resenhas category image [Resenha] – À Primeira vista, Nicholas Sparks 05/12/12

Nome: À Primeira vista
Autor(a): Nicholas Sparks
Editora: Arqueiro
Número de páginas: 224
Ano: 2012
Avaliação: ★★★★☆

ESTE LIVRO TRATA-SE DE UMA CONTINUAÇÃO, LOGO A SINOPSE PODERÁ CONTER SPOILERS DO PRIMEIRO VOLUME. Jeremy Marsh tinha três certezas: jamais se mudaria de Nova York, não se apaixonaria novamente e nunca teria filhos. Mas agora ele está prestes a se casar com Lexie Darnell e aguarda a chegada da primeira filha, enquanto conduz a reforma de sua nova casa na pequena cidade de Boone Creek, na Carolina do Norte. Em meio a tantas mudanças, Jeremy luta para reencontrar o equilíbrio pessoal e profissional ao lado da mulher que o fez mudar todos os seus planos. Quando tudo parece estar entrando nos eixos, Jeremy recebe um misterioso e-mail que dá início a uma série de acontecimentos que irão testar a força dessa paixão.

Atormentado pela ideia de estar sendo traído, vivendo uma crise criativa que o impede de trabalhar e angustiado com a gestação complicada de Lexie, ele não poderia imaginar que o pior – e o melhor – ainda estava por vir.
À primeira vista captura toda a incerteza, a tensão e a angústia da vida desse jovem casal, mas também retrata o romantismo, o companheirismo, a descoberta e o amadurecimento que só o verdadeiro amor pode proporcionar.

Continuação de “O Milagre” (publicado pela editora Agir), À primeira vista supera seu antecessor com uma narrativa agradável e cativante, mas decepciona quando comparado a outras obras do autor.

Exatamente por se tratar de uma continuação será impossível não revelar detalhes do enredo de O milagre, dessa forma se tiver interesse em lê-lo não prossiga na leitura da resenha, até porque para a leitura de À primeira vista tornar-se mais emocionante um conhecimento prévio dos personagens no primeiro volume é indispensável.

Prendendo-se ao enredo, entretanto, comecemos: Jeremy e Lexie estão às voltas com os preparativos do casamento, o que aconteceu no intervalo da semana que se conheceram foi algo mágico e que trouxe a consequência inesperada da gravidez de Lexie. Mas com a mudança para a pequena cidade de Boone Breeke e a crescente reforma na casa que irão morar, Jeremy acaba entrando em uma espécie de bloqueio criativo na criação de suas colunas para a revista Scientific American. Em paralelo a isso, alguns acontecimentos começam a encher de dúvidas sua cabeça. Será que é possível mesmo no intervalo de tão pouco tempo conhecer uma pessoa a fundo e apaixonar-se por ela?

O livro explora de maneira muito satisfatória os relacionamentos entre os personagens, toda a complexidade de emoções e mudanças de humor de Lexie causados pela gravidez, a influência de sua avó como um alicerce seguro, e os segredos que sempre se escondem nas pequenas cidades. Nicholas conseguiu aprofundar de maneira segura as personalidades de cada um, e especialmente trabalhou no contexto que para um relacionamento funcionar é preciso existir clareza e sinceridade em todos os seus aspectos.

Outro aspecto bem trabalhado foram os conflitos existentes entre os personagens; no livro observamos que nem sempre há apenas um lado totalmente correto ou errado, mas pontos de razão em ambos. Acompanhar isso durante a narrativa foi realmente incrível, porque por mais que o narrador onisciente nos fizesse creditar pontos para o lado do Jeremy já que a história é contada pelo ponto de vista dele, Lexie em seu discurso também conseguia se impor e cativar.

A grande questão é que apesar de tanto lados positivos o livro como um todo é um tanto monótono e não tem o brilho que outras obras de destaque do autor. Talvez se eu não tivesse uma carga tão grande de livros do Nicholas minha leitura teria sido feita mais despretensiosamente e curtir o enredo seria algo fácil, natural. Acho que saturei um pouco do estilo, e mesmo tendo alguns livros favoritos pelo Sparks a mesma fórmula começou a parecer batida.

DESIGN: ★★★☆☆
IMPACTO: ★★★☆☆
NARRATIVA: ★★★★★

32 comentários
Postado em 05/12/12 por brendalorrainy



brendalorrainy
19 anos. Criadora do CDI é estudante de administração com inclinação para o setor editorial. Tem uma queda por felinos, por quadrinhos e pela combinação tinta e papel. Adora criar metas o tempo inteiro e estranhamente odeia dormir. Também detesta café, tem tendência ao caos e morre de medo de altura. É viciada em Friends e em qualquer coisa que a faça rir.
Deixe aqui seu comentário!

CommentLuv badge


32 comentários »
05/12/2012 às 18:55
Visitante assíduo e já deixou 48 comentários.

O Milagre é um dos romances que mais gosto do Sparks e não vejo a hora de ler essa continuação. Parece que todo mundo que lê muitos Nicholas Sparks acaba enjoando de suas histórias em algum momento rs’

Adorei a resenha!

Beijo;*
Naty.
Naty postado recentemente..Resenha: Contos de Meigan – Roberta Spindler e Oriana ComesanhaMy Profile

[Responder]


05/12/2012 às 19:29
Visitante assíduo e já deixou 13 comentários.

Já tentei ler Sparks e não rolou pra mim. Na verdade acho que o problema é com o gênero, não gosto de histórias “de amor”. Não assim, tão românticas, adocicadas, etc. E como ele é mestre na melação, não deu. rs
bjs!

[Responder]


05/12/2012 às 19:53
Visitante assíduo e já deixou 105 comentários.

Eu nunca li nada de Nicholas Sparks os livros nunca me chamaram a devida a tenção já ouvi falar muito bem, porém não acho as capas chamativas e nem os títulos ^^ mas a história parece interessante ^^
quem sabe não leio algo a fim de começar a conhecê-lo! ^^

[Responder]


05/12/2012 às 23:05
Visitante assíduo e já deixou 214 comentários.

De tanto ler as resenhas dos livros do Nicholas, perdi a vontade de lê-los, acho tudo muito parecido….acho que vou ficar só nos filme mesmo.

[Responder]


06/12/2012 às 09:10
Visitante assíduo e já deixou 110 comentários.

Gosto do Sparks e não sabia que esse livro era uma continuação do ‘Milagre’… Mesmo que alguns trechos o Sparks se arraste na história, vale sempre dar uma oxigenada nas minhas leituras com o amor que os livros dele trazem.
Adorei sua resenha e, mesmo não tendo lido o livro anterior, não contive a curiosidade e li tudinho, rsrs…

[Responder]


06/12/2012 às 09:38
Visitante assíduo e já deixou 223 comentários.

OI Brenda

Você falou pra não ler a resenha se tivesse a intenção de ler o primeiro livro, mas eu não resisti e li rs.
Já li alguns livros do autor, mas confesso que acabo gostando mais do filme.
Gostei desse e pretendo ler, única coisa que achei ruim foi ser um tanto monótono.
Fernanda Yano postado recentemente..Promoção Bolão da ViradaMy Profile

[Responder]


06/12/2012 às 13:28
Visitante assíduo e já deixou 13 comentários.

O Sparks sempre segue e mesma linha romântica nos livros dele mesmo. Mas tem MUITA gente que gosta, por isso faz tanto sucesso.
Eu li “O Milagre”, mas realmente enjoei um pouco dessa mesmice. Vou tentar ler o segundo livro quando tiver mais inspirada em histórias de amor.

[Responder]


06/12/2012 às 14:18
Visitante assíduo e já deixou 37 comentários.

Eu pensei em compra esse livro, pois gosto do Sparks, mas não sabia que esse livro é uma continuação do livro ‘Milagre’ ainda bem que não comprei já que não li o 1º… Bom eu não conseguir conter a curiosidade e li a resenha toda kk’
Eu vejo muito em resenhas dos livros do Nicholas que os temas algumas vezes parecerem batido um tanto igual e monótono…

[Responder]


06/12/2012 às 15:24
Visitante assíduo e já deixou 64 comentários.

Oi Brendinha!
Concordo com você, também achei o livro monótono e que não se destaca comparado a outras obras do autor.
Mas acho que você ainda gostou mais do livro do que eu hehehe… Eu achei melhor do que O Milagre, mas, ainda assim, não curti muito.
Beijão!
Aione Simões postado recentemente..Parece, Mas Não É #63My Profile

[Responder]


06/12/2012 às 19:01
Visitante assíduo e já deixou 122 comentários.

Aiiii, estou LOUCA pra ler essa tua resenha, mas comecei lendo e vi que tem spoleir de “O Milagre” e eu ainda não tive a oportunidade de ler este! estou me segurando pra não ler a tua resenha…. mas não sei quanto vo me aguentar :P

[Responder]


06/12/2012 às 20:21
Visitante assíduo e já deixou 20 comentários.

Achei bem legal mais meio clichê…Adoro os livros do Nicholas ele é um autor incrível mais tem o dom de me deixar triste com finais de livros!

xoxo

[Responder]


07/12/2012 às 01:21
Visitante assíduo e já deixou 71 comentários.

Como ainda não li nada do Nicolas nem posso comentar sobre as obras anteriores.

Pretendo ler esse livro, mas quero ler “O Milagre” primeiro.

;)

[Responder]


07/12/2012 às 08:56
Visitante assíduo e já deixou 23 comentários.

Já li O milagre e fiquei muito feliz com o lançamento da continuação, você descreveu muitos pontos positivos e apesar de você ter dito que ele não tem o brilho de outros livros do autor ainda estou com muita vontade de lê-lo.

[Responder]


May
07/12/2012 às 10:04
Visitante assíduo e já deixou 35 comentários.

Não sabia que era uma continuação, nem li o primeiro ainda, mas estou curiosa…

Beijinhos,
May :*

[Responder]


07/12/2012 às 21:24
Visitante assíduo e já deixou 78 comentários.

É uma continuação, oxe Nicholas agora deu pra fazer continuação? Apesar de nao ter lido o milagre ja estou curiosa pra conhecer Jeremy, estou com altas expectativas pra ler esse livro,
Ps; Nao gostei muito da capa.

[Responder]


08/12/2012 às 16:53
Visitante assíduo e já deixou 39 comentários.

Não gosto muito dos livros do Nicholas, sempre tão triste. Sei lá, já sou deprimida o bastante para ler livros dele, mas, adoro as histórias, o único que li dele foi “Querido Jonh” e chorei demais, talvez um dia eu repita a experiência []

[Responder]


08/12/2012 às 18:31
Você já comentou 5 vezes.

Então não vou ler a resenha. Não sou fã número um do autor, mas tenho vontade de ler O Milagre para depois poder ler A Primeira Vista. Então vou aguardar, ler o livro e depois retornar aqui, pra poder ler a resenha.
Beijos.
Babi Lorentz postado recentemente..A Sombra da Serpente, Rick RiordanMy Profile

[Responder]


10/12/2012 às 08:17
Visitante assíduo e já deixou 114 comentários.

Ai eu estou louca para ler este livro, eu amo Nicholas e estou muito ansiosa,
mas fiquei um pouco triste quando li que você disse que esse decepciona comparado as outras obras.

E assim , ultimamente eu tenho lido muitos livros que o relacionamento acontece em um piscar de olhos.
Eu gostaria de um tempo a mais para os personagens se conhecerem.
Enfim , tomara que eu goste . :D

Beeijos
RAQUEL TEIXEIRA postado recentemente..Posts da Semana.My Profile

[Responder]


10/12/2012 às 17:21
Visitante assíduo e já deixou 92 comentários.

Nicholas Sparks *suspiros*
Estou louca pra ler esse livro, tenho tendência a amar todos os livros do Nicholas, mas pela sua resenha fiquei com um certo ‘medo’ de não gostar… ou de decepcionar. Enfim, vou colocar na lista de leitura das férias!
Adorei a resenha, mesmo não falando muito por ser continuação!

[Responder]


10/12/2012 às 19:47
Você já comentou 5 vezes.

Gosto da escrita do Nicholas Sparks, apesar dele gostar de matar os bonzinhos, mas a vida não é assim também?
Creio que a proximidade com a realidade, sem exageros é o que nos faz deslizar pela leitura de Sparks.
Excelente resenha!

[Responder]


11/12/2012 às 13:15
Você já comentou 3 vezes.

Li uma resenha de Milagres e essa é minha primeira resenha de 1 vista, não li muitos livros do autor portanto acho que é possível que goste dessa série. Quero ler e tirar minhas conclusões. Sua resenha expõe muito bem seu ponto de vista e adorei isso.Obrigada

[Responder]


11/12/2012 às 18:08
Visitante assíduo e já deixou 19 comentários.

Não li ‘o milagre’ ainda, mas não me importo muito com spoilers ou comentários sobre algo que ainda não li, pelo contrário, me dá mais vontade ainda para formar minha opinião.

Gosto muito dos livros do Nicholas, mas acho que não tenho uma ‘bagagem’ tão grande quanto a tua, então não vou me ‘decepcionar’ muito com este livro. \o/
Mais 2 livros para a meta de 2013 :D hehehe

[Responder]


11/12/2012 às 18:18
Você já comentou 2 vezes.

Já li alguns livros de Nicholas Sparks e confesso que não gostei muito deles. Essa série, porém, me encantou bastante. Já comprei meu livro e estou esperando ele chegar pra ler. Li o primeiro capítulo da internet e estou louca por mais!!!

Parabéns pela resenha e pelo blog!
Abraços :)

[Responder]


11/12/2012 às 19:53
Visitante assíduo e já deixou 105 comentários.

Brenda eu que nunca fui muito curiosa para ler nicholas sparcks você me recomendaria que livro para começar?

[Responder]

brendalorrainy Reply:

Camila tem 2 que são meus favoritos: Querido Jonh e Diário de uma paixão! Leia qualquer um desses e com certeza não irá se arrepender! <3

[Responder]


12/12/2012 às 13:14
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

para mim, “A Primeira Vista” é uma otima história, e junto com seu inicio que é o livro “O Milagre” daria uma bela história em Hollywood. #ficaadica

[Responder]


12/12/2012 às 21:16
Você já comentou 3 vezes.

Haha Nicholas me surpreende a cada livro, não tem um so livro dele que seja ruin, e esse parece ser otimo, valeu pela dica ! Beijos Polli

[Responder]


22/12/2012 às 12:34
Visitante assíduo e já deixou 10 comentários.

Ainda bem que li um ou dois livros do autor, o que me fez amar esse. Bela resenha.

[Responder]


22/12/2012 às 21:02
Visitante assíduo e já deixou 63 comentários.

Já li algumas resenhas do livro “O Milagre”, e vi que dividiu opiniões, pois ele meio que foge um pouco do “estilo” do Nicholas Sparks de escrever. Sei que tem um mistério que envolve a história, e isso me agrada muito. Como ainda não li “O Milagre”, preferi não ler essa resenha, pois ela pode conter spoilers.

@_Dom_Dom

[Responder]


25/12/2012 às 15:30
Visitante assíduo e já deixou 17 comentários.

aind anaum li esse, mas adoro toda a literatura do nicholas !

[Responder]


10/01/2013 às 13:15
Visitante assíduo e já deixou 34 comentários.

Ainda não li o milagre, então não estou com tanta vontade assim de ler à primeira vista. Mas, é Nicholas então não tem como não ter interesse pelo livro.

beijos, dai :*
Daiane Carvalho postado recentemente..Resenha – Caminhos de Sangue – Dustlands – Livro 1 – Moira Young (by Carolina Durães)My Profile

[Responder]


01/05/2013 às 10:31
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

Estou ansiosa para ler esse livro. Ainda mais, por que é do Nicholas Sparks haha Lindo blog, amei aqui!
Daniela postado recentemente..Eu quero…My Profile

[Responder]