resenhas category image [Resenha] – O Melhor de mim, Nicholas Sparks 09/06/12


Nome: O Melhor de mim
Autora: Nicholas Sparks
Editora: Arqueiro
Número de páginas:288
Ano: 2012
Avaliação: ★★★★½

Na primavera de 1984, os estudantes Amanda Collier e Dawson Cole se apaixonaram perdidamente. Embora vivessem em mundos muito diferentes, o amor que sentiam um pelo outro parecia forte o bastante para desafiar todas as convenções de Oriental, a pequena cidade em que moravam. Nascido em uma família de criminosos, o solitário Dawson acreditava que seu sentimento por Amanda lhe daria a força necessária para fugir do destino sombrio que parecia traçado para ele. Ela, uma garota bonita e de família tradicional, que sonhava entrar para uma universidade de renome, via no namorado um porto seguro para toda a sua paixão e seu espírito livre. Infelizmente, quando o verão do último ano de escola chegou ao fim, a realidade os separou de maneira cruel e implacável.

Vinte e cinco anos depois, eles estão de volta a Oriental para o velório de Tuck Hostetler, o homem que um dia abrigou Dawson, acobertou o namoro do casal e acabou se tornando o melhor amigo dos dois. Seguindo as instruções de cartas deixadas por Tuck, o casal redescobrirá sentimentos sufocados há décadas. Após tanto tempo afastados, Amanda e Dawson irão perceber que não tiveram a vida que esperavam e que nunca conseguiram esquecer o primeiro amor. Um único fim de semana juntos e talvez seus destinos mudem para sempre. Num romance envolvente, Nicholas Sparks mostra toda a sua habilidade de contador de histórias e reafirma que o amor é a força mais poderosa do Universo – e que, quando duas pessoas se amam, nem a distância nem o tempo podem separá-las.

Amanda Collier e Dawson Cole são de mundos completamente diferentes. Enquanto ele, um Cole, é integrante de uma família recheada de criminosos, ela vem de uma família rica bastante tradicional. Na adolescência eles viveram um grande amor que desafiou todas diferenças. Mas acreditando pensar no melhor para Amanda, Dawson rompeu o namoro e decidiu seguir em frente sozinho. A segurança e tranquilidade que ambos encontravam um no outro nunca foi esquecida.

Hoje, 25 anos mais tarde eles trilharam caminhos opostos. Amanda está casada e é mãe de 3 filhos. Depois de ter perdido uma filha vítima de câncer, seu marido virou alcoólatra e sua vida está longe de ser perfeita. Dawson passou toda a vida sozinho, mas também tem a vida marcada pela dor já que em um acidente atropelou e matou um homem.

Quando Truck um velho amigo deles morre, ambos retornam a pequena cidade de Oriental. O reencontro foi inevitável e agora sentimentos adormecidos voltam a tona. A realidade que cada um tem agora é outra, e eles tem convicção disso, mas ignorar a conexão forte que sentem parece se tornar cada vez mais difícil.

O Melhor de mim inicialmente se assemelha a um outro livro muito conhecido do Nicholas: “Diário de uma Paixão”, mas felizmente só inicialmente. O casal dessa vez sabe que há muito em jogo em suas decisões. Se Dawson passou a vida toda a mercê dos seus sentimentos por Amanda, ela por sua vez tem uma família já toda estruturada e responsabilidades gigantes que teria que abrir mão. Há muito mais drama e a narrativa do Nicholas conseguiu atingir seu ápice com os sub-enredos que enriqueceram a história.

Além disso ainda temos um toque sobrenatural e até algumas cenas de ação (com um suspense habilmente pretensioso). Foi de certa forma um dos livros mais completos lançados pelo Nicholas até agora. A fórmula dele está sempre lá, é claro: um romance e uma grande dose de drama. O diferencial é que nos livros do Nicholas as escolhas são as principais protagonistas. Ele calibra a medida certa de realidade aos personagens e sempre reafirma o poder do amor. E que não gosta de acreditar no amor?

O final confesso foi um pouquinho previsível, mas apenas porque já tinha lido um outro livro que também havia tomado o mesmo rumo (mas como é livro infanto juvenil pouco conhecido acho que vocês não terão problema). As lágrimas com certeza vieram em alguns momentos, e sai mais uma vez encantada com a habilidade do Nicholas de me envolver completamente em seus enredos.

DESIGN: ★★★★★
IMPACTO: ★★★★☆
NARRATIVA: ★★★★★

28 comentários
Postado em 09/06/12 por brendalorrainy



brendalorrainy
19 anos. Criadora do CDI é estudante de administração com inclinação para o setor editorial. Tem uma queda por felinos, por quadrinhos e pela combinação tinta e papel. Adora criar metas o tempo inteiro e estranhamente odeia dormir. Também detesta café, tem tendência ao caos e morre de medo de altura. É viciada em Friends e em qualquer coisa que a faça rir.
Deixe aqui seu comentário!

CommentLuv badge


28 comentários »
09/06/2012 às 22:49
Você já comentou 9 vezes.

As minas piram com os romances do Nicholas Sparks e sempre no final da leitura precisam de uma caixinha de lenços rs

Ótima Resenha … já tem o filme desse aê, mas o livro sempre é melhor !
Guedes Flávio postado recentemente..Hã? Rio + 20? WTF ?My Profile

[Responder]

brendalorrainy Reply:

Vai nessa que é só menina que lê visse kkkk
Encontrei uma vez um homem de uns 40 anos no metro indo pro trabalho e lendo “Um amor para recordar”. :o

[Responder]


10/06/2012 às 01:12
Visitante assíduo e já deixou 48 comentários.

Oie Brenda!

Nicholas Sparks está sempre aí para arrancar as nossas lágrimas com uma leitura, é inevitável. Os livros do Sparks, na maioria das vezes são bem previsíveis, mas mesmo assim são incrivelmente lindos e passam sempre mensagens incríveis. *-*

Adorei a resenha :D

Beijo;*
Naty.

[Responder]


10/06/2012 às 14:04
Visitante assíduo e já deixou 35 comentários.

meu primeiro comentario e em um livro que eu amo de paixao e estou loka para ter ele em minhas maos. eu tambem choro nos livros dele, em todos praticamete rsrs Nicholas Sparks é o melhor, gostei da resenha, e ele é realmente um pouco previsivel em alguns pontos, mas ele sempre consegue chegar lá, levar as leitoras ao topo.
aryane campideli postado recentemente..[Resenha] – O Melhor de mim, Nicholas SparksMy Profile

[Responder]


10/06/2012 às 22:05
Visitante assíduo e já deixou 58 comentários.

Na verdade, quando li a sinopse lembrei mais de “Querido John”, do Nicholas. Particularmente não gostei muito desse livro, não sei se por causa do final… mas simplesmente não me envolvi tanto quanto com outras histórias dele. Mas, cada livro é um livro, né? Quem sabe não dou uma chance a esse? :)
Raíssa postado recentemente..O Herói PerdidoMy Profile

[Responder]


10/06/2012 às 22:55
Visitante assíduo e já deixou 79 comentários.

Adquiri esse livro por uma troca no Skoob, mas ainda não li. Adoro as histórias do Sparks, são sempre tão românticas e cheias de emoção; nunca sei se os personagens vão viver ou morrer, então de certa forma me surpreendo huahua.
Não sabia desse toque sobrenatural do livro (ainda que pequeno), e muita gente comenta que o final desse é um tanto previsível mesmo, quero ver se irei conseguir acertar também rs Já pude perceber que é triste, pelo menos; o pessoal comenta que chorou horrores! haha
Beijos!
Eduarda Menezes postado recentemente..Antes de Dormir (S. J. Watson)My Profile

[Responder]

brendalorrainy Reply:

Eu também fico pensando “quem será que vai morrer” “será que dessa vez ninguém vai morrer?” kkkkkk
Tipo ele é bem triste mesmo, só não chorei tanto por conta de dois motivos: 1- terminei o livro no ônibus, lendo em pé ainda mais kk (isso quebrou muito o clima) e segundo meio que já tinha chorado muito no outro livro que li parecido com ele aí aceitei melhor o desfecho.

[Responder]


11/06/2012 às 16:37
Visitante assíduo e já deixou 19 comentários.

Com certeza o Nicholas sabe como encantar, mas eu definitivamente não gosto muito dos livros dele.
Pela resenha dá pra perceber que é um romance com obstáculos, passagem de tempo entre outras caracteristicas que deixam o leitor realmente viciado. Os livros dele são muito em conta, e eu acho que servem muito bem pra presentear, mas na minha estante não tenho nenhum até aonde eu lembre.
Até arriscaria ler, se tivesse a oportunidade, mas não criaria a oportunidade para ler, entende? hehehe
Parabéns pela sua resenha, está ótima
Beijos
Andressa postado recentemente..dessahjuh: #Sorteio “SIRENSONG” de Jenna Black na Livros, Filmes & Músicas @univdoslivros @DanielaTiemi e @blog_nique acesse: http://t.co/i3E46XGcMy Profile

[Responder]


11/06/2012 às 19:46
Visitante assíduo e já deixou 27 comentários.

Acho que o Nicholas Sparks é o queridinho das mulheres , embora como no “querido John” o final não é o dos mais românticos
Bruna Gama postado recentemente..Guia rápido de como Sobreviver ao dia dos namoradosMy Profile

[Responder]


May
11/06/2012 às 22:08
Visitante assíduo e já deixou 35 comentários.

Sendo Nicholas Sparks já tem um crédito bem grande, haha! Tenoh muita vontade de ler esse livro, acho a história intrigante. Agora estou lendo A Escolha, dele.

Beijinhos,
May ;*

[Responder]


13/06/2012 às 12:44
Visitante assíduo e já deixou 62 comentários.

Tudo bem, podem achar estranho, mas não li nenhum livro do Nic ainda =[
Por falta de oportunidade né, porque tenho muita vontade de ler s2
Karolyne Kazakeviche postado recentemente..Filmes #4 – Os Pinguins do PapaiMy Profile

[Responder]


13/06/2012 às 15:23
Visitante assíduo e já deixou 48 comentários.

Outro grande lançamento do Nicholas Sparks.
Me parece ter uma ótima história, e a capa do livro é bem bonita.
Ganhei recentemente Um amor para recordar, e vou logo começar a ler :D

[Responder]


15/06/2012 às 02:36
Visitante assíduo e já deixou 10 comentários.

Oie :)
Então, só li dois livros desse autor, uma amei, que foi a última música e o outro achei chato, um momento inesquecível, que deu a origem ao filme que gosto muito, um amora para recordar, então minha balança em relação a esse autor está equilibrada, mas irei ler outros livros dele.
Pelo que li aqui acho que irei gostar do livro, mas concordo com vc, acho os livros dele muito previsível, sempre uma pessoa tem uma doença e morre :s
Mais livros é assim mesmo.
Abraço
Maria Silvana postado recentemente..Turnê Literária! =DMy Profile

[Responder]


17/06/2012 às 09:16
Visitante assíduo e já deixou 67 comentários.

Querendo ler demais esse livro *_*
Deve ser ótimo, parabéns pela resenha.
Adorei :D

[Responder]


17/06/2012 às 12:34
Você já comentou 2 vezes.

Adorei a sua resenha. Esse livro é lindo como todos os outros do Nicholas Sparks. Porém, não sei se é o meu favorito. É Difícil escolher um! rss
Parabéns pelo blog, o conheci através de uma mensagem que vc me mandou pelo skoob, a partir de agora, serei frenquentadora daqui =)

[Responder]

brendalorrainy Reply:

Oi Tamires!
Super bem vinda :D
É realmente difícil escolher um livro do Nicholas que seja favorito, mas ~ acho ~ que o meu é Querido Jonh!!
Um beijoo

[Responder]


18/06/2012 às 14:18
Visitante assíduo e já deixou 19 comentários.

Nicholas Sparks cheio de romances,fazendo as mulheres pirarem uahsuhuhas
adorooo

[Responder]


21/06/2012 às 12:54
Visitante assíduo e já deixou 146 comentários.

Eu tô super ansiosa para conseguir esse livro… desde que li a sinopse me interessei…
Fico imaginando os conflitos pelos quais eles passarão e isso me deixa maluca… pena que ainda não matei minha curiosidade… se bemque vou tentar comprar em pocket book… assim pego logo dois!!!
Gostei muito da maneira como se reencontram e o falecido teve muita importância na vida deles!!!

[Responder]


21/06/2012 às 13:00
Visitante assíduo e já deixou 146 comentários.

Desde que vi a sinopse quis ler…. o nome em si é lindo… a capa nem tanto….
Fico imaginando como será o reencontro e as dificuldades que eles enfrentarão…. tem tudo para ser maravilhoso…
Só estou curiosa qt ao final previsível. Medo dele!!!
Vou tentar conseguir o quanto antes!!!

[Responder]


21/06/2012 às 15:58
Visitante assíduo e já deixou 146 comentários.

Acredita que eu nunca li um livro sequer do Nicholas Sparks???
Parte disso é medo, pq vi várias pessoas falando que ele não costuma dar fins previsíveis, ou sendo mais clara, fins felizes…
Então eu sempre paquero, mas fico naquela: vou me decepcionar com o final???
E deixo lá…
Mas sério a trama desse… é demais para mim, um amor de infância, impossível… para mim tem de ter um final feliz após o reencontro… mas é uma incognita. =(

[Responder]


23/06/2012 às 10:57
Visitante assíduo e já deixou 117 comentários.

Fico com um pé atrás quando se trata do Nicholas, porque eu assisti Querido John e odiei muito. Depois eu comprei A Última Música e gostei bastante, achei até digno de 5 estrelas, mas aí quando fui ler Um Homem de Sorte percebi que ele segue uma linha de romances água com açúcar que eu não gosto.
Não me interessei muito por este livro em especial, acho que não compraria.

[Responder]


26/06/2012 às 17:08
Visitante assíduo e já deixou 122 comentários.

Amei a resenha.
Só li Querido John mas me encantei por Nicholas Sparks. Já li várias resenhas de outros livros dele e simplesmente me apaixonei pelo tipo de história que ele conta.
Esse é a primeira resenha que leio sobre esse livro, que parece ser maravilhoso como todos os outros.
Beijos

[Responder]


27/06/2012 às 09:48
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

que odio…como vcs podem achar esse livro lindo? ta,o desenvolvimento do livro é lindo mesmo.Mais o final estragou tudo.eu esperava que dessa vez sparks nao fosse matar alguem.no final tive vontade de rasgar o livro de tanto odio.Mais só me restou ficar chorando de raiva e dor.Pobre dawson.A culpa tbm foi daquela vadia da Amanda que nao largou o marido pra ficar com ele. chiguei que só ela. aaaai que odio.

[Responder]


28/06/2012 às 13:21
Visitante assíduo e já deixou 50 comentários.

Ain Nicholas sempre encantando todo mundo, ainda não tive a oportunidade de ler alguma livro dele, mas em breve vou ler. Pelo que escreveu deve ser muito bom.

[Responder]


02/09/2012 às 02:10
Visitante assíduo e já deixou 122 comentários.

Nicholas Sparks é MUITO bom!!! estou louca pra ler este, também… hehe

[Responder]


09/10/2012 às 15:33
Visitante assíduo e já deixou 114 comentários.

Eu amo os livros do Nicholas. Ele tem um ponto de vista e uma escrita sensacional, esse livro ainda não tive oportunidade de ler.
Estou ansiosa, já comprei e estou esperando chegar.
Você disse que ele se parece inicialmente com o Diário de uma Paixão ? Eu amei esse livro, foi realmente um drama, muito lindo!
Fiquei mais curiosa em saber que tem um pouco de ação, não vejo muita ação nos livros dele.
Mas a curiosidade e a ansiedade são imensas.
Parabéns pela resenha. Beijos

[Responder]


23/10/2012 às 17:05
Visitante assíduo e já deixou 82 comentários.

Não sou fã do Sparks…Mas ei lá, neh? A história até que é interessante, mas não sei se vou gostar pela quantidade de romance e sentimentalismo presente…

Thais Vianna
@dathais

[Responder]


07/12/2012 às 09:25
Visitante assíduo e já deixou 23 comentários.

Esse livro é maravilhoso.
Chorei muito com a leitura dele, Nicholas Sparks me deixou encantada e emocionada mais uma vez.

[Responder]