resenhas category image [Resenha] – O Pássaro, Samanta Holtz 20/11/12


Nome: O Pássaro
Autor(a): Samanta Holtz
Editora: Novo século
Número de páginas: 480
Ano: 2012
Avaliação: ★★★★★ <3

Caroline Mondevieu é filha de um poderoso Barão e tem tudo o que uma dama da época poderia querer: status, riqueza e um ótimo partido para se casar. Seus sonhos, no entanto, vão muito além de vestidos caros ou um bom marido; ela quer ser dona do próprio destino. Sua vida muda completamente quando encontra Bernardo, um charmoso domador de cavalos que parece ter o dom de irritá-la. Eles não conseguem se entender até quando percebem que, para alcançar o sonho em comum da liberdade, terão que passar por cima das suas diferenças e se unirem num arriscado plano que promete transformar suas vidas para sempre.
Grandes emoções os aguardam em sua jornada; perseguição, mistérios, ciganos e o despertar de um sentimento que insiste em se manter escondido. Mas o que parece tão simples envolve muito mais magia e coincidências que eles podem imaginar, além da descoberta de segredos, até então, muito bem guardados. Uma história romântica e surpreendente que irá prender sua atenção desde a primeira página. Você está preparado?

1237, Europa. Na antiga sociedade feudal o Barão de Mondevieu é um dos mais ricos senhores da época. Sua posição impunha poder, fama e, sobretudo um intrínseco autoritarismo. Enézio Mondevieu mais que um grande proprietário de terras era alguém cuja ordem não deveria ser questionada. Sua família era composta pela esposa e duas adoráveis garotas. Mas a natural submissão presente na mais velha, Elizabeth, era algo que faltava a mais nova, Caroline, nossa protagonista em questão.

Caroline Mondevieu tinha 17 anos e um olhar critico mais apurado, um senso de independência intruso numa sociedade machista e reguladora de comportamentos. Ela queria comandar a própria vida. Queria liberdade.

Depois de um reencontro com Bernardo, o filho mais novo do domador de cavalos da mansão, ela percebe não ser a única que anseia por uma vida livre das duras regras do Barão, e que talvez, bem talvez, eles poderiam tentar resolver isso juntos. Mas com a proximidade do casamento da irmã mais velha, seu pai já está fazendo planos para o seu futuro. Dessa forma, quando o grande Barão anuncia seu casamento com Filip, amigo de infância de Caroline e filho do Duque Fernão de La Frièt, a única surpresa com o ocorrido é a própria Caroline. Deveria ela abrir mão da tão sonhada liberdade em prol de um casamento de pseudocertezas?

O Pássaro é no mínimo dos mínimos um livro maravilhoso. Ele te impulsiona durante a leitura e te transporta perfeitamente para a Europa do Século XIII. Desde o momento que comecei a leitura não consegui larga-lo. Foram necessárias apenas algumas horas para finaliza-lo e me ver absolutamente encantada com cada pequeno detalhe relatado no livro.

A narrativa da Samanta é sem sombra de dúvidas um diferencial precioso ao enredo. Extremamente madura, flui tão naturalmente quanto o simples ato de respirar, e quando menos se espera surpreende o leitor de maneira abrupta. Levando em conta que esse foi seu livro de estreia, sua habilidade com as palavras é visivelmente um talento nato. Chego a afirmar que sua escrita põe no chinelo muitos autores há anos no mercado.

O Pássaro é também um livro extremamente surpreendente. A cada capitulo a história se renova, são acrescentados sub-enredos que vão se encaixando e tornando a história complexa, inteligente. Ele não é só mais um romance histórico, nem só mais um puro romance. Mesmo durante a leitura essa é a sensação, ele sempre acaba se tornando mais do que o esperado.

Não há, afirmo um só leitor que não se renda ao encanto desse livro. Só o simples fato de de folheá-lo para escrever esta resenha já me deixa desejosa por uma releitura. Muito mais que fascinar e entreter com maestria, O Pássaro reafirma a qualidade de nossa literatura nacional. Eu acho que você deveria compra-lo agora.

DESIGN: ★★★★★
IMPACTO: ★★★★★
NARRATIVA: ★★★★★

20 comentários
Postado em 20/11/12 por brendalorrainy



brendalorrainy
19 anos. Criadora do CDI é estudante de administração com inclinação para o setor editorial. Tem uma queda por felinos, por quadrinhos e pela combinação tinta e papel. Adora criar metas o tempo inteiro e estranhamente odeia dormir. Também detesta café, tem tendência ao caos e morre de medo de altura. É viciada em Friends e em qualquer coisa que a faça rir.
Deixe aqui seu comentário!

CommentLuv badge


20 comentários »
20/11/2012 às 18:38
Você já comentou 8 vezes.

Já queria ler, e depois de tantos elogios, quero mais ainda. Parece que realmente a Samanta conseguiu fazer um livro incrível.

Beijos!
Carissa postado recentemente..Resenha: O verão que mudou minha vida.My Profile

[Responder]


20/11/2012 às 18:41
Visitante assíduo e já deixou 64 comentários.

Brendinha, agora que sinto ainda mais dor no coração!
Fui comprar o livro quando estava por R$9,90 na Saraiva e, depois que fiz o pedido, o livro esgotou e não consegui comprá-lo.
Juro que quase estou fechando aqui para comprar! É um livro que, com certeza, preciso ler!
O fato da história impulsionar é excelente e torna-se ainda melhor pelo fato da Samantha já ter esse talento nato. Uma boa narrativa faz toda a diferença!
Enfim, belíssima resenha e me deixou maluca pra ler o livro, mais ainda do que eu já estava!
Até o final do ano (aka “mês que vem”) tentarei comprar!
Beijão!
Aione Simões postado recentemente..Na Caixinha do Correio #33My Profile

[Responder]


20/11/2012 às 19:29
Visitante assíduo e já deixou 58 comentários.

Nossa, quantos elogios! Acho que nunca tinha ouvido falar desse livro, mas depois de uma resenha tão caprichada só posso pensar que o livro é excelente. Acho que nunca li nada que se ambientasse no período feudal e, com certeza, isso é algo que chama minha atenção. Além disso, adoro personagens determinadas e “diferentes” da maioria, acho que vou gostar bastante de Caroline.
Raíssa Lins postado recentemente..Minha mesa de CabeceiraMy Profile

[Responder]


20/11/2012 às 20:50
Você já comentou 5 vezes.

Querida Brenda

Como comentei lá no Facebook… estou praticamente sem ar após ler uma resenha tão bem escrita e tão cheia de elogios a mim e ao meu livro ^^

Estou lisonjeada, de verdade!!! Tive o prazer imenso de conhecê-la aí em sua linda cidade e ver o quanto você é querida… agora, através das suas palavras, você novamente tocou meu coração!

Amei a forma objetiva e rápida como explicou o enredo e, em especial, cada ponto positivo que levantou, dividindo sua opinião tão atenciosamente com os leitores do seu blog!

Mais uma vez: OBRIGADA!!!

Um beijo enorme!

Samanta Holtz
Samanta Holtz postado recentemente..Promoção de Natal – "O Pássaro"My Profile

[Responder]


20/11/2012 às 21:34
Visitante assíduo e já deixou 114 comentários.

Você se apaixonou mesmo por ele. *-*
Ele tem uma capa linda e eu realmente fiquei intrigada com Caroline.
Esse história de abrir mão de seus sonhos por um casamento.
Fiquei com muita vontade de ler.
Espero poder comprar agora mesmo.
Pelo menos no inicio do mês.
Gostei de como você falou da autora.
Dizendo que sua escrita é diferencial . Um verdadeiro talento.
Parabéns pela sua resenha e parabéns autora.
Beeijos
RAQUEL TEIXEIRA postado recentemente..[ RESENHA ] Conselho de AmigaMy Profile

[Responder]


21/11/2012 às 17:49
Visitante assíduo e já deixou 82 comentários.

Eu acho a capa desse livro fascinante. Não estava muito animada para ler,apesar disso, mas depois da sua resenha fiquei.
Pude sentir o tanto que o livro te envolveu e espero sentir o mesmo quando eu ler.

Thais Vianna
@dathais

[Responder]


21/11/2012 às 18:27
Visitante assíduo e já deixou 223 comentários.

Já tinha visto a sinopse e me interessei, agora com a resenha fiquei fascinada, lindo!
A capa também achei linda.
Fernanda Yano postado recentemente..Lembrancinhas para Chá de Bebê e NascimentoMy Profile

[Responder]


23/11/2012 às 20:03
Visitante assíduo e já deixou 26 comentários.

Oii Brenda :D
Já tinha ouvido falar do livro mas não imaginava que ele fosse ser tudo isso *-*. A história parece incrível, li poucos livros passados anos atrás e gostei muito de todos. Esse parece igualmente bom :D Fiquei com bastante vontade de ler ^^ Vou procurar ;)

Beijos, Nanda
Julgue pela Capa

[Responder]


26/11/2012 às 00:03
Visitante assíduo e já deixou 105 comentários.

Adorei o fato da dica no final da resenha!
o livro parece ser interessante!
gostei da resenha você realmente o amou é visível!
parabéns! :*

[Responder]


26/11/2012 às 22:55
Visitante assíduo e já deixou 79 comentários.

Nossa, parece ser muito bom mesmo! Na verdade eu nem sabia muito bem sobre a história e agora me empolguei pra ler o livro. Parece ser um romance histórico intenso e cheio de reviravoltas, do tipo que tenho certeza que vou gostar. Quero ler!
Beijos, Brendinha!
Eduarda Menezes postado recentemente..Promoção – InvisíveisMy Profile

[Responder]


29/11/2012 às 18:52
Visitante assíduo e já deixou 48 comentários.

Ah, O Pássaro é um dos melhores romances históricos que já li, a Samanta conseguiu surpreender e conquistar muita gente com essa obra. Além de ser super fofa e atenciosa com os leitores *-*

Saudade da passar aqui no blog, desculpa por ter sumido, vou me manter mais presente. rs’

Beijo:*
Naty.
Naty postado recentemente..Resenha: Razão e Sensibilidade – Jane AustenMy Profile

[Responder]


29/11/2012 às 19:25
Visitante assíduo e já deixou 43 comentários.

Oi..

Adorei a sua resenha, e com ela me fez perceber que esse livro é bastante interessante e se faz necessário ler ele..
Samira Chasez postado recentemente..Aprendi com 50 Tons…My Profile

[Responder]


30/11/2012 às 19:43
Você já comentou 2 vezes.

AIN EU TAMBÉM AMO ESSE LIVRO! A Samanta é fofa e tem uma narrativa maravilhosa e eu amei, quero mais!
Ni Portela postado recentemente..Resenha "Os deixados para trás" de Tom PerrottaMy Profile

[Responder]


01/12/2012 às 21:40
Visitante assíduo e já deixou 214 comentários.

Caramba esse parece ser perfeito, essa coragem de enfrentar um pai naquela época era raríssimo, então é uma leitura que vale a pena.

[Responder]


07/12/2012 às 13:21
Visitante assíduo e já deixou 13 comentários.

fiquei com MUITA vontade de ler depois dessa tua resenha!!

[Responder]


07/12/2012 às 22:55
Visitante assíduo e já deixou 58 comentários.

Eu também acho que eu deveria comprar o livro agora!! Adorei, parece ser mesmo um excelente livro, ainda mais de uma escritora brasileira, precisamos prestigiar mais os nosso conterrâneos! A resenha ficou ótima! Vou colocar na minha listinha de quero muito!

[Responder]


10/12/2012 às 02:17
Visitante assíduo e já deixou 92 comentários.

É, e eu fiquei com muita vontade de compra-lo agora! HAHA Gostei muito da resenha, fiquei com muita vontade de ler mesmo, gosto quando a leitura flui bem, acho que vou gostar da Samanta. Não conhecia o livro, gosto de histórias de época, pretendo procura-lo na livraria sim!
Ah, muito bonita a capa!

[Responder]


12/12/2012 às 11:34
Visitante assíduo e já deixou 19 comentários.

Eu não conhecia o livro, mas agora me pergunto pq estou perdendo tanto tempo.
Tua resenha me deixou apaixonada por algo ainda desconhecido.
*-*

[Responder]


14/12/2012 às 21:32
Visitante assíduo e já deixou 78 comentários.

Estou curiosa pra ler esse liro, eu li o primeiro capitulo em algum lugar (no sei se foi na internet, nao lembro) tinha adorado a narrativa da autora, o a personagem é incrivel.

[Responder]


23/02/2013 às 20:43
Você já comentou 4 vezes.

Oi, quero O Pássaro..logo, logo ele chega aqui na minha casa heheheh
Beijinhos no coração e bom fim de semana para vc.

http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

[Responder]