divagando category image Livros clássicos, próximas leituras 30/09/12

Eu não tinha o hábito de ler livros clássicos frequentemente, mas de uns tempos para cá resolvi que vou mudar isso. Ainda mais quando todas as minhas leituras de clássicos resumem-se a autores brasileiros: José de Alencar, Machado de Assis, Graciliano Ramos… E se eu gostei tanto desses, porque não dar a chance a de conhecer alguns autores internacionais também?

Meio por acaso fui achando alguns que me interessavam bastante e sabe a melhor parte? Eu já os tenho em casa comprados e alguns ainda embalados! Não estou brincando quando digo que minha casa é um nicho de livros. Ou pelo menos era até a minha mãe ter um surto de livros e querer dar todos os livros dela (MAS EU OS SALVEI, FIQUEM CALMOS).

Até o final do ano escolhi 5 deles para integrarem minha fila de leituras:

A outra volta do parafuso, Henry James

Esta novela de terror narra estranhos episódios ocorridos em uma casa de campo inglesa, onde duas crianças vivem com sua governanta e uma empregada. Numa estrutura narrativa brilhante, Henry James deixa a critério do leitor decidir se está diante de uma verdadeira história de fantasmas ou do fruto da alucinação da governanta.

Nunca tinha ouvido falar do Henry James até ler uma resenha desse livro esse ano. A outra volta do parafuso é um livro sobre fantasmas sombrio e muito instigante. A narrativa é completamente ambígua e não dá para confiar nem um pouco no narrador. Quer experiência parecida? Quem já leu A menina que não sabia ler do John Harding sabe muito bem do que estou falando. Você fica completamente em dúvida se o narrador protagonista está sendo fiel aos fatos ou tudo é fruto da imaginação da cabeça dele.

Este “A menina que não sabia ler” inclusive, o próprio autor admitiu ter se inspirado no livro no Henry para sua escrita. E que baita inspiração viu? Até o nome dos personagens é parecido, e a história (pelo menos até o meio do livro do Henry que é onde estou), salvo alguns pontos é só contada de um ângulo diferente. Explico: No livro do James (minha leitura atual) a narradora é a governanta, e no do John Harding a narradora é uma das crianças que a governanta toma conta.

O Retrato de Dorian Gray, Oscar Wilde

Dorian Gray é um belo e ingênuo rapaz retratado pelo artista Basil Hallward em uma pintura. Mais do que um mero modelo, Dorian Gray torna-se inspiração a Basil em diversas outras obras. Devido ao fato de todo seu íntimo estar exposto em sua obra prima, Basil não divulga a pintura e decide presentear Dorian Gray com o quadro. Com a convivência junto a Lorde Henry Wotton, um cínico e hedonista aristocrata muito amigo de Basil, Dorian Gray é seduzido ao mundo da beleza e dos prazeres imediatos e irresponsáveis, espírito que foi intensificado após, finalmente, conferir seu retrato pronto e apaixonar-se por si mesmo. A partir de então, o aprendiz Dorian Gray supera seu mestre e cada vez mais se entrega à superficialidade e ao egoísmo. O belo rapaz, ao contrário da natureza humana, misteriosamente preserva seus sinais físicos de juventude enquanto os demais envelhecem e sofrem com as marcas da idade.

Desde que assisti “A convenção das bruxas” em que uma menina fica presa num quadro e vai envelhecendo fiquei fascinada com aquilo. Eu não lembro quase nada da história do filme em si, mas essa cena especial não saiu da minha cabeça até hoje. Era tão assustadora essa possibilidade e ao mesmo tempo sedutora! Eu realmente precisava ler alguma coisa nesse âmbito. Então descobri O Retrato de Dorian Gray, um livro não necessariamente igual a essa história, mas com a medida certa de semelhança para me deixar extremamente ansiosa pela leitura. Só pela sinopse acima talvez vocês não percebam a similaridade, mas andei fazendo algumas pesquisas e descobri uns pontos bem interessantes. Mas como não sei se foi spoiler ou não, opto por não dizer.

Os trabalhadores do mar, Victor Hugo

A riqueza imagística e formal de sua lírica fez de Victor Hugo o maior poeta romântico francês, também principal mentor do Romantismo em seu país e um de seus mais importantes prosadores. Em 1886, escreveu o romance “Os Trabalhadores do Mar”, considerado por muitos críticos e leitores como sua verdadeira obra-prima.

Muito se fala do outro livro do Victor Hugo Os Miseráveis, mas não é o livro do autor que mais vem chamando minha atenção ultimamente. Os Trabalhadores do Mar era um livro que eu também não ligava muito, mas minha amiga Laura (sim, a colunista) leu e ficou completamente empolgada com o brilhantismo na história. O livro é uma obra prima e tem uma narrativa absolutamente genial segundo ela. Fui ler algumas resenhas no Skoob e todas o coroam e ressaltam o quanto o Victor consegue suscitar emoções novas, chocar e surpreender o leitor. Ele realmente não poderia ficar de fora da minha lista de leitura de clássicos.

Histórias extraordinárias, Edgar Allan Poe

um livro magnífico, tanto para quem gosta de contos de horror e mistério, quanto para quem deseja conhecer um dos mestres nesse estilo literário. Da primeira à última página, Edgar Allan Poe colocou todo o seu pessimismo e espírito macabro que possuía em vida, e que, apesar de às vezes causar calafrios nos leitores, mostra na perfeição a sua genialidade como escritor.

Edgar Allan Poe para quem não sabe é considerado o inventor do gênero ficção policial. Como sou apaixonada por esse tipo de leitura especialmente os livros da Agatha Chiristie, me sinto na obrigação e enorme vontade de conhecer o pioneiro de tudo. O interessante é que diferentemente da Agatha, os livro beiram mais para o terror. Vai ser uma experiência nova, já que não costumo ler muitos livros góticos (como o próprio autor descreve sue gênero). O máximo de sombrio que fez parte das minhas leituras foi A Outra volta do parafuso que como comentei acima é minha leitura do momento.

Bel Ami, Guy de Maupassant

As mulheres o chamam de Bel-Ami, e ele consegue delas o que deseja: de algumas, o prazer efêmero; de outras, pelo casamento, a projeção financeira e profissional. No retrato de Georges Duroy – rapaz pobre, de origem camponesa, que procura a fortuna a e afirmação social em Paris – Guy de Maupassant traça um painel sutil e mordaz da sociedade parisiense no final do século XIX.

Ok. Confesso que o interesse pelo livro surgiu depois que soube da estréia nas telonas. Mas ele está aqui dando sopa e admito que tenho queda por histórias de homens sedutores. Então por que não inclui-lo? A história é ambientada na França então mais um ponto a favor.

Agora uma pausa para comentar da capa ao lado. Com tantas cenas no filme eles realmente acharam que essa era uma boa opção para a capa? Sério? Decepcionante. Mas admito que pelo menos é melhor do que a versão antiga e de capa sem graça que tenho aqui em casa…

Vocês tem hábito de ler clássicos? Conheciam e estão empolgados para ler algum desses? Não esqueçam de deixar suas opiniões!

24 comentários
Postado em 30/09/12 por brendalorrainy



brendalorrainy
19 anos. Criadora do CDI é estudante de administração com inclinação para o setor editorial. Tem uma queda por felinos, por quadrinhos e pela combinação tinta e papel. Adora criar metas o tempo inteiro e estranhamente odeia dormir. Também detesta café, tem tendência ao caos e morre de medo de altura. É viciada em Friends e em qualquer coisa que a faça rir.
Deixe aqui seu comentário!

CommentLuv badge


24 comentários »
30/09/2012 às 11:47
Visitante assíduo e já deixou 43 comentários.

Oi..

Tenho tanto de livro para ler que nem sei por onde começo.. Na verdade sei porque assim que terminar o Tempest (que estou acabando) vou ler Fiquei com o seu número da Sophie Kinsella, Predestinados e depois eu vejo os outros, mas esses são certos.. Também gosto dos clássicos e tenho muitos na minha estante a espera de serem lidos.
Samira Chasez postado recentemente..Resenha Vampiro Secreto Mundo Das Sombras – Livro 1My Profile

[Responder]


30/09/2012 às 11:57
Visitante assíduo e já deixou 33 comentários.

Desses, eu só conheço O Retrato de Dorian Gray. Sou apaixonada pelo livro, e espero que você goste também!!! =)

O primeiro eu não leria de jeito nenhum!!!! Puro terror! hehe… Edgar Allan Poe também me amedronta mas talvez eu tentasse.

Pelos outros dois eu me interessei, vamos ver se consigo ler um dia, né?

Ainda bem que você conseguiu salvar os livros! rs

[Responder]


30/09/2012 às 12:03
Visitante assíduo e já deixou 45 comentários.

Muito legal o pôster. A minha curiosidade está em ler “a outra volta do parafuso“ eu amei o livro a menina que não sabia ler então um ponto mais e uma dívida também para comprar esse livro. hahahah
Cheguei próximo de comprar “o retrato de dorian gray“ mas o frete ficou caro :/

[Responder]


30/09/2012 às 12:18
Visitante assíduo e já deixou 223 comentários.

Não tenho o hábito de ler livros clássicos internacionais. Mas desses eu já li O Retrato de Dorian Gray e Histórias Extraordinárias. Gostei dos dois mas meu preferido é Edgar Allan Poe.
Fernanda Yano postado recentemente..Sorteio PrimaveraMy Profile

[Responder]


30/09/2012 às 13:46
Visitante assíduo e já deixou 79 comentários.

Só li dois da listinha. O primeiro do James e o Histórias Extraordinárias, exatamente nessa edição da foto que você colocou. Eu achei alguns dos contos do Poe fantásticos, muito bons mesmo. Em contrapartida outros são bem monótonos e eu não podia ver a hora de terminá-los… mas é um livro que vale a pena, e ainda quero ler os outros contos do autor não inclusos nesse volume; fora que alguns deles ficaram bem gravados na minha mente de tão bons e impactantes que foram.
Sabe, eu até gostei dessa capa de Bel Ami porque eu acho que passa a essência do livro; o jovem amigo das damas influentes da sociedade que as seduzia para ascender de posição. Eu comprei exatamente essa versão também, muito por causa do filme que quero ver, mas a história parece ser muito boa.
Dorian Gray é outro que pretendo ler há séculos, o problema é que já sei tudo que acontece de trás pra frente mas não quero deixar de ler o livro pois a escrita do Wilde era singular.
Beijos!!
Eduarda Menezes postado recentemente..Sombras de Um Crime (Val McDermid)My Profile

[Responder]


30/09/2012 às 15:09
Visitante assíduo e já deixou 32 comentários.

Nossa, tenho muita vontade de ler Oretrato de Dorian Gray… Acho Oscar Wilde o máximoooo

Beijos
Chrys
Chrysthie Audi postado recentemente..RESULTADO Promoção Kit Livretos e MarcadoresMy Profile

[Responder]


30/09/2012 às 15:44
Você já comentou 2 vezes.

Oi!
De vez em quando leio um ou outro clássico. Gosto muito (e recomendo!) Jane Austen. Os livros dela são incríveis!
Quero mto ler O Retrato de Dorian Gray. Há tempos está na minha lista de leitura, mas nunca consegui uma boa promo de uma capa bonita… rs Essa que vc colocou eu gosto.
Do Poe eu li alguns contos e gostei.
Outro que está aqui em casa aguardando a vez dele é O Morro dos Ventos Uivantes, que já tinha lido uma versão curtinha.
Que bacana que vc tem esses clássicos em casa.
Bjs

[Responder]


30/09/2012 às 17:07
Visitante assíduo e já deixou 35 comentários.

Ah muito bom ver que há pessoas que estão lendo e incentivando os clássicos da literatura,já li os trabalhadores do mar,e eu achei um bom livro!

[Responder]


30/09/2012 às 17:20
Visitante assíduo e já deixou 146 comentários.

Assim como vc Brenda eu só li clássicos nacionais. Mas quero muito ler algo do Oscar Wilde, pois vejo boas críticas, assim como Edgar Allan Poe.
Você fez ótimas escolhas de leitura.
Espero que vc goste!!!

[Responder]


30/09/2012 às 17:47
Visitante assíduo e já deixou 214 comentários.

Não sou fã de clássicos não!!!! Sinceramente não faz meu estilo, eu tbm tenho uma lista pra ler até dezembro: A fúria dos reis(que estou lendo), A tormenta de espada, Fallen, Tormenta, Paixão e A garota no espelho.

[Responder]


30/09/2012 às 19:46
Visitante assíduo e já deixou 58 comentários.

Oi, tudo bom?
Até leio um clássico ou outro perdido, mas confesso que a maior parte dos livros que eu leio não se encaixa nessa categoria. Me interessei muito por A Outra Volta Do Parafuso, me lembrou um pouco a narrativa de Dom Casmurro, do qual gostei muito. Tenho bastante vontade de ler Victor Hugo, principalmente por causa de Os Miseráveis, na verdade, nunca tinha ouvido falar desse livro dele. Já li alguns comentários muito bons a respeito do Edgar Allan Poe e, apesar de não ter muita experiência com histórias, assim, assustadoras, tenho bastante vontade de ler.
Ah, lá em cima acho que você se enganou dizendo que o Eça de Queiroz era brasileiro, ele é português.
Beijos
Raíssa postado recentemente..Cidade das CinzasMy Profile

[Responder]

brendalorrainy Reply:

Oi Raíssa!

Muito obrigada pelo toque! Acabei indo no embalo dos livros li durante o colégio estudando literatura e não me dei conta que ele não era brasileiro!
Vou consertar agora mesmo.

beijos!

[Responder]


30/09/2012 às 21:50
Visitante assíduo e já deixou 82 comentários.

Nossa, minha lista de livros a ler está imensa. Eu não leio tantos clássicos quanto deveria, mas desses eu já li O Retrato de Dorian Gray e Histórias Extraordinárias (me interessei pelo Poe lendo A Sociedade do S) e gostei bastante, embora as vezes seja um pouco difícil de ler.

Thais Vianna
@dathais

[Responder]


01/10/2012 às 13:49
Visitante assíduo e já deixou 75 comentários.

Só conheço BEL AMI e é o único que queria ler. Até que os outros interessaram agora, mas não conheço muito, então….

[Responder]


01/10/2012 às 15:55
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

Não consigo ter vontade de ler clássicos sabe? Não me interesso mesmo, rs.
Já li A menina que não sabia ler que você citou e realmente é muuito ambíguo, mas não gostei da leitura :/
Beijo!

[Responder]


01/10/2012 às 18:48
Visitante assíduo e já deixou 64 comentários.

Oi Brendinha!
Dessa lista, só li O Retrato de Dorian Gray e é muito bom! Ele não pega tanto pra esse lado de terror (ao contrário da última adaptação feita pro cinema), mas ele é bastante sombrio e reflexivo!
Também me interessei por Bel-Ami depois do filme, acontece :P
Você realmente me deixou curiosa por Os Viajantes do Mar e A Outra Volta do Parafuso!
Gosto de clássicos, mas faz tempo que não leio. Quero ver se consigo ler Madame Bovary ainda esse ano!
Beijão!
Aione Simões postado recentemente..Divulgações e NovidadesMy Profile

[Responder]


02/10/2012 às 01:38
Visitante assíduo e já deixou 37 comentários.

Dos livros escolhidos só “O Retrato de Dorian Gray ” e “Bel Ami” já conhecia por causa dos filmes..
Eu não lembro qual foi a ultima vez que li um clássico, e olha que antigamente eu li bastantes, mas a maioria era de brasileiros. Acho que vou aproveitar e fazer uma lista de clássicos que querler…

[Responder]


02/10/2012 às 01:39
Visitante assíduo e já deixou 37 comentários.

Dos livros escolhidos só “O Retrato de Dorian Gray ” e “Bel Ami” já conhecia por causa dos filmes..
Eu não lembro qual foi a ultima vez que li um clássico, e olha que antigamente eu li bastantes, mas a maioria era de brasileiros. Acho que vou aproveitar e fazer uma lista de clássicos que quer ler…

[Responder]


02/10/2012 às 14:22
Visitante assíduo e já deixou 114 comentários.

Oi. tudo bem ? rs
Estou aqui pra comentar, dois grandes livros.
Primeiro O RETRATO DE DORIAN GRAY , segundo BEL AMI.
São livros sensacionais. Eu amei desde a capa até o fim. Muito lindos mesmo.
São dos tipos de livro que você não se arrepende de ler *-*
Beijos

[Responder]


02/10/2012 às 21:50
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

Muita vontade de ler “Dorian Gray”. Sei que já assisti o filme e gostei muito, provavelmente a obra literária me agradará ainda mais.
Também estou em falta com leituras do Poe. Preciso ler algo dele, urgentemente!

Bjos
Breno Rodrigues postado recentemente.."As vantagens de ser invisível, Stephen Chbosky"My Profile

[Responder]


05/10/2012 às 19:09
Visitante assíduo e já deixou 37 comentários.

Os clássicos que me interessam são o da Jane Austen. Acho que com o tempo vou acabar conhecendo outros autores. Mas nacionais, é difícil para mim.
Elisama Rodrigues postado recentemente..Tendência: Estrelas e seus looksMy Profile

[Responder]


Mii
06/10/2012 às 11:36
Você já comentou 6 vezes.

Adorei o post. Jane Austen é sempre a melhor opção, mas gostei de Dorian Grey.
Os nacionais são uma dificuldade, não rola :D

Beijos
Mii postado recentemente..Luz, câmera e AÇÃO #2My Profile

[Responder]


09/10/2012 às 09:28
Visitante assíduo e já deixou 14 comentários.

Brendinha, que maravilha de post! Palmas para sua decisão!
Precisamos de clássicos, sempre! Confesse que ando afastada e sinto uma necessidade imensa de conhecer alguns autores mundiais. Mas sempre esbarro na sedução dos livros novos e vou adiando.
Não conhecia esse ‘A outra volta do parafuso’, adorei saber! Estou numa fase de desafiar meus medos, rsrs, parecendo adolescente. Nunca quis ler livros de suspense ou terror, mas agora…
Os livros de Allan Poe e essa indicação do Victor Hugo são providenciais!
Amei, anotei e já desejei esses livros. Beijão!

[Responder]


17/10/2012 às 17:13
Visitante assíduo e já deixou 58 comentários.

Ainda não li nenhum desses clássicos! Bom, O Retrato de Dorian Gray eu até comecei a ler, mas já faz muito tempo e eu era bem novinha, a leitura é meio difícil e na época, devido a pouca idade, não consegui concluir… mas pretendo ler em breve! E estou realmente interessada em ler Edgar Allan Poe, especialmente depois de ler A Menina que Não Sabia Ler, onde é citado diversas vezes. Agora depois do post fiquei com vontade, pelo mesmo motivo, de ler A Outra Volta do Parafuso! Um livro que não me conforme de ainda não ter lido é Dom Quixote, será meu livro para as férias (para as férias porque é bem longo e a leitura não é rápida) hahah

[Responder]