resenhas category image [Resenha] – Garota Replay, Tammy Luciano 28/06/12


Nome: Garota Replay
Autor(a): Tammy Luciano
Editora: Novo Conceito
Ano: 2012
Número de páginas: 197
Avaliação: ★★★☆☆

Thizi é uma garota do bem, apaixonada pela vida. Mas, após uma madrugada trágica, sente que tudo à sua volta desmorona. Descobre que Tadeu, seu namorado, beijou uma garota em uma noitada e quebrou o nariz de Tito, melhor amigo de Thizi, quando soube que ele fotografou a prova da traição. Na mesma noite, Tadeu dirigiu bêbado e causou grave acidente, que deixou o amigo Gabiru em coma. Em meio a tanta decepção, Thizi encontra uma Replay de si mesma, uma igual. Agora, não mais a única do planeta, ela se sente a pessoa mais solitária do mundo e precisa entender que só o amor tem o poder de provocar as melhores mudanças. Garota Replay trará reflexões para desvendar os segredos da vida de Thizi. E da sua também…

E se de repente você encontrasse uma replay? Uma garota igualzinha a você, mas muito mais confiante e de certa forma até mais bonita? É exatamente isso que acontece com Thizi. Num momento difícil da sua vida em que acabou de ser traída pelo namorado – que por um acaso agora está no hospital depois de provocar um acidente de carro – e de quebra ainda brigar com o melhor amigo, Thizi encontra a tal replay. Quer dizer, já não bastava tudo de errado estar acontecendo ela ainda teria que lidar com isso?

Thizi tem 20 anos, e uma vida que em minha opinião é de dar inveja a muitas garotas. Desde os 15 anos ela mora sozinha com uma “babá” no seu apartamento de frente ao mar, recebendo uma mesada avantajada por mês depois que os pais decidiram sair viajando pelo mundo. Seu melhor amigo, o Tito, nem ela mesma sabe explicar o porquê dele não ser seu namorado, já que é com ele que vive seus melhores momentos. A falta dos pais se por um lado fez de nossa protagonista uma garota independente, ainda assim é evidente certa insegurança em suas ações. E o resultado disso foi o ritmo atribulado de problemas que ela acabou de entrar atualmente.

Confesso que foi um pouco frustrante acompanhar Thizi reclamando o quanto a replay era melhor que ela, quando a maioria das coisas que ela se referia sobre ser “melhor” tinha a ver com bens materiais. Como um apartamento na cobertura ou roupas estilosas. A própria Thizi tem uma vida pra lá de confortável então não conseguia entender toda problemática nesse sentido. Em minha concepção exceto o fato da garota estar em um momento da vida bem melhor que o de Thizi não havia muita diferença entre as duas. Pensem que é muito mais fácil agir confiantemente quando não se está cercado de preocupações. É claro que seria MUITO estranho encontrar com alguém igual a você mesmo, mas se queixar da forma como ele se veste melhor seria o menor dos problemas não acham? Thizi acabou se revelando uma garota superficial e até um pouco fútil.

A narração também não ajudou. O fato da quase inexistência de diálogos me fazia permanecer muito tempo nos pensamentos e opiniões de Thizi, e uma vez que não me identifiquei o suficiente com ela o resultado não foi bom. A história é leve e um tanto simpática, mas o ritmo foi lento e nada fluido. O fato da idade de Thizi ser um pouco mais velha me fazia esperar por atitudes mais maduras e talvez tenha sido esse o grande problema. Se a Tammy tivesse colocado a protagonista nos seus 14, 15 anos, talvez minhas expectativas sob suas ações fossem mais condizentes com o seu comportamento.

Não quero também tirar o crédito total da história. O mistério sobre a tal replay conseguiu alavancar notavelmente minha curiosidade e não consegui largar o livro até realmente entender tudo. A solução do mistério ao mesmo tempo que criativa esbanjou simplicidade de uma forma bastante boa. E é claro que ainda tem a mensagem que em âmbito geral o livro traz, que embora um pouquinho clichê deu um sentido bacana ao enredo.

Classifico por fim Garota Replay como um livro mais teen, que acabou não funcionando para mim. Talvez por conta de ter criado expectativas diferentes. Mas isso não quer dizer que vai funcionar para você. Então por que não dar uma chance de forma despreocupada e conferir o resultado?

DESIGN: ★★★☆☆
IMPACTO: ★★★☆☆
NARRATIVA: ★★★☆☆

23 comentários
Postado em 28/06/12 por brendalorrainy



brendalorrainy
19 anos. Criadora do CDI é estudante de administração com inclinação para o setor editorial. Tem uma queda por felinos, por quadrinhos e pela combinação tinta e papel. Adora criar metas o tempo inteiro e estranhamente odeia dormir. Também detesta café, tem tendência ao caos e morre de medo de altura. É viciada em Friends e em qualquer coisa que a faça rir.
Deixe aqui seu comentário!

CommentLuv badge


23 comentários »
28/06/2012 às 10:24
Visitante assíduo e já deixou 146 comentários.

Eu confesso que minha expectativa com esse livro estava bem alta, pq logo surgirammuitas resenhas positivas, com o decorrer do tempo li outras como a sua que falam d comportamento muito infantil da Thizi… e deve ser mesmo irritante, se ela já tem tudo o que o dinheiro pode comprar só seria compreensível invejar a família melhor que a dela, os amigos melhores que os dela… é totalmente sem noção…
Então eu passo esse livro… não gastaria dinheiro com ele… mas se por acaso alguém aparecer com ele disponível para empréstimo eu leio… sempre é bom tirar as próprias conclusões. =)

[Responder]


28/06/2012 às 13:14
Visitante assíduo e já deixou 50 comentários.

Garota replay é um livro, digamos para adolescentes. Mas, claro para quem gosta desse gênero não importa a idade. Tem uma história interessante, até tenho vontade ler. A sua resenha ficou bem escrita, a sua opinião é importante.

[Responder]


28/06/2012 às 14:02
Visitante assíduo e já deixou 24 comentários.

Garota replay,me parece ser um livro interessante,gostaria muito de ler um dia.
Parabéns por sua resenha está muito booa.

[Responder]


28/06/2012 às 14:03
Visitante assíduo e já deixou 24 comentários.

Garota replay,me parece ser um livro interessante,gostaria muito de ler um dia.
Parabéns por sua resenha está muito booa.
Bjss

[Responder]


28/06/2012 às 16:13
Visitante assíduo e já deixou 16 comentários.

Tô louca pra ler! Só vi criticas positivas até agora.

[Responder]


28/06/2012 às 16:14
Visitante assíduo e já deixou 19 comentários.

Olá!
Eu já vi esse livro na livraria várias vezes, achei a capa bonita e tudo (apesar de bem fininho o livro né..) mas não me atraiu. Não faz nenhum pouco o meu tipo esse tipo de livro viu…
E já li muitas resenhas que não foram muito favoráveis a ele, infelizmente.
Parabéns pela resenha, muito sincera
beijos

[Responder]


28/06/2012 às 20:16
Visitante assíduo e já deixou 20 comentários.

Gostei da sua resenha. Mesmo com todas as criticas e resenhas negativas sobre o livro,ainda tenho vontade de le-lo :)

[Responder]


28/06/2012 às 21:26
Visitante assíduo e já deixou 117 comentários.

Oi.
Perdi a vontade de ler o livro depois de ver a sua resenha, não vou mais comprá-lo, achei que era bem diferente, haha.
Beijos!

[Responder]


28/06/2012 às 22:22
Visitante assíduo e já deixou 62 comentários.

O livro teve bastante critica negativa, mas mesmo assim eu quero ler. Parece uma leitura bem leve e rápida, gosto bastante disso =]
Karolyne Kazakeviche postado recentemente..Parcerias #5 – Kamila DenlesckiMy Profile

[Responder]


29/06/2012 às 19:01
Visitante assíduo e já deixou 35 comentários.

eu queria ler e acho que o lerei para ter minha opnião, mas gostei da resenha, ela me deu uma base do que esperar do livro, sei lá, talvez eu ate goste, mas o livro recebeu algumas criticas bem ruim,
resumindo: quero ler, mas estou com medo rsrsr
aryane campideli postado recentemente..[Resenha] – Garota Replay, Tammy Luciano My Profile

[Responder]


29/06/2012 às 19:38
Visitante assíduo e já deixou 27 comentários.

bem , eu ainda tenho vontade de ler esse livro, participo de todas as promoções que ele aparece como premio, inclusive a sua.
Bruna Gama postado recentemente..Os 5 Mandamentos de um CabeloMy Profile

[Responder]


29/06/2012 às 22:02
Visitante assíduo e já deixou 48 comentários.

Adorei a resenha, ainda bem q vou ganhar o livro no top comentaristas p ler!!!

[Responder]


29/06/2012 às 22:20
Visitante assíduo e já deixou 122 comentários.

Desde a primeira vez que eu vi esse livro eu tenho vontade de lê-lo mas me decepcionou um pouco saber da personalidade da protagonista, não gosto de gente fútil e mimada. Concordo com você: um clone seu aparece e você se queixa da roupa dele? não faz sentido!!!
E também não gostei do fato de quase não ter diálogos =\
Sua resenha ficou ótima, passou muita sinceridade e mesmo o livro tendo pontos baixos eu quero lê-lo, fiquei super curiosa com a história da Replay!!

[Responder]


29/06/2012 às 22:59
Visitante assíduo e já deixou 35 comentários.

Adooorei a resenha! Tô super afiim de ganhar esse livroo (:

[Responder]


30/06/2012 às 10:36
Visitante assíduo e já deixou 55 comentários.

Boa resenha! Ganhei um de uma promo.
Suzy Xavier postado recentemente..NOVA PARCERIA: EDITORA GIOSTRIMy Profile

[Responder]


30/06/2012 às 11:24
Visitante assíduo e já deixou 19 comentários.

ja vi varias resenhas falando bem desse livro,ja vi outras pessoas falando q ele é chato de ler,bem eu ainda não o li,mas qnd eu le-lo vou tirar isso a limpo,poq é aquela historia,pode ser ruim p vc,mas pode ser bom p mim,é tudo questão de gosto. to ansiosa por ele,vamos ver se esse livro vai me decepcionar ou me surpreender ^^
bjsss

[Responder]


06/07/2012 às 01:04
Visitante assíduo e já deixou 24 comentários.

To com muita vontade de ler esse livro deve ser ótimo.

[Responder]


17/07/2012 às 19:34
Visitante assíduo e já deixou 45 comentários.

Uma adolescente em crise e idiota com 20 anos.
Achei fraca a narração. Ela poderia, de fato, ser mais adulta para a idade.
Mas, enfim, dá pra ganhar uma estrelinha.

[Responder]


02/09/2012 às 11:57
Visitante assíduo e já deixou 21 comentários.

Oi!!! Ganhei Garota Replay esses dias, mas não deu pra ler ainda, pq tava com um monte na frente….rsrsr. Mas acho q vou pular a listinha e dar uma lida pra tirar minhas conclusões tb. rsrsrs

[Responder]


20/09/2012 às 23:09
Visitante assíduo e já deixou 43 comentários.

quero muito ler esse livro..pq me disseram que é maravilhoso.. Então vou conferir isso.. =/
Samira Chasez postado recentemente..Resenha Sereias  O Segredo das Águas My Profile

[Responder]


30/09/2012 às 16:57
Visitante assíduo e já deixou 82 comentários.

Eu tenho vontade de ler o livro, mas não tenho certeza se vou gostar.

Li vários comentários, tanto positivos quanto negativos, então não sei se é exatamente, um ótimo livro.

Thais Vianna
@dathais
dathais@hotmail.com

[Responder]


01/10/2012 às 14:12
Visitante assíduo e já deixou 114 comentários.

Olha , eu nem gostaria de imaginar encontrar alguém parecido comigo, ia ficar super revoltada.
Mas pelo que vi a Tammy falando na bienal , me encantei com o livro e achei SUPER INTERESSANTE.
Estou doidinha e pirada pra ler esse livro .
Beijos Brenda!

[Responder]


04/02/2013 às 16:19
Visitante assíduo e já deixou 20 comentários.

Parabéns,adorei a resenha,e também parabéns pela divulgação de autores nacionais,principalmente do status da Tammy Luciano,ela tem talento,carisma,super criativa-de onde saiu o nome Gabiru?
Já comecei gostando da capa uma das minhas prediletas, Tammy conquistou leitores com certeza,e nos deixa ansiosos e curiosos sobre seus próximos projetos,também li várias resenhas positivas nos blogs.Que ideia curiosa encontrar um “clone” meu? São tantas possibilidades…Thizy, a protagonista de Garota Replay,está fantástica nossa a vida dela está uma bagunça de cabeça para baixo,tanta coisa acontecendo,ela pensar que tinha uma irmã gêmea nossa foi curioso.
A questão de ter como reflexão o autoconhecimento,é interessante,pensar no começo do livro como ela era e chegar no final e ver o resultado de seu amadurecimento pessoal
Decididamente um livro para ler com satisfação,aguardando cada página para acompanhar jornada de Thizy, uma leitura agradável,leve,divertida…

[Responder]