resenhas category image [Resenha] – Cuco, Julia Crouch 16/01/13

CUCO_1342893492P
Nome: Cuco
Autor(a): Julia Crouch
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 464
Ano: 2012
Avaliação: ★★★★★

Polly é a mais antiga amiga de Rose. Então quando ela liga para dar a notícia que seu marido morreu, Rose não pensa duas vezes ao convidá-la para ficar em sua casa. Ela faria qualquer coisa pela amiga; sempre foi assim. Polly sempre foi singular — uma das qualidades que Rose mais admirava nela — e desde o momento em que ela e seus dois filhos chegaram na porta de Rose, fica óbvio que ela não é uma típica viúva. Mas quanto mais Polly fica na casa, mais Rose pensa o quanto a conhece. Ela não consegue parar de pensar, também, se sua presença tem algo a ver com o fato de Rose estar perdendo o controle de sua família e sua casa. Enquanto o mundo de Rose é meticulosamente destruído, uma coisa fica clara: tirar Polly da casa está cada vez mais difícil.

Cuco é um livro surpreendente, mas, sobretudo engenhoso. Fluído na medida certa para te prender na leitura, mas perturbador o suficiente para não sair da sua cabeça por um bom tempo.

Após a notícia da morte do marido de Polly, Rose prontamente oferece sua casa como abrigo para sua amiga de longa data e seus dois filhos. Tendo Rose um marido compreensivo e duas filhinhas pequenas Anna e Flossie (esta ainda recém-nascida) sabe o quão duro deve ser para Polly enfrentar toda a situação morando isolada na Grécia. Mas dona de uma personalidade excêntrica, Polly é o extremo oposto de uma hóspede regular e sua presença na casa é carregada de um sentimento estranho, incômodo.

Toda a rotina da casa é moldada com a chegada dos novos inquilinos. Rose pouco a pouco vai tomando as responsabilidades de Polly para si, numa tentativa de apaziguar um pouco do sofrimento da amiga. Polly, porém, não adquire melhora no dia a dia, mantém a mesma atitude relaxada e inconsequente sequer dando conta dos próprios filhos. Mas é apenas quando acontecimentos começam a colocar a família de Rose em risco que ela começará a se perguntar se conhece Polly tão bem, ao mesmo tempo em que reluta enxergar os alicerces de sua família declinando perigosamente.

Um suspense inebriante é como classifico Cuco. Há uma angústia crescente durante a leitura, a iminente sensação que algo muito ruim está prestes acontecer a qualquer momento. Tudo culpa de Polly e sua influência complexamente doentia. De humor instável, nossa hóspede é possuidora de uma personalidade multifacetada. Ela é uma psicopata típica, com um brilho natural que cativa a todos à primeira vista, mas sob um olhar atento revela traços de egoísmo e dissimulação. Como uma grande cantora do passado ela rouba a atenção com sua beleza singular e traços poéticos, mas afunda todos ao seu redor mediante seus interesses.

Esse é um livro extremamente voltado para o psicológico de seus personagens, acompanhamos a dramática trama pelos olhos de Rose. Sua insegurança e impotência aproxima e cativa o leitor. Julia Crouch foi mestre ao construir um enredo afiado, cheio de brechas propositais que permitem a imaginação do leitor fluir. Não há nada mais assustador que a dúvida, certo? Porque é exatamente isso que Cuco a certo ponto se torna: um livro sombrio. Não temos conhecimento até que ponto sabemos mais ou menos que Rose, simplesmente é difícil demais digerir e aceitar alguns fatos inconvenientes que permeiam o enredo.

Verossímil e real é outra sensação que caracteriza a história. Os personagens são críveis, convencem exatamente pelos acertos e falhas que os moldam. Não há ninguém politicamente correto de forma total. Pelo contrário, cada um de forma característica apresenta falhas e momentos de razão, tornando-os especialmente humanos.

Talvez um pouco desesperador, talvez de final agonizante, mas como um todo um livro genialmente construído. O livro de estreia da autora pode passar despercebido a uma leitura desatenta, mas sob uma segunda adquire um tom complexo e inquietante.

DESIGN: ★★★★★
IMPACTO: ★★★★★
NARRATIVA: ★★★★★

26 comentários
Postado em 16/01/13 por brendalorrainy



brendalorrainy
19 anos. Criadora do CDI é estudante de administração com inclinação para o setor editorial. Tem uma queda por felinos, por quadrinhos e pela combinação tinta e papel. Adora criar metas o tempo inteiro e estranhamente odeia dormir. Também detesta café, tem tendência ao caos e morre de medo de altura. É viciada em Friends e em qualquer coisa que a faça rir.
Deixe aqui seu comentário!

CommentLuv badge


26 comentários »
16/01/2013 às 07:19
Visitante assíduo e já deixou 146 comentários.

Maluquinha para ler este, mas creia acho que vou gostar tanto que tem alguns meses que eu o ganhei, mas acabei passando outros livros na frente. Pq sei que se me decepcionar com os outros este vai resolver a situação e me animar, desde o lançamento que eu o queria.
Rose é muito boazinha e a Polly vai se aproveitar. Não teria tanta bondade a ponto de colocar uma mulher que esteve longe por tanto tempo junto com minha família. Isso pode não acabar bem. =(
Adorei a resenha Brenda.

[Responder]


16/01/2013 às 09:14
Visitante assíduo e já deixou 214 comentários.

Já tinha visto outras resenhas sobre esse livro, pelo que vi é muito massa…. eu já coloquei ele na minha lista, provavelmente quando terminar os 10 que tenho aqui pra ler eu vou comprar…. adorei a resenha, esse suspense e tensão que rege o livro deve ser uma adrenalina incrível, daria um belo filme de suspense.

[Responder]


16/01/2013 às 09:41
Visitante assíduo e já deixou 117 comentários.

Ainda não tinha lido nenhuma resenha de Cuco, mas fiquei interessada, é uma história bem diferente e que parece que te deixa muito prendido a leitura. Adorei a parte de que você fica achando que vai acontecer alguma coisa.

[Responder]


16/01/2013 às 11:00
Visitante assíduo e já deixou 64 comentários.

Oi Brendinha!
Esse livro tem tudo para me agradar e, ainda assim, não tenho vontade de lê-lo.
Acho que é culpa da minha estante lotada. Se minha fila de espera estivesse menor, com certeza eu ia querer adicionar Cuco a ela.
Gosto desses aspectos psicológicos e desse tom sombrio. Realmente parece um livro muito bom!
Beijos!
Aione Simões postado recentemente..Na Caixinha do Correio #38My Profile

[Responder]


16/01/2013 às 11:53
Visitante assíduo e já deixou 110 comentários.

Ganhei o livro. Me interessei por ele desde a primeira resenha que li. Ainda não vi nada desfavorável, as críticas são bem positivas.
Fiquei intrigada com o título e depois descobri que Cuco é um pássaro que rouba o ninho de outros. Agora sim, a história fez sentido…
Quero ler sim, este mês ainda.
Ótima resenha.

[Responder]


16/01/2013 às 11:59
Você já comentou 6 vezes.

Ahhhhhh, já estava curioso para ler, mas li sua resenha e agora é uma necessidade.
Vou tentar comprá-lo logo, depois de comprar Cidade dos Ossos que tbm é outra prioridade.
E sim! Tenho inveja de sua fluência em escrever resenhas. AHAHAHA
Beijos!!
Patryck Pontes postado recentemente..1 ano de Um Portal LiterárioMy Profile

[Responder]


16/01/2013 às 12:26
Visitante assíduo e já deixou 79 comentários.

Essa foi uma das suas resenhas que eu mais gostei!
Adoro suspenses psicológicos. Sei que vou ficar agoniada com esse livro, mas tô doida pra começar a ler. Parece ser ótimo! Já tô com raiva da Polly e nem li o livro ainda.
Beijos!
Eduarda Menezes postado recentemente..Let It Snow (Vários Autores)My Profile

[Responder]


16/01/2013 às 12:29
Você já comentou 4 vezes.

Estou lendo esse livro! Estou bem no comecinho ainda, mas, sua resenha me deixou ansiosa em continuar lendo! Adoro um suspense!

[Responder]


16/01/2013 às 12:51
Visitante assíduo e já deixou 23 comentários.

Quando a Novo Conceito lançou esse livro fiquei com muita vontade de lê-lo mas li alguns comentários que me desanimaram, foi bom ler a sua resenha ela me deu um impulso para sentir interesse novamente no livro.

[Responder]


16/01/2013 às 15:39
Visitante assíduo e já deixou 71 comentários.

Li várias resenhas desse livro e percebi que dividiu as opiniões.
Vários comentaram negativamente em relação ao final.
Estou bem curiosa para lê-lo, pois gosto de um bom suspense, ;)

Bjo!

[Responder]


16/01/2013 às 16:30
Visitante assíduo e já deixou 48 comentários.

Oi Brenda!

Como você bem sabe Cuco não foi uma leitura que me agradou tanto assim. Depois de ler algumas outras resenhas além da sua comecei a ver um lado diferente da história e compreendi pontos que eu não tinha reparado, mas ainda sim o livro não funcionou muito bem pra mim.

Adorei a resenha!

Beijo;*
Naty.
Naty postado recentemente..[Divulgação] I Beati – Os AbençoadosMy Profile

[Responder]


16/01/2013 às 17:42
Visitante assíduo e já deixou 122 comentários.

NOSSA!!!! AMEI essa resenha! ainda não tinha lido nada sobre Cuco, só conhecia o livro por nome e tal, mas depois dessa resenha, fiquei LOUCA pra ler! nossa, o modo que tu descreve ele, é impossível não ter vontade de ler!!!!!!!!1

AMEI essa resenha mesmo!
parabéns!

[Responder]


16/01/2013 às 17:43
Visitante assíduo e já deixou 105 comentários.

To sem palavras depois dessa resenha to louca pra ler esse livro!
adorei o enredo, amo suspense!
amei amei amei
quero ler cuco o quanto antes!
:D :D :D

[Responder]


16/01/2013 às 19:54
Você já comentou 4 vezes.

Ganhei o livro e ainda não li. Adorei a resenha, com certeza ele será uma das minhas próximas leituras =D
Thaís Damin postado recentemente..Meme: Conheça o BlogueiroMy Profile

[Responder]


17/01/2013 às 00:23
Visitante assíduo e já deixou 117 comentários.

Ah, essa é a parte que eu mais gosto *–* Procurar mais resenhas positivas dos meus futuros Favoritos s2. Bom, essa não é a 1ª nem a 2ª nem a 3ª vez que eu leio uma resenha positiva desse livro que pretendo tê-lo depois de completar minha série instrumentos mortais *–* Gostei da resenha, e o livro parece ótimo, rs, não é atoa que eu já li 5 RESENHAS POSITIVAS DELE. Ele é do tipo que eu gosto, bem misterioso :) e assim.. continuando a ler suas resenhas :D beijos

[Responder]


18/01/2013 às 08:43
Visitante assíduo e já deixou 223 comentários.

Estou com tanta vontade de ler esse livro já tem um tempo.
Já tinha lido algumas resenhas e parece ser muito bom, a sua só veio a reforçar ainda mais a vontade de ler.
Adoro um suspense, e esse livro além disso mexe com o psicológico, imagino a agonia que deve dar.
Já está na minha lista, mas preciso passar a frente de algumas leituras. Tenho que ler.
Fernanda Yano postado recentemente..Resultado Sorteio Bolão da ViradaMy Profile

[Responder]


18/01/2013 às 10:23
Visitante assíduo e já deixou 20 comentários.

Olá,Brenda!
Ganhei mas ainda não chegou,pela sua resenha fiquei na expectativa para ler.
Nossa,perturbador,suspense,surpreendente,sombrio,assustador.
Ansiosa para acompanhar a dramática trama pelos olhos de Rose.

[Responder]


18/01/2013 às 10:26
Visitante assíduo e já deixou 20 comentários.

Olá,Brenda!
Ganhei mas ainda não chegou,pela sua resenha fiquei na expectativa para ler.
Nossa Você se envolveu mesmo durante a leitura,e o livro entrou na sua cabeça
Nossa,perturbador,suspense,surpreendente,sombrio,assustador.
Ansiosa para acompanhar a dramática trama pelos olhos de Rose.

[Responder]


18/01/2013 às 12:19
Você já comentou 9 vezes.

Confesso que não tinha curiosidade em ler Cuco, mas depois de saber melhor do que se trata, e das cinco estrelas, estou dando uma oportunidade. Gosto de histórias voltadas para o psicológico, de ficar intrigada com mistérios…

[Responder]


18/01/2013 às 13:35
Visitante assíduo e já deixou 39 comentários.

Realmente preciso ler esse livro. Me parece ser muito legal, principalmente pela parte do suspense.

[Responder]


18/01/2013 às 16:45
Visitante assíduo e já deixou 34 comentários.

Minha lista desse ano já fechou. Com 100 livros para ler e 400 para comprar. E ainda 374 desejados. Por mais que eu queria ler esse livro, tem muitos outros na frente (e ponha muito nisso), mas caso se por acaso surgir uma daquelas promoções loucas de 9,90 sem dúvidas compro, mesmo que eu não vá ler esse ano.

Beijos, Dai :*
Daiane Carvalho postado recentemente..Watching Movies – Lançamentos para 18/01/13My Profile

[Responder]


19/01/2013 às 10:53
Visitante assíduo e já deixou 92 comentários.

Fiquei bem curiosa sobre o livro quando eu vi esse nome, chamou muito minha atenção. Não conheci a história em si, foi a primeira resenha do livro que eu li e fiquei mais curiosa ainda. Gosto de suspenses bem escritos, e esse parece ser realmente uma obra do gênero.
Pretendo ler!
Adorei sua resenha! :*

[Responder]


19/01/2013 às 11:28
Visitante assíduo e já deixou 43 comentários.

Adorei a resenha,foi uma das melhores que li aqui no blog,talvez pelo fato que eu estava um pouco “ausente” daqui,mas enfim.. Cuco é um livro que já tinha me despertado interesse desde que foi lançado pela novo conceito e estampou uma postagem junto com outros livros aqui no blog. Primeiramente o título- curioso,a capa um pouco enigmática e em seguida a sinopse que não titubiei nem um pouco para ler, demonstrando ser um thriller psicológico,assim como Bela Maldade da Rebecca James,que me prendeu do inicío ao fim.
Lendo a resenha agora descobrir ainda mais semelhança com o livro da Rebecca o que me deixou ainda mais encantada.
Pelo que acabei de ler Polly consegue mexer com todos os personagens ao seu redor,não apenas a Rose.Nos faz refletir sobre os laços de amizade e até onde devemos confiar em alguêm

Cuco parece deixar o leitor bastante intrigado,ao ver que conta com uma personagem extremamente meticulosa!

Ansiosa..
Bjo’

[Responder]


20/01/2013 às 20:03
Visitante assíduo e já deixou 53 comentários.

Adorei a sua resenha!
Fiquei bastante curiosa para ler esse livro. Faz um tempo que procuro um bom thriller psicológico para ler, daqueles que vc não consegue parar a leitura, pq vc quer descobrir oq vai acontecer em seguida o.o
Esse livro vai para a minha wishlist!

[Responder]


22/01/2013 às 20:27
Visitante assíduo e já deixou 78 comentários.

Apesar de não estar tão ansiosa pra ler o livro, tenho a leve curiosidade de o ler. O livro é completamente o oposto que eu pensava, ele era tudo menos um livro de gênero suspense. Fiquei muito curiosa para saber sobre a Polly ela parece ser o ótimo de personagem que tem uma mente complexa.Alem de Rose e Gareth com seus segredos. Esse livro já esta na minha lista de desejados.
Ps: Ainda vou entender o porque do nome do livro
Ps2: O livro é m pouco grande não? 464!!

[Responder]


24/02/2013 às 23:18
Visitante assíduo e já deixou 65 comentários.

Eu ganhei esse livro em um top comentarista, mas eu ainda não li ;/
Adoro as resenhas que eu lei sobre ele, porque me deixam super curiosa. KKK
beijos
Fernanda Faria postado recentemente..Meme: Na minha estanteMy Profile

[Responder]