resenhas category image [Resenha]- As Crônicas da Terra do Lago, Iraci Araújo 20/06/12


Nome: As Crônicas da Terra do Lago
Autora: Iraci Araújo
Editora: Novo Século
Número de páginas: 144
Ano: 2011
Avaliação: ★★★☆☆

Quíron, o primeiro-ministro, mantém o reino da Terra do Lago em equilíbrio e prosperidade. Rei Darel está feliz com o nascimento da princesa Diana, sua única ­filha e herdeira. As sombras do exército de Magnus, o impiedoso, avançam sorrateiramente sobre a cidade conquistada pelas mãos do sanguinário invasor. Na calada da noite, Quíron consegue fugir do castelo com sua fi­lha Selene e a pequena Diana, salvando a princesa da morte certa. Conseguirá o fi­el ministro mantê-la a salvo da tirania de Magnus?

Quando Quíron, mago e primeiro ministro da Terra do lago, prevê a morte da amada esposa do Rei Darel durante o parto, a primeira reação do monarca, mesmo sendo um homem bondoso é expulsa-lo por tamanha ousadia. Mas agora que a profecia foi cumprida um pedido de desculpas foi sabiamente efetuado e Quíron está de volta ao Reino. Se a dor pela morte da Rainha já era grande mal sabia o soberano que o pior ainda estava por vir.

Ao ser comunicado que o exército do tirano e implacável Rei Magnus, o governador das terras de Sevaste avança para invadir seu Reino, Darel sabe que possui mínimas chances de vitória. Então não vê outra saída a não ser entregar sua pequena filha Diana aos cuidados de Quirón, para que ele possa fugir e escondê-la enquanto há tempo. Preservando não só a única herdeira da dinastia D´Reins como também a melhor chance de Terra do Lago um dia voltar a ter dias de paz.

Junto a filha Selene, Quíron parte em direção as montanhas com a difícil missão de educar uma princesa. E Selene descobre que sua tarefa parece ser bem maior do que um dia imaginou. Depois de alguns sonhos e encontros peculiares, Selene conhece Gabriel, um misterioso mago. Ele lhe comunica sobre seu dom da magia e a convida para ser sua aprendiza, se tornando a melhor possibilidade de proteção para a princesa. Poderia Selene conseguir abandonar tudo para vivenciar um caminho ainda mais incerto?

As Crônicas da Terra do Lago tem um ritmo gostoso, a história vai fluindo naturalmente e quando você se dá conta o livro já acabou. E foi exatamente aí que a história pecou. Explico. Há tantos elementos legais: disputas entre reinos, magia, terras distantes, pinceladas medievais… E nenhum desses elementos foi explorado da melhor forma. Quer dizer, a história toda é MUITO promissora. Há tantas possibilidades no universo criado pela Iraci! Tantas brechas que adoraria terem sido mais explicadas, melhor descritas.

A Selene, por exemplo, é uma garota especialmente identificável. Ela tem medo do futuro, mas tenta acertar e ser forte, ao mesmo tempo em que muitas vezes erra por sua mania de querer fazer as coisas do seu jeito ou por insegurança. Senti falta de poder conhecê-la mais a fundo. As 144 páginas da história não me permitiram apegar-me a ela como gostaria. O que aconteceu foi que a autora teve milhões de ideias maravilhosas que ficaram espremidas num livro minúsculo.

Mas é claro que o fato da história ser introdutória não tira os méritos do livro em âmbito geral. Curti sim a leitura, fiquei envolvida e torci pelos personagens. Fazia tempo que não lia um enredo com um universo tão diverso e peculiar. Com tantas possibilidades é inevitável não esperar uma continuação (já que o livro faz parte de uma trilogia) bem mais amarrada e explorada.

DESIGN: ★★★★★
IMPACTO: ★★★½☆
NARRATIVA: ★★★★★

29 comentários
Postado em 20/06/12 por brendalorrainy



brendalorrainy
19 anos. Criadora do CDI é estudante de administração com inclinação para o setor editorial. Tem uma queda por felinos, por quadrinhos e pela combinação tinta e papel. Adora criar metas o tempo inteiro e estranhamente odeia dormir. Também detesta café, tem tendência ao caos e morre de medo de altura. É viciada em Friends e em qualquer coisa que a faça rir.
Deixe aqui seu comentário!

CommentLuv badge


29 comentários »
20/06/2012 às 00:54
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

como recém estou começando a ler livros, me pareceu um livro interessante, já q gosto desse tipo de história com magia e épocas medievais com guerras, como vc disse é um livro meio curto. otima resenha

[Responder]


20/06/2012 às 10:27
Visitante assíduo e já deixou 15 comentários.

Bom dia :)
Como vai?
Olha,este livro já esta na minha lista,pretendo ler um dia mas estou com outros na frente rsrs
Ficou bem legal sua resenha,meus parabéns :)

Beijos e cuide-se
Sandro Honorato postado recentemente..Você foi…(1)My Profile

[Responder]


20/06/2012 às 13:05
Visitante assíduo e já deixou 19 comentários.

Oii
Já ouvi falar nesse livro e tinha gostado muito da história… mas por nome eu sempre esqueço ele =~ Só lembro dele lendo a resenha e pelo nome da personagem, Selene, que é um nome muito bonito!
Que bom que terá uma triologia, geralmente os primeiros livros não são satisfatórios né.. acho que deviam mais explicação mas é só para prender o leitor mesmo!
Parabéns pela resenha, está ótima
Beijos

[Responder]


20/06/2012 às 17:04
Visitante assíduo e já deixou 19 comentários.

Chamou um pouco da minha atenção,mas nem tanto,quando voce disse: ” a história vai fluindo naturalmente e quando você se dá conta o livro já acabou. E foi exatamente aí que a história pecou. Explico. Há tantos elementos legais: disputas entre reinos, magia, terras distantes, pinceladas medievais… E nenhum desses elementos foi explorado da melhor forma.” entendi ao meu ver que o livro é superficial nos seus elementos u.u,posso ate estar enganada e so vou confirmar isso quando le-lo ^^

[Responder]

brendalorrainy Reply:

Oi Janne!
As vezes também prefiro comprar sem ler nenhuma resenha e até mesmo evito ver a sinopse, porque aí fico sem expectativas nenhuma e na maioria das vezes acabo gostando. :]

[Responder]


20/06/2012 às 19:29
Você já comentou 9 vezes.

Não conhecia o livro e realmente parece promissor, mas desanima um pouco saber que as coisas não são tão bem exploradas.

Beijos, Brenda!

Carissa
http://artearoundtheworld.blogspot.com
Carissa postado recentemente..Lançamento: Refúgio – Harlan CobenMy Profile

[Responder]


20/06/2012 às 19:55
Visitante assíduo e já deixou 122 comentários.

Já ouvi falar do livro, ele parece ser bom.
Gostei da capa e do estilo da história: reinos, princesas…
É um livro bem curtinho e normalmente eu não gosto, porque não tem espaço o sulficiente para detalhar a história e pela sua resenha é o que acontece nesse.
Bom, de qualquer maneira eu quero lê-lo!! ^^
Parabéns pela resenha!!

[Responder]


21/06/2012 às 11:57
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

Brenda, creio que uma das maiores dificuldades de alguns autores, é adequar as ideias ao tamanho da história que escrevem. Tal dificuldade muitas vezes é vista em filmes. Mas no caso do cinema, muito se justifica por conta do orçamento para a produção. Não acredito que seja problema de orçamento no caso do livro “As Crônicas da Terra do Lago”. Sua resenha foi interessante porque abordou um tema que muitos não exploram. A história tem um bom fluxo? Você dá sua opinião sobre isso. O livro tem um bom tamanho? Adequado para a história? Você também tem o que dizer sobre isso. Parabéns pela resenha. Sucesso!

[Responder]


21/06/2012 às 12:33
Visitante assíduo e já deixou 146 comentários.

Esse livro tem uma capa linda, dá para imaginar parte da história ali…
Eu gostei da resenha, bem mais que a sinopse… um rei que se desculpa merece crédito. Ainda mais que confiou sua filha… por ser trilogia não fico tãooo ansiosa para ler, pois não tenho paciência de esperar o lançamento.
A Selene parece uma ótima personagem, talvez no próximo deem mais créditos para ela crescer.

[Responder]


21/06/2012 às 19:56
Visitante assíduo e já deixou 20 comentários.

Ja vi esse livro na livraria,mas não me interessei,uma pena pq agora sabendo da história estou arrependida ! hahaaha
Gostei demais,apesar de ser pequeno,coisa que não gosto mt,ja que aprecio horas e horas de leitura,mas nem sempre o tamanho é documento,e foi provado,o livro realmente tem uma ótima desenvoltura :)

[Responder]


21/06/2012 às 22:04
Você já comentou 2 vezes.

Parece ser um bom livro. Eu gosto de viajar para mundos diferentes enquanto leio.

Beijos :)
Raquel Gomes postado recentemente..Comentando o Livro: A ultima músicaMy Profile

[Responder]


22/06/2012 às 11:54
Visitante assíduo e já deixou 50 comentários.

Sua resenha ficou muito boa, pois diz que não se apegou o quanto gostaria, mas no fundo eu senti um envolvimento seu com a história descrita no livro, pena que o livro logo acaba.

[Responder]


23/06/2012 às 02:59
Visitante assíduo e já deixou 79 comentários.

Oi Brenda!
Comigo aconteceu o mesmo. Apesar de ter gostado livro, senti falta de maiores aprofundamentos. A história é mesmo promissora e consegue envolver, mas por se tão fininho, o livro foi muito raso em certas partes, fiquei esperando por mais. Espero que nos próximos livros, essas lacunas sejam preenchidas; o universo da Terra do Lago é bem rico e certamente existe muito a ser mostrado!
Beijos!!
Eduarda Menezes postado recentemente..Dom de Natal (Nora Roberts) + Promoção do LivroMy Profile

[Responder]


23/06/2012 às 10:20
Visitante assíduo e já deixou 117 comentários.

Eu acho que não leria o livro, além de não gostar deste gênero, vi que você não deu uma boa nota para ele, haha. Acho que a avaliação de outras pessoas quase sempre mexe com a minha vontade de ler certos livros.
Gostei da resenha, apesar de não ter gostado do livro em si! :D

[Responder]


23/06/2012 às 15:20
Visitante assíduo e já deixou 16 comentários.

Ah, pela sinopse, não me entusiasmei muito não >.< Mas adorei a capa, achei muito linda.

[Responder]


25/06/2012 às 20:37
Visitante assíduo e já deixou 20 comentários.

A capa realmente é linda, criativa até rs

[Responder]


26/06/2012 às 14:45
Visitante assíduo e já deixou 35 comentários.

aok, nao sei o que dizer, eu nao me entusiasmei com o livro, a capa nao me chamou atençao nem a sinopse, sua resneha foi otima e foi a unica coisa boa do livro ate agora, mas serio, provavelmente nao leria pq nao faz parte do tipo de leitura que aprecio, mas a historia nao parece ser ruim
aryane campideli postado recentemente..5 motivos para ler Academia de vampiros, Listas #4My Profile

[Responder]


26/06/2012 às 23:37
Visitante assíduo e já deixou 41 comentários.

Achei a história bem interessante e sua resenha ficou ótima e apesar de algumas falhas fiquei bem interessada em ler este livro, pode demorar um pouco já que minha lista de leitura como falei está enorme e então vou sim ler As Crônicas da Terra do Lago e quem sabe Brenda o segundo volume surpreenda e a autora explore melhor a história e preencha as lacunas deixada neste primeiro. Bjs!

[Responder]


27/06/2012 às 01:02
Visitante assíduo e já deixou 62 comentários.

Esse era um livro que não tinha me chamado muito a atenção, sabes? Mas olhando melhor, deve ser interessante.
Karolyne Kazakeviche postado recentemente..No Cinema #1My Profile

[Responder]


27/06/2012 às 01:02
Visitante assíduo e já deixou 62 comentários.

Esse era um livro que não tinha me chamado muito a atenção, sabes? Mas olhando melhor, deve ser interessante.
Karolyne Kazakeviche postado recentemente..No Cinema #1My Profile

[Responder]


27/06/2012 às 01:03
Visitante assíduo e já deixou 24 comentários.

Amei sua resenha
Nunca li nada da autora
Fiquei bastante curiosa com sua resenha
Bjs :*

[Responder]


27/06/2012 às 18:31
Visitante assíduo e já deixou 55 comentários.

Nossa que curtinho, só 144 páginas :0 gostei da história da Selena e da Diana, quero ler.
Suzy Xavier postado recentemente..NOVA PARCERIA: EDITORA GIOSTRIMy Profile

[Responder]


29/06/2012 às 22:05
Visitante assíduo e já deixou 48 comentários.

Ah, a fantasia… Esses mundos alternativos fascinam mesmo.
E o que tem de livro novo surgindo nessa linha!

[Responder]


30/06/2012 às 11:13
Visitante assíduo e já deixou 19 comentários.

Livros fantasiosos não fazem minha praia =// não sei poq,eles não prendem minha atenção u.u

[Responder]


16/08/2012 às 14:54
Visitante assíduo e já deixou 214 comentários.

Bem o estilo de livros que gosto de ler, adoro livros épicos, com dragões, reinos, deuses!!!! Vou colocar esse livro na minha lista pra comprar.

[Responder]


26/09/2012 às 19:44
Visitante assíduo e já deixou 11 comentários.

Gostei muito da resenha, ouço tanto falar deste livro. A Personagem Selene me chamou muita atenção, pois ao que parece, temos a mesma personalidade. Ultimamente to me dedicando a ler livros com mais fantasias em universos diferentes, to gostando, antes eu só lia suspense e tals.

[Responder]


02/10/2012 às 14:39
Visitante assíduo e já deixou 114 comentários.

bom pra começar, eu nunca tinha ouvido falar desse livro né?
Mas conheci pela sua resenha, que por sinal bem sincera como sempre e muito boa.
Gostei da história linda de magia e reinos.
Esse enredo de amor e magia é mesmo muito envolvente.
Fico feliz de saber que você gostou do livro e triste em saber que teve pouco espaço para grandes idéias .
Beijos *-*

[Responder]


09/10/2012 às 18:11
Visitante assíduo e já deixou 82 comentários.

Adorei a resenha e creio que vou amar o livro. Gostei especialmente da história e achei a capa fascinante. Acho que tenho um pouco de Selene, porque vivo errando quando teno ser forte e fazer as coisas certo.

Thais Vianna
@dathais
dathais@hotmail.com

[Responder]


11/01/2013 às 21:05
Visitante assíduo e já deixou 34 comentários.

Olá :D
Adorei o livro, a Iracy escreve de uma maneira muito fácil e gostosa. A capa é linda e a história bastante envolvente. Foi um dos livros nacionais que eu mais gostei de ter lido.
Bem curtinho e empolgante, vale super apena.
Estou louca pela continuação.

Beijos, Dai :*
Daiane Carvalho postado recentemente..Resenha: O Inverno das Fadas – Carolina Munhóz – Fantasy ~ Casa da Palavra – (by Wender Monteiro)My Profile

[Responder]