resenhas category image [Resenha] – Laços inseparáveis, Emily Giffin 28/01/13


Nome: Laços inseparáveis
Autor(a): Emily Giffin
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 445
Ano: 2012
Avaliação: ★★★★½

A autora de cinco romances de sucesso, Emily Giffin, lança uma história inesquecível de duas mulheres, as famílias que a fazem ser quem são, e a lealdade e o amor que as ligam. Marian Caldwell é uma produtora de televisão de 36 anos, vivendo seu sonho em Nova York. Com uma carreira bem-sucedida e um relacionamento satisfatório, ela convenceu todo mundo, inclusive si mesma, que sua vida está do jeito que ela deseja. Mas uma noite, Marian atende a porta… para apenas encontrar Kirby Rose, uma garota de 18 anos com a chave para o passado que Marian pensou ter deixado para trás para sempre. Desde o momento que Kirby aparece na sua porta, o mundo perfeitamente construído de Marian — e sua verdadeira identidade — será chacoalhado até o fim, fazendo ressurgir fantasmas e memórias de um caso de amor apaixonado que ameaça tudo para definir quem ela realmente é.

Para a precoce e determinada Kirby, o encontro vai provocar um processo de descobrimento que a leva ao começo da vida adulta, forçando-a a reavaliar sua família e seu futuro com uma visão sábia e doce. Enquanto as duas mulheres embarcam em uma jornada para encontrar o que está faltando em suas vidas, cada uma irá reconhecer que o lugar no qual pertencemos normalmente é onde menos esperamos — um lugar que talvez forçamos a esquecer, mas que o coração se lembra eternamente.

Aos 18 anos Marian Caldwell tomou uma importante e determinante decisão. Hoje anos mais tarde e já com o dobro da idade que possuía é uma bem-sucedida produtora de televisão, uma pessoa estabilizada, aparentemente bem diferente da Marian de anos atrás.

Paralela a ela conhecemos a história de Kirby Rose, uma adolescente de 18 anos que está passando por uma fase complicada de crise de identidade. O que acontece é que Kirby é adotada, e sua mãe é ninguém menos que Marian. Quando atinge a maioridade, Kirby adquire a possibilidade de conhecer sua mãe biológica. E aí as histórias de ambas se cruzam. O reencontro entre elas irá reabrir feridas antigas e segredos sufocados, colocando em evidência sentimentos conflitantes.

Laços inseparáveis é possuidor de um ritmo perfeito. Cada capítulo é alternado entre a narração de mãe e filha proporcionando um nível superior ao enredo. Se por um lado a visão de apenas uma personagem não nos permitiria conhecer a fundo os sentimentos da outra, uma narração em terceira pessoa poderia soar distante ou fria. Na categoria de um livro que mexe tanto com o sentimental de seus personagens e indubitavelmente com o do leitor, Emily Giffin conseguiu explorar o tema da melhor maneira possível.

A construção do relacionamento entre as personagens era acompanhada por uma clareza e singeleza extraordinária; o estranhamento inicial entre mãe e filha, as pausas (tão) constrangedoras e, principalmente, aqueles momentos em que a alma simplesmente fala muito mais que as próprias palavras ditas e não ditas. Foi uma leitura inebriante que conseguiu me cativar do início ao fim com natural facilidade. Apesar do tema dramático Emily não tornou o livro pesado ou pungente, transmitiu a história com emoção característica, mas ainda sim permeada por uma narrativa leve quase aconchegante.

Houve apenas um ponto que deixou a desejar no livro, e mesmo esse fator não tirando o brilho encantador da história como um todo conseguiu me deixar bastante frustrada. Como, porém, esse ponto ocorreu no fim do livro, comentar sobre ele poderia ser considerado spoiler para algumas pessoas. Um spoiler bem leve pra dizer a verdade, mas ainda sim um. Vou deixar, portanto, a critério de quem quiser saber ou não comentando sobre ele no parágrafo abaixo que ficará na cor branca.

Fiquei bastante incomodada com o caráter aberto do final do livro, parecia que Giffin simplesmente decidiu parar de escrever a história de uma hora para outra. Terminei o livro com a sensação: “É isso? Não estão faltando páginas aqui? Porque eu preciso de mais páginas!”. Emily foi cruel e julgo a dizer desnecessária. Talvez ela não soubesse que rumo tomar, talvez ela simplesmente quisesse deixar as possibilidades aguçarem na cabeça do leitor, mas um pouquinho mais de avanço ao enredo não teria feito mal algum.

Friso mais uma vez que a leitura vale maravilhosamente a pena apesar disso. Quase entrando para o meu rol de favoritos minha estreia com a autora Emily Giffin não poderia ser melhor. Laços inseparáveis é um livro único e inesquecível. Agora mais do que nunca preciso incluir na pilha de leitura outros livros da autora.

DESIGN: ★★★★½
IMPACTO: ★★★★★
NARRATIVA: ★★★★★

Tive uma semana bastante corrida e acabei ficando um tanto distante do blog, mas prometo que essa semana as coisas voltam a normalidade ok?
21 comentários
Postado em 28/01/13 por brendalorrainy



brendalorrainy
19 anos. Criadora do CDI é estudante de administração com inclinação para o setor editorial. Tem uma queda por felinos, por quadrinhos e pela combinação tinta e papel. Adora criar metas o tempo inteiro e estranhamente odeia dormir. Também detesta café, tem tendência ao caos e morre de medo de altura. É viciada em Friends e em qualquer coisa que a faça rir.
Deixe aqui seu comentário!

CommentLuv badge


21 comentários »
28/01/2013 às 07:36
Visitante assíduo e já deixou 71 comentários.

Estou bem curiosa com esse livro. Até o momento só li comentários positivos.
Já li Questões do Coração e particularmente não gostei muito, mas quero conhecer um pouco mais da escrita da autora.

Bjo!

[Responder]


28/01/2013 às 08:34
Visitante assíduo e já deixou 146 comentários.

Oi Brenda.
Adorei a resenha, estou vendo que o livro é bem aceito, não conheço a autora e confesso que apesar de ter curtido bastante a capa, não estava muito animada em ler, pq parece mais do mesmo. Mas ache legal os pontos que você frisou e tb por não ser dramático em excesso, vou colocar na lista e quem sabe futuramente eu leio. =)
Gostei bastante da dica.
Bj

[Responder]


28/01/2013 às 08:41
Visitante assíduo e já deixou 223 comentários.

Oi Brenda!

Estou querendo muito ler esse livro! Ainda não li nada da autora mas já ouvi falar muito bem.
Sua resenha ficou ótima, fiquei curiosa com o finalzinho.
Uma ótima semana pra vc!
bjs
Fernanda Yano postado recentemente..Lembrancinha para Chá de Lingerie – Mini SutianMy Profile

[Responder]


28/01/2013 às 09:55
Visitante assíduo e já deixou 110 comentários.

Brendinha, eu li o parágrafo. Não achei spoiler, mas sim esclarecedor e como um aviso tb. Mas sei que tem gente que pode achar, então foi legal da sua parte deixar a critério do leitor.
Achei a sinopse tão interessante, adoro conflitos familiares e histórias que se cruzam lá na frente. Ou o passado revisitado que mostra onde houve a intercessão das vidas lá atrás.
Vou colocá-lo na minha estante de desejados.

[Responder]


28/01/2013 às 13:32
Visitante assíduo e já deixou 64 comentários.

Brendinha, invista sem medo na Emily! Os livros dela são incríveis!
Laços Inseparáveis é o único dos lançados por aqui que ainda não li, mas espero encontrar nele esses sentimentos que você encontrou e que são característicos das obras dela, de um modo geral!
Beijão!
Aione Simões postado recentemente..Resenha: O PássaroMy Profile

[Responder]


28/01/2013 às 13:39
Visitante assíduo e já deixou 105 comentários.

Não conhecia o livro mas sua resenha me deixou curiosa! gostei! é um enredo interessante, eu gosto do tema! ^^

[Responder]


28/01/2013 às 17:06
Você já comentou 4 vezes.

Oi, a resenha ficou muito boa..até eu que não estava interessada no livro gostei de ler o que vc escreveu.

Beijos
http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

P.S: Aproveito a oportunidade para anunciar que tem sorteio de livro nacional. Venha apoiar. http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/2013/01/sorteio.html

[Responder]


28/01/2013 às 18:41
Visitante assíduo e já deixou 214 comentários.

Já li muitas resenhas boas sobre esse livro, mas geralmente espero pelas suas para me decidir se leio ou não…Adorei sua resenha e vou tentar compra-lo.

[Responder]


29/01/2013 às 17:35
Visitante assíduo e já deixou 58 comentários.

Li apenas um livro dela e confesso que também foi amor à primeira vista. Adoro quando os autores conseguem nos contar histórias tristes e tocantes sem tornar o livro deprimente ou melancólico. Realmente um talento. Que bom você ter gostado tanto assim do livro, parece um drama muito bom.
Raíssa Lins postado recentemente..Arco-íris de LivrosMy Profile

[Responder]


29/01/2013 às 22:20
Visitante assíduo e já deixou 122 comentários.

Nossa, parece ser muito bom este livro mesmo! nunca li nada desta autora e agora fiquei curiosa em ler… até pq tu diz que vale a pena, então.. mais um pra minha lista de livros que quero ler!

[Responder]


30/01/2013 às 10:38
Visitante assíduo e já deixou 117 comentários.

Eu tive uma experiência nada boa com a Emily Giffin, eu não gostei nem um pouco do livro Presentes da Vida e agora fico com um pé atrás com relação a autora.
Mas se você esta dizendo que é muito bom, vale dar uma chance!

[Responder]


31/01/2013 às 18:00
Visitante assíduo e já deixou 78 comentários.

Ainda nao tive oportunidade de ler nenhum livro da autora, porem estou bem animada pra ler esse livro, a capa é linda

[Responder]


31/01/2013 às 21:02
Visitante assíduo e já deixou 92 comentários.

Só li comentários positivos sobre o livro, preferi não ler o spoiler a caso de eu consegui ler o livro e ainda lembrar (apesar de com livros eu quase sempre esquecer quando alguém me conta hahaha).
Gostei muito da resenha, a autora sempre maravilhosa!

Beijos :*
Claris Ribeiro postado recentemente..Resenha: Morte SúbitaMy Profile

[Responder]

brendalorrainy Reply:

Que sortuda você de esquecer Claris, comigo essas coisa boas não acontecem haha.
Obrigada pelo elogio a resenha, beijos!

[Responder]


01/02/2013 às 14:17
Visitante assíduo e já deixou 117 comentários.

Ah, Brenda… Adoro suas resenhas, pois ela passa pra mim exatamente como você se sentiu lendo o livro *-* E isso é inspirador nas minhas compras :) Mais uma resenha que eu adooooro, rs. Beijos.
Russara postado recentemente..NovidadesMy Profile

[Responder]

brendalorrainy Reply:

Ah Russara que bom que você gosta tanto das resenhas! Isso me deixa imensamente feliz <3
Super beijo :D

[Responder]


02/02/2013 às 23:53
Visitante assíduo e já deixou 20 comentários.

Eu ia comprar esse livro, mas vi algumas críticas muito negativas e acabei deixando-o de lado, me arrependo muito depois de ter lido sua resenha, a história parece realmente ótima. Vou acabar pagando um pouco mais caro, mas comprando-o igualmente haha Beijo!
Francine postado recentemente..SUPER PROMOÇÃO!My Profile

[Responder]


05/02/2013 às 09:36
Visitante assíduo e já deixou 20 comentários.

Nossa,adorei a resenha, li recentemente Presentes da Vida,Questões do Coração e O Noivo da Minha Melhor Amiga (assisti o filme também).
Nossa esse parece estar mais emocionante ter que tomar a decisão de entregar o bebê para a adoção?
Amor, segredos e principalmente de escolhas,parece estar emocionante!
Gostei da resenha,na expectativa para ler Laços Inseparáveis,UMA DÚVIDA: a maioria dos livros da autora fala sobre traição?

[Responder]


05/02/2013 às 18:39
Visitante assíduo e já deixou 53 comentários.

Adorei a resenha.
Parece ser uma história muito bonita e cativante. Que bom que a autora consegue passar com tanta veracidade os momentos iniciais de se conhecer alguém importante para a sua vida.

[Responder]


18/02/2013 às 21:49
Visitante assíduo e já deixou 65 comentários.

Morrendo de vontade de ler laços inseparáveis *u* Mesmo mesmo. Já li alguns livros da Emily e amei todos, a narrativa envolvente, os personagens sedutores e bem construídos. *.*
beijos
Fernanda Faria postado recentemente..MemeMy Profile

[Responder]


07/05/2014 às 15:10
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

Me apaixonei pelo livro. Foi o primeiro alias que consegui gostar da autora. História e formar de contar a história cativante.

[Responder]