aleatoriedades category image O que você me diz sobre… spoilers? 11/01/13

NOVA

Eu tenho uma aversão natural a spoilers. Não gosto de conta-los, não gosto de ouvi-los e odeio mais ainda quando encontro algum por acaso. Mas é claro que porque os detesto tanto que as pessoas ao meu redor possuem uma tendência habitual a me conta-los – sem querer. Por mais que eu tente correr, lá estão eles me perseguindo: em timelines no Twitter ou Facebook, em conversas sobre sagas pelo twitter, na minha própria caixa de email ou até em resenhas de pessoas inconscientes (mas isso é um assunto que quero tratar mais para frente nesse post).

Seja um livro/filme/série a melhor coisa em minha opinião, é descobrir por sim mesmo os acontecimentos que estão por vir, não há magia melhor que o elemento surpresa. É ele que me deixa com a adrenalina a mil, correndo as páginas de forma alucinada ou de olhos atentos em frente a televisão. Saber o que acontece é quebrar todo o clima de uma cadeia de acontecimentos, é tirar do espectador/leitor o fascínio de acompanhar uma história.

Sei, no entanto, que nem todo mundo pensa igual a mim. Uma das minhas melhores amigas, por exemplo, simplesmente adora spoilers! Fica praticamente implorando para que eu os conte, e quando minha resposta é negativa (tipo quando alguém morre e não quero dizer) ela vai pesquisar em outras fontes só pra DEPOIS assistir/ ler o que quer que seja. Ela diz que não se importa em saber o que vai acontecer, porque a melhor parte para ela é saber COMO vai acontecer. É como se o spoiler que para mim funciona como um elemento desanimador, simplesmente aguçasse a curiosidade dela. Vocês ririam do quanto me esforço para não contar nada, ou melhor, deixar pistas que algo legal está para acontecer, e nossas conversas simplesmente terminarem em ela sabendo praticamente tudo que eu não queria contar.

Então tudo bem, nesse caso eu até posso entender que é o jeito dela. E que algumas pessoas simplesmente funcionam assim. Mas o que mais me irrita quando se trata de spoilers é o quão inconsequente algumas pessoas podem ser em relação a isso. O que muitas vezes acontece no Twitter é um grande exemplo. É só estar passando algum episódio novo de algum seriado que pipocam spoilers a torto e a direito. Essas pessoas sequer cogitam que muitos dos seus seguidores assim como eu simplesmente não suportam lê-los e que mesmo que não estejam assistindo o episódio naquele momento pretendem fazê-lo mais tarde. Eu sei o quanto é difícil se controlar em momentos de grandes emoções, mas precisa entregar o jogo todo? Não podia simplesmente dizer em letras garrafais precedido de muitas exclamações: “não acredito que isso aconteceu!”. Tão simples né?

72260_232360236898685_835145814_n

Outro ponto são os spoilers em resenhas na blogosfera a fora. Muitos não são nem escancarados (embora já tenha encontrado), mas entregam o jogo da mesma forma. Quer um exemplo? Dizer o quanto os personagens podiam aproveitar momentos juntos porque não sabiam o que estava por vir. E o quanto o ocorrido no final do livro fez você chorar. Não é preciso ser muito inteligente para concluir que alguém morre não é?

Ainda sobre spoilers em resenhas, um fator que discordo bastante é quando vejo blogueiros anunciando resenhas de sequência de livros livre de spoilers. Quer dizer, a história se inicia praticamente no final do outro livro e você quer me dizer que eu não vou ter conclusões do que se passou antes? Oi? Mas quanto a esse ponto entendo que algumas resenhas de continuações realmente não contém spoilers sob três condições: 1)O livro é uma continuação independente 2) Você fez a resenha dizendo só como o livro te fez sentir, sem citar acontecimento algum do percurso do enredo 3) Você é uma baita de um resenhista e conseguiu entregar pontos que não fazem tanta diferença, mas ainda sim auxiliam o leitor no entendimento da história. Posso afirmar que a maioria das resenhas que se anunciam assim não seguem essas condições.

Algumas pessoas já me disseram que tem certa dificuldade na construção de resenhas, que simplesmente acabam entregando o jogo sem querer. A minha dica nesses casos é que você pense em tudo aquilo que deu um gostinho diferente ao enredo por justamente você não ter conhecimento anterior, e depois sair cortando de sua resenha tudo aquilo que faça referência brusca a ele. Porque claro que tem gente que curte saber, mas nas resenhas devemos pressupor que ninguém gosta.

Eu não planejava que esse texto fosse tão longo, mas meio por desabafo meio por indignação ele acabou se tornando mais imenso do que imaginei. Eu pretendo fazer mais posts assim se vocês gostarem, então podem dar dicas de temas que acham interessantes ok? E não se esqueçam de comentar como é a relação de vocês com spoilers, se gostam, desgostam, se não fazem questão… Me digam tudo!

31 comentários
Postado em 11/01/13 por brendalorrainy



brendalorrainy
19 anos. Criadora do CDI é estudante de administração com inclinação para o setor editorial. Tem uma queda por felinos, por quadrinhos e pela combinação tinta e papel. Adora criar metas o tempo inteiro e estranhamente odeia dormir. Também detesta café, tem tendência ao caos e morre de medo de altura. É viciada em Friends e em qualquer coisa que a faça rir.
Deixe aqui seu comentário!

CommentLuv badge


31 comentários »
11/01/2013 às 17:00
Visitante assíduo e já deixou 105 comentários.

Eu também não gosto de spoilers, por vezes se eles forem muito pequenos realmente aguçam minha imaginação e curiosidade, mas pessoa que entregam o jogo por completo me irritam normalmente fazem meu interesse se desfazer em pó!
é complicado realmente ver resenhas de sequencias de livros que prometem não ter spoilers pois normalmente os contém mesmo sem querer! enfim também não sou adepta de ver spoilers e acho que as pessoas num geral deveriam ter consciência dessas coisas! ^^

[Responder]


11/01/2013 às 17:03
Visitante assíduo e já deixou 39 comentários.

Depende muito sabe, sou meio imparcial aos spoilers, não me importo em ficar sabendo se eles vão acabar juntos, se fulano ou ciclano vai sofrer, se morrem no fim, não me tira aquele gostinho, até porque se alguém me contar não vai mudar em nada a fantasia e o gostinho de saber exatamente como vai acontecer, quais fatos geraram aquilo e etc… ah, amei o post <3

[Responder]


11/01/2013 às 17:05
Você já comentou 6 vezes.

Penso exatamente da mesma forma que vc em relação a tudo. ODEIO spoiler, e também acho que tira o clima da história. Por que nada como vc terminar um livro e descobrir tudo sozinho, afinal, a surpresa é a melhor parte.
Tbm acho meio difícil uma pessoa resenhar um segundo livro de série sem contar o que acontece no anterior, como é o caso de Lua Nova, que para contar qualquer coisa da história, vc vai meio que entregar o fim do primeiro. Então acho meio difícil vc resenhar um segundo livro sem dar um spoiler do anterior.
Adorei esse tipo de post. Faça mais vezes. Beijos!!
Patryck Pontes postado recentemente..1 ano de Um Portal LiterárioMy Profile

[Responder]


11/01/2013 às 17:16
Você já comentou 2 vezes.

Eu até gosto de spoilers, mas não de spoilers que entregam a melhor parte do livro. Eu costumava ser mais avida por spoilers, mas depois de varias péssimas experiencias com spoilers – a ponto de acabar com toda a vontade de ler o livro – minha vontade diminui bastante. Adorei o seu texto, as pessoas deviam pensar nos outros antes de sair soltando spoilers a torto e a direito.

Beijos, Júlia
Declarações de Inverno
Júlia postado recentemente..Resenha: Lolita, por Vladimir NabokovMy Profile

[Responder]


11/01/2013 às 17:25
Você já comentou 6 vezes.

Eu não ligo pra spoilers .. até porque são relativos. Uma coisa é você soltar um spoiler de Walking Dead na segunda, porque viu na net, sendo que no Brasil só é exibido na terça. Outra coisa é chegar e falar que o Snape ia morrer no começo de Harry Potter e as Relíquias da Morte. Afinal o livro já foi impresso há anos. Às vezes acontece, mas no geral eu não ligo.

Ótima matéria!
http://loveloversblog.blogspot.com
Mariana Siqueira postado recentemente..Chico Xavier sobre o Amor (frases)My Profile

[Responder]


11/01/2013 às 17:42
Visitante assíduo e já deixou 10 comentários.

Realmente é chato pra caramba quando te contam sobre algo que só teria graça se você tivesse descoberto sozinho. Já passei por isso vária vezes, mas o que realmente me deixou mais chateada, foi quando eu comecei a assistir uma série: Pretty Little Liars. Eu curti uma fan page da série no Facebook, mas com poucos dias deixei de curti pq eu tava no começo da série e falava sobre quase tudo que eu ainda ia ver. Porém, minha irmã que tbm estava assistindo a série continuou lendo os conteúdos da page e eu tenho um amigo que já acompanhava a série fazia um tempo. Eles terminara me contando sobre dois personagens que não eram o que parecia ser. Foi muito ruim, porque além de eu já saber que eles estavam sendo falsos, quando eu cheguei no episódio que mostrava quem eles eram eu não reagi, e acho que essa é a graça da série, deixar você surpreso com as descobertas.

[Responder]


11/01/2013 às 18:06
Visitante assíduo e já deixou 117 comentários.

Quando eu entrei na blogosfera era muito difícil eu ler uma resenha até o final, eu sempre ficava com um pé atrás, achando que ia encontrar um spoiler. Até hoje sou um pouco assim, porque eu ODEIO spoiler, não tem coisa que mais me tira do sério do que isso. Como você disse, acho que perde um pouco o encanto de descobrir você mesmo. Os blogs que eu sigo e leio, escolhi a dedo, porque sei que os blogueiros fazem o máximo para não soltar um spoiler!!

[Responder]


11/01/2013 às 18:54
Visitante assíduo e já deixou 110 comentários.

Bem, confesso que, no Skoob, alguns livros que tenho dúvidas sobre ler ou não, dou uma espiada nos spoilers. Mas lá é muito bom, pq a resenha fica fechada notificando o spoiler, só abre quem quer. Devia ser assim na blogosfera: um link pra clicar caso queira ler o spoiler.
Alguns que li são interessantes, porque não vão direto ao assunto, como’fulano morre no final’. Minha sogra fazs isso qdo conta um filme, mas não é intencional, rsrsrs… No caso das resenhas, um cuidado nos spoilers gera mais curiosidade sobre a leitura.

[Responder]


11/01/2013 às 18:55
Visitante assíduo e já deixou 64 comentários.

Oi Brendinha!
Eu também odeio spoilers e concordo com você em praticamente tudo. Eu tanto odeio que eu sempre costumo pular, em qualquer resenha, a parte em que a história é explicada, porque mesmo que não haja nenhuma informação prejudicial ali, eu prefiro ler às escuras qualquer livro – eu não leio nem sinopse.
Eu entendo que haja pessoas que não se importem, mas deve-se ter a noção de que há outras que se importam e podem se incomodar com o que está sendo dito.
Sobre as resenhas, eu concordo com o que você disse sobre os spoilers indiretos, mas tudo depende. Por exemplo, se você ler em uma resenha minha que eu me matei de chorar com alguma coisa, isso não necessariamente significa uma morte. Eu sou muito mais fácil de me emocionar com algo que acho bonito do que com algo triste, por exemplo. Dependendo do livro, se tem alguma morte, ao invés de chorar eu até posso olhar e pensar “clichê”.
E, nas minhas resenhas, se eu coloco que não tem spoiler, pode confiar hehe…Dificilmente eu conto a história do livro – só conto se eu considerar imprescindível para o que eu quero dizer -, mas sei que tem muitas resenhas que não são assim, principalmente porque muitas resenhas são, na verdade, resumos da história.
Enfim, acho que tudo na vida, inclusive nas resenhas, é questão de se ter noção, então, embora a gente não possa controlar a ação alheia, devemos pelo menos fazer a nossa parte, né?
Curti o post :)
(E me empolguei comentando haha)
Beijos!
Aione Simões postado recentemente..Resenha: A Última NotaMy Profile

[Responder]

brendalorrainy Reply:

Oi Mi! Quanto a questão que eu falei sobre dizer na resenha que chorou ao final do livro entregava os pontos, era totalmente relacionado ao contexto da frase anterior ” Dizer o quanto os personagens podiam aproveitar momentos juntos porque não sabiam o que estava por vir” porque nesse contexto sim que fica obvio a questão da morte. Concordo com você que nem sempre choramos porque conta da morte de alguém. E quando eu fiz as ressalvas quanto a a algumas resenhas de continuação serem livres de spoilers juro que pensei em você ao construir essa frase: “Você é uma baita de um resenhista e conseguiu entregar pontos que não fazem tanta diferença, mas ainda sim auxiliam o leitor no entendimento da história”. Porque seu blog é um dos poucos que realmente confio nesse quesito, tendo eu mesma já lido resenha de continuações nele e não tendo visto nenhum spoiler!
Adoro comentário gigantes haha :D
beijoos!

[Responder]

Aione Simões Reply:

Ahh sim! Foi desatenção minha na leitura, eu fragmentei seus comentários haha!
Ahhh me senti muito agora hahaha! Eu me inclui automaticamente na segunda categoria, de quem só fala o que sentiu e não conta a história, porque é o que eu prefiro saber! Obrigada pelo crédito *.*
Aione Simões postado recentemente..Resenha: A Última NotaMy Profile

[Responder]


11/01/2013 às 20:34
Visitante assíduo e já deixou 34 comentários.

Também não gosto de Spoiler.
Sempre leio resenhas em blogs que eu já acompanho a algum tempo, por medo de encontrar certos spoilers em outros blogs. Confio muito no seu blog nessa questão, nunca li nenhum spoiler, nem mesmo daqueles bem fraquinhos.
No entanto, eu, não consigo fazer resenha caso o livro tenha sido muito impactante pra mim, por que vou precisar do spoiler pra convencer a pessoa de eu gostei muuuuuuuuuito do livro. Então prefiro não fazer.
Mas caso contrario, caso eu não goste tanto assim do livro, ou goste muito mais não o suficiente pra ser favorito eu consigo sim fazer uma resenha sem spoiler.
Daiane Carvalho postado recentemente..Resenha: O Inverno das Fadas – Carolina Munhóz – Fantasy ~ Casa da Palavra – (by Wender Monteiro)My Profile

[Responder]


11/01/2013 às 21:35
Você já comentou 9 vezes.

Eu não sou uma grande fã de spoilers, muitas vezes imploro por um, mas na maioria das vezes não quero saber de verdade o que vai acontecer, principalmente se algum personagem morrer.
Não só em resenhas, mas até sinopses de livros conseguem estragar certos momentos para mim. Sei que tem que dar um resuminho da história para instigar a leitura, mas tem coisas que não devem ser lidas.
Sobre essa questão de spoilers de séries, você esqueceu de citar o tumblr, lá é o lugar com a maior quantidade de spoilers do mundo… tudo transformado em gifs e jogados na sua cara! Por isso, nunca entro por lá quando tem episódio novo de alguma série que eu assisto, é triste, mas é o único modo de fugir disso. O mesmo pro Twitter, fico offline quando começam a conversar, porque em algum momento, alguém vai soltar spoiler sem querer :(
thanny postado recentemente..Ruby Sparks (2012)My Profile

[Responder]


11/01/2013 às 22:44
Visitante assíduo e já deixou 214 comentários.

Eu não gosto muito de spoiler, principalmente de livros…. mas ao mesmo tempo entro no site da globo pra saber tudo o que vai acontecer nas novelas,kkkkkk….uma contra-versa neh?

[Responder]


12/01/2013 às 00:41
Você já comentou 4 vezes.

Cara, me apresenta tua amiga, sou igualzinha hahahaha!
Vivo procurando spoilers do que acontece, bem diretos, sem dizer o porquê aconteceu.
Por exemplo, não ligo de saber que fulano morre, mas vou ficar chateada se me contar como ele morreu, porque morreu, etc. Acho que são esses detalhes que vão fazer a diferença e não simplesmente ele estar vivo ou morto rs. Não sei se me fiz entender =P
Mas seria isso, não me incomodo de saber o que acontece e sim COMO acontece.

[Responder]


12/01/2013 às 08:07
Você já comentou 9 vezes.

Eu não ligo pra spoilers. Posso ler, assistir ou podem me contar. Eu só assisto um seriado e só minha melhor amiga gosta, ela não se aguenta e começa a contar. Às vezes é algo muito, vamos dizer, foda, ou algo como “eu não acredito que aconteceu essa idiotice”. Aguça mais a minha imaginação. E tem essa de você assistir e não ser como imaginou, pra mim essa é a graça.

[Responder]


12/01/2013 às 08:57
Visitante assíduo e já deixou 223 comentários.

Eu concordo com tudo que vc falou, não gosto, detesto spoilers e por incrível que parece acabo atraindo isso. Tento evitar de todas formas quando leio alguma resenha que tenha algum ponto que leve a um spoiler, sei lá, perde a graça, eu prefiro ser surpreendida pela leitura.
Agora conheço algumas pessoas que vão lá no final do livro pra ver o final e depois voltam a leitura normal já sabendo o fim. Cada um com seus costumes mas sinceramente pra mim não serve.
Fernanda Yano postado recentemente..Promoção Bolão da ViradaMy Profile

[Responder]


12/01/2013 às 18:25
Visitante assíduo e já deixou 146 comentários.

Eu não me incomodo não… mas acho bom evitar para não causar estresse.
Algumas vezes só preciso saber se o fim vale a pena ou não, e pronto não se trata de spoiler.
Mas prefiro quando é do tipo: João e Maria se perderam na floresta, a ter de ler: João e Maria fugiram pois tinha uma fera atacando sua casa.
Sei o que acontece, porém não sei o que causou e isso me deixará curiosa.
Mas como vc disse, gosto é gosto.
Bjs

[Responder]


13/01/2013 às 11:16
Visitante assíduo e já deixou 71 comentários.

Não gosto de spoilers e acredito que a maioria também.

[Responder]


13/01/2013 às 18:19
Você já comentou 2 vezes.

Eu gosto de spoilers. Tem um caso muito especial para ilustrar. Assisti o primeiro filme do Senhor dos Anéis e saí triste do cinema achando que meu personagem favorito tinha morrido. Então eu estava decidida a não ver a continuação. Só que apareceu o poster do segundo filme e o tal personagem estava lá. Enfim assisti o filme só por causa do spoiler. Também tenho a mania de ler o final do livro antes de começar realmente a leitura dele.
Apesar disso, entendo a opinião de quem não gosta de spoiler e tento evitá-los
Beijos.
Dreamer postado recentemente..Abandonei # 2My Profile

[Responder]


13/01/2013 às 18:52
Visitante assíduo e já deixou 92 comentários.

Odeio spoiler, e hoje em dia está cada vez mais complicado manter distancia deles, principalmente os de séries, eu sigo as séries quando elas saem nos EUA, mas claro, espero o episódio legendado, mesmo entendendo bem inglês, mas sempre tem fã site postando tudo no twitter e facebook, isso me mata de raiva!
Quando me contam algum de um livro que estou lendo então, da muita vontade de matar a pessoa! :@ HUASHAUSHAUHSAHU
Sou bem como você, e também não gosto quando me perguntam, é complicado entender que tem pessoas que gostam mesmo de saber o que vai acontecer antes de ver…
Claris Ribeiro postado recentemente..Resenha: Mistério de NatalMy Profile

[Responder]


13/01/2013 às 19:36
Visitante assíduo e já deixou 58 comentários.

Nossa, me identifiquei tanto! Minha mãe adora ler e ela nunca entende quando eu não conto nada do que acontece nos livros. Detesto spoilers e sempre que me deparo com um desavisadamente me dá uma diminuída na vontade de continuar a história. É bom saber que não sou a única pessoa louca que tem verdadeiro pavor a spoilers por aqui. :)
Raíssa Lins postado recentemente..A Revolução dos BichosMy Profile

[Responder]


16/01/2013 às 17:35
Visitante assíduo e já deixou 122 comentários.

Eu me identifiquei MUITO com o texto! não gosto de spoilers também! confesso que as vezes morro de curiosidade pra saber o final de alguma serie/livro/filme, mas me contenho em esperar! mas o que mais me deixa impressionada são as pessoas que leem a última pagina do livro (as vezes até o último capítulo) de algum livro! pra mim isso perde toda a emoção do livro!

[Responder]


17/01/2013 às 00:02
Visitante assíduo e já deixou 117 comentários.

Bom, eu não tenho muito pra falar de spoilers até porque, há um tempo atras eu não sabia o que era spoilers e conforme fui lendo resenhas e resenhas de inúmeros livros tive uma noção. Quando eu li essa postagem eu realmente descobri o que era exatamente spoilers. Nada mais, nada menos do que “contar mais do que deve sobre o livro”, pelo o que eu entendi. Que bom que além de o blog me dá expectativas de compras de livros ele também aprofunda meu “diálogo” bibliotecário. Eu não parei pra perceber em resenhas que havia spoiler, só em uma que eu lembro que eu li que ela comentava do livro e do nada cortava o assunto falando que a resenha não poderia haver spoilers. Acho que agradeço por ter encontrado seu blog, rs. Beijos.

[Responder]


17/01/2013 às 11:20
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

Adorei sua critica.
Te seguindo e te convido a conhecer o meu. http://vergostarler.blogspot.com.br/
Beijos

[Responder]


18/01/2013 às 10:35
Visitante assíduo e já deixou 20 comentários.

Nossa realmente:deselegante!
Não dá para ler uma resenha em que o blogueiro conta todo o livro,principalmente as partes que deveriam ficar em OFF,e não estragar o efeito surpresa do livro.
é melhor ler e descobrir o que vai acontecer porque se o Spoiler contar,não vai ter a menor graça ler

[Responder]


18/01/2013 às 17:26
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

Eu devo ser uma das únicas que não liga pra spoilers, muito pelo ao contrario: eu peço que me contem tudo! Hahaha

[Responder]


19/01/2013 às 11:51
Visitante assíduo e já deixou 43 comentários.

Entendo perfeitamente seu desabafo,foi uma crítica totalmente construtiva,é horrível,pelo menos pra mim quando você se depara com situações,seja pelo twitter,facebook ou qualquer outra rede social com spoilers que muitas vezes você ainda ia ler o livro ou assistir aquele filme.Se for para ter uma decepção,deixa que eu mesmo tenha..

Pior que isso é uma pessoa próxima a você,um amigo,colega,enfim.. mas alguêm que sabe que você não gosta e está próximo a você no mundo real,porque a gente sabe que internet não é terra de ninguêm,então cada um fala o que quer,de maneira errada,claro!
Foi interessante a postagem,e que sirva de lição para pessoas que costumam fazer isso,muitas vezes por simples distração!
Bjo’

[Responder]


20/01/2013 às 20:21
Visitante assíduo e já deixou 53 comentários.

Eu tbm não gosto de spoilers!
Mas geralmente não sofro muito com isso, pois as resenhas que leio nos blogs literários normalmente avisam se têm spoilers ou não. MAS, quando as resenhas são referentes a continuações de séries, realmente é dificil não conter spoilers. Por isso, faço uma leitura dinâmica antes e se vejo que não há nada muito revelador, leio com mais atenção =P
Qto as conversas entre amigas leitoras, temos uma relação bem aberta em relação a isso. Algumas gostam de maiores detalhes, enquanto outras não. Geralmente respeitamos as preferências de todas para não causar brigas rs

[Responder]


22/01/2013 às 20:25
Visitante assíduo e já deixou 78 comentários.

Nao gosto de spoilers quando vejo um me da um odio imenso, pois estava numa expectativa incivel com o livro e dai vejo o que ira acontecer.
Gostei do texto!

[Responder]


01/11/2013 às 14:35
Visitante assíduo e já deixou 23 comentários.

Olá Brenda, nossa que arraso de post!!Odeio spoilers, e quando vou com começar a ler um livro não leio nem resenha antes com medo de ler ou descobrir algo que não deveria. Acho que perde a “magia” da historia. E sempre leio o livro antes de ver o filme do livro,para não saber de nada também. Mas adorei seu post.

[Responder]