resenhas category image [Resenha] – Por isso a gente acabou, Daniel Handler 03/07/12


Nome: Por isso a gente acabou
Autor(a): Daniel Handler
Editora: Cia das letras
Número de páginas: 376
Ano: 2012
Avaliação: ★★★★½

Por isso a gente acabou trata, com a comicidade típica do autor, de uma situação difícil pela qual todos um dia irão passar: o fim de uma relação amorosa e toda a angústia, tristeza e incerteza que essa vivência pode gerar. Min Green e Ed Slarteron estudam na mesma escola e, depois de apenas algumas semanas de convívio intenso e apaixonado, acabam o namoro. Depois de sofrer muito, Min resolve, como marco da ruptura definitiva, entregar ao garoto uma caixa repleta de objetos significativos para o casal junto com uma carta falando sobre cada um desses objetos e do episódio que ele representou, sempre acrescentando, ao final, uma nova razão para o rompimento.

Essa carta é o texto de Por isso a gente acabou, que é, assim, carregado de um tom informal e tragicômico – características da personagem – e traduz com um misto de simplicidade e profundidade a história de uma separação. Imerso neste universo adolescente, o leitor conhecerá a divertida personalidade de Min, uma garota apaixonada por filmes cujo sonho é ser diretora de cinema, e as idas e vindas deste romance, desde o dia em que os dois conversaram pela primeira vez até o instante em que tudo acabou. A artista Maira Kalman, autora de diversas capas da revista The New Yorker, ilustrou cada um dos objetos da narrativa, trazendo cor e descontração a esta história dolorida.

Ter o coração partido é uma experiência dolorosa e bastante desagradável de ser vivida. É quase impossível alguém não ter passado por isso. Sendo eu própria uma pessoa que não gostaria de repetir a dose.

Em Por isso a gente acabou conhecemos a história da Min e do Ed. Dois adolescentes no colegial, que por mais improvável que fossem as circunstâncias se conheceram e se apaixonaram. O livro é um relato em forma de carta escrito pela Min, explicando a Ed todos os motivos deles não terem dado certo. E consequentemente todo o caminho trilhado até o penoso fim do relacionamento.

Min é uma garota que na escola se enquadra na categoria “comum”, mas que não sente problema nenhum em ser assim. Enquanto Ed é o co-capitão do time de basquete; o que basicamente quer dizer que ele é um dos caras mais populares do colégio cujo histórico de “exs” (namoradas, ficantes…) é um pouco extenso. O amor deles foi inesperado, mas com aquela intensidade fantástica que só uma paixão vivida na adolescência consegue possuir.

Por conta do caráter cinéfilo da Min, várias são suas referências a filmes antigos, filmes por um acaso são todos fictícios! O Daniel fez isso de forma proposital e explicou numa entrevista. Ele disse que quando já conhecemos algo ficamos refém da opinião de outras pessoas. Se por exemplo, tal filme é romântico ou de suspense; mas um filme que não temos nenhuma referência vamos projetar exatamente a imagem que ele quis passar no livro. Brilhante!

Voltando a história, há um ponto que não posso deixar de comentar: a narrativa da Min. Ela tem um humor deliciosamente afiado e mesmo ao descrever momentos apreensivos não perde suas sacadas inteligentes e humoradas. O livro segue o seu fluxo dos pensamentos já que ela está escrevendo a carta a caminho de entrega-la. Se por um lado isso ocasionou algumas frases longas e cansativas, foi extraordinário o resultado final desse método. Ficou muito tangível tudo que é contado, foi transmitida perfeitamente a ideia de estar escrevendo algo em tempo real.

Cada capitulo tem referência a algum objeto que fez parte da história deles, e a Min vai explicando o que cada um significou para ela. Todos os objetos serão enviados dentro de uma caixa, junto a carta. Essa foi a forma que ela encontrou de conseguir seguir em frente. O trabalho gráfico da editora foi perfeito e inspirador nesse sentido, tendo um desenho de cada objeto citado.

Algo que me chamou atenção foi a ingenuidade da protagonista, e o quanto consegui me projetar nela quando tive a experiência do meu primeiro amor e coração partido. Ok, menos drama Brenda. (Mas que eu e a Min sofremos, nós sofremos, senti uma conexão gente!). Era perceptível que o Ed não era uma pessoa que daria certo para ela, mas consigo entender claramente o quanto o termo “o amor é cego” se enquadra nesses casos. A atmosfera do livro passa todos aqueles planos, promessas e detalhes importantes de um relacionamento na juventude. Aquele aspecto mágico do quebrar de regras e o frio na barriga dos encontros. É um livro poético e ainda assim real. Inocente, mas profundo.

É impressionante o que o Daniel Handler conseguiu fazer. Primeiro escrever tão perfeitamente no papel de uma adolescente apaixonada, e segundo transformar uma história cotidiana em um livro tão ridiculamente excepcional. E o melhor é que humor e sarcasmo característicos dele ainda estão lá, como um bônus precioso ao enredo. Eu não acho que vocês devem ler a história. Eu tenho certeza que esse livro merece ser lido! Ah! Não poderia terminar essa resenha sem a frase citada pela Min que melhor define o livro:

“You either have the feeling or you don’t”,
“Ou você tem o sentimento ou não tem”

DESIGN: ★★★★★
IMPACTO: ★★★★★
NARRATIVA: ★★★★½

Vejam abaixo um vídeo cômico (que eu adoro) em que Daniel Handler entrevista algumas pessoas sobre seus relacionamentos fracassados:

E sim ainda tem mais! O Daniel fez um Tumblr onde várias pessoas já compartilharam suas histórias de corações partidos! Há inclusive histórias de autores como o Neil Gaiman e a Sara Shepard (autora de PLL). Acessem nesse: link.

PS: O Daniel Handler escreveu Desventuras em série sobre o pseudônimo de Lemony Snicket. Confiram a resenha do primeiro livro!

29 comentários
Postado em 03/07/12 por brendalorrainy



brendalorrainy
19 anos. Criadora do CDI é estudante de administração com inclinação para o setor editorial. Tem uma queda por felinos, por quadrinhos e pela combinação tinta e papel. Adora criar metas o tempo inteiro e estranhamente odeia dormir. Também detesta café, tem tendência ao caos e morre de medo de altura. É viciada em Friends e em qualquer coisa que a faça rir.
Deixe aqui seu comentário!

CommentLuv badge


29 comentários »
03/07/2012 às 23:04
Visitante assíduo e já deixou 50 comentários.

Realmente esse livro é muito lindo *-* O Daniel mandou muito bem nessa história perfeita. Além disso, as ilustrações que tem no livro dão mais emoção a história. Essa frase “Ou você tem o sentimento ou não tem” realmente define o livro. Sua resenha ficou bem descrita, ainda não terminei de ler, mas é muito recomendado.

[Responder]


04/07/2012 às 00:23
Visitante assíduo e já deixou 79 comentários.

Oi Brenda!
Todo mundo vem comentando super bem desse livro. Acho que a gente acaba achando ainda melhor quando conseguimos nos conectar com os sentimentos da personagem, né? É uma experiência praticamente universal então essa identificação é quase certa de uma forma ou de outra. Realmente é peculiar o fato do autor já bem mais velho conseguir escrever tão bem na pele de uma garota nova do sexo oposto. Só demonstra ainda mais a sua habilidade com as palavras. A forma como o enredo do livro é desenvolvido é diferente e tem identidade. Muito legal isso!
Beijão!
Eduarda Menezes postado recentemente..Serial Killer, Louco ou Cruel? (Ilana Casoy)My Profile

[Responder]


04/07/2012 às 10:01
Visitante assíduo e já deixou 146 comentários.

Desde que vi o kit e li a sinopse achei o livro muito legal.
A medida que surgem resenhas só intensifica minha curiosidade e vontade de ler, mas o preço dele me faz ter paciência…
A Min pelo que notei a cada comentário é divertida e o tipo de humor dela é o que mais me agrada: sarcástico.
O que o Ed deve ter feito? Será algo óbvio e que já me deixa triste? Ou foi alguma outra asneira?
Interessante um romance entre um popular e uma comum… só por isso já se prevê um fim… kkkk… oh infeliz realidade.
Adorei a resenha… e a sua conexão… mas, há males que vem para o bem, não? ;)
Eu já tinha visto esse vídeo, me acabei de rir com ele… é um palhaço!!! E mega simpático!!!

[Responder]

brendalorrainy Reply:

Eu adoro MUITO esse vídeo, o Daniel é muito engraçado! Já assisti um monte de vezes kkk.
O preço realmente está salgado nunca vi ele por menos de 32,00 :S
Se eu souber de alguma promoção aviso no twitter ou facebook do blog :]

[Responder]


04/07/2012 às 11:50
Visitante assíduo e já deixou 49 comentários.

Esse livro parece ser ótimo e se tiver apenas um pouquinho da personalidade do Daniel rsrsrs o livro é perfeito. pelo vídeo ele parece ser uma pessoa super engraçada… estou com vontade de ler esse livro desde que o vi na sua caixa de correio :) e os desenhos são o algo a mais do livro com certeza.

parabéns pelo post ameiiiii <3
Mariana Guimarães postado recentemente..Para Sempre – Alyson NoëlMy Profile

[Responder]

brendalorrainy Reply:

Ele é bem como no o vídeo Mari, já vi umas entrevistas com ele bem engraçadas também haha <3
Espero que você tenha oportunidade de ler em breve! Beijo!

[Responder]


04/07/2012 às 12:37
Visitante assíduo e já deixou 35 comentários.

o livro para mim tambem foi otimo, principalmente pq ja tive o coraçao partido e me vi na personagem, so achei um pouco chato as varias referencias a filmes que nunca vi, isto me fez perder um pouco, mas ao todo eu adorei o livro, o autor realmente conseguiu pegar o espirito de uma garota jovem com problemas de relacionamento!
adorei suas resenha,teve varios pontos que eu tambem gostei do livro!
aryane campideli postado recentemente..[Resenha] – Por isso a gente acabou, Daniel HandlerMy Profile

[Responder]

brendalorrainy Reply:

No começo eu também achei um pouquinho entediante as referências porque queria procurar todas para prosseguir a história, mas quando soube que os filmes não existiam meio que entendi o espirito do livro e deixei pra lá kkk.
Um beijo!

[Responder]


04/07/2012 às 12:45
Visitante assíduo e já deixou 58 comentários.

Desde que esse livro foi lançado estou louca pra ler, mas infelizmente não encontrei nenhum precinho amigo… A história parece ótica, o livro é realmente lindo e, depois de ler o primeiro capitulo disponibilizado pela editora, tenho certeza de que a narrativa também é excelente.
Adoro livros onde consigo achar algo em comum com a personagem principal ou com a história, consigo realmente me transportar para o livro.

Beijos
Raíssa postado recentemente..Não sou este tipo de garotaMy Profile

[Responder]

brendalorrainy Reply:

Assim que vi o lançamento corri pra comprar, mas o preço está realmente um caos, nunca vi barato.
É uma maravilha quando conseguimos nos identificar com a protagonista, fica tudo tão mais real e emocionante.
Se eu ver o livro em um preço mais legal aviso no twitter ou facebook do blog. :]
beijoo!

[Responder]


Ni
04/07/2012 às 20:39
Visitante assíduo e já deixou 13 comentários.

NÃO FAZ ISSO COMIGO! Sério, já li 1283921830921830921 resenhas positivas, mas a sua foi a gota d’água. VOCÊ NÃO TEM NOÇÃO DO QUANTO QUERO LER ESSE LIVRO! Esse e “Os 13 porquês”, mas enfim. Sério, que lindo, tudo. Se já me apaixonei pela sua resenha, imagina só quando eu ler? Também quero me projetar na protagonista! Já me projetei só pela resenha, como pode! AHHHHHHHHH EU QUERO!
Beijão!
Ni postado recentemente..Resenha "Nelson Rodrigues por ele mesmo" de Sônia RodriguesMy Profile

[Responder]


05/07/2012 às 00:27
Visitante assíduo e já deixou 27 comentários.

haa que lindo.. uma historia nem sempre deve acaba com um final feliz e sim como uma lição que e vai se levada pro resto da vida, acho esse finais surpreendentes e esse parece ser um livro na qual paramos pra pensar se realmente quais foram os nosso erros e como evita-los
Adorei
Bruna Gama postado recentemente..Sinais de que ele não gosta tanto assim de você…My Profile

[Responder]


05/07/2012 às 11:53
Visitante assíduo e já deixou 117 comentários.

Quero demais ler esse livro.
Espero conseguir comprá-lo logo!
Adorei a resenha. :D

[Responder]


06/07/2012 às 00:57
Visitante assíduo e já deixou 24 comentários.

Nossa achei ele super fofinho,mas o final o Ed é um canalha,não presta nem pra servir de tapete.
Tirando o fato que Ed é um nojento,miseravel o livro é bom

[Responder]


06/07/2012 às 01:05
Você já comentou 7 vezes.

Ain o autor acertou em cheio ao escrever um livro sobre o primeiro amor e o término dele.
Ainda não li a estória da Min,mas tenho certeza que vou adorá-la.A personalidade dela e talz.
Eu vi o vídeo e achei o autor tão alto astral.kkkkkkkkkkk

bjs Nati

[Responder]

brendalorrainy Reply:

O Daniel tem uma personalidade muito contagiante mesmo!
Sempre me divirto em videos ou nas entrevistas que ele dá.
Beijo!

[Responder]


06/07/2012 às 22:33
Visitante assíduo e já deixou 122 comentários.

Brenda, me interessei por esse livro desde quando você o mostrou na Caixa de Correio. Adorei o jeito que a história é escrita, como uma carta.
O livro deve ser muito bom, principalmente se o humor do Autor (que é hilário) estiver presente. Sério, me diverti muito com esse vídeo ( e no começo que ele imita a mulher correndo… morri de rir)
E as imagens devem dar o toque perfeito!
Adorei a resenha. Quero muito ler o livro e me encantei pelo humor do autor kkk
Beijos.

[Responder]

brendalorrainy Reply:

A parte dele correndo atras da mulher é a melhor kkkkkkkk
Eu amo tanto o video que fico re-assistindo um monte de vez haha
Tenho certeza que você vai gostar do livro Bianca!
beijoo

[Responder]


09/07/2012 às 01:52
Visitante assíduo e já deixou 41 comentários.

Eu já havia me apaixonado pela capa deste livro e queria ler ele assim que li a sinopse, agora que li sua resenha tive a certeza que preciso ler este livro e ser mais uma a me encantar com a escrita de Daniel Handler.

[Responder]


Gih
18/07/2012 às 15:21
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

aiiin ameeii a historia desselivroo parece mto cm oq esta acontecendo cmg desilusao amorosa haha voou pedir agr pra minha mae u.u

[Responder]


27/08/2012 às 16:10
Visitante assíduo e já deixou 13 comentários.

Eu já tinha lido a resenha, e tinha colocado na wishlist imediatamente! :)
Bem, agora tô esperando submarino entregar e vim ler a resenha de novo, só pra dar aquela refrescada, sabe? Dá mais vontade de ler, rs.
Tô super ansiosa! Bjs!

[Responder]

brendalorrainy Reply:

aaaawn, você vai amar tenho certeza Jayane :D

[Responder]


05/09/2012 às 14:50
Visitante assíduo e já deixou 17 comentários.

Desde que o livro foi lançado, este louca para lê-lo! A sinopse é bem interessante, a capa é simples (mas ainda assim, acho linda) e tudo indica que realmente é uma ótima história. Adorei sua resenha! Fiquei ainda mais curiosa.

[Responder]


28/09/2012 às 19:50
Visitante assíduo e já deixou 82 comentários.

Eu fiquei doida por esse livro desde que li o primeiro comentário sobre ele. Não gosto de romances, mas talvez pela delicadeza e originalidade da história ou talvez por um coração partido nada curado, eu adorei.

Tenho impressão que vou amar a Min e, mesmo sabendo que eles acabaram, vou ficar torcendo pra nem acontecer.

Esse livro deve ser perfeito.

Thais Vianna
@dathais
dathais@hotmail.com

[Responder]


29/09/2012 às 00:31
Visitante assíduo e já deixou 37 comentários.

Parece história de filme americano. O autor conseguiu amarrar bem e conectar a história para prender a atenção. E a ligação com o cinema me faz ter mais vontade de lê-lo. E coração em pedaços todos já tivemos.
Elisama Rodrigues postado recentemente..Ansiosos pelo 4G? Entenda como ele funciona!My Profile

[Responder]


29/09/2012 às 12:38
Visitante assíduo e já deixou 32 comentários.

Nossa, sinceramente adoro histórias de corações partidos.
Assim não me sinto tão sozinha no mndo.
Desejo muito ler este livro…
Gostei da dica do Blog… vou ler…

Beijos
Chrys
Chrysthie Audi postado recentemente..De tudo um pouco # 5 – Marcadores de páginas diferentes!My Profile

[Responder]


30/09/2012 às 22:35
Visitante assíduo e já deixou 114 comentários.

Esse livro encantou você! Percebi como você falou bem dele. Acho que todo mundo já teve um coração partido mesmo, e querendo ou não , gostamos das experiências de outras pessoas nesse assunto, né?
Eu gostei da resenha do livro, achei super interessante.
Sensacional mesmo. Você está de parabéns *-*

[Responder]


10/10/2012 às 23:23
Visitante assíduo e já deixou 43 comentários.

Oi..

Adorei essa sua resenha tanto que fui em busca desse livro que nem uma louca porque eu precisava ler ele, mas achei ele com os preços bem altos.. Mas, não vou perder as esperanças pois quando entrar em alguma promoção eu compro ele..
Samira Chasez postado recentemente..Resenha PredestinadosMy Profile

[Responder]


19/01/2013 às 03:36
Visitante assíduo e já deixou 117 comentários.

Tinha visto só a sinopse deste livro e não me chamou muita atenção por achar um livro “meloso” demais. Mas acho que, pela sua resenha, ele é relevável principalmente pra gente da minha idade (tenho 15 anos). Então acho que ajuda tanto nas expectativas de um relacionamento quanto estar de mente aberta pra tudo, ou quase isso. Gostei, gostei. É um enredo bom, e pra falar a verdade um pouco confuso, pois entendi quando você falou do livro, a sinopse requer um pouco mais de observação, detalhes. Se minha curiosidade aguçar terei, acho. Só se aguçar, rs. Beijos.

[Responder]