filmes category image [Resenha de filme] – Amanhecer Parte 2 17/11/12


ATENÇÃO, ESTA RESENHA CONTERÁ SPOILERS TANTO DO FILME QUANTO DO LIVRO HOMÔNIMO.

Antes de começar, porém, é importante ressaltar que essa é a opinião de uma fã da série, mesmo com todos os altos e baixos dela, e que talvez a resenha se embaralhe em alguns momentos, mas apenas porque compreende minhas impressões (e emoções) propriamente ditas sobre o filme.

Chocada, maravilhada, anestesiada… Foi assim que saí do cinema depois de Amanhecer Parte 2. O filme conseguiu mexer comigo de uma forma surreal, inacreditável. Eu ia tentar fazer uma resenha mais neutra esse ano, porque a da Parte 1 ficou cheia de spoilers, mas bem, não vai dar pra segurar. Então só leia que já assistiu ao filme ou não se importa com spoilers pesados.

Sendo sincera eu não gostei do começo, das cenas de Bella caçando e menos ainda da atuação dela quando descobriu que Jacob teve um Imprinting com Renesmee. Ficou tão forçado! Quer dizer Kristen nunca foi uma grande atriz, mas fez uma atuação tão boa na Parte 1 não pensei que ela decepcionar nesse. Taylor Lautner por outro lado sempre consegue me convencer, salvar (e roubar!) a cena. Agora o ponto alto dessa situação: amei Edward assistindo e adorando ele apanhar de Bella HAHA.

Outro problema que esbarrei foi porque enquanto na Parte 1 quando Bella estava grávida eu conseguia completamente visualiza-la como mãe, já na Parte 2 não senti entrosamento nenhum com a Renesmee crescida, simplesmente não via Bella nem Edward como pais verdadeiros da criança.

Mas a Renesmee propriamente dita? Ah! Essa sim é uma coisa fofa e exatamente igual a como imaginei no livro. Doce na medida certa, um rosto diferente e uma beleza incomum, a exata face que um meio imortal em minha opinião deve ter.

Sobe a gama de testemunhas que foram surgindo para ajuda-los, eu absolutamente me encantei por Garret (aquele que no final diz:“se sobrevivermos a isso, eu te seguirei a qualquer lugar, mulher!”). Como ele foi maravilhoso em sua atuação! Já aquelas pseudo-índias da amazônia achei muito estereotipadas, não curti definitivamente o visual (a atuação gostei). Como fator positivo, entretanto, achei os efeitos especiais bem legais nas cenas que os dons de cada um deles era mostrado. Ficou natural e bem feito (pelo menos ao olhar leigo). Especialmente o dom de Bella, exatamente como no livro.

Eu sei que parece que estou sendo ácida e crítica demais, mas é que amei tanto a Parte 1 que esperei mais pelo menos desse inicio da Parte 2 e especialmente da atuação da Kristen. Mas se bem que aquela batalha! Salvou tudo, tudo, tudo que eu não tinha curtido antes!

Eu juro que quando a cabeça de Carlisle foi arrancada senti como se tivessem arrancado meu chão! Todas as minhas certezas de como seria o final no filme foram dissipadas, a multidão na minha sala de cinema entrou em choque comigo. E quando Jasper morreu, meu Deus! Comecei a chorar compulsivamente e gritar junto com o pessoal para matar os Volturi! Foi agonizante, energizante, que sensação indescritível. Acho que não chorava tanto numa sala de cinema desde HP Parte 2. Com a grande diferença que em HP eu esperava o choro e em Amanhecer foi tudo chocante. Eu comecei a cogitar que até Edward e Bella iriam morrer depois de ver um dos lobos morto (que não lembro qual era agora) e Esmé caindo no abismo. Mas aí por um milagre magnifico descobrimos que nada daquilo tinha acontecido. Alivio.

Que sacada extremante genial eles terem colocado a batalha como uma visão de Alice sem que nós soubéssemos previamente! Que ideia inteligente, fantástica! Pensem comigo: qual seria a graça do filme sem uma batalha depois de todo aquele preparo? Mas uma batalha sempre leva a mortes o que fugiria do final proposto no livro, então fazer dela uma visão? Sacada de gênio.

E foi por isso que saí tão maravilhada da sala do cinema, tão indescritivelmente satisfeita com o filme. Fora que ainda teve a cena que Bella tira dela o escudo natural dela para que Edward lesse seus pesamentos. Fiquei tão nostálgica nesse momento. Mais uma saga favorita minha que estava concluindo e eu só conseguia pensar: caramba dane-se a qualidade dos filmes, valeu a pena sim! E aí tudo termina com as páginas sendo viradas e focando na ultima palavra do livro: forever. Sim, realmente valeu a pena, posso dizer.

Talvez para pessoas de fora que não tenham lido os livros foram apenas 5 filmes mal-feitos, mas para quem acompanhou desde o inicio, curtiu a leitura, aguardou cada estreia? Com certeza não foi em vão.

E analisando o quanto o filme muda uma opinião acabei percebendo que minha ordem de preferência de filmes é quase completamente oposta as dos livros. Vejam só:

Livros favoritos em ordem:
1) Lua nova 2) Crepúsculo 3) Eclipse 4) Amanhecer

Já os filmes:
1) Amanhecer Parte 1 | 2) Amanhecer Parte 2 | 3) Lua nova | 4) Eclipse | 5)Crepúsculo

Que bom que meu livro menos favorito acabou originando os dois melhores filmes e salvando a vergonha que foi a estreia da série no cinema \o.

32 comentários
Postado em 17/11/12 por brendalorrainy



brendalorrainy
19 anos. Criadora do CDI é estudante de administração com inclinação para o setor editorial. Tem uma queda por felinos, por quadrinhos e pela combinação tinta e papel. Adora criar metas o tempo inteiro e estranhamente odeia dormir. Também detesta café, tem tendência ao caos e morre de medo de altura. É viciada em Friends e em qualquer coisa que a faça rir.
Deixe aqui seu comentário!

CommentLuv badge


32 comentários »
17/11/2012 às 16:18
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

Oi, vi que voce fez a resenha agorinha, e passei para falar que alem de ter gostado bastante do modo como voce falou do filme, na minha sessão também foi exatamente a mesma coisa! A cabeça do carlyle foi arrancada e todo mundo começou a torcer, como se a gente estivesse em um estádio de futebol!
Ver a kristen dar aquele monte de porrada nos volturi foi impagável, e quando ela arrancou a cabeça do Aro, eu senti uma sensação indescritivelmente boa!
Hahahahahahahahaha.
Bjs

[Responder]

brendalorrainy Reply:

Oi Jayme, acho que assistimos na mesma sessão HAHA.
Minha sessão parecia um estádio de futebol também kkkkkkkkkk, o cume foi justamente a cabeça de Aro sendo arrancada, parecia todo mundo comemorando um gol e chorando ao mesmo tempo). Também senti uma coisa muito boa nesse momento kkkkkkkkkkk

[Responder]


17/11/2012 às 17:45
Visitante assíduo e já deixou 114 comentários.

Juro que chorei lendo sua resenha.
Eu adoro muito a saga, sou super apaixonada desde 2008.
conheci os livros pelo filme, me entreguei e me apaixonei por eles.
Quando vi Crepúsculo achei muito lindo maravilhoso, queria um Edward pra mim.
Então veio Lua Nova, chorei muito lendo o livro, chorei muito mesmo. Ele abandonando ela e se entregando aos Volturi. O filme amei também.
Eclipse, foi mais ação. fiquei mais focada na luta deles.
Amanhecer parte 1 me fez ficar muito feliz. Foi tudo mudando e ficando cada vez melhor.
Agora esse filme , SENHOR JESUS . EU ME DEBULHEI EM LAGRIMAS. JURO.
Cada vez que lembro choro mais , me emocionei muito. e assistir o filme na pré estréia foi muito mais emocionante, não tem como ser o contrário, muito fãs juntos .
Quando o Aro arrancou a cabeça do Carlisle eu morri junto, estava com minhas primas, chorei muito, porque sou apaixonada por ele , desde Lua Nova, quando conta a história dele.
Acabou meu mundo, a cabeça dele ele pegando fogo, JESUS quando eu lembro eu choro. Eu fiquei extasiada. Travei. E quando Jasper morreu . Eu pirei mesmo, começamos a gritar. a gritar mesmo.
Pedindo pelo amor de Deus para acabarem com aquilo.
A sensação foi terrível, tudo que a gente conhecia mudar assim do nada.
Foi muito ruim, mas quando Seth e Leah morreram Jacob perdendo as forças , Eu pirei MUITO MAIS.
Edward quase sendo morto por Dimetri Gritei muito.
Bella colocando todo seu escudo na Alice para ela matar a Jane, foi o melhor.
Foi a sensação do cinema.
Todo mundo gritando pra matar essa filha da mãe. (em outras palavras).
E Bella e Edward matando Aro.
Meu mundo tinha acabado, quando eu vi que era uma simples visão.
Meu alivio foi muito bom.
Me senti mais leve e muito mais calma e chorei muito mais.
Foi como você disse uma tacada de gênio.
Eu tinha até comentado com minha prima, que quando Nessie mostrava o dom dela, eu queria ver também .
e entendi que eles não mostraram justamente para não tirar a emoção do final.

Em minha opinião : ÉPICO E FOREVER.

Adoreei e tenho certeza que nunca vou me cansar de assistir.

Amei sua resenha. disse tudo .
E o melhor foi ” Se isso tudo acabar bem , vou contigo aonde você for , mulher”
“Agora que ele fala.”

E você, vai no cinema de novo ?

Beeijos
RAQUEL TEIXEIRA postado recentemente..Dia de Filme *-*My Profile

[Responder]


17/11/2012 às 17:47
Visitante assíduo e já deixou 48 comentários.

Oi Brenda!

Como já conversamos pelo twitter não tenho muito o que dizer aqui. Nem dá para comparar esses dois últimos filmes com o desastre que foi o primeiro, né? Eu gosto mais do primeiro livro, mas em relação aos filmes Amanhecer parte 1 e 2 são os melhores mesmo.

A batalha foi a melhor cena de todas, realmente genial! E adorei os outros vampiros, principalmente Garret!

Adorei o post (:

Beijo;*
Naty.
Naty postado recentemente..Além dos Livros #16 [P.S. Eu Te Amo]My Profile

[Responder]


18/11/2012 às 11:04
Visitante assíduo e já deixou 105 comentários.

Senti exatamente a mesma coisa com o filme!
foi extremamente eletrizante ver os personagens morrendo! e eu só conseguia pensar isso não acontece no livro isso não aconteceeeeee!
ai puft tudo volta ao normal! foi a melhor sacada de todos os tempos! :D

mudando de assunto to emocionada por vc ter voltado a ativa!
:D

[Responder]


18/11/2012 às 11:20
Visitante assíduo e já deixou 39 comentários.

Nossa! Me arrepiei aqui lendo sua resenha, simplesmente magnífico o que você falou!
Eu não esperava tanto assim do filme, tudo bem que seria foda, mas, pelo que eu li no livro ia ser algo bem monótono, por isso que eu digo, o filme ultrapassou todas as minhas expectativas! Eu fui assistir na estréia com um amigo e uma amiga que não são lá muito fãs da saga, e eles amaram! Principalmente na parte que o lobo, que não lembro qual deles era arranca a cabeça da Jane e na parte que o Aro morre! Todos estavam gritando, uma menina estava em prantos na hora que o Edwrad caiu na fissura que o carinha lá fez, eu realmente pensei que ele fosse morrer! Mas, vê-lo pulando pra fora me fez sentir um alívio tão imenso!
E eu fiquei em choque quando descobri que era só uma visão da Alice. Enfim, o filme foi espetacular! Me surpreendeu mesmo!
Camila LEal postado recentemente..cassandraclare:

pretty pretty pretty so much to…My Profile

[Responder]


18/11/2012 às 22:42
Visitante assíduo e já deixou 81 comentários.

Aaaahhh, foi tão bom! Eu fui na sexta assistir, foi muito bom! Engraçado em algumas partes… mas a Renesmee bebe eu n gostei, ficou mt estranho… só ficou fofinha quando era a Mackenzie linda e fofa fazendo. A luta, oque foi aquilo?! Luana estrou em desespero do meu lado quase chorou se esguelou gritando, foi hilário. Eu gritei tbm lógico, ai tudo de repente para e todo mundo vê que foi só uma visão da Alice e dá aquele suspiro. Que luta! ahhhh! A Bela ficou linda como vampira, diferente da Bela com cara de retardada de crepúsculo. FOI MUUUITO BOM!
Bjs Brenda!

[Responder]


19/11/2012 às 10:22
Visitante assíduo e já deixou 223 comentários.

Oiee

Sou super fã, tanto assisti aos filmes quanto li os livros. E não me arrependo, vai deixar saudade rs.
Amei sua resenha, tá linda, me emocionei aqui. Parabéns!
bjs
Fernanda Yano postado recentemente..Lembrancinhas para Chá de Bebê e NascimentoMy Profile

[Responder]


19/11/2012 às 10:48
Visitante assíduo e já deixou 64 comentários.

Oi Brendinha!
Como você, eu não curti tanto o começo do filme. Não que eu tenha achado ruim ou sei lá, só que eu avaliaria como “legal” e só. Não teria me marcado em nada.
Eu também achei as índias estereotipadas, achei que a atuação da Kristen deixou a desejar, odiei o fato de não ter tido preparo algum pra batalha, ficou parecendo que eles só ficaram conversando enquanto ela não acontecia. E, como você, me diverti horrores com o Edward curtindo a Bella dar um pau no Jacob e no Emmet! Ah, e eu também fiquei esperando a Bella mais bonita como vampira. No livro ela é tão maravilhosa e, no filme, estava normal,só um pouco mais bonita… Sei lá, não sei se era possível deixá-la como eu esperava hehe
Eu fiquei chocada com a cena da batalha também, mas fiquei o tempo todo dizendo “por favor, que isso seja uma visão da Alice, eles não podem ter mudado tanto assim o final do livro”. Eu não chorei nem nada nessa parte porque eu estava chocada pensando “Que budega eles fizeram????”. Mas, quando tudo voltou ao normal e eu respirei aliviada, eu gostei, porque realmente foi uma surpresa pra quem leu o livro e deu um up nas cenas. Seria muito chato se nada acontecesse. No livro é uma coisa, mas, no filme? Ficaria totalmente monótono.
Agora, a última cena foi a que mais mexeu comigo, que valeu por todos os filmes da série juntos, que me marcou e me deixa arrepiada só de pensar nela.
Eu sou completamente apaixonada por “A Thousand Years” e ouvi-la com todas as imagens sendo passadas, com a Bella dizendo aquela fala linda pro Edward, gente, eu me acabei! Eu nem fui ficando emocionada aos poucos, eu me matei de chorar no instante que o flashback começou! A cena realmente me arrebatou por completo! E as páginas sendo viradas, com “forever” em destaque? Foi quase demais pro meu coração haha
Enfim, pelo final, o filme valeu a pena!
Não sei dizer qual é meu favorito, nem dos filmes nem dos livros, eu quero reler todos e assistir a todos de novo para descobrir!
Beijão!
Aione Simões postado recentemente..Resenha: À Primeira VistaMy Profile

[Responder]


20/11/2012 às 14:33
Visitante assíduo e já deixou 214 comentários.

Meu Deus o que foi esse filme, pra mim o melhor!!! Como não li os livros(ainda), eu simplesmente amo os filmes, meu quando o Carlisle morreu eu simplesmente gritei: não acredito, não acredito, caralhoooo ele morreu, foi chocante, dai quando eles correram pra batalha todo mundo gritou, ate eu que odeio quando a pirralhas gritam por conta do jacob, e eu não consigo entendeu nada do que se fala,kkkk….. mas essa batalha eu gritei tanto que fiquei rouca, foi muito show velho, amei mesmo, quando Edward segurou Bella pra ela da um mortal em Aro, meu coração quase para pow, eu so gritava vai Bella mata essa desgraça,kkkkkkkkkk, arranca a cabeça dessa peste,kkkk, foi perfeito, a torcida no cinema parecia final de copa do mundo, simplesmente ameiiiiiii, e domingo eu vou de novo assistir!!!!

[Responder]


20/11/2012 às 14:36
Visitante assíduo e já deixou 214 comentários.

O que são essa indias, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, tão parecendo mais que vieram de uma tribo africana do que do Brasil,kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!

[Responder]


21/11/2012 às 17:48
Visitante assíduo e já deixou 82 comentários.

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAa
Quero ver o filme!!!

Eu sou uma das poucas que nem tem a mínima vergonha de falar, encho a boca para dizer que adoro a série Crrepúsculo, então sinto que vou amar o filme.

Thaís Vianna
@dathais

[Responder]


23/11/2012 às 08:06
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

Uma crítica do filme que você citou e que eu também concordo com você foi que Bella pareceu pouco maternal. Tudo que ela passou para ter a filha pareceu não fazer sentido na parte 2.
Eu achei Edward bem paternal nos dois filmes, mas a Bella estava mais preocupada com seus novos dons e o amor, do que com a filha.
Mas valeu muito!
Assim como você não consegui fazer uma resenha séria sobre o filme, deixei alguns comentários no meu blog, carregadas de emoção.

http://www.leiasempre.com/

[Responder]


26/11/2012 às 20:30
Visitante assíduo e já deixou 122 comentários.

Ai, não tive coragem de ler tudo aqui!!!!!! eu li os livros, porém ainda não vi o filme, então estou me contendo pra não ler tudo o que tu escreveu, mas pelo que eu passei de olho, parece que este filme foi muito bom!!!!!! fico feliz, pois o livro Amanhecer foi o melhor de todos da série, eu li, chorei e ameiiiii o livro!!!!!

[Responder]


26/11/2012 às 21:37
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

Eu simplesmente A-M-E-I essa resenha. E estava super, super anciosa para ver como era Amanhecer Parte 2, na visão de quem realmente entende! Amei, amei, amei!! Quando eu li que Carlisle tinha morrido, eu só faltei morrer também !!! Na verdade, eu não conseguiria fazer uma resenha. Conseguiria fazer o “script” do filme todo !!! ;)

[Responder]


09/12/2012 às 20:11
Visitante assíduo e já deixou 92 comentários.

Sai do cinema com cara de ‘OI?’
Li os livros e era até fã, mas depois perdeu a graça pra mim, não gostei de quase nenhum filme, mas tinha esperanças com o último, já que tanto comentaram que seria épico.
Sai sem entender se era realmente o filme, já que praticamente tudo que acontece não deveria ter acontecido. Como a Alice poderia ter tido essa visão, se ela não vê os lobos? Cade o sentido do filme? Eles esqueceram de muitos detalhes importantes, esse foi chocante! Ah, os dois também não brilharam no final do filme, triste…
Mas respeito sua opinião de fã! Gostei muito da resenha!
Claris Ribeiro postado recentemente..Resenha: Minha vida na FrançaMy Profile

[Responder]

brendalorrainy Reply:

Oi Claris!
Nossa realmente você disse bem sobre a visão da Alice! Não tinha pensado sobre isso, foi realmente uma baita de uma brecha mal feita. E realmente eles não brilharam no fim, também não tinha me tocado. Acho que fiquei tão chocada com a própria cena da batalha que não parei pra pensar nas minucias. Mas de qualquer forma eu ainda considero ele o segundo melhor da saga. Porque os outros ficaram bem piorezinhos :/

[Responder]

Suh-chan Reply:

Sem mencionar a visão dela com o futuro de Jacob e Renesmee. Ela não pode ver nenhum dos dois. Mas eu achei tão fofinho e a luta tão surpreendente que achei melhor deixar quieto XP
Suh-chan postado recentemente..Amanhecer – Parte 2My Profile

[Responder]


12/12/2012 às 11:47
Visitante assíduo e já deixou 19 comentários.

Não sou tão fã da série, acho ela legalzinha.
Não gostei das adaptações cinematográficas, achei que elas enfraqueceram a história.
Mas não vou mentir,quero ver o último filme, pois parece que ele é um pouco diferente do último livro, E eu não gostei do último livro.heheh

[Responder]


13/12/2012 às 06:43
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

Genteee! Desculpa ai mais eu li a resenha e ainda nao vi o filme. Serio! Ate com a excursao da escola que teve duas vezes nao consegui ir. Mas eu vou! E axu q grito muito! Kkkk

[Responder]


14/12/2012 às 21:34
Visitante assíduo e já deixou 78 comentários.

Simplesmente o melhor desfecho da saga, chorei do inicio ao fim do filme, cara inexplicável a sensação de assistir esse filme, a alegria de ver que tudo se resolveu e a tristeza de saber que a saga chegou ao fim, infelizmente.

[Responder]


21/12/2012 às 11:25
Você já comentou 2 vezes.

Oie
Adorei sua resenha e estou ficando cada vez com mais vontade de ver.Da pra acreditar q minha cidade ñ tem cinema e eu ainda ñ vi Amanhecer parte2 ?! Pois ñ vi. eu já li todos os livros varias vezes e assistir os outros filmes muitas vezes e estou loka para asistir Amanhecer parte2 ainda mais agora depois de ter lido sua resenha ainda estou maravilhada.Ñ fazia ideia da visão de Alice e quando vc çomeçou a falar da cabeça do Carliste sendo arrancada e da morte do Jasper quase tive um ataque do coração se eu tivese la ia acabar passando mal de tanto choque.
Mandou muito bem,e com certeça essa visão foi tacada de gênio.
Bj.

[Responder]


21/12/2012 às 11:29
Você já comentou 2 vezes.

Eu amo a Saga Crepusculo e ainda nao consigo acreditar q acabou.
Vou morrer de saudade da sem nosão da Bella,do brincalhão do Jake e com certeza do lindo e maravilhoso do Edward.

[Responder]


10/01/2013 às 13:22
Visitante assíduo e já deixou 34 comentários.

Sem dúvidas foi o melhor filme da saga.
Mas mesmo assim não deixa de ser ruim. Crepúsculo é horrível e bobo. E Amanhecer parte 2 é igualmente horrível e bobo.
O Filme teve muita confusão, vários vampiros que até então não eram conhecidos. Poderes absurdos, pareciam um bando de X-men, só que vampiros. O pai da Bella idiota como sempre, a filha que era pra ser o principal de tudo não é lá grandes coisas. E a briga do final que na verdade não era briga, foi o que salvou o filme.
Eu daria 2 estrelas no máximo.

P.S. Não vou falar nada do rosto gelatinoso, com um efeito de “Move Maker” da pqp!

Beijos, Dai :*

[Responder]


10/01/2013 às 14:45
Visitante assíduo e já deixou 14 comentários.

Simplesmente amei a resenha. Primeiro, que já virei fã do seu blog, e concordei completamente em tudo que você disse na resenha. Detalhe, mesmo não gostando de pequenos detalhes, mas me surpreendendo tanto com o final e ficando tão agradecida por isso, já assisti o filme três vezes. P.S: O primeiro assisti na pré-estréia, e pela primeira vez na vida, gritei, aplaudi, chorei… acompanhando todos que assim reagiam ao assistir! Perfeito para quem como eu é fã da Saga.

[Responder]


17/01/2013 às 20:59
Você já comentou 2 vezes.

Eu ainda nao assisti o filme mas tou loukinha pra assistir. Essa resenha me deu mais vontade de assistir! Saga crepusculo te amooo! s2

[Responder]


20/01/2013 às 15:53
Você já comentou 2 vezes.

Eu simplesmente adorei o filme!!!! Esse concerteza é o melhor filme da saga! Eu adorei o filme inteiro e principalmente a Nessie e o Edward s2.

[Responder]


16/02/2013 às 21:33
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

a Kristen ñ é uma boa atriz se ela ñ fosse boa atriz ela ñ teria feito mais de 20 filmes

[Responder]


17/05/2013 às 16:43
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

nossssssssssssa vo te que asisti esse filme adorrrro um bom vanpiro e um lobo nossssa to pasando mal

[Responder]


17/09/2013 às 15:01
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

Adorei sua resenha…. Também concordo com vc em varias coisas como por exemplo a Bella como figura materna nesse filme não ficou meio legal, ela quase não ficava com a filha.. Mas tudo bem!!
Na questão da batalha, acho que muitos choraram quando o Carlisle morreu e Jasper… e os lobos Seth e Leah também…
Adoro…. Tanto os livros quanto os filmes…

[Responder]


09/10/2014 às 14:00
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

incrivel

[Responder]


13/12/2016 às 18:45
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

Você escreveu tudo de forma maravilhosa. Adoro tudo isso. Obrigado por compartilhar esse artigo

[Responder]