resenhas category image [Resenha] – Ratos, Gordon Reece 20/12/12


Nome: Ratos
Autor(a): Gordon Reece
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 271
Ano: 2011
Avaliação: ★★★★★ + plus

Shelley e a mãe foram maltratadas a vida inteira. Elas têm consciência disso, mas não sabem reagir — são como ratos, estão sempre entocadas e coagidas. Shelley, vítima de um longo período de bullying que culminou em um violento atentado, não frequenta a escola. Esteve perto da morte, e as cicatrizes em seu rosto a lembram disso. Ainda se refazendo do ataque e se recuperando do humilhante divórcio dos pais, ela e a mãe vivem refugiadas em um chalé afastado da cidade. Confiantes de que o pesadelo acabou elas enfim se sentem confortáveis, entre livros, instrumentos musicais e canecas de chocolate quente junto à lareira.

Mas, na noite em que Shelley completa dezesseis anos, um estranho invade a tranquilidade das duas e um sentimento é despertado na menina. Os acontecimentos que se seguem instauram o caos em tudo o que pensam e sentem em relação a elas mesmas e ao mundo que sempre as castigou. Até mesmo os ratos têm um limite.

Absolutamente bem escrito, genialmente descrito, psicologicamente brutal. Assim é Ratos, o livro de estreia de Gordon Reece.

Shelley tem 15 anos e uma vida complicada. Ao mesmo tempo em que está enfrentando a separação dos pais começou a ser vítima de Bullying na escola. O que primeiro eram olhares tortos, insultos e xingamentos, tão logo se transformou em preocupantes e violentas agressões físicas. Shelley já não tem vontade de ir para as aulas, vive apavorada, com medo. Ela é como um rato. Depois de um trágico incidente e com do dinheiro do divórcio ela e sua mãe se mudam para um chalé afastado da cidade buscando um recomeço. Porque é exatamente assim que os ratos agem, se escondem dos gatos. Mas o que acontecerá quando um gato – um intruso – invadir a toca dos ratos? Os ratos submeterão o invasor ou serão novamente submetidos?

Eu gostava de me divertir imaginando o brasão que usaríamos no peito – um rato em uma ratoeira, com o pescoço quebrado – e nosso lema “Nati ad arum” escrito sobre o desenho de um pergaminho desenrolado: Nascidas com o gene da vítima. Seria aquele o real legado da minha mãe para mim?
Pag. 38

Ratos é definitivamente um livro brilhante. Ele não fala sobre Bullying, mas trata da natureza humana de maneira inigualável. Analisando as relações humanas e partindo do principio dos excluídos, nossa protagonista se equipara a um rato, ela e sua mãe, tristes resultados da subestimação de alheios. Sempre nos perguntamos os limites do ser humano, o limite da maldade, da crueldade, mas o limite mais perigoso de ser quebrado é talvez aquele a que menos é dada importância. O limite da retenção de mágoas. E este é um livro sobre limites, meus caros.

Até hoje não sei exatamente o que me levou a fazer aquilo {…}, talvez a verdade seja que todos nós temos um limite – até mesmo os ratos – , e quando ele é quebrado algo se transforma dentro de nós. Talvez tenha sido apenas a maneira como o lindo laço vermelho que minha tinha feito caíra lenta e pateticamente do chão… Pag. 74

Arduamente trabalhado no psicológico de suas personagens o resultado não poderia ser mais arrasador. Esse é um livro de extremos, de sentimentos pulsantes lutando para serem libertados. O leitor acompanha o desenrolar dos acontecimentos com uma angústia intrínseca, lendo muito mais nas entrelinhas do que a própria protagonista seria capaz de admitir. Gordon Reece definitivamente sabia como conduzir essa história, e o fez como mestre.

O livro atinge um ápice em que a leitura já não é mais permitida ser parada, se torna um thriller expressivo e inebriante. Quadro a quadro acompanhamos a evolução de Shelley e sua mãe, o drama psicológico crescente, e a dinâmica dos laços sanguíneos se fazendo presente em cada decisão. Elas mudam e tem medo da mudança. E o leitor se vê cada vez mais submerso no enredo.

Esta é nada mais nada menos do que uma obra genial. Não há explicação que justifique a grande massa desconhecê-la. Ratos é o típico livro precioso, que certamente entrará no rol de favoritos de muitos. Ele só precisa ser descoberto.

DESIGN: ★★★★★
IMPACTO: ★★★★★
NARRATIVA: ★★★★★

30 comentários
Postado em 20/12/12 por brendalorrainy



brendalorrainy
19 anos. Criadora do CDI é estudante de administração com inclinação para o setor editorial. Tem uma queda por felinos, por quadrinhos e pela combinação tinta e papel. Adora criar metas o tempo inteiro e estranhamente odeia dormir. Também detesta café, tem tendência ao caos e morre de medo de altura. É viciada em Friends e em qualquer coisa que a faça rir.
Deixe aqui seu comentário!

CommentLuv badge


30 comentários »
20/12/2012 às 13:04
Visitante assíduo e já deixou 14 comentários.

Faz tanto tempo que eu tenho “ratos” mas morro de medo de lê-lo justamente porque todos usam a palavra “brutal” nas resenhas. HAHA Não sei se consigo xD

[Responder]


20/12/2012 às 13:44
Visitante assíduo e já deixou 223 comentários.

Parece ser um livro forte e tocante.
A resenha ficou ótima, fiquei com vontade sim de ler.
Fernanda Yano postado recentemente..Promoção Bolão da ViradaMy Profile

[Responder]


20/12/2012 às 14:03
Visitante assíduo e já deixou 105 comentários.

Brenda achei o livro extremamente interessante!
nossa não imaginava que essa temática poderia ser tão bem trabalhada em um livro!
Limites! um bom enredo eu acredito! fiquei curiosa de ler!
a gora mais que nunca! tá na minha lista!

[Responder]


20/12/2012 às 14:04
Visitante assíduo e já deixou 79 comentários.

Também tenho um problema com esse “psicologicamente brutal”. Às vezes eu penso que é forte demais, e alguns tipos de livros me deixam angustiada, talvez esse seja o caso. Mas definitivamente fiquei curiosa pela leitura, e sim, pretendo ler o livro. O enredo me deixou intrigada, fora a enxurrada de elogios rs
Beijos!
Eduarda Menezes postado recentemente..Cinquenta Tons do Sr. Darcy: Uma Paródia (Emma Thomas)My Profile

[Responder]


20/12/2012 às 14:48
Visitante assíduo e já deixou 214 comentários.

Caramba esse livro parece ser muito bom, quero muito lê-lo, deve ser uma adrenalina massa enquanto estamos lendo, colocando na lista de compras, ah e a resenha ficou massa, bjocas!!!!

[Responder]


20/12/2012 às 20:21
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

Esse era um dos livros que eu pretendia comprar esse ano, mas acabou que não deu certo.
Já li várias resenhas, cada uma melhor que a outro, e me deixa mas na vontade.
Minhas lista ta imensa, mas vou ter que acrescentar mais esse ;)

[Responder]


20/12/2012 às 22:40
Visitante assíduo e já deixou 71 comentários.

Esse psicologicamente brutal me assustou…

Gosto de tramas intensas, mas essa parece demais para mim. Não sei se o leria.

[Responder]


21/12/2012 às 09:38
Visitante assíduo e já deixou 14 comentários.

Nossa, Brendinha, eu quero esse livro! Exatamente com os ingredientes que eu gosto: conflitos íntimos, dramas pessoais, tensão psicológica e a vontade de devorar logo a leitura.
Adorei!

[Responder]

Manu Hitz Reply:

Hj quero só dizer que solicitei o livro no Skoob graças á sua resenha deliciosa e indicação preciosa! Obrigada!

[Responder]


21/12/2012 às 13:31
Visitante assíduo e já deixou 64 comentários.

Oi Brendinha!
Livros assim são perigosos: ao mesmo tempo que brilhantes, podem despertar uma angústia ímpar em nós enquanto lemos.
De qualquer forma, adorei sua resenha e o livro deve mesmo ser genial.
Espero poder lê-lo!
Beijos!
Aione Simões postado recentemente..TAG: Se Você Fosse Um Livro…My Profile

[Responder]


21/12/2012 às 18:35
Visitante assíduo e já deixou 58 comentários.

Nossa, quantos elogios numa resenha só. Acho que já tem algum tempo que não leio um livro assim, mais denso, e confesso que fiquei morrendo de vontade de ler Ratos. As vezes fico com receio de começar um livro assim, mas quando ele é bem escrito acho que os dramas são imbatíveis. Parabéns pela resenha, Brenda.

Beijos
Raíssa Lins postado recentemente..Algemas de SedaMy Profile

[Responder]


21/12/2012 às 21:24
Você já comentou 4 vezes.

Nossa, sinto que terei que me preparar para ler esse livro, fiquei ansiosa demais para lê-lo ;O
Bruna Morgan postado recentemente..Jogos antigosMy Profile

[Responder]


22/12/2012 às 11:30
Visitante assíduo e já deixou 122 comentários.

Nossa, NUNCA imaginei que este livro se tratava deste assunto! impossível não sentir vontade de ler depois dessa resenha! o modo com que tu descreve ele é demais! achei demais a comparação dos personagens com ratos. Acredito que seja um livro que nos faça refletir sobre as atitudes humanas com relação as pessoas e o modo com que enfrentamos algumas situações!

Cada resenha que leio aqui, é mais um livro na minha lista de compras, eu to ferrada! HAHAHHA

Beijos e parabéns pela resenha!!!!!!

[Responder]


22/12/2012 às 14:18
Visitante assíduo e já deixou 78 comentários.

Nunca li nenhum livro que aborda-se o tema Bullying, porem tenho uma mega curiosidade der ler algo deste genero acho que esse livro sera o ideal. Gosto de livros que aborda lado psicológico,

[Responder]


22/12/2012 às 16:09
Visitante assíduo e já deixou 39 comentários.

Parece ser um livro bem forte []
Camila LEal postado recentemente..PhotoMy Profile

[Responder]


22/12/2012 às 22:24
Visitante assíduo e já deixou 63 comentários.

Não conhecia nem esse, livro nem o autor. Vendo o título e a capa dele, não imaginava que ele era tão forte assim. Muito legal quando um livro aborda temas atuais. Fiquei interessado em lê-lo.

@_Dom_Dom

[Responder]


23/12/2012 às 18:04
Você já comentou 3 vezes.

Olha espero que este livro supere as minhas expectativas, mais com esta resenha acho que não vou me arrepender.
muito obrigado

[Responder]


23/12/2012 às 22:04
Visitante assíduo e já deixou 23 comentários.

Obrigada por ter recomendado esse livro, ele entrou para minha lista de desejados e assim que tiver dinheiro o comprarei. Fiquei muito empolgada com a sua resenha, preciso muito ler esse livro.

[Responder]


25/12/2012 às 00:32
Você já comentou 4 vezes.

O psicologicamente brutal me deixou louca pra lê-lo.

[Responder]


25/12/2012 às 15:38
Visitante assíduo e já deixou 17 comentários.

não conhecia , mas achei muito curioso !

[Responder]


25/12/2012 às 19:29
Visitante assíduo e já deixou 12 comentários.

Não conhecia o livro, mas pela sua resenha fiquei muito curiosa. Parece ser um livro muito tocante!

[Responder]


27/12/2012 às 16:05
Visitante assíduo e já deixou 37 comentários.

Esse “psicologicamente brutal” assusta a qualquer um de inicio, mas se você continuar a ler a resenha vai notar que o livro pode ser muito interessante e que vale a pena ler. Já coloquei na minha listinha de desejados de 2013. A sua resenha me deixou bastante curiosa espero gosta do livro tanto quanto você!!

[Responder]


27/12/2012 às 21:49
Visitante assíduo e já deixou 92 comentários.

Fiquei bem curiosa a respeito do livro desde que vi em sua ‘caixa de correio’, gostei muito do trabalho da capa, mas não sabia sobre o que era.
Achei o assunto bem interessante, gostei da resenha, fiquei com muita vontade de ler!

[Responder]


01/01/2013 às 20:53
Você já comentou 4 vezes.

No começo achei que esse livro seria algo como “Carrie”, porém com um pouco mais de romance adolescente graças a parte do “estranho” e tudo mais, mas depois dessa sinopse estou realmente curiosa.

[Responder]


04/01/2013 às 22:21
Você já comentou 3 vezes.

Caramba! Fiquei mega tentada a ler…
Esse vai pra minha lista de desejados e quando possível, pra minha estante!
A resenha ficou ótima! :3

[Responder]


06/01/2013 às 15:17
Visitante assíduo e já deixou 11 comentários.

Oo
uau…
Sinceramente é a primeira vez que leio algo sobre este livro, ele não possui uma capa que me atrai muito
(embora possivelmente tenha tdo a ver com o conteúdo)
portanto não fazia ideia do que se tratava e acabei me surpreendendo.
Não esperava essas emoções tão densas nem os conflitos,
quando eu quiser uma pausa entre livros mais leves terei esse na lista com certeza.

Bjus!

[Responder]


06/01/2013 às 17:34
Visitante assíduo e já deixou 117 comentários.

Devo confessar que tenho um certo “medo” deste tipo de livro, sou muito “sensível” e parece ser um livro forte. Mas depois de ler a sua resenha (que foi a primeira do livro) fiquei muito curiosa para ler, até porque você avaliou todo ele com 5 estrelas e isso conta muito!

[Responder]


10/01/2013 às 13:12
Visitante assíduo e já deixou 34 comentários.

Nossa…
Quero muito, de verdade ler esse livro.
“Brutal” e “impactante” é o que estou procurando nesse momento.
Sem dúvidas entrou para a meta de 2013.

Beijos, dai :*
Daiane Carvalho postado recentemente..Resenha – Caminhos de Sangue – Dustlands – Livro 1 – Moira Young (by Carolina Durães)My Profile

[Responder]


10/04/2013 às 10:14
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

Quando comecei a ler, achei que fosse algum livro “bobinho” sobre bullyng e que fosse ter alguma lição de moral no final, mas quanto mais ia se passando as páginas, mais eu ia me surpreendendo. Não imagina que a história fosse tomar esse rumo. Apesar de tudo, eu adorei o livro!

[Responder]


09/03/2016 às 11:36
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

BRENDA, Gostei muito do seu blog, parabéns pelo seu trabalho!
Você faz a diferença!

[Responder]