inspiracao-literaria category image Inspiração literária #14 – Lola e o garoto da casa ao lado 22/12/12

Hey pessoal, tudo certinho? Hoje vou falar à queima roupa.
O livro dessa semana é Lola e o Garoto da Casa ao Lado, de Stephanie Perkins, mesma autora de Anna e o Beijo Francês que também já foi inspiração aqui no CDI. O livro mantém os traços de comédia romântica, já vistos em seu antecessor, e aumenta sutilmente a proporção de drama familiar. É um bom livro para passar o tempo, abstrair ou simplesmente se divertir.

Com um enredo jovem, Perkins apresenta um elenco precioso de personagens ao mesmo tempo exóticos e estranhamente prováveis: Lindsey, a amiga fiel e sem graça; Andy e Nathan os pais de Lola e de longe meus personagens favoritos; Max, o namorado; Norah, que é simplesmente Norah; e finalmente os gêmeos Bell, Calopsita Calliope e Carrapato Grilo Cricket . Contando com as participações de Anna e St. Clair de Anna e o Beijo Francês.

Lola, nossa garota, tem 17 anos, é um pouco confusa (como 95% das garotas de 17 anos, incluindo eu mesma nessa época), é espontânea, boa amiga e filha. Até aí tudo bem. Acontece que ela me perdeu com essa simples sequência de palavras: “Não acredito em moda. Acredito em figurino. A vida é curta demais para sermos a mesma pessoa todos os dias”. Gente, isso não faz lá muito sentido não, hein… E me deixou bem incomodada ao longo do livro. Quer dizer, Lola é capaz de usar vestidos feitos de lençóis ou toalhas (isso, toalhas de mesa), usar perucas diversas e gel com glitter. Sério, isso não é uma forma de expressão saudável, isso é uma forma de agressão gratuita às outras pessoas.

Moda é sim uma forma externar sua individualidade e suas ideias, é muito bom dizer o que pensa e como se sente através das roupas e de seu estilo pessoal, imprimir sua marca, mas daí a se fantasiar todos dias? Nós vivemos numa sociedade e o termo “moda” deriva de “modus”, modo, a forma como você interage com o mundo ao redor. É uma questão de comportamento. E, tenho uma novidade para Lola: as pessoas não têm obrigação de lidar ou conviver com suas excentricidades. É cruel? Pode ser. Mas é assim que o mundo gira. Desculpa. Quem estudou/estuda sociologia sabe que moda é um instrumento de controle social.

Felizmente, ao longo da estória alguns personagens dizem a Lola que tudo o que eu queria dizer a ela. Sim. Então as coisas ficaram menos dolorosas para mim e pude finalmente apreciar o livro. E ver como Perkins usou essa característica de Lola em nome de uma mensagem interessante, mesmo que o resultado tenha me decepcionado um pouco.

Para a inspiração dessa semana vou tentar projetar a Lola para “o mundo real”. Com muitas estrelas e luas porque são elementos que estão sempre presentes ao longo da estória. No look, eu dei uma amenizada na intensidade de Lola e tentei criar uma combinação que fosse ao mesmo tempo alegre, romântica e “durona feito punk rock”: a malha com aplicação de paetês e a legging de estampa galaxy; nos pés, um All Star simples para dar uma equilibrada; e a bolsa, mesmo sendo simples, tem um toque da irreverência de Lola.

Quem quiser ser mais discreta, pode substituir a legging estampada por uma preta lisa ou por um jeans skinny mais escurinho. A blusa está disponível no link na cor cinza com a aplicação em preto (apesar de ser carinha, dá para encontrar blusas no mesmo estilo em lojas como Marisa e C&A). E para os pés, um slipper vermelho para dar uma animada.

E aí, curtiram? Até a próxima!
E deixou a pergunta: O que vocês acham da ideia de abdicar à moda e sair por aí usando figurinos tipo na Capitol?

16 comentários
Postado em 22/12/12 por Laura Abdon



Laura Abdon
21 anos, designer de moda e futura administradora. Leitora de gosto extravagante e crítica além da conta. Tenta não ser muito ácida, nem sempre consegue. Quinzenalmente na coluna Inspiração Literária, acha bem bizarro escrever sobre si na terceira pessoa.
Deixe aqui seu comentário!

CommentLuv badge


16 comentários »
22/12/2012 às 22:37
Visitante assíduo e já deixou 63 comentários.

Ainda não li nada da autora, mas me interessei pelos dois livros que você citou. Tanto “Anna” como o “Lola”. Agora falando um pouco sobre essa Lola, achei ela um pouco louca demais. Completamente perturbada. Rsrsrs

@_Dom_Dom

[Responder]


23/12/2012 às 10:30
Visitante assíduo e já deixou 14 comentários.

Adorei a abordagem do livro antes de mostrar a criação e a ‘abertura’ com a explicação do termo moda, porque muita gente pensa que é frescura, que não traduz o que a pessoa é/está sentindo naquele momento.
Na verdade adorei o look e percebi que não uso mais All Star – como na adolescência – acho que me sentiria estranha, uma ‘tia velha’, rsrs.
Acho lindo esse visual Lola. Cabelos coloridos, inclusive.
Tem que ousar mesmo, quem tem personalidade tem os meus parabéns! Ousadia é ser você mesmo.

[Responder]


23/12/2012 às 10:54
Visitante assíduo e já deixou 223 comentários.

Eu usaria com certeza!
O livro parece ser muito fofo e Inspiração Literária ficou show!!!! ;D
Fernanda Yano postado recentemente..Promoção Bolão da ViradaMy Profile

[Responder]


23/12/2012 às 13:06
Visitante assíduo e já deixou 64 comentários.

Adorei!
Não li o livro, mas, pela sua explicação, ficou bem adaptado! Eu não usaria o look mais colorido, mas o outro eu usaria certamente!
Gostei do comentário sociológico sobre a moda :)
Beijão!
Aione Simões postado recentemente..Resenha: Lonely Hearts ClubMy Profile

[Responder]


23/12/2012 às 17:30
Visitante assíduo e já deixou 122 comentários.

Nossa! fiquei impressionada com o modo que Lola se veste, como assim usar toalhas de mesa?? HUEHUEHUE, e as perucas… parece ser muito legal, mas eu nunca usaria!!!
haha

[Responder]


23/12/2012 às 22:02
Visitante assíduo e já deixou 23 comentários.

Ainda não li Lola mas fiquei com muito curiosidade de ler e ver como é que uma personagem tão maluca vive.

[Responder]


23/12/2012 às 22:48
Visitante assíduo e já deixou 71 comentários.

Estilo cada um faz o seu não é mesmo? rs

O look que vc escolheu combina com o livro que por sinal não li, mas já li tantas resenhas que me sinto a vontade para concordar, rsrs.

[Responder]


24/12/2012 às 16:25
Visitante assíduo e já deixou 105 comentários.

Os Looks ficaram lindos! Parabéns!
eu usaria o mais escurinho porque o outro é muito chamativo, não é muito minha praia, e acho sim que lola realmente exagera um pouco nos figurinos pelo que pude notar nas resenhas do livro que li!
enfim parabéns pois a inspiração foi perfeita!
^^

[Responder]


25/12/2012 às 15:37
Visitante assíduo e já deixou 17 comentários.

lindo o look , adorei , super top !

[Responder]


26/12/2012 às 08:44
Visitante assíduo e já deixou 48 comentários.

A Lola é bastante ousada na suas roupas, e acredito que possa servir de inspiração pra muita gente, mas não combina comigo rs’ Mesmo assim gostei dos looks (:

Beijo:*
Naty.
Naty postado recentemente..Resenha: A Vez da Minha Vida – Cecelia AhernMy Profile

[Responder]


26/12/2012 às 14:05
Visitante assíduo e já deixou 214 comentários.

Não li esse livro, mas adorei a inspiração, na verdade gostei dos modelos para um “mundo real”. O all star fica sempre perfeito em muitos looks, as leggings não fazem muito meu estilo, mas a calça jeans adorei, a blusa cinza ta show…….adorei!!!!

[Responder]


26/12/2012 às 16:57
Visitante assíduo e já deixou 92 comentários.

Posso ter pensado errado, mas acho que ela falou mais do lado do modismo não? Igual hoje em dia, as ‘patricinhas’ de antes, se vestem de ‘rockeiras’ porque a moda dita que deve usar spikes, caveiras e afins… A individualidade vem mais da personalidade e estilo da pessoa. Sei lá, me identifiquei bem com a frase dela! HAUSAUSH Odeio pessoa montada, faço design e vejo gente de todo o tipo todos os dias na faculdade, já vi gente usando de tudo, e não vejo isso como uma ‘agressão gratuita’, cada um tem um jeito diferente de viver, quem é o outro pra julgar…
Gostei das combinações, gosto de coisas bem diferentes, coloridas, misturadas!

[Responder]


27/12/2012 às 13:49
Visitante assíduo e já deixou 37 comentários.

Lola parece ser bem maluquinho. Gostei bastante do look que você crio tirando a a legging estampada que pode ser substituida por uma preta lisa eu usaria sem problemas. Mas o que mais me chamou atenção na Lola foi o fato dela usar cabelos coloridos eu adoro isso :D

[Responder]


28/12/2012 às 13:21
Visitante assíduo e já deixou 20 comentários.

Adorei as roupas to loca para poder ler esse livro ate aghora auvi falarem super bem dele!
xoxo

[Responder]


29/12/2012 às 09:41
Visitante assíduo e já deixou 39 comentários.

lindos figurinos, quero muito ler esse livro []

[Responder]


17/01/2013 às 01:55
Visitante assíduo e já deixou 117 comentários.

OMG, quero tantos livros *–* e com certeza este está em minha “breve” listagem, porque, é muito ruim você ir comprar um livro que quer ai chega lá na loja e tem outros que você também quer… Chatão, cara! :( Mas com esse livro acho que vai ser diferente.. Claro, tem outros que eu quero MUITO também, mas esse… assim que vi que estava previsto pra lançar eu fiquei ansiosa, rs. E quando lançou? Comecei a ver nos blogs sinopse, as expectativas de muitas pessoas e o pior de tuuuuudo; OS COMENTÁRIOS DAS BLOGUEIRAS QUE QUERIA TAMBÉM E SUAS EXPECTATIVAS. Então, certamente eu me apeguei ao livro só pela sinopse, rs, e CLAAAAAARO, ÓÓÓÓÓBVIO, pela capa. Acho que foi o que mais me chamou atenção, até mesmo antes da sinopse. Ah, espero consegui-lo. Beijo, Brenna ;*

[Responder]