resenhas category image [Resenha] – Destino, Allie Condie 21/05/12


Nome: Destino
Autora: Allie Condie
Editora: Suma de letras
Número de páginas: 238
Ano: 2011
Avaliação: ★★★★½

Cassia tem absoluta confiança nas escolhas da Sociedade. Ter o destino definido pelo sistema é um preço pequeno a se pagar por uma vida tranquila e saudável, um emprego seguro e a certeza da escolha do companheiro perfeito para se formar uma família. Ela acaba de completar 17 anos e seu grande dia chegou: o Banquete do Par, o jantar oficial no qual será anunciado o nome de seu companheiro. Quando surge numa tela o rosto de seu amigo mais querido, Xander – bonito, inteligente, atencioso, íntimo dela há tantos anos -, tudo parece bom demais para ser verdade.

Quando a tela se apaga, volta a se acender por um instante, revelando um outro rosto, e se apaga de novo, o mundo de certezas absolutas que ela conhecia parece se desfazer debaixo de seus pés.Agora, Cassia vê a Sociedade com novos olhos e é tomada por um inédito desejo de escolher. Escolher entre Xander e o sensível Ky, entre a segurança e o risco, entre a perfeição e a paixão. Entre a ordem estabelecida e a promessa de um novo mundo.

Opções. E se você não as tivesse? No mundo em que Cassie vive opções são um luxo inexistente para seus integrantes. É o sistema que define o que comer, como se divertir e até mesmo o dia e a hora de sua morte (80 anos independentemente de que estado de saúde você se encontra). O controle é tão forte que até o numero de pinturas, poemas e músicas é escasso para seus habitantes. O que quero dizer é que existem apenas 100 de cada e criação de novos é terminantemente proibida.

Recém completados seus 17 anos, Cassia tem certeza que a Sociedade escolherá um companheiro perfeito para ela no Banquete do par. Quando o rosto que aparece na tela é do seu amigo de infância Xander sua felicidade é gigante. A probabilidade dos pares já se conhecerem é quase nula e Cassia e Xander obtiveram sorte grande. Porém, (sempre tem um porém meus caros) a tela pisca mais uma vez e aparece Ky, um outro conhecido seu. E agora temos uma Cassia de certezas desmoronadas. Se esse erro pode ter acontecido qual a garantia que ela pode ter sobre outras certezas ditas como infalíveis oferecidas pelo sistema? Ou melhor: e se ela pudesse ter opções? E se ela mesma pudesse ser responsável por suas escolhas?

Na busca de respostas Cassia se vê perdida sobre seu futuro. Xander parece representar a melhor escolha, ao mesmo tempo que o sensível Ky começa a ocupar um espaço maior de sua vida. Mas num sistema que tem sua vida minuciosamente assistida, começar a ter desejos pode ser perigoso. E Cassia parece estar cada vez mais disposta a correr esse risco.

Destino apresenta um universo muito bem amarrado. Cada detalhe foi minuciosamente pensado e descrito da melhor forma possível. Allie soube deixar tudo muito realista sem aquela sombra de estar lendo algo fantasticamente irreal. A narrativa é lenta do inicio ao fim. E eu que geralmente não curto narrativas assim dessa vez não me incomodei nem um pouco. O livro é devagar sim, mas em momento algum beira ao tédio. Faltou um pouco de ação disso não posso discordar. Mas fiquei tão cativada por suas particularidades que não chego a dizer foi algo potencialmente problemático. Quer dizer, há tempos não me via amando tanto uma leitura, Destino é um livro que eu nunca queria acabar. É aquele livro saboroso que você lê sem pressa, entendem?

Cassia é a narradora e o livro se passa no tempo presente, ela está vivendo a história, não contando. Admito que por vezes não gostei muito de suas atitudes e que ela é um tanto suave no quesito rebeldia. Mas o que acontece é que seus defeitos acabaram se parecendo tanto com os meus próprios que facilmente foi aumentado meu entendimento e adoração pelo livro. Já estou contando os dias para comprar o segundo da série.

Indico Destino para qualquer pessoa, desde que previamente entenda que não é um livro de grandes emoções. Você que recentemente leu distopias alucinantes poderá sair seriamente decepcionado se for esperar do livro algo remotamente parecido. O melhor de Destino se encontra em seus pormenores.

DESIGN: ★★★★★
IMPACTO: ★★★★☆
NARRATIVA: ★★★★★

Sumidona eu hein? Vou me compensar juro! Só nessa semana teremos mais 2 resenhas! =D
25 comentários
Postado em 21/05/12 por brendalorrainy



brendalorrainy
19 anos. Criadora do CDI é estudante de administração com inclinação para o setor editorial. Tem uma queda por felinos, por quadrinhos e pela combinação tinta e papel. Adora criar metas o tempo inteiro e estranhamente odeia dormir. Também detesta café, tem tendência ao caos e morre de medo de altura. É viciada em Friends e em qualquer coisa que a faça rir.
Deixe aqui seu comentário!

CommentLuv badge


25 comentários »
21/05/2012 às 14:42
Visitante assíduo e já deixou 79 comentários.

Acho que não vou me incomodar nm um pouco com o ritmo um pouco mais lento desse livro. Dependendo do conteúdo do que a autora tenha a dizer, as vezes ir um pouco mais devagar é justamente o ideal, e particularmente penso que irei gostar bastante. Gosto muito de distopias, inclusive uma das minhas preferidas é o 1984 do George Orwell, um livro em sua essência bem lento, porém interessantíssimo.
Não sei o motivo pelo qual não comprei ainda Destino, acho que vou gostar bastante!
Adorei a resenha.
Beijão, Brenda!
Eduarda Menezes postado recentemente..Garota Replay (Tammy Luciano)My Profile

[Responder]


22/05/2012 às 17:43
Visitante assíduo e já deixou 117 comentários.

Quando eu comprei este livro achei que não ia gostar nem um pouco, mas quando me entreguei à leitura, fiquei fascinada. De verdade, me atirei de cabeça, de coração aberto e até agora não me arrependo, bem pelo contrário.
Estou louca esperando a 2º livro da trilogia sair! :D

[Responder]


22/05/2012 às 20:39
Visitante assíduo e já deixou 146 comentários.

Amei a resenha, Brenda! Amo essa temática. *-*

[Responder]


23/05/2012 às 15:08
Visitante assíduo e já deixou 16 comentários.

Nossa que história! Até fiquei pensativa aqui com as escolhas da minha vida!

bjos,
Gabi

[Responder]


26/05/2012 às 01:14
Visitante assíduo e já deixou 23 comentários.

Nossa, esse livro parece ser realmente muito bom, lendo a resenha eu até me imaginei no lugar da protagonista, sem dizer que a capa desse livro é linda! *-*

[Responder]


27/05/2012 às 13:27
Visitante assíduo e já deixou 67 comentários.

Já muitas criticas negativas em relação á esse livro, imagino que todos eles foram com expectativas muito grandes a um livro que não irá superá-las.

Não tenho muita vontade de ler esse livro, gosto da capa e gosto do gênero, mas acho que esse não me agradaria tanto.

Beijo;*
Naty.

[Responder]


27/05/2012 às 19:41
Visitante assíduo e já deixou 58 comentários.

Oi, leitora nova! Primeiro, seu blog é ótimo, espero um dia chegar lá hahah
Quanto à resenha, você conseguiu passar uma imagem muito boa do livro. Estou com muita vontade de lê-lo :) Um mundo onde não se tem escolha parece algo ambíguo, né? Por um lado não se tem o problema de ser indecisa (eu!), mas a falta de liberdade parece um preço muito alto a ser pago…
Adorei a resenha, parabéns

[Responder]

brendalorrainy Reply:

Oi Raíssa!
Seja muito bem vinda. :D
Que maravilha que você gostou daqui!
Acredite do jeito que o livro foi construído você imploraria para poder sentir indecisão. kkk
Um beijoo

[Responder]


27/05/2012 às 19:46
Visitante assíduo e já deixou 58 comentários.

Oi, leitora nova!
Gente, sua resenha me deixou com uma curiosidade sobre o livro! Essa coisa de não ter escolha realmente me intrigou. Seu blog tá lindo, parabéns, espero um dia chegar lá ahahah
Raíssa postado recentemente..On my Wishlist #1My Profile

[Responder]


27/05/2012 às 19:51
Visitante assíduo e já deixou 27 comentários.

Oii!!
Você falou tudo com relação a Destino, quem está procurando grandes emoções vai sair decepcionado. Eu gostei bastante do livro, tenho certeza que o segundo volume será bem melhor, tem muita coisa pra ser revelada!
Beijos!

Elidiane – Leitura entre amigas
Leitura entre amigas postado recentemente..A Última Princesa – Fábio YabuMy Profile

[Responder]


28/05/2012 às 21:21
Visitante assíduo e já deixou 55 comentários.

Ainda não li. Tomara que ela escolha o Xander!

[Responder]


29/05/2012 às 14:03
Visitante assíduo e já deixou 62 comentários.

Ainda não li o livro, mas ele me chamou a atenção.
Capa totalmente fantástica e eu admito. Olho muito para a capa =[

[Responder]


29/05/2012 às 15:47
Visitante assíduo e já deixou 17 comentários.

Destino, já está na minha lista de livros. Se não me engano é o próximo da lista… estarei de volta em breve, comentando.

[Responder]


29/05/2012 às 18:06
Visitante assíduo e já deixou 67 comentários.

Faz tempo que desejo esse livro. Estou gostando cada vez mais de distopia. Um dos gêneros favoritos atualmente. Adoro suas resenhas, parabéns. Está incrível.

Abraços, até mais!

[Responder]


29/05/2012 às 18:29
Visitante assíduo e já deixou 58 comentários.

Realmente parece ser legal o livro! Fiquei mesmo com vontade de ler! Uma história leve mas intensa com um tantinho de encanto? Foi essa impressão que você me deu! Se for assim, vou adorar, adoro livro assim!

[Responder]


08/06/2012 às 00:44
Visitante assíduo e já deixou 16 comentários.

Eu tenho paixão de livros temáticos de distopia, sempre me conquistam. E eu adorei Destino!
A capa é extraordinária, mas confesso que algumas passagens do livro eram bem lentas e chatinhas.

[Responder]


11/06/2012 às 17:27
Visitante assíduo e já deixou 19 comentários.

Vim comentar aqui porque essa série tem despertado a minha curiosidade!
Não sabia da existência do primeiro livro, agora que lançou Travessia é que eu comecei a conhecer a série. Li várias resenhas de travessia, mas de Destino ninguém mais anda falando.
Essa distopia me agrada e muito, gosto muito de distopias. Bem, você classificou o livro com notas altas, li resenhas negativas a respeito de Travessia mas não sei se era por causa da série ou do livro em si.
Só fiquei mais curiosa pra ter essa série na minha estante!
Parabéns pela resenha,
beijos!

[Responder]


13/06/2012 às 15:28
Visitante assíduo e já deixou 48 comentários.

Quero MUITO ler esse livro =)
Esta na minha lista desde muuuito tempo, agora finalmente vou poder ler.
beijocas

[Responder]


16/06/2012 às 11:44
Visitante assíduo e já deixou 45 comentários.

ÓTIMO! JÁ ESTOU LENDO TRAVESSIA!
AGORA ELA CONTA A HISTÓRIA NO LADO DE KY E CASSIA, BEM LEGAL SABER O QUE AMBOS PENSAM E VIVEM…

[Responder]


22/06/2012 às 15:08
Visitante assíduo e já deixou 50 comentários.

Tenho curiosidade em ler destino, deve ser interessante. Parabéns pela resenha, gosto muito da sua opinião em relação ao livro resenhado, acho que isso é muito valioso pra quem não leu o livro. Por mais, que algumas vezes é bom não saber nada sobre o livro e, depois tirar considerações.

[Responder]


28/09/2012 às 21:04
Visitante assíduo e já deixou 82 comentários.

Eu gostei de destino. Apesar de não ser tão eletrizante quanto algumas das distopias, eu achei que os personagens do livro, extremamente bem construídos e nada “bobinhos”, como nas outras e os detalhes da narrativa fizeram dele uma história muito boa.

Eu vi que você achou a Cassia uma rebelde suave, mas eu achei que ela foi de fato, inteligente. Em vez de encarar tudo e brigar sem motivo, ela escolheu a melhor forma de conduzir as suas lutas.

Depois que você ler Travessia vai perceber esse traço na personalidade dela, cada vez mais.

Thais Vianna
@dathais
dathais@hotmail.com

[Responder]


30/09/2012 às 11:43
Visitante assíduo e já deixou 43 comentários.

Oi..

Acabei de ganhar a sequencia desse livro Travessia de presente.. E pela a sua resenha vi que vou amar essa série e resolvi comprar hoje mesmo esse livro que me falta para mim começar a ler essa série de uma vez.
Samira Chasez postado recentemente..Resenha Vampiro Secreto Mundo Das Sombras – Livro 1My Profile

[Responder]


30/09/2012 às 23:17
Visitante assíduo e já deixou 45 comentários.

Mamão com açúcar é melhor que esse livro!
Destino poderia ser bem mais, o título é tão chamativo mas a história morna e sem sal.
Espero que o final da trilogia seja surpreendente, mas na verdade, não espero isso não.
Travessia continuou a mesma morgaçao que destino.

[Responder]


15/10/2012 às 13:16
Visitante assíduo e já deixou 214 comentários.

Caramba parece ser muito bom esse livro, adorei a resenha e me interessei pelo livro tbm, vou colocá-lo na minha lista agorinha mesmo!!!!!

[Responder]


11/01/2013 às 21:11
Visitante assíduo e já deixou 34 comentários.

Adoro distopias, mas ainda não consigo me decidir se leio starters ou destino. O pessoal tá bem divido, tem uns que AMAM e outros que ODEIAM. Quero muito entrar pro time dos que AMAM.
Acho que não vai me incomodar o ritmo se o enredo for bom.

Beijos, Dai :*
Daiane Carvalho postado recentemente..Resenha: O Inverno das Fadas – Carolina Munhóz – Fantasy ~ Casa da Palavra – (by Wender Monteiro)My Profile

[Responder]