resenhas category image [Resenha] – O Casamento, Nicholas Sparks 16/08/12


Nome: O Casamento
Autor(a): Nicholas Sparks
Editora: Arqueiro
Número de páginas: 224
Ano: 2012
Avaliação: ★★★½☆

Advogado de sucesso, Wilson Lewis sempre se esforçou para que a família vivesse confortavelmente, mas talvez tenha dedicado tempo demais ao trabalho e de menos às pessoas mais importantes de sua vida. Depois de 30 anos casado e com a filha mais velha prestes a fazer os próprios votos matrimoniais, ele é forçado a encarar uma verdade dolorosa: já não há paixão em seu casamento – e a culpa é dele. Wilson e sua esposa Jane se afastam cada dia mais e ele questiona se a mulher ainda o ama. Uma coisa é certa: seu amor por Jane só aumentou ao longo dos anos e ele está disposto a fazer o possível para reconquistá-la. Inspirado pela maravilhosa história de amor dos sogros, Noah e Allie (de Diário de uma Paixão), ele promete a si mesmo que encontrará uma forma de levar o romantismo de volta à sua vida conjugal e fazer a esposa apaixonar-se por ele novamente.

Em O Casamento conhecemos a história de Wilson Lewis, um pai de família que nos últimos 30 anos casado com Jane, não têm sido tão “de família” assim. Por ser um advogado renomado ele sempre dedicou tempo demais ao trabalho, e agora, anos mais tarde, está colhendo os frutos da constante ausência. A gota d’água da crise de seu relacionamento foi ter esquecido o 29º aniversário de casamento.

Magoada e bastante decepcionada, sua esposa Jane recolhe-se mais e mais em seu próprio mundo. Ela sempre foi uma mulher bastante romântica e sonhadora, já que cresceu tendo como pais Noah e Allie, um dos casais mais românticos da todos os tempos (e protagonistas do livro O Diário de uma Paixão). Seu casamento não poderia ser mais decepcionante.

Sem saída e com medo de perder a esposa que tanto ama, Wilson decide pedir ajuda ao sogro Noah e acaba bolando um plano bastante audacioso para reconquista-la. Porque apesar da rotina diária ter feito sua vida conjugal cair na mesmice, ele sempre soube o quanto Jane é especial e o quanto é sortudo por tê-la em sua vida.

É com bastante pesar que admito que esse não foi um dos meus livros favoritos do Nicholas Sparks. A premissa e desenvolvimento da história foram até bem explorados, mas senti falta de um quê a mais durante a leitura. Não é como se a narrativa não tenha sido envolvente, porque acreditem é MUITO. Ou os personagens tenham sido fracos, porque também não é esse o ponto. Mas faltou talvez um grande conflito ou uma pitada de drama que permeasse o enredo.

O livro divide-se entre as recordações de como foi o inicio do relacionamento de Jane e Wilson, e a rotina de preparação do casamento da filha mais velha deles, que é quando Wilson começa a colocar seu plano em prática. Caindo justamente no período próximo ao 30º aniversário do casal. Mas as melhores passagens são sem dúvida aquelas em que podemos acompanhar um pouquinho mais sobre a história de Noah e de Allie. Nessa pseudo-continuação Noah já perdeu Allie e está morando na casa de repouso, mas são vários os momentos em que conhecemos um pouco mais de como foi a vida deles criando os filhos no casarão.

O Casamento não é um livro decepcionante, mas sustenta-se basicamente no grande sucesso que foi a história de Diário de uma paixão. Sem as passagens de Noah não acredito que a história de Wilson e Jane teria fôlego para se tornar um grande sucesso. Ele peca em previsibilidade a acaba se tornando um livro raso.

DESIGN: ★★★☆☆
IMPACTO: ★★★☆☆
NARRATIVA: ★★★★★

39 comentários
Postado em 16/08/12 por brendalorrainy



brendalorrainy
19 anos. Criadora do CDI é estudante de administração com inclinação para o setor editorial. Tem uma queda por felinos, por quadrinhos e pela combinação tinta e papel. Adora criar metas o tempo inteiro e estranhamente odeia dormir. Também detesta café, tem tendência ao caos e morre de medo de altura. É viciada em Friends e em qualquer coisa que a faça rir.
Deixe aqui seu comentário!

CommentLuv badge


39 comentários »
16/08/2012 às 20:50
Visitante assíduo e já deixou 214 comentários.

Eu nunca li um livro do Nicholas,vejo o tanto que as pessoas falam e leem seus livros, leio as resenhas, mais ainda não consigo parar para ler, acho que não faz meu gênero. Mais ultimamente tô ficando com vontade de lê-los, eu assisti Querido john e gostei, e como os livros não tem nada a ver com os filmes, acho que o livro deve ser melhor, então quem sabe, quando o Rick Riordan parar de lançar livros do Percy jackson, que são meus vícios, eu pare e preste mais atenção ao livros românticos, tipo esse. Mudando de assunto, parabéns pelas resenhas, gosto do jeito que escreve, e adoro ver seus vídeos,kkkkkk, acho vc engraçada.

[Responder]

brendalorrainy Reply:

kkkkkkkk Se você gostou do filme querido Jonh vai com certeza gostar do livro, seria um ótimo começo com o Nicholas! :D
Já eu preciso dar outra chance ao Rick porque li primeiro e segundo de Percy Jackson e não gostei tanto como todo mundo, mas como todo mundo fala tão bem acho que vou continuar a série!
AA obrigada e que bom que você gosta dos videos haha =D
Beijoo Camila!

[Responder]


16/08/2012 às 21:16
Visitante assíduo e já deixou 50 comentários.

Eu acho que esse livro tem uma história boa, como os demais de Sparks.
A narrativa sempre ótima, haha, pelo acho que o autor tem um dom nisso.
Gostei da resenha, pelas resenhas que li eu também acho que se torna raso e não um dos favoritos dele. :)
beijos ;*

[Responder]


16/08/2012 às 22:20
Visitante assíduo e já deixou 79 comentários.

Oi Brendinha!
Desde que pude ler a sinopse desse livro pela primeira vez, o que pensei foi: Quero ler 1) Por causa do Noah 2) Por causa do Nicholas.
A história em si não me chama tanta atenção, e imagino que irei terminar da mesma forma que você, achando o livro legal, mas nada demais. Não parece ser dos melhores do autor, imagino que a narrativa em si seja bem linear, sem maiores emoções. E não, ao contrário do que muita gente pode pensar, não é por falta de morte, é por falta de um algo a mais mesmo. huahua
Vou demorar um pouco mais para ler esse. A minha próxima leitura do autor certamente será A Escolha, espero que seja bom!
Beijão!
Eduarda Menezes postado recentemente..Na Minha Estante #3My Profile

[Responder]


16/08/2012 às 23:00
Visitante assíduo e já deixou 58 comentários.

Desde que via capa e a sinopse de O Casamento não consegui me empolgar muito com a história. Acho que entendo o que você falou quanto a faltar algo na história, porque mesmo sem ter lido não vejo muito enredo para a história.
Raíssa postado recentemente..Hey, Mr Postman! #2My Profile

[Responder]


17/08/2012 às 10:40
Visitante assíduo e já deixou 146 comentários.

Huuum, você está tão acostumada com o drama que ele inclui que acabou por estranhar… hahaha
Bom, como eu nunca li NS, creio que esse é um dos ideais para eu iniciar a leitura… não sou muito chegada em drama…
Gostei do “rapaz” se aliar ao sogro para surpreender a esposa e não perdê-la. =)

[Responder]

brendalorrainy Reply:

Oi Dani!
Mas num é nem questão de um super drama, é só que senti falta de maiores emoções, o livro é meio morno! A Duda ali em cima descreveu bem o que quis dizer kkk.
Se for começar a ler Nicholasl comece por Querido Jonh, é um dos melhores!

Beijoo

[Responder]


17/08/2012 às 13:43
Visitante assíduo e já deixou 49 comentários.

Olá Brenda, Parabéns pela resenha, eu nunca li nada do Sparks mas pretendo ler ainda esse ano poderia me indicar os dois melhores livros que você já leu dele?
a história de “O casamento” parece ser muito legal fiquei imaginando o Wilson se desdobrando para fazer com que a esposa se apaixona-se por ele mais uma vez haha
beijos e obrigada :*
Mariana Guimarães postado recentemente..Palavras que valem ouroMy Profile

[Responder]

brendalorrainy Reply:

Oi Mari! (pode chamar assim kk?)
Os melhores livros do Nicholas para mim são: Querido Jonh <3 e Diário de um paixão! O mais chatinho que li foi O Milagre!
Mas ainda não li todos dele e sei que muita gente recomenda A última música e Um Homem de sorte!
Beeeijos!

[Responder]

Mariana Guimarães Reply:

Obrigada :D
Mariana Guimarães postado recentemente..Autora Parceira: Shirlei ToniniMy Profile

[Responder]


17/08/2012 às 16:13
Visitante assíduo e já deixou 20 comentários.

O diario de uma paixão é um dos meus livros preferidos então estou bem curiosa para ler esse livro. Pena que você não gostou muito, eu espero não me decepcionar. Bjus!
Raquel Gomes postado recentemente..Comentando o Filme: 12 HorasMy Profile

[Responder]


17/08/2012 às 21:30
Visitante assíduo e já deixou 146 comentários.

Curti muito a resenha, pela resenha. kkk Não consigo ser seduzida por Nicholas, é algum bloqueio mental ou karma.
Enfim, ainda vou ler (até o final) alguma coisa dele só para ter certeza das minhas opiniões. Querido John é um bom candidato.
Enfim, ótima resenha, amorê! ;)

[Responder]


18/08/2012 às 11:30
Visitante assíduo e já deixou 26 comentários.

Os livro do nicholas são sempre fantasticos, a sua resenha foi otima adorei conhecer o seu blog, achei bem interessante o tema do livro, ele ta abordando algo bastante presente nos dia de hoje, relacionamentos acabando por falta de tempo , de carinho entre outros

[Responder]


18/08/2012 às 23:03
Visitante assíduo e já deixou 64 comentários.

Oi flor!
As opiniões que estou lendo sobre esse livro são bem diversas!
Ele me chama a atenção por falar dessas complicações do casamento, e sempre acho interessante esse tema, considerando a quantidade de divórcios que existem hoje em dia. Penso que é legal lermos sobre essas complicações simplesmente pra nos lembrarmos de que em um casamento nem tudo são flores, mas que não precisa terminar, necessariamente, em um divórcio, que há uma solução (o que acho que é retratado nesse livro).
De qualquer forma, o fato de ser “continuação” de O Diário De Uma Paixão é, sem dúvida, o que mais me atrai!
Adorei sua resenha! Beijão!
Aione Simões postado recentemente..Especial Bienal: Fábio YabuMy Profile

[Responder]


20/08/2012 às 09:58
Visitante assíduo e já deixou 28 comentários.

Gente, o que há com Nicholas Sparck achar que um casamento de 29 anos não é bem sucedido? se tiver mais que 5 anos já é um sucesso! E quanto mil anos devem ter Noah se os filhos deles já são casados a quase 30? tem alçgo que gosto e outro que não gosto, deve ser interessante pelo fato de que fala sobre as complicações da vida de casado. Mas enfim, adorei sua resenha!
Thamy postado recentemente..O que aconteceu com o amor?My Profile

[Responder]


Ni
20/08/2012 às 12:28
Visitante assíduo e já deixou 13 comentários.

Sua resenha me deixou com vontade de ler “Diário de uma paixão” e não “O Casamento”! HAHAHAHAHA! Sério, acho que tenho ele na estante, estou louca para começá-lo nesse instante… Mas imagine que estou lendo três livros ao mesmo tempo (um para o colégio, outro sobre a história do Brasil e um romance…) então quero terminá-los para aí pensar e abrir outro, né? Ah, “O Casamento” não parece tão empolgante, mas “Diário de uma paixão”….
Beijãaaaaaaaaao, estou meio sumida, I know
Ni postado recentemente.."Os 7 pecados capitais da leitura"My Profile

[Responder]


20/08/2012 às 19:21
Visitante assíduo e já deixou 19 comentários.

O ‘diário de uma paixão’ é ótimo. Este do casamento, eu já coloquei duas vezes no carrinho de compras na internet, mas nunca finalizei a compra.
Fiquei com medo de ser só mais uma historinha agua com açucar

[Responder]


22/08/2012 às 00:17
Você já comentou 8 vezes.

PQP , que historia em.

[Responder]


23/08/2012 às 19:04
Visitante assíduo e já deixou 43 comentários.

A resenha ficou simples e clara..
Bem,fiquei feliz quando soube que O Casamento era continuação de Diários de uma Paixão,que por sinal adorei,mesmo achando estranho alguns acontecimentos,inclusive o fato da idade que os pais do casal tem quando já tem um filho que é casado a quase 30 anos? como foi citado ai em cima nos comentários,mas deixando essas curiosidades de lado..
O livro parece ser bom,mas pelo que li da resenha deixou um pouco a desejar,ficando morno demais.. O que é horrível para um livro de Nicholas,o qual sempre esperamos até demais,mesmo que você não seje um ou umas das maiores fãs a leitura é sempre envolvente’
Mais não vou deixar ele passar despercebido,até porque sei que não será perde de tempo’

Bjo’

[Responder]


25/08/2012 às 22:26
Visitante assíduo e já deixou 92 comentários.

Ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, sou apaixonada pelas histórias do Nicholas Sparks e com certeza vou abrir um espaço na minha estante para esse livro.
Me lembrou Noites de Tormenta, essa história do marido dedicou muito sua vida ao trabalho e perdeu essa paixão do casamento.
Quero muito ler, gostei da sua resenha, me deixou mais curiosa.

[Responder]


26/08/2012 às 23:59
Visitante assíduo e já deixou 37 comentários.

Com certeza deve ser otimo. Ja tenho o Diario de uma paixao.

[Responder]


27/08/2012 às 13:05
Você já comentou 6 vezes.

Acho as histórias dele muito bem escritas, Diário de uma Paixão e Dear John são os meus preferidos. Quero muito ler também essa obra. ótima resenha Brenda \o/

[Responder]


01/09/2012 às 18:21
Você já comentou 2 vezes.

Mais um livro de Nicolas Sparks que vai pra minha lista!

[Responder]


02/09/2012 às 01:27
Visitante assíduo e já deixou 122 comentários.

Eu sou muito fã deste autor.. estou louca pra ler este!!!!

[Responder]


16/09/2012 às 14:33
Você já comentou 4 vezes.

Sou apaixonada por Nicholas Sparks (Nic, para os íntimos..^^)
Não li ainda esse livro, mas estou cada vez mais doida pra ler, visto que, todas as resenhas são positivas.(tinha que ser, é do Nic)
Gostei de sua resenha, só reforça a minha vontade.
Bjo
Nizete – Cia do Leitor
Nizete – Cia do Leitor postado recentemente..Nova parceria: VANESSA DE CASSIA autora do livro ENTRE AMORES CRUZADOSMy Profile

[Responder]


18/09/2012 às 14:09
Visitante assíduo e já deixou 223 comentários.

Já tinha visto que esse livro seria como uma continuação de Diário de uma paixão, pena que segundo a resenha não tenha sustendo o mesmo sucesso. De qualquer forma gostei do assunto, acontece, vou deixar como dica de leitura.
Fernanda Yano postado recentemente..Kit Chá e Mug RugMy Profile

[Responder]


22/09/2012 às 18:09
Visitante assíduo e já deixou 37 comentários.

Vejo uma pitada de Noites de tormenta aí. Ainda não li Diário, mas já assisti o filme. Dar essa continuação realmente foi pegar uma ponta do sucesso. Ainda não o li, mas acho interessante a questão de ver as 3 histórias envolvidas.
Elisama Rodrigues postado recentemente..Top 10 Brasil – CinemaMy Profile

[Responder]


24/09/2012 às 10:32
Visitante assíduo e já deixou 114 comentários.

Oie,estou aqui pra dizer que como você já sabe sou fã do blog, e para dizer que eu também sou fã do Nicholas Sparks. Eu amei todos os livros que li . Os únicos que não li , totalizando 4 foram ,O milagre ( que não tenho boas referências), A escolha e Um porto Seguro( pq ainda não comprei) e O Cadamento, Eu fiquei apaixonada por O Diário de uma paixão, mas quando soube que O Casamento seria mais ou menos uma continuação dele , fiquei mais curiosa, ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre ele , porque estava esperando por mim mesma, mas como estou participando da sua promoção e estou comentando todas as suas resenhas , li (#sendoSincera). E até que não é muito ruim não, mas me lembra aquele filme A Prova de fogo , em que o marido faz de tudo pra salvar o casamento dele, então né ? rsrs
Então O Casamento já está na minha caixa do correio da semana que vem :D
Estou bem ansiosa para ler e espero gostar. Já que sou fão do Nicholas.
Beijos Brenda *-*

[Responder]


26/09/2012 às 20:34
Visitante assíduo e já deixou 43 comentários.

Oi..

Fazia muito tempo em que estava de olho nesse livro, mas nunca comprava, pois, tinha outros que surgiam e que eu queria mais.. Mas, como parece que ultimamente estou num período de sorte acabei de ganhar ele de aniversário.. E vou ler assim que possível..
Samira Chasez postado recentemente..Análise dos Produtos da Lola Cosmetics + PromoçãoMy Profile

[Responder]


30/09/2012 às 00:35
Visitante assíduo e já deixou 35 comentários.

NS é sempre tão emocionante,sempre tão lindo…é o unico autor que confio que sei que posso comprar o livro que não vou me arrepender nunca

[Responder]


02/10/2012 às 18:57
Visitante assíduo e já deixou 72 comentários.

Achei muito apropriada a sua resenha. Na minha opinião, o problema com os livros de Nicholas Sparks é o seguinte: Ele escreve livro que nem água, e vamos e convenhamos Diário de Uma Paixão é sensacional. Também gosto muito de Noites de Tormenta e a Última música, então, sempre que um livro dele é lançado, não há como não fazer uma grande expectativa. Aí pronto, a gente lê, e vê que não é aquela coisa toda. Esse livro eu ainda não achei de todo ruim, afinal, seu final ainda me surpreendeu, porque detestei o livro O Melhor de Mim e achei muito insosso o livro Um homem de Sorte.

[Responder]


16/10/2012 às 20:28
Visitante assíduo e já deixou 82 comentários.

Gostei bastante da sua resenha, pois focou pontos positivos e negativos no livro. Acho muito chato quando alguém só diz coisas ruins ou acha tudo lindo, mesmo sem ser.

Não é bem o tipo de livro que eu gosto, então não me animei a ler.Mas para quem gosta de livros mais sentimentais e românticos, parece interessante.

[Responder]


16/01/2013 às 13:01
Visitante assíduo e já deixou 23 comentários.

Eu particularmente amei esse livro, a história me cativou do inicio ao fim. Gostei da sua resenha, foi muito bom você ter postado os pontos do livro que você gostou e os que você não gostou.

[Responder]


04/02/2013 às 16:12
Visitante assíduo e já deixou 20 comentários.

Já vi outras resenhas e no livro conhecemos a história de Wilson e Jane, casados há quase 30 anos, parece que Wilson sempre foi do tipo ausente,só pensando no trabalho,trabalho e trabalho e não tendo tempo para a família, não sendo o melhor exemplo de pai muito menos de marido, e essa ausência terá seu preço:talvez o fim de seu casamento.Parece que ele até esquece a data de aniversário de casamento e deixa Jane super magoada,aí quero descobrir o que acontece no fim.

[Responder]


24/08/2015 às 16:44
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

Excelente blog… Parabéns pelo excelente trabalho e pela bela escolha de livros para as resenhas.
Alexis Mendes postado recentemente..TJ-SP anuncia fim da taxa de desarquivamento de processosMy Profile

[Responder]


13/05/2016 às 11:35
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

É preciso muita Saberdoria para administrar um casamento ou qualquer relacionamento por muito tempo. Ambos tem que saber ceder quando for necessário, além de muito diálogo e compreensão.

[Responder]


12/11/2016 às 17:45
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

Muito bom seu texto, muito obrigada
cherline postado recentemente..Como Lidar com uma Sogra Irritante?My Profile

[Responder]


04/02/2017 às 15:01
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

Já ouvi falar desse livro, mas ainda não li. Parece bom, vou ler.

[Responder]


04/02/2017 às 18:03
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

O Dário de uma paixão é muito bom, mas gostei do casamento também.

[Responder]