundinho tão injusto da educação! fiquei triste com a constatação das ameaças sofridas pela garota e espero de fato que a situação dela melhore!

[Responder]


23/02/2013 às 11:56
Visitante assíduo e já deixou 64 comentários.

Brendinha, eu, alienada, não conhecia nem a página nem toda a situação.
Estou aqui batendo palmas pra essa menina. Acho que a atitude dela seria notável independentemente da idade dela, e se torna ainda mais por ela ter 13 anos.
Fiquei horrorizada em ver como sair do comodismo pode repercutir em violência. Infelizmente sempre foi assim e continuará sendo enquanto existirem pessoas corruptas e ignorantes que pensam apenas no próprio benefício. O importante é que continuem existindo pessoas como ela para não se deixarem parar por essas outras. E, claro, pra nos inspirar e incentivar a ter atitudes semelhantes!
Adorei o post,obrigada por compartilhar sua opinião conosco ;)
Beijão!
Aione Simões postado recentemente..Resenha: Esperando Por Você – Susane ColsantiMy Profile

[Responder]


23/02/2013 às 12:05
Visitante assíduo e já deixou 78 comentários.

Wow, legal não conhecia essa garota, mas tambem existe N tipo de colegio publico, sei que alguns problema são dos estados outros são alguns alunos (vândalos) de depredam os colegios e isso faz com que manche a image do colegio publico.

[Responder]


23/02/2013 às 15:01
Visitante assíduo e já deixou 80 comentários.

A iniciativa de Isadora é um exemplo, e realmente a pagina dela no face teve grande repercussão. Não estava sabendo dessa ameaça de morte. Que absurdo.
Tão triste ver essas noticias, e o pior é que pro governo realmente convém que a população seja alienada.

[Responder]


23/02/2013 às 15:11
Visitante assíduo e já deixou 53 comentários.

Parabéns pelo post.
É realmente triste o que aconteceu com a Isadora e a sua família. Fiquei chocada quando soube que ela e sua família recebeu ameaças e que sua casa foi apedrejada por causa da sua página no facebook.
Mas, como vc mesma disse, é mais fácil controlar uma população que não pensa do que uma que questiona os seus direitos.

[Responder]


23/02/2013 às 15:14
Visitante assíduo e já deixou 58 comentários.

Concordo plenamente com você, Brenda. É realmente muito mais interessante para as autoridades (in)competentes que a grande maioria da população não tenha real noção do que acontece e não seja, de fato, educada. Não consegui ver essa ameaça via facebook (o link saiu do ar, eu acho) que Isabela sofreu e é vergonhoso que por causa de um dinheiro fácil algumas pessoas adultas se vejam no direito de coagir uma criança tão admirável e inteligente. Não canso de admirar essa menina tão corajosa e consciente. Parabéns pela iniciativa de divulgar aqui isso também, não devemos compactuar com essas ações por meio do silêncio.

Beijos
Raíssa Lins postado recentemente..Minha Mesa de CabeceiraMy Profile

[Responder]


24/02/2013 às 02:58
Visitante assíduo e já deixou 117 comentários.

Ui, que isso hein. É realmente raro esse tipo de coisa acontecer, tipo, BEEEM RARO pois sou rodeada de gente que não se interessa em estudar e tal.. então eu convivo com pessoas que odeiam sim o ambiente escolar, ter que, supondo, acordar cedo e aturar professores, ou aturar o colégio e pá! Gostei do post. Beijos, brenda :D
Russara postado recentemente..NOVIDADES: Calendário da Bienal do Livro (2013)My Profile

[Responder]


24/02/2013 às 22:34
Visitante assíduo e já deixou 71 comentários.

Gente que coisa é essa!!
A menina recebeu ameaça de morte por comentar verdades do ensino público!
Lastimável isso…

[Responder]


24/02/2013 às 23:08
Visitante assíduo e já deixou 65 comentários.

Eu adoro a história dessa menina, e acho super válido um post sobre ela. Isadora merece tudo de melhor, porque é uma menina atenta ao que acontece no pais, acho ótimo o fato de ela expor toda a situação.
beijos
Fernanda Faria postado recentemente..Meme: Na minha estanteMy Profile

[Responder]


25/02/2013 às 13:50
Visitante assíduo e já deixou 20 comentários.

Com certeza, o blog deve tratar sim da preocupação com a cultura, achei super importante e interessante o post!
Francine postado recentemente..Resenha: As vantagens de ser invisívelMy Profile

[Responder]


25/02/2013 às 18:18
Você já comentou 2 vezes.

Arrasou no post. E essa menina,de fato, tem uma consciência social enoooooooorme. é mto à frente que mta gente. Beijos
http://radarmexeriqueiro.blogspot.com.br/2013/02/livros-em-filmes-hora-da-estrela.html

[Responder]


25/02/2013 às 19:50
Visitante assíduo e já deixou 117 comentários.

Os problemas com a educação no Brasil já vem a muitos anos e cada vez parece que piora mais. Mas tem uma coisa que me incomoda muito, eu já estudei em colégios públicos e particulares e o problema com os alunos é o mesmo, acho que o respeito tem que vir de casa, não adianta ser um colégio ótimo e o aluno não valorizar isso. Claro que não estou dizendo que o problema seja só este, mas já “ajuda”.
Achei muito legal a iniciativa da Isadora e adorei o seu post.

[Responder]


26/02/2013 às 13:48
Visitante assíduo e já deixou 223 comentários.

Branda parabéns pelo post!
Educação em nosso país infelizmente é um assunto lamentável e vergonhoso, acho isso muito triste.
Já tinha visto sobre a Isadora, que merece aplausos pela iniciativa, mas veja o preço de falar a verdade : família ameaçada, a vó ferida. Realmente é uma vergonha mesmo.
Fernanda Yano postado recentemente..Minha primeira boneca TildaMy Profile

[Responder]


28/02/2013 às 12:26
Visitante assíduo e já deixou 92 comentários.

Gostei muito do post, acho que assuntos assim devem ser comentados independente do lugar. Segui pouco sobre a Isadora, já vi alguns posts, mas não sabia que nem que ela tinha sido ameaçada, a última notícia que tive foi das pedras. Mas enfim, achei a iniciativa dela muito interessante, precisamos de mais casos assim, já que como ela foi a única que teve coragem de falar a verdade, ela vem recebendo melhorias em sua escola… mas só está acontecendo na escola dela, tem muitas ai que precisam dessa melhoria, mas que continuam nesse estado crítico. É uma vergonha, é triste, saber que só fazem as coisas quando alguém corre atrás dos direitos!

[Responder]


09/03/2013 às 16:49
Visitante assíduo e já deixou 43 comentários.

A explanação foi totalmente relevante,de fato é preocupante a situação educacional que se encontra nosso país,claro que nos últimos 10 anos em média as coisas veio melhorando de forma gradativa,mas ainda há muito a ser feito,a começar dos próprios alunos..
Ora,o que adianta falarmos de estruturas,professores e afins se o próprio colegiado não procura sair da sua zona de conforto e ir a luta assim como fez a Isadora?

Em tese,o Brasil possui uma das melhores democracias do mundo,temos liberdade para ir e vir,para professarmos crenças ou sermos ateus,falar mal do governo e não sermos perseguidos por tal ato.
Precisamos por isso em prática.Até quando iremos nos calar diante de tanta injustiça e ilegalidade?!

[Responder]