resenhas category image [Resenha] – O Círculo de Pedra, Ricardo Costac 17/12/12


Nome: O Círculo de pedra
Autor(a): Ricardo Costac
Editora: Novo século
Número de páginas: 600
Ano: 2012
Avaliação: ★★★★☆

O que você faria se tivesse que guardar o maior segredo de todos os tempos e nunca… nunca pudesse revelá-lo a mais ninguém? E se tivesse que conviver com um segredo tão incrível que mudaria sua vida para sempre? Cinco jovens estudantes descobrem um segredo guardado por quatrocentos anos que os fará viver a maior aventura de suas vidas. Eles serão levados a descobrir coisas inacreditáveis nessa fantástica jornada, desafiando constantemente suas habilidades, inteligência e coragem. E quanto a você, seria capaz de guardar o maior segredo de todos os tempos?

1932. A ilha da Coroa é um lugar misterioso. Localizada no meio do oceano Atlântico perto do Brasil é rodeada por um grande círculo de água agitadas que desafiam a lógica e circundam uma das mais conceituadas escolas do mundo. Adolescentes de todos os continentes fazem testes para ingressar no que será um futuro brilhante. Rafael um brasileiro, Marc um garoto francês, Chester um americano e Daniel e Margaret dois irmãos ingleses, se conhecem durante o ingresso e logo se tornam amigos; todos ávidos por descobrir os segredos que se escondem neste local. A questão é: por que todos na ilha parecem evitar falar do que claramente está obvio?

Isso, porém, não chega nem perto da grande gama de acontecimentos do livro, e muito menos da grandeza que ele alcança. Com nuances de fantasia e uma grande dose de criatividade, Ricardo Costac criou um universo verdadeiramente fantástico em seu livro de estreia. Ao autografar meu exemplar ele usou a expressão “bem vinda ao meu mundo” e foi exatamente isso que senti durante a leitura. Adentrei em um universo tão fascinante quanto curioso.

Foi uma leitura que embora densa por conta das 600 páginas com letras um tanto miúdas, se tornou cativante a cada (enorme) capitulo. Nem mesmo a narrativa lenta fez assolar em mim a vontade de desistir, justamente o contrário: fiquei cada vez mais envolvida ao enredo. Lembrei bastante da sensação que tive ao ler Nárnia, o quanto queria eu mesma estar vivendo aquela aventura, conhecer aqueles personagens e lugares. E o quanto eles pareciam críveis, palpáveis.

Há, todavia alguns pontos que devem ser considerados, o primeiro foi uma dúvida que me perseguiu do inicio ao fim do livro embora lá para o fim não fizesse mais tanta questão de saber tamanho envolvimento que me acometeu. Como se dava a comunicação entre os personagens? Afinal estamos falando de um local lar de professores e alunos oriundos de todas as partes do mundo, com obviamente idiomas diferentes. Foi uma brecha que não ficou clara e me cutucou bastante.

Outro ponto foi a falta de um grande clímax; aconteceu realmente MUITA coisa, de pequenos a médios clímax, mas de um livro nesse âmbito sempre se espera algo de proporções maiores. Como o livro faz parte de uma trilogia isso deve ter ficado para o segundo volume, mas não há como deixar de reparar. E por fim o último ponto que incomodou foram as falhas na revisão com nomes trocados de personagens em algumas cenas, e falhas de estruturação. Não aconteceu com uma grande frequência, mas já carece de revisão.

Em linhas gerais mesmo apontando essas falhas não há como não recomendar a leitura. É um livro deslumbrante e inteligente, que além de mergulhar o leitor em universo fascinante convence-o dele. E que leitor não gosta de uma boa aventura?

DESIGN: ★★★★☆
IMPACTO: ★★★★☆
NARRATIVA: ★★★★☆

18 comentários
Postado em 17/12/12 por brendalorrainy



brendalorrainy
19 anos. Criadora do CDI é estudante de administração com inclinação para o setor editorial. Tem uma queda por felinos, por quadrinhos e pela combinação tinta e papel. Adora criar metas o tempo inteiro e estranhamente odeia dormir. Também detesta café, tem tendência ao caos e morre de medo de altura. É viciada em Friends e em qualquer coisa que a faça rir.
Deixe aqui seu comentário!

CommentLuv badge


18 comentários »
17/12/2012 às 09:05
Visitante assíduo e já deixou 71 comentários.

Capítulos longos tornam a leitura cansativa, prefiro capítulos mais curtos, pois trazem mais dinamicidade.
Parece bem interessante.

Bjo.

[Responder]


17/12/2012 às 09:31
Visitante assíduo e já deixou 110 comentários.

Super aventura! Até eu, que nao sou chegada a livros com toques de fantasia, fiquei com vontade de ler… a não ser pelos erros que a falta da revisão provocou. Não consigoooo!
Puxa, essa história merece uma edição impecável, a sinopse é bem intrigante, a proposta do livro é aventura, então… que tal uma revisada, autor, pra melhorar o que ainda não tem resposta? E atenção, editora, as falhas precisam ser corrigidas!

[Responder]


17/12/2012 às 09:54
Visitante assíduo e já deixou 214 comentários.

Bem o tipo de livro que gosto de ler, com mistérios e muitas aventuras, adorei a resenha, me deu uma enorme empolgação em comprá-lo.BJOS

[Responder]


17/12/2012 às 11:32
Visitante assíduo e já deixou 223 comentários.

Ótima resenha!
Gostei da sinopse do livro e da resenha, apesar de ser um livro extenso e faltar um grande climasx como vc falou me interessou bastante. Parece ser ótimo.
Fernanda Yano postado recentemente..Promoção Bolão da ViradaMy Profile

[Responder]


17/12/2012 às 13:51
Visitante assíduo e já deixou 13 comentários.

que interessante!!! super diferente! adorei :)

[Responder]


17/12/2012 às 14:50
Visitante assíduo e já deixou 20 comentários.

Adorei a estoria…Bem naquele estilo descobrindo segredos do passado amo esse tipo de estoria acho super legal!
O livro parece ser enorme!!!!
Adorei a capa!

xoxo

[Responder]


17/12/2012 às 17:13
Visitante assíduo e já deixou 105 comentários.

Achei extremamente interessante a estória do livro!
fiquei curiosa em lê-lo nunca tinha ouvido falar! e prometi a mim mesma não comprar nenhum por enqt até pelo menos ler todos os que estão na fila. porém espero encontrar este livro em Recife em breve! e poder ter a oportunidade de tb mergulhar neste mundo novo!
Adorei a resenha!

[Responder]


17/12/2012 às 20:33
Visitante assíduo e já deixou 146 comentários.

Que resenha incrível, Brendusha! Arrasou. *-*

[Responder]


18/12/2012 às 10:09
Visitante assíduo e já deixou 64 comentários.

Oi Brendinha!
A revisão é uma pena. Esse selo da Novo Século tem muito desse problema.
O livro parece incrível, apesar de alguns pontos baixos. É muito bom quando um autor consegue criar tão bem um novo mundo e, principalmente, quando consegue envolver o leitor.
Beijão!
Aione Simões postado recentemente..Resenha: Três CéusMy Profile

[Responder]


19/12/2012 às 13:28
Visitante assíduo e já deixou 39 comentários.

Tô looooooooooouca pra ler esse, deve ser muito bom!
Camila LEal postado recentemente..Já chorou até a sua cabeça começar a doer?My Profile

[Responder]


19/12/2012 às 20:08
Visitante assíduo e já deixou 78 comentários.

Autor e livro novo pra mim, o enredo da historia é bom um misterio muito bom, ja o coloquei na minha lista. Só nao gostei da capa, estranha.

[Responder]


19/12/2012 às 22:00
Visitante assíduo e já deixou 92 comentários.

Não sou fã de livros com narrativa lenta e capítulos longos, mas pela sua resenha, o livro parece ser muito interessante e supera esses problemas.
Fiquei com bastante vontade de ler para conhecer todos os personagens!

[Responder]


20/12/2012 às 01:20
Você já comentou 2 vezes.

Eu ao contrário de Gladys adoro longos capítulos (ó o Martin e Tolkien aí) que te adentram totalmente a trama, mas como escritor tenho capítulos médios kkk.

[Responder]


20/12/2012 às 01:22
Você já comentou 2 vezes.

e pro ser fã de RPG adoro narrativas lenta e descritivas tudo contrario de todos.

[Responder]


22/12/2012 às 21:26
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

Oi Brenda.

Eu estava viajando e só agora estou atualizando meus contatos.
Adorei a resenha. Estou firme na produção do desfecho da aventura.
Quero lhe agradecer imensamente pelo carinho e pela alegria que você me deu ao ler O Círculo de Pedra.
Parabéns pelo seu lindo trabalho.

Beijos

[Responder]


22/12/2012 às 21:47
Visitante assíduo e já deixou 63 comentários.

Sou fã de livros de aventura e fantasia. Gostei bastante dessa história, mas confesso que fiquei com um pé atrás quando vi que o livro tem 600 páginas, e os capítulos são um pouco grandes. Prefiro capítulos e história mais curtos. Mesmo assim, fiquei curioso pra ler. Mas como se trata de uma trilogia, vou esperar todos os volumes serem lançados.

@_Dom_Dom

[Responder]


25/12/2012 às 15:33
Visitante assíduo e já deixou 17 comentários.

achei a resenha muito bem feita, gostei muito

[Responder]


19/04/2013 às 15:37
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

Pessoal, praticamente os grande nomes da literatura de fantasia fazem livros grandes, Senhor dos Anéis, Guerra dos Tronos, e assim vai todos livros grandes, e temos que agradecer quando Brasileiros pegam em um lápis e fazem algo interessante, pois carecemos em muito isso aqui no Brasil, temos poucos dos grandes trabalhos estrangeiros traduzidos para o português infelizmente.
Ainda não li o Livro mais fiquei muito interessado parece bom pelo que a colega postou na resenha, com certeza lerei.
Desculpe a franqueza mais quem quer ler historias curtas existe uma literatura gigantesca disponível por ai, só que não vai ver as grandes historias pode ter certeza.

[Responder]