inspiracao-literaria category image Inspiração Literária #3: Toda menina de vinte… 03/06/12

Inspiração literária é uma coluna quinzenal que une livros e moda, cultura pop e tendências, palavras e imagem. Ela traz personagens e universos dos livros para o contexto da moda atual.

Olá, pessoas!
O post de hoje é o maior, porém mais leve que eu já fiz aqui no Catavento de Ideias. Então, eu estou bem animada para ver o que vocês acham! O livro dessa quinzena me foi sugerido por Brenda e de tão gostoso de ler eu senti a necessidade de falar sobre ele.

Menina de Vinte, de Sophie Kinsella (mesma autora de Os delírios de Becky Bloom), é uma estória deliciosa de duas meninas de vinte que têm de se unir para alcançar seus objetivos pessoais. Só que com um pequeno detalhe: uma é a tia-avó morta da outra e, sim, ela teve seus maiores momentos na década de 1920. Para ler a resenha cliquem aqui.

O enredo, como a capa e o título sugerem, é recheado de looks e referências do estilo dos anos de 1920. Kinsella foi bem eficiente em sua pesquisa e trouxe não só as roupas, mas muitos detalhes de cabelos e maquiagem que geralmente são ignorados. E no quesito caracterização a cereja do bolo é o colar pertencente à Sadie (a fantasma mais viva que alguém poderia imaginar!): duas voltas de contas ovais amareladas e quase transparentes com strass entre elas e, além disso, um grande pingente em forma de libélula cravejado de strass. Fato é que na década de 1920 as pessoas realmente adoravam peças de joalheria com formas de insetos e afins, logo, a inspiração não poderia ser outra, concordam?

Baseada nesse estilo, tentei criar um look feminino, moderno e alegre que ficou com cara de verão e romance:

Os tecidos são bem levinhos e a saia tem um leve plissado com aplicação de paetês que deixa a silhueta mais fluída ao andar. Os pingentes de insetos remetem ao colar de Sadie.
E tem mais! A partir de agora, eu vou pesquisar algumas coisinhas em lojas para trazer para vocês, aqui estão alguns itens que eu garimpei por ai:

E aí, curtiram a novidade? A partir do próximo post vou tentar colocar os links das roupas que uso nos looks propriamente ditos para quem se interessar em dar uma olhadinha nas marcas gringas. ;]

E… Aqui um look extra, mas que contém mega spoilers do livro (vou transcrever uma cena completa e comentar a situação e propor um look para ela), então se você já leu o livro ou não se importa com spoilers, continue. Caso você seja contra spoilers, a dica é leia o livro porque no mínimo a diversão é garantida. Clique em extra para ver o look!:

Esta cena é a do primeiro encontro entre Lara Lington e Ed Harrison, onde Sadie obriga Lara a comprar roupas num brechó vintage e usá-las num bar minimalista.

“Nunca mais deixo um fantasma me dar dicas de moda.
Sadie está apontando para um vestido melindrosa dos anos 1920. É um vestido bronze de seda com uma cintura baixa, alças cheias de contas e uma capa combinado. Na etiqueta está escrito: “Vestido original dos anos 1920, feito em Paris.”
[...]
“Se alguém que eu conheço me vir agora, eu morro. Morro.
Ao sair do táxi olho rapidamente para os dois lados da rua. Ninguém à vista, graças a Deus. Nunca fiquei tão ridícula em toda minha vida. É isso o que acontece quando você deixa a sua tia-avó morta escolher sua roupa.
Estou usando aquele vestido vintage, do qual mal consegui fechar o zíper. Evidentemente as mulheres não tinham seios fartos nos anos 1920. Meus pés estão esmagados dentro do sapato. Seis longos colares de contas estão pendurados em meu pescoço. Ao redor da minha cabeça há uma faixa preta enfeitada com pedras, e uma pena saindo dela.
Uma pena.”

Imagem a cena. No mínimo dos míninos constrangedora, não é?


Na verdade eu não consegui montar esse look exato, mas fiz uma aproximação dele com peças originais da época (moldura do lado direito). Para torná-lo possível de ser usado, busquei uma blusa que faz referência à Art Déco dos meados da década de 1920, uma saia levemente plissada em tecido mais nobre e sapatos simples e atuais com um pouco de inspiração no período de Sadie. A bolsa e os brincos são da época, mas não tão caricatos a ponto de comprometer a composição, concordam?

Então, espero que tenham gostado! Até a próxima!

P.S¹: A moça na primeira imagem é uma das minhas grandes divas inspiradoras Louise Brooks. Atriz da década de 1920. Não consegui imaginar outra pessoa como Sadie.
P.S²: Este post não é publi-editorial. Nenhuma das marcas citadas tem qualquer ligação comercial ou pessoal comigo ou com o blog.

31 comentários
Postado em 03/06/12 por Laura Abdon



Laura Abdon
21 anos, designer de moda e futura administradora. Leitora de gosto extravagante e crítica além da conta. Tenta não ser muito ácida, nem sempre consegue. Quinzenalmente na coluna Inspiração Literária, acha bem bizarro escrever sobre si na terceira pessoa.
Deixe aqui seu comentário!

CommentLuv badge


31 comentários »
03/06/2012 às 12:37
Visitante assíduo e já deixou 29 comentários.

EU AMO ESSA CENA… É UMA DAS MELHORES QUE EU JÁ LI, ASSIM COMO O LIVRO QUE É UM DOS MEUS FAVORITOS DOS FAVORITOS! É PERFEITOOOO MENINA DE VINTE, LARA, SADIE <3 AMO TANTO *—–* E ADOREI AS DIQUINHAS, TUDO A VER MESMO, VINTAGE E PURO CHARME…
Geovanna Ferreira postado recentemente..Surpresas literárias!My Profile

[Responder]

Lalú Reply:

Oi, Geovanna!
Lendo essa cena eu fiquei chocada, com vergonha alheia, morrendo de rir… Kinsella foi incrível nesse livro. :D

[Responder]


03/06/2012 às 12:50
Visitante assíduo e já deixou 117 comentários.

Olá.
Ainda não li o livro, mas achei o post um baita incentivo, fiquei bem curiosa.
Achei os looks uma graça, mas confesso que eu nunca os usaria, hahaha.
Espero por mais inspirações. :D
Beijos!

[Responder]

Lalú Reply:

Oi, Laura.
O livro é uma delícia e super apaixonante! Vale a pena ler. :)

[Responder]


04/06/2012 às 10:07
Visitante assíduo e já deixou 15 comentários.

Adorei o post, quero ler essa livro!
Vcs arrasam!
;*

[Responder]


04/06/2012 às 15:58
Visitante assíduo e já deixou 67 comentários.

Não pude ler esse livro ainda, mais adorei seu post.
Inspiração literária está se tornando uma das melhores colunas do seu blog.
Parabéns :D

[Responder]

Lalú Reply:

Olá, Davi
Muito obrigada pelo elogio! É muito importante para gente saber que estamos acertando!
:D

[Responder]


04/06/2012 às 18:44
Visitante assíduo e já deixou 20 comentários.

Gostei demais da saia, é romantica, fofinha *-*

[Responder]

Lalú Reply:

Oi, Lívia. :)
Essa saia é da Lipsy, uma marca (que eu amo) de Londres. Caso você tenha interesse, eles entregam no Brasil:
http://www.lipsy.co.uk/store/skirts/lipsy-sequin-detail-tutu-skirt/product-is-SK00723_041

;)

[Responder]

Lívia Dias Ferreira Reply:

aaaaaaai , obrigada pela dica !

[Responder]


04/06/2012 às 20:17
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

Amei o look Lalú. Espero ler o livro q por este post ficou super atrativo…=)

[Responder]

Lalú Reply:

Naads, tu ia gostar muito desse livro! Sério.

[Responder]


04/06/2012 às 23:19
Visitante assíduo e já deixou 34 comentários.

Oi Brenda!
Quando sai o resultado do comentaristas do mês de Maio?

Abraços!
Gabriel Larrieu postado recentemente..Nova Parceria: Leandro LuzoneMy Profile

[Responder]

brendalorrainy Reply:

já saiu Gabriel! coloquei o o banner com o link do resultado na barra latereal!

[Responder]


05/06/2012 às 11:23
Você já comentou 3 vezes.

Oi =) Você me convidou pelo skoob a ler sobre o que podemos usar de inspiração do look de Menina de Vinte para os dias atuais *-* Amei seu post! As roupas com o nome das marcas e as ideias, dicas <3 E o livro é uma graça mesmo
^^ Parabéns pelo post e obrigada pelo convite

[Responder]

Lalú Reply:

Oi Jheyscilane! Que bom que você veio e curtiu! :D
Volte sempre, viu?
;)

[Responder]


06/06/2012 às 09:38
Você já comentou 3 vezes.

Bem,menina de vinte é o livro da literatura moderna que eu mais gosto.Amo demais. então , fiquei com medo de olhar o blog e me decepcionar quando vc deixou o link no Skoob.Não me decepcionei.está tudo lindo. :)

[Responder]

Lalú Reply:

Barbara, que bom que você não se decepcionou. Sei como quando a gente curte tanto uma coisa e fica apreensiva… Fico feliz que tenha acertado.
Obrigada pela visita! :)

[Responder]

Barbara Julia Reply:

Por nada querida os méritos são todos seus.
:D

[Responder]


07/06/2012 às 13:24
Visitante assíduo e já deixou 81 comentários.

Ah eu amei essa saia, me apaixonei. E as joias?! Pirei mais ainda! Amei essa “inspiração literária”. Parabéns Laura! Bjs!

P.S.: Eu pirei nesse post por que eu amo estilo vintage/retrô, muito mesmo. Minha amiga até me disse que eu tinha um “jeito vintage”, eu não acho mas tubo bem kkk. E me deu uma baita curiosidade de ler o livro.Bye.

[Responder]

Lalú Reply:

Vintage é tudo de bom, neah Myrella? Além de lindo, é sempre uma aposta certeira. ;)
O livro tem uns looks incríveis, dá para se inspirar muito nele. E a estória é muito boa também. ;)

[Responder]


08/06/2012 às 15:21
Você já comentou 3 vezes.

Aí gente, eu me emocionei tanto na parte do livro em que Sadie está arrumando Lara p o “encontro” com o Americano kk´s. fiquei paradona no vestido.

[Responder]


10/06/2012 às 14:18
Visitante assíduo e já deixou 35 comentários.

é nessa hora que vendo um post vc começa a chorar querendo o livro, as roupas as joias e tudo nele, muito fof, a primeira vez que li algo sobre este livro eu ja amei, agora necessito dele para mim com urgencia. rsrs sera que se eu comprar o livro eu ganho estas roupas e joias?? rsrsrs vale a pena tentar puxar um dinheiro a mais da mae rsrs
valeu, amei o post!

[Responder]


11/06/2012 às 16:46
Visitante assíduo e já deixou 19 comentários.

Poxa, A Sophei é única né! Apesar de todos gostarem muito de Delírios de Consumo de Beckie Bloom (eu também gosto), prefiro Lembra de Mim! Essa autora me fez ler o livro inteiro numa tarde acho, e depois queria comentar com todo mundo o desfecho! hahaha
Essa atriz é realmente muito linda e estilosa, sem comentários.
Esse parece ser mais um livro inovador da autora, que tem uma criatividade imensa!! Quero muito na minha estante!
parabéns pelo post, muito bem bolado!
beijos

[Responder]


13/06/2012 às 12:49
Visitante assíduo e já deixou 62 comentários.

Haha, não é bem meu estilo, mas amei o sapatinho alá Michael Jackson <333
Karolyne Kazakeviche postado recentemente..Filmes #4 – Os Pinguins do PapaiMy Profile

[Responder]


13/06/2012 às 15:19
Visitante assíduo e já deixou 48 comentários.

Adorei o look anos 20, me lembrou o filme Meia-noite em Paris, vc assistiu?

[Responder]

Lalú Reply:

Olá, Adriana. : )
Infelizmente não vi esse filme ainda. Todo mundo me recomenda, mas faltou oportunidade “/
Vou procurar ver! Obrigada pela dica, viu. :D

[Responder]


18/06/2012 às 14:26
Visitante assíduo e já deixou 19 comentários.

Não é muito meu estilo,essa coisa vintage,mas ta valendo tbm,o livro deve ser muuito bom rsrsrs

[Responder]


22/06/2012 às 14:58
Visitante assíduo e já deixou 50 comentários.

Acho muito legal esses posts de inspiração literária, parabéns!

[Responder]


07/07/2012 às 23:08
Visitante assíduo e já deixou 15 comentários.

Adorei! Eu sempre tinha duvidas em usar esse estilo,mas agora estou vendo que não é tão ruim… Já falei que adorei, bem Adorei.

[Responder]


02/10/2012 às 11:42
Visitante assíduo e já deixou 82 comentários.

Não li o livro, mas se depender do figurino deve ser maravilhoso. O look pronto é simplesmente, de arrasar!!

Amei as libélulas da Renner, também.

Parabéns!!

Thais Vianna
@dathais
dathais@hotmail.com

[Responder]