resenhas category image [Resenha] – Lola e o garoto da casa ao lado, Stephanie Perkins 22/01/13


Nome: Lola e o garoto da casa ao lado
Autora: Stephanie Perkins
Editora: Novo Conceito
Número de páginas:288
Ano: 2012
Avaliação: ★★★☆☆

A designer-revelação Lola Nolan não acredita em moda… ela acredita em trajes. Quanto mais expressiva for a roupa — mais brilhante, mais divertida, mais selvagem — melhor. Mas apesar de o estilo de Lola ser ultrajante, ela é uma filha e amiga dedicada com grandes planos para o futuro. E tudo está muito perfeito (até mesmo com seu namorado roqueiro gostoso) até os gêmeos Bell, Calliope e Cricket, voltarem ao seu bairro. Quando Cricket — um inventor habilidoso — sai da sombra de sua irmã gêmea e volta para a vida de Lola, ela finalmente precisa conciliar uma vida de sentimentos pelo garoto da porta ao lado.

Lola e o garoto da casa ao lado tem um enredo leve, juvenil. Mas enquanto o livro antecessor da autora, Anna e o beijo francês, fluiu com um brilho natural ganhando-me facilmente, Lola demandou certo esforço para de fato me cativar e ainda sim não obteve sucesso completo.

Lola, 17 anos, é uma personagem extravagante. Filha de pais adotivos (sim, dois pais) é uma garota de personalidade singular e aparência excêntrica. Como não acredita em moda e sim em figurino, vê-la sair com capa de chuva em um dia ensolarado ou usando perucas coloridas é algo trivial em seu cotidiano. Seu recente namorado é Max, um intenso vocalista de banda de Rock cujas tatuagens, cabelos descoloridos e anos a mais vêm pesando duramente para a não aprovação dos pais de Lola.

Mas, apesar disso, Lola não tem muitas preocupações, seus maiores desejos estão girando em torno do vestido de Maria Antonieta que deseja usar no Baile de inverno e que a casa ao lado da sua permaneça com inquilinos desconhecidos e completamente fora de rota para a volta dos gêmeos Bell. Bom, é claro que Calliope e Cricket (pelo amor de Deus, que nomes são esses?), os gêmeos Bell, acabaram de voltar ao bairro.

Não posso acusar falta de originalidade a história, mesmo assumindo um caráter previsível a certo ponto, os personagens são autênticos e o pano de fundo promissor. Quantos livros você conhece cujos pais da personagem são homossexuais? E quantas protagonistas resolvem sair na rua com um vestido feito de toalha de mesa?

Minha primeira questão com Lola e o garoto da casa ao lado resumiu-se em dois personagens: Lola e Cricket. Enquanto a primeira pareceu-me uma garota desesperada por atenção, o segundo me deixava irritada por tamanha lerdeza. E é especialmente difícil conectar-se com a história quando estamos presos justamente à narração de uma personagem cuja personalidade não nos agrada. Além disso, eu não conseguia entender a grande problemática que todos faziam em cima da diferença de idade entre Lola e Max (ela tem 17 e ele 23). Seis anos não fazem assim tanta diferença nessa fase de fim da adolescência/juventude.

Para quem está em dúvida sobre qual livro da autora ler, ou por qual começar, eu com certeza recomendo Anna e o beijo francês; tanto por uma narrativa mais dinâmica e personagens mais carismáticos, quanto pelo fato que dois dos personagens de Anna reaparecem em Lola revelando de certa forma o final do livro de estreia da autora. Já para quem simplesmente está procurando apenas mais uma comédia romântica teen, o resultado talvez seja satisfatório, conhecendo porém o trabalho da Stephanie Perkis em seu livro anterior minha decepção foi inevitável.

DESIGN: ★★★★★
IMPACTO: ★★★☆☆
NARRATIVA: ★★★★☆

Mas para quem está interessado o kit do livro está sendo sorteado no Top comentarista desse mês!
23 comentários
Postado em 22/01/13 por brendalorrainy



brendalorrainy
19 anos. Criadora do CDI é estudante de administração com inclinação para o setor editorial. Tem uma queda por felinos, por quadrinhos e pela combinação tinta e papel. Adora criar metas o tempo inteiro e estranhamente odeia dormir. Também detesta café, tem tendência ao caos e morre de medo de altura. É viciada em Friends e em qualquer coisa que a faça rir.
Deixe aqui seu comentário!

CommentLuv badge


23 comentários »
22/01/2013 às 16:41
Visitante assíduo e já deixou 122 comentários.

Nunca tinha lido a resenha deste livro, mas o modo com que tu descreveu ele, me pareceu ser exatamente o que eu sentiria ao lê-lo! Eu ainda não li Anna e o Beijo Francês, mas tenho muita vontade, ainda mais depois de ler essa resenha e perceber que realmente ele é melhor do que Lola e o garoto da casa ao lado…

[Responder]


22/01/2013 às 17:09
Visitante assíduo e já deixou 92 comentários.

Realmente não sei o que esperar desse livro, sempre que me empolgo, lendo vários comentários ótimos sobre, vem vários criticando… sei lá, as vezes acho que vou super curtir a Lola, mas as vezes acho que nem vou ter muita paciência para ela e já me vem na cabeça pra nem pegar esse livro para ler. E agora?! :o
Não li Anna e o Beijo Francês, então acho que vou começar por ele…

[Responder]


22/01/2013 às 17:16
Visitante assíduo e já deixou 79 comentários.

Sempre quando alguém fala não tão bem de um livro, fico com vontade de ler, vai entender heheh Com algumas exceções, lógico. Principalmente esse, que tanta gente gosta, quero saber o que vou achar. Mas antes pretendo ler Anna mesmo e, como ainda não li, acho que vai demorar um pouquinho.
Beijocas!
Eduarda Menezes postado recentemente..Promoção – A Melhor História Está Por VirMy Profile

[Responder]


22/01/2013 às 17:39
Visitante assíduo e já deixou 214 comentários.

É parece ser legal, ma vou seguir o seu conselho e vou começar por Anna e o beijo francês….chato que não consegui mas ficar na lista do top comentarista, pois já comentei em quase tudo do blog, ai fica meio sem opção, pois ta entrando muita gente nova, ai elas ficam na vantagem,kkkkkk…..bjos!!!!

[Responder]


22/01/2013 às 18:09
Visitante assíduo e já deixou 58 comentários.

Poxa, Brenda, que pena que você não gostou tanto assim de Lola e O Garoto da Casa ao Lado. Eu tinha visto tantos comentários positivos e realmente estava bema ansiosa para ler o segundo livro da Perkins, mas agora deu uma desanimada. Entendo perfeitamente que a empatia pela história tem tudo a ver com gostar ou, pelo menos, simpatizar com os personagens principais. Torço para que eu goste um pouco mais deles dois e, quem sabe, ache Lola e O Garoto da Casa ao Lado tão doce quanto Anna e o Beijo Frânces.

Beijos
Raíssa Lins postado recentemente..Minha mesa de CabeceiraMy Profile

[Responder]


22/01/2013 às 18:59
Visitante assíduo e já deixou 53 comentários.

Que pena que você não gostou do livro. Li várias resenhas positivas e estava pensando em comprá-lo e lê-lo no lugar de Anna e o beijo francês, mas agora fiquei na dúvida =/
Talvez eu leia os dois! =P
A história parece ser bastante interessante e diferente tbm, com os pais homossexuais e com a personagem principal, Lola, ter um gosto tão eclético para roupas rsrs
Vou procurar saber mais sobre esse livro!

[Responder]


22/01/2013 às 20:21
Visitante assíduo e já deixou 78 comentários.

De fato Lola foi é um livro que desejo muito, o enredo da historia me chamou bastante atenção e é bem atual, alem do que os personagens são lindos Lola parece ser bem divertida. Tambem gostei de Max (seu fofo)! Enfim nao preciso disser que quero ler o livro e que ele ja esta na minha lista.

[Responder]


22/01/2013 às 20:27
Visitante assíduo e já deixou 146 comentários.

Tudo o que eu queria falar sobre esse livro está resumido nessa tua resenha, Brenda.

[Responder]


22/01/2013 às 21:30
Você já comentou 5 vezes.

Oiiiiiiii, queridaaaa :D

Faz tempo que não passo por aqui, né???
Tentarei ser mais presente nos blogs dos meus parceiros, em 2013!! Vamos ver se consigooo hahaahhahaa

Ainda não li esse livro, é um dos que quero bastante… gostei de “Anna e o beijo francês”, achei bem docinho, bem fofo……. nada de “Ohhhhh, queee livro”, mas fofo!

Esse deve seguir o mesmo estilo :)
Vamos conferir, né? rs

Beijão!

Samanta Holtz
autora de O Pássaro
http://www.samantaholtz.blogspot.com.br
Samanta Holtz postado recentemente..Indicações de "O Pássaro"!!My Profile

[Responder]


22/01/2013 às 22:49
Visitante assíduo e já deixou 117 comentários.

Oi Brenda *–*
Que resenha perfeita *–*
Eu estou doida pra ler esse livro e aqui na livraria onde eu compro meus bebês demora um pouco pra chegar os lançamemto, mas logi depois nada impede de eu comprar, a nao ser a grana, rs. Amei amei amei amei a resenha. Beijos.

OBS.: Se puder me dar uma ajuda divulgando meu plog e sendo um blog parceiro, vai ser uma HONRA ter seu blog como parceria.

[Responder]


23/01/2013 às 08:21
Visitante assíduo e já deixou 71 comentários.

Desde o lançamento esse livro não despertou meu interesse.
Já li várias resenhas e percebi que se trata de uma leitura bem despretensiosa.

Bjo!

[Responder]


23/01/2013 às 08:26
Visitante assíduo e já deixou 223 comentários.

Oi Brenda!

Estou super curiosa pra ler esse livro, já li Anna e o Beijo Francês e gostei da leitura.
Agora sabendo que Anna aparece nesse também, minha vontade ficou maior.
Gostei muito da sua resenha e apesar de não ser um livro de grandes expectativas, acho uma leitura leve e agradável.
bjs

[Responder]


23/01/2013 às 11:41
Visitante assíduo e já deixou 117 comentários.

É a primeira resenha não tão positiva deste livro que eu leio. Fiquei bastante na dúvida sobre se quero ou não ler este livro. Eu sempre depositei muitas expectativas nele, mas agora vou com menos sede ao pote.

[Responder]


23/01/2013 às 14:12
Visitante assíduo e já deixou 146 comentários.

Uau, Brenda. Você não gostou? Que pena.
Tb me chamou atenção a questão dos pais homossexuais, e ri bastante com a colocação de “vestido de toalha de mesa” que maluca essa garota.
Bom, eu não tinha muita vontade de ler Ana e o beijo francês, ao passo que Lola me chamou muita atenção.
Lendo para saber a reação né?
Adorei a sinceridade, como sempre.
Bjs.

[Responder]


23/01/2013 às 17:48
Visitante assíduo e já deixou 34 comentários.

Nossa, não sabia que tinha essa questão dos pais homossexuais, me fez querer ler ainda mais (sou louca por gays, não me pergunte o por que.), nossa que garota doidinha em, kkkk.
Lola me chamou muito mais atenção do que Anna e o Beijo Francês. Espero ler o livro em breve, breve, breve!

Beijos, Dai :*
Daiane Carvalho postado recentemente.."Leia Mais" – Parceria com canal literário promete muitas surpresas.My Profile

[Responder]


23/01/2013 às 21:45
Visitante assíduo e já deixou 43 comentários.

Bom,nem sei por onde começar,
só posso dizer que estou bastante confusa com o que eu acabei de ler ai em cima.. Ainda não li Anna e o Beijo Frances,provavelmente será minha próxima leitura,acredito que irei gostar muito,quando conheci esse livro( Lola…) e sabendo que é da mesma autora que Anna me deixou com grandes expectativas,ao ver que o primeiro recebeu grandes elogios.

Primeiramente eu queria saber a real idade de Max,devido a essa contradição li mais 3 resenhas do livro e nenhuma delas tinha uma idade fixa 23,22,20.. Hã?!
Me surpreendeu muito você não ter gostado do livro,a única de todas que li,me deixou com o pé atrás e ainda mais curiosa.
Espero gosta de Lola e o Garoto da Casa ao Lado,sendo uma leitura simples e divertida a ainda contando com essa abordagem de casais homossexuais.. Logicamente que irei começar por Anna e o Beijo Frances!

Bjo’

[Responder]


24/01/2013 às 17:32
Visitante assíduo e já deixou 110 comentários.

Brendinha, mais uma vez sua resenha preciosa esclareceu aos seus leitores sobre uma escolha que poderia ser fatal na leitura: um final revelado – pelo menos pra mim.
Só tenho lido boas indicações de Lola. Mas esse detalhe curioso do livro anterior da autora, acho que bem poucas blogueiras sabem. Pelo menos, vc foi a primeira que fez referência!
Quero ler Lola, mas sabendo que devo começar por ‘Anna e o beijo francês’, vou guardá-lo (quando ganhar, claro, rsrs) e já vou procurar o ‘Anna’.

[Responder]


24/01/2013 às 21:51
Visitante assíduo e já deixou 64 comentários.

Oi Brendinha!
Que pena que você não curtiu tanto esse como o primeiro. Mas eu entendo, depois de Anna e o Beijo Francês, fica difícil que outro livro dela supere né?
Ainda não li, mas acho que a história em si pode não ser muito original mesmo (em termos de desenvolvimento), porque a originalidade está mais focada nas personagens, pelo que você comentou.
Sobre a questão da idade, realmente não é uma diferença muito grande, mas acho que o que pesa mais é o fato de, com 17 anos, a Lola ainda ser menor de idade, sem contar que, nessa idade, ela ainda está no Ensino Médio e ele, com 23, terminando a faculdade (supondo, eu não li). Não é nem tanto a idade em si, mas é mais a diferença entre os mundos dos dois nesses momentos, saca?
Enfim, estou só divagando haha
Beijos!
Aione Simões postado recentemente..Resenha: O Inferno de GabrielMy Profile

[Responder]


27/01/2013 às 00:00
Visitante assíduo e já deixou 105 comentários.

Já ouvi falar bastante desse livro, umas opniões boas e outras ruins fiquei na dúvida e nunca li nada da autora! espero apenas ter a oportunidade de tirar as dúvidas sobre o livro. ^^

[Responder]


02/02/2013 às 23:52
Visitante assíduo e já deixou 20 comentários.

Não sabia que o livro da Lola e da Anna eram da mesma autora, mas sempre tive muita vontade de ler os dois, já li muitas resenhas a respeito dos mesmos e confesso que adorei a maioria, a sua resenha está linda e mesmo não sendo perfeito gostei muito deste livro! :D
Francine postado recentemente..SUPER PROMOÇÃO!My Profile

[Responder]


04/02/2013 às 12:10
Visitante assíduo e já deixou 20 comentários.

Oi Brenda, parabéns a resenha está maravilhosa,na expectativa para ler Lola e o Garoto da Casa ao Lado,porque recentemente terminei de ler Anna e o Beijo Francês,achei a escrita da Stephanie fluída,agradável,leve,engraçada.
Gostei de saber que em Lola contamos com a participação especial de Anna e St. Clair.
A Autora criou personagens tão cativantes em Anna e o Beijo Francês com Anna e St.Clair, e a história acontecendo em Paris foi muito romântico e o tour pela cidade interessante.
Nossa, uma trilogia quando será o lançamento do próximo livro?

[Responder]


24/02/2013 às 23:16
Visitante assíduo e já deixou 65 comentários.

Louca para ler esse livro *.* tenho os dois livros da Perkins em casa, mas ainda não li nenhum deles. KKKK
beijos
Fernanda Faria postado recentemente..Meme: Na minha estanteMy Profile

[Responder]


12/05/2013 às 19:59
Visitante assíduo e já deixou 17 comentários.

Eu gostei desse :). Realmente, Anna e o Beijo Francês é a coisa mais linda, e esse é meio decepcionante em comparação. Mesmo assim, eu gostei da história e dos personagens, apesar de que eu nunca teria coragem de usar um vestido feito de toalha, mas aplaudo a originalidade. E a lerdeza do Cricket, eu achei muito fofa, e junto com o fato de ele ser um nerd notório, rs.
Jéssica Paula postado recentemente..fandoms-unites:

And that’s why Ansel is the perfect AugustusMy Profile

[Responder]