resenhas category image [Resenha] – Esposa 22, Melanie Gideon + sorteio 06/01/13


Nome: Esposa 22
Autor(a): Melanie Gideon
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 400
Ano: 2012
Avaliação: ★★★☆☆

Alice e William Buckle se casaram apaixonados. Mas, dois filhos e quase vinte anos depois, Alice está entediada. Por isso, quando recebe um convite por e-mail para participar de uma pesquisa online sobre casamentos, ela aceita num impulso. Respondendo às perguntas enviadas por um pesquisador anônimo e carismático (Pesquisador 101), Alice (Esposa 22) tem a oportunidade de reexaminar a história do próprio relacionamento.

Esposa 22 é um livro contemporâneo, tanto pelo fato de abordar assuntos atuais, como também pela enorme participação das redes sociais durante seu percurso. É através de emails, status no Facebook, feed de notícias e tweets, tudo isso mesclado a uma dose de narração em primeira pessoa que conhecemos seu dinâmico e irreverente enredo.

Nossa protagonista Alice tem uma bagagem de 20 anos de casamento e 2 filhos. O fato é que após tantos anos o relacionamento com seu marido está desgastado. Willian e ela se tornaram frios e distantes, há uma barreira invisível que os separa. Meio por tédio, meio por impulso Alice decide participar de uma pesquisa de casamento via Email. Talvez um casamento feliz se torne um sonho possível entendendo melhor seus próprios sentimentos.

Sob o pseudônimo de Esposa 22 ela começa a corresponder-se com o Pesquisador 101, num sistema de perguntas e respostas. A cada resposta Alice se sente mais leve, mais reflexiva. Só que o que definitivamente não estava dentro dos planos era o tom de flerte que começa a rodar a troca de emails da pesquisa. O pesquisador 101 estará realmente interessado nela? E porque Alice não consegue deixar de admitir o quanto é afrodisíaco contar seus dramas familiares a um estranho, e o quanto se sente bem nesse jogo de flerte?

Frustrada foi como me senti durante a leitura, eu esperava um livro leve que me prendesse fácil por justamente ter esse tom moderno. O que na realidade aconteceu foi que um mal tão comum ligado as redes sociais intrinsecamente ligadas á história transferiu-se ao enredo: superficialidade. Simplesmente não consegui me conectar ao livro (sem trocadilhos). A história era criativa, a narrativa dinâmica e os personagens interessantes, mas mesmo dentro da cabeça da protagonista principal eu me sentia distante, não havia conexão. Alice era uma estranha para mim, seus sentimentos, suas emoções ou o rumo que o livro seguiria não me interessavam ou importavam.

Não culparia, entretanto, apenas o frequente uso da redes sociais durante o percurso do livro, até porque já li livros inteiros formados apenas por trocas de emails que me emocionaram ou mexeram comigo de alguma maneira. Faltou talvez energia a história, elementos que deixassem o leitor mergulhar mais profundamente no seu conteúdo.

É bastante curioso, porém, minha opinião discordar de praticamente todas as pessoas cujas resenhas já li. Mais uma demonstração do quanto a experiência de um livro é estritamente pessoal. Talvez eu tenha depositado expectativas demais, talvez não fosse para ser mesmo, mas Esposa 22 não passou da categoria morno para mim.

DESIGN: ★★★★★
IMPACTO: ★★★☆☆
NARRATIVA: ★★★☆☆

SORTEIO

- Para participar preencha o formulário abaixo. (Rafflecopter)
- Aberto para todo o território brasileiro.
- O resultado sairá nesse mesmo post.
- O ganhador terá até 3 dias para responder o Email que enviarei.
- O envio do prêmio é de responsabilidade da Editora Intrínseca

a Rafflecopter giveaway

PARABÉNS ADRIANA! VOCÊ TEM ATÉ 3 DIAS PARA RESPONDER O EMAIL QUE ENVIE COM SEUS DADOS PARA ENVIO.
36 comentários
Postado em 06/01/13 por brendalorrainy



brendalorrainy
19 anos. Criadora do CDI é estudante de administração com inclinação para o setor editorial. Tem uma queda por felinos, por quadrinhos e pela combinação tinta e papel. Adora criar metas o tempo inteiro e estranhamente odeia dormir. Também detesta café, tem tendência ao caos e morre de medo de altura. É viciada em Friends e em qualquer coisa que a faça rir.
Deixe aqui seu comentário!

CommentLuv badge


36 comentários »
06/01/2013 às 15:02
Visitante assíduo e já deixou 117 comentários.

Tenho medo de ler este tipo de livro que contém partes de virtualidade, porque eu tive um romance virtual e aí fico tentando comparar com o que eu passei, hehe.
Realmente já li resenhas bem positivas quanto ao livro, mas como ainda não o li não posso discordar ou concordar com você. Mas é uma pena você tenha acho ele superficial, porque acho que é uma das piores coisas que existem no mundo literário.

[Responder]


06/01/2013 às 16:34
Visitante assíduo e já deixou 48 comentários.

É uma pena que o livro não tenha funcionado para você. Vi várias resenhas positivas em relação a esse livro. Não tenho muita experiência em livros narrados em forma de e-mail ou qualquer outra rede social e tenho receio de não gostar, mas mesmo assim quero dar uma chance a Esposa 22.

Beijo:*
Naty.
Naty postado recentemente..Top Comentaristas [Janeiro]My Profile

[Responder]


06/01/2013 às 17:44
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

Adorei teu blog!
Li várias resenhas do Esposa 22 e cada um me revela um detalhezinho que eu não sabia… A tua resenha foi a primeira que explicou o título do livro, e eu adorei isso!
Adora livros que rola troca de mensagens, essa coisa meio fake..
Acho natural esse desgaste da relação… Eu, com 4 anos de namoro, tô de saco cheio! Mesmo amando muito meu namorado…. Imagina essa coitada com 20 anos de casamento! RUM!
A resenha tá muito boa!
Queria saber explicar sem entregar tanto… Eu sempre dou spoilers!
Soraya Carvalho postado recentemente..Dica pra ouvir – Maglore *-*My Profile

[Responder]

brendalorrainy Reply:

Oi Soraya, seja bem vinda!
hahahah realmente é natural o desgaste.
Eu tenho horror a spoilers aí sempre tento fazer o máximo pra explicar revelando minimo necessário pra aguçar a curiosidade!
Sempre quando for escrever pensa naquelas coisas que deram um gostinho a mais ao enredo por acontecerem sem você esperar e não revela na sua resenha.
Beijoos!

[Responder]


06/01/2013 às 21:50
Visitante assíduo e já deixou 71 comentários.

Também é a primeira resenha “negativa” que leio desse livro, mas cada leitor tem uma percepção do mesmo livro e o que importa é a sinceridade na avaliação.

Gostaria de lê-lo, ;)

Só a capa que acho feinha, kkkkkk

Boa semana!

Bjo!

[Responder]


06/01/2013 às 23:09
Visitante assíduo e já deixou 122 comentários.

Eu tinha muitas expectativas pra esse livro, porém agora diminui elas ainda… mas ainda tenho muita curiosidade em ler, pq como tu mesma disse o efeito do livro em cada pessoa será diferente,ne?!
Então, quem sabe eu ainda goste dele…

[Responder]


06/01/2013 às 23:20
Você já comentou 6 vezes.

Participando muito!
Curiosa com a história.

[Responder]


07/01/2013 às 08:33
Visitante assíduo e já deixou 223 comentários.

Oi Brenda!

Lembro como vc estava bem ansiosa pela leitura desse livro, pena que não foi como esperava.
Eu já li muitas resenhas positivas, mas não sei te dizer se gostaria ou não do livro, mas muita vontade de ler eu tenho. Vou tentar a promoção. bjss
Fernanda Yano postado recentemente..Promoção Bolão da ViradaMy Profile

[Responder]


07/01/2013 às 08:49
Visitante assíduo e já deixou 64 comentários.

Oi Brendinha!
De fato, eu vi muitas pessoas que adoraram o livro, mas, como você ressaltou, cada experiência é uma experiência e é uma pena que esse não tenha funcionado pra você;
Não gosto quando isso acontece também, de não conseguir me conectar com a personagem e sentir essa sensação de superficialidade.
De qualquer forma, ainda tenho curiosidade pela leitura, porque acho o tema e a estrutura interessantes!
Beijos!
Aione Simões postado recentemente..Desafios para 2013My Profile

[Responder]


07/01/2013 às 16:46
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

Oiiiie
Gostei da sua resenha ^^ Eu quando vi esse livro na livraria , e fui ler a sinopse e tal . Não achei tão interessante,concordo com você tem vários livros que os personagem se falam por email que é muito bom e que você gostou .
Acho que estava com muita expectativa por isso não gostou tanto, por isso que leio livros com baixa expectativa !
Iliádine Bandeira postado recentemente..Promoção : Alto Astral com a Novo conceitoMy Profile

[Responder]


08/01/2013 às 00:47
Você já comentou 9 vezes.

É uma pena quando a gente deposita muita expectativa em um livro e ele não agrada.
Foi exatamente assim quando li ‘O diário de uma paixão’, sim, eu odiei esse livro. Pena!
Me interessei em ler ‘Esposa 22′!

[Responder]


08/01/2013 às 01:36
Visitante assíduo e já deixou 105 comentários.

Poxa, realmente praticamente todas as resenhas que li sobre ele são positivas! e é complicado quando uma história é superficial pra você sem conexão!
Parabéns pela resenha! :*

[Responder]


08/01/2013 às 10:07
Você já comentou 9 vezes.

Sinceramente, eu não tenho interesse, ainda mais por envolver redes sociais. Pela capa, parecia que ela estava fazendo algo de muito errado. Eu sou mais mistério policial, tipo Não Conte a Ninguém, receber emails da esposa morta =0

[Responder]


08/01/2013 às 16:45
Visitante assíduo e já deixou 110 comentários.

Brenda, considero sempre suas opiniões, acho-as bem maduras e sensatas.
De fato o livro me atraiu pela sinopse, mas confesso que não gosto de livros com esses formatos de e-mails, mensagens, até mesmo os de cartas se tornam, com poucas exceções, cansativos. Foi assim com o ‘@mor’, que acabei trocando.
Nem dei bola pra capa, achei fraquinha para a proposta de discussão de um relacionamento longo… e ele me atraiu justamente por estar casada há um bom tempo – 14 anos!
Quero dar uma chance ao livro. Quero ver se é mais para avaliarmos nosso longo relacionamento ou se vai ficar numa comédia romântica da sessão da tarde.

[Responder]

brendalorrainy Reply:

Oi Manu, me sinto honrada por você confiar tanto na minha opinião. Diferente de você eu curti bastante @mor, então quem sabe que se diferente de mim você gosta bastante de Esposa 22 né? Por você ser casada há um tempo grande é bem possível que aconteça uma maior identificação como você disse e você não se sinta distante dos personagens como aconteceu comigo.
Beijoo.

[Responder]


08/01/2013 às 20:12
Visitante assíduo e já deixou 39 comentários.

Não acho que livro com romance virtual seja entusiasmante []

[Responder]


08/01/2013 às 20:51
Visitante assíduo e já deixou 92 comentários.

A capa do livro super combinou com seu novo layout! *-* HAHA
Li várias resenhas falando muito bem do livro, então sempre tive muita vontade de ler, até cheguei a pega-lo uma vez na livraria, mas acabei levando outro livro…
Gostei muito da resenha, nunca tinha visto uma mostrando esse lado!
Fiquei mais curiosa ainda!

[Responder]

brendalorrainy Reply:

Foi eu tinha reparado nisso haha, ficou bem fofo com o Lay!

[Responder]


09/01/2013 às 22:06
Visitante assíduo e já deixou 214 comentários.

Pela sinopse eu acho que vou adorar, gostei muito da sua resenha, mas eu vou dar uma chance a ele e vou comprá-lo.

[Responder]


10/01/2013 às 17:17
Visitante assíduo e já deixou 13 comentários.

Apesar da sua resenha um tanto negativa, eu ainda fiquei interessada no livro, exatamente por culpa dessa narrativa feita por status de Facebook, etc. sabe? Achei super legal, eu costumo gostar de livros assim! Para ser sincera, a única coisa que me diz “talvez você não vá gostar” seja o assunto mesmo – o casamento, etc. Ain.
Ni Portela postado recentemente.."A onda cultural que invadiu o verão paranaense"My Profile

[Responder]


11/01/2013 às 22:13
Visitante assíduo e já deixou 34 comentários.

Adoro histórias que tem haver com o mundo virtual, adorei @amor. Acho que talvez eu vá gostar desse livro, achei bem legal a resenha, mas ainda sim, não estou tão convencida de compra-lo.

Beijos, Dai :*
Daiane Carvalho postado recentemente..Resenha: O Inverno das Fadas – Carolina Munhóz – Fantasy ~ Casa da Palavra – (by Wender Monteiro)My Profile

[Responder]


12/01/2013 às 18:38
Visitante assíduo e já deixou 146 comentários.

Gostei da resenha e sinceridade Brenda, em verdade me senti assim com @mor. Tava super ansiosa com o livro pois a maioria das resenhas eram positivas, mas no fim, não me ganhou.
Ainda assim havendo oportunidade pretendo ler Esposa 22 e ver como a história me atinge.
Bjs

[Responder]


13/01/2013 às 15:00
Visitante assíduo e já deixou 25 comentários.

Pois é…já li algumas historias parecidas e não gostei. @mor foi uma delas. Mas se tiver a oportunidade de ler, claro que aproveitarei, mas comprar não…Bjksss

[Responder]


13/01/2013 às 19:39
Visitante assíduo e já deixou 14 comentários.

Esse livro é bem cara de chick-lit né Mas estou acostumada a ler de personagens com 20 e 30 e poucos anos. Nunca li uma com uma mulher mais madura. Fiquei interessada em ler pois adoro o gênero e também quero descobrir o vai acontecer entre a Alice e o Pesquisador kkk

Bjs
@Tibiux
Karen Senoo postado recentemente..DICA de Música #22: GrouploveMy Profile

[Responder]


13/01/2013 às 20:53
Você já comentou 5 vezes.

Não que eu espere grandes coisas do livro, mas parece ser muito bom. Por isso não gosto de começar a ler livros com GRANDE expectativa, pois o final acaba decepcionando.

[Responder]


14/01/2013 às 13:56
Visitante assíduo e já deixou 63 comentários.

Quando vi a capa e a sinopse, imaginei que era um chick lit bem leve e descontraído, mas pelo jeito, não foi. Li algumas resenhas por aí, e todas elas foram positivas, e essa é a primeira que apresentam pontos negativos. É realmente uma pena quando um livro não nos agrada. Espero ter a oportunidade de lê-lo em breve, e poder tirar minhas próprias conclusões.

@_Dom_Dom

[Responder]


14/01/2013 às 20:21
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

Assim como o Nardonio, no princípio achei que Esposa 22 fosse um chick-lit, mas parece um livro de investigações e soluções para o casamento. Porém, pretendo ler para ver o que acho.

Quase Astronauta
Pedro Leite postado recentemente..Resenha: A SeleçãoMy Profile

[Responder]


17/01/2013 às 00:59
Visitante assíduo e já deixou 117 comentários.

Ah, Brenna. Tipo, achei o enredo do livro interessante e tenho boas expectativas para ele, mesmo você colocando a sua opinião. Se bem que, pra ser sincera, eu não compraria esse livro porque estou “doida” pra ler, porque, ele é interessante e assim me fazendo criar expectativas com ele, mas tem outros que pretendo obter em minha estante que me enche mais os olhos. Em fim.. Pra não deixar “em branco” estou participando do sorteio *-* Meu primeiro sorteio no seu blog, haha s2′ Boa sorte as concorrentes. Beijos :*

[Responder]


18/01/2013 às 09:53
Visitante assíduo e já deixou 20 comentários.

Resenha interessante,por abordar assuntos atuais,envolvendo um meio tão utilizado como o virtual,o e-mail.
A vida de estava Alice,basicamente um tédio,a mesmice de sempre e depois que ela começou a se corresponder com Pesquisador 101,tudo mudou ela se sentiu mais confiante.
Mas o que estava acontecendo com Alice será que ela estava se envolvendo? E ele estava flertando?
Você foi sincera em dar sua opinião e dizer que sentiu-se frustrada,mas ainda quero ler e ter minha opinião formada,li recentemente @mor,de Daniel Glattauer e foi muito interessante.

[Responder]


18/01/2013 às 12:24
Você já comentou 3 vezes.

Participando!
silviacristinagimenes@gmail.com
@ShiGimenes

[Responder]


20/01/2013 às 10:20
Visitante assíduo e já deixou 10 comentários.

ainda não tive a oportunidade de ler esse livro e pretendo fazer isso esse mês ainda. Tenho lido muitas resenhas e comentários sobre o livro e todos são muito positivos. Gostei muito da resenha e também estou participando do sorteio.

[Responder]


21/01/2013 às 12:46
Visitante assíduo e já deixou 53 comentários.

Que pena que o livro não atendeu as suas expectativas.
Já li algumas resenhas a respeito desse livro, mas eram sempre positivas…
Eu achei a sinopse bastante interessante. Nunca li nenhum livro que abordasse o uso das redes sociais e relações amorosas.
Vou dar uma chance a esse livro, quem sabe eu goste…

[Responder]


22/01/2013 às 20:29
Visitante assíduo e já deixou 78 comentários.

Estou curiosa com o livro, pois ele diz como um casal mantem o relacionamento com as rede sociais e tal.

[Responder]


23/01/2013 às 16:11
Visitante assíduo e já deixou 122 comentários.

Parabééns a ganhadora!!! ando com uma falta de sorte que nunca vi :s

[Responder]


23/01/2013 às 18:04
Visitante assíduo e já deixou 146 comentários.

Parabéns Adriana.
Uma boa leitura para você. =)

[Responder]


24/01/2013 às 10:21
Visitante assíduo e já deixou 223 comentários.

Parabéns Adriana!!!:)
Fernanda Yano postado recentemente..Lembrancinha para Chá de Lingerie – Mini SutianMy Profile

[Responder]