resenhas category image [Resenha] – Jogos Vorazes, Suzanne Collins #EspecialJV 20/03/12


Nome: Jogos Vorazes
Autor(a): Suzanne Collins
Editora: Rocco
Número de páginas: 397
Ano: 2008
Avaliação: ★★★★★+♥

Katniss escuta os tiros de canhão enquanto raspa o sangue do garoto do distrito 9. Na abertura dos Jogos Vorazes, a organização não recolhe os corpos dos combatentes caídos e dá tiros de canhão até o final. Cada tiro, um morto. Onze tiros no primeiro dia. Treze jovens restaram, entre eles, Katniss. Para quem os tiros de canhão serão no dia seguinte?… Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte!

Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

Li Jogos vorazes há um tempão e desde então passei meses procrastinando essa resenha. Em parte por ter receio e saber que ela será uma vã tentativa de escrever o que este livro significa, em parte por ter adentrado tanto na história que não consigo sequer olhar de forma imparcial sobre seus acontecimentos.

Em um futuro distópico somos apresentados a Panem, um país surgido com o final da América do norte que é dividido em 12 distritos, todos comandados pela Capital. Eles vivem em estado de miséria submissos ao poder de rigorosas leis que lhe são impostas. Todo ano para relembrar que é detentora do poder, a Capital organiza os chamados Jogos vorazes: um reality show no minimo macabro em que jovens entre 12 e 18 anos são jogados numa arena para lutar até a morte. Em cada distrito são escolhidos dois tributos no dia da colheita. Uma menina e um menino que agora só têm como opção matarem ou serem mortos.

Katniss Everdeen, tem 16 anos e assumiu o comando da família depois da morte de seu pai. Dependem inteiramente dela o sustento diário de sua reclusa mãe e da irmãzinha Primrose que tanto ama. Katniss mora na parte mais pobre do falido distrito 12, chamada Costura, e portanto precisa caçar (ilegalmente) para sobreviver. Gale, seu companheiro de caça, também perdeu o pai e ambos estão mais do que cotados para o sorteio do 74º ano dos Jogos Vorazes.

Ignorando todas as probabilidades porém, aquela manhã do dia da colheita reservava algo mais cruel ainda. Outro nome é sorteado: Primrose Everdeen. E a única opção que resta a Katniss para poupa-la da morte certa é se voluntariar em seu lugar, juntando-se a Peeta Mellark o filho do padeiro como tributo.

Levados a capital para os preparativos, o momento da arena se aproxima, 24 tributos estarão disputando, quem será o vencedor?

A dinâmica que move o livro choca e mexe com o leitor, uma sociedade movida pela imposição do poder, pelo controle da mídia, não é algo muito distante de nosso cotidiano certo? Imagine porém isso tudo elevado a décima potência e você terá o universo apresentado em Jogos Vorazes. Presenciamos o conflito de emoções dos personagens, seus medos e inseguranças mediante um sistema tão brutal, a revolta pela sensação de impotência… E quem sabe a possibilidade de poder mudar alguma coisa?

Esse primeiro livro entretanto não é centralmente politico, mas tem seu papel de forma brilhante ao cutucar e questionar como estamos constantemente inertes as grandes decisões da política, aos nossos ideais e no que acreditamos.

O modo de condução da Suzanne Colins é surreal. Há tensão, reviravolta e suspense de forma perfeitamente escrita. Uma distopia inesperada até o ultimo minuto é o que espera o leitor do livro. Fechando, ou iniciando com chave de ouro ainda temos a força e persistência da protagonista e narradora da história. Katniss inspira em suas atitudes e nos faz mergulhar de forma profunda nas emoções vividas na arena.

Jogos Vorazes por fim, é nada mais nada menos do que algo brilhante, pretensiosamente escrito e encantadoramente brutal.

DESIGN: ★★★★★
IMPACTO: ★★★★★
NARRATIVA: ★★★★★

42 comentários
Postado em 20/03/12 por brendalorrainy



brendalorrainy
19 anos. Criadora do CDI é estudante de administração com inclinação para o setor editorial. Tem uma queda por felinos, por quadrinhos e pela combinação tinta e papel. Adora criar metas o tempo inteiro e estranhamente odeia dormir. Também detesta café, tem tendência ao caos e morre de medo de altura. É viciada em Friends e em qualquer coisa que a faça rir.
Deixe aqui seu comentário!

CommentLuv badge


42 comentários »
20/03/2012 às 19:40
Você já comentou 3 vezes.

Acho que realmente eu estou sendo a única pessoa que não gostou muito desse livro. Achei apenas bom. A autora não me apresentou nada de novo em relação à outras distopias que eu já li. Não estou falando que o livro é ruim, gostei muito da escrita dela, e da construção de seus personagens, mas, pra mim, uma distopia precisa me trazer algo a mais que outros anteriormente publicados. O segundo volume da série me agradou muito mais, mas ainda assim eu achei que ela foca muito na ação, o que para muitas pessoas isso é bom, mas eu gosto de ler distopias para saber a mudança que ocorre na sociedade, que não foi muito o foco da autora.
Thyeri Bione postado recentemente..Livros: "Um Mundo Brilhante", de T. GreenwoodMy Profile

[Responder]

brendalorrainy Reply:

Eu nunca tinha tido nenhum contato com distopias antes então não pude fazer uma comparação. Mas concordo sobre o segundo ser melhor ainda que o primeiro! :]

[Responder]


20/03/2012 às 21:40
Você já comentou 2 vezes.

Postei um meme lá no blog citando você! Dá uma olhadinha ;)
http://www.maravilhosomundodetinta.blogspot.com

[Responder]


20/03/2012 às 21:41
Você já comentou 2 vezes.

Postei um meme lá no blog citando você! Dá uma olhadinha
http://www.maravilhosomundodetinta.blogspot.com

[Responder]


20/03/2012 às 23:27
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

Ótima resenha, Brenda! Confesso que não conhecia a série e nem li os livros, mas depois desse texto… a saga dos “Jogos Vorazes” deve ser lida, hahahahah!
Ainda tenho uns livros na fila, como terminar “Guerra dos Tronos – Volume 1″e “Admirável Mundo Novo”, mas com certeza depois deles…

[Responder]


21/03/2012 às 15:06
Visitante assíduo e já deixou 146 comentários.

Menine, tava louca para ler esse livro e agora fiquei com mais vontade!

[Responder]


21/03/2012 às 18:26
Visitante assíduo e já deixou 81 comentários.

Isso não é um livro… é uma obra de arte! Eu li amei, mas ainda não me perdoo por não ter lido os outros dois. Adorei a resenha :)

[Responder]


22/03/2012 às 16:47
Visitante assíduo e já deixou 15 comentários.

não li o livro, soube da história pq o filme vai ser lançado essa semana. Agora que sei mais sobre, quero muito ler o livro!

[Responder]


23/03/2012 às 09:54
Visitante assíduo e já deixou 17 comentários.

Até agora espero meu livro chegar para começar a ler!
E depois dessa resenha, estou com mais vontade ainda.

[Responder]


24/03/2012 às 18:19
Visitante assíduo e já deixou 25 comentários.

O QUE DIZER DE JOGOS VORAZES? Deixa eu ver… todas as palavras serão poucas para descrevê-lo. Chocante, fantasioso e ao mesmo tempo amargamente real, adrenalina do início ao fim, emoção, compaixão, dor, amor, ódio… A série que roubou meu coração! Faz 5 meses de terminei o último livro, A esperança, e todos os dias ainda penso em Katniss, Peeta, Cinna, Rue, Finnick… Real or not real? É mais que ficção, é real!

É brilhante, genial, amo com toda minha alma, mal posso esperar para assistir o filme amanhã… UHÚ!!!
Geovanna Ferreira postado recentemente..Resenha: Para sempreMy Profile

[Responder]


25/03/2012 às 07:53
Visitante assíduo e já deixou 67 comentários.

Jogos Vorazes é um livro incrível mesmo. Sou fã dessa trilogia,e o filme também é perfeito , adorei demais :)

Abraços !!

[Responder]


25/03/2012 às 07:53
Visitante assíduo e já deixou 67 comentários.

Jogos Vorazes é um livro incrível mesmo. Sou fã dessa trilogia,e o filme também é perfeito , adorei demais :)

Abraços !!

[Responder]


25/03/2012 às 20:03
Visitante assíduo e já deixou 74 comentários.

Finalmente,estou aqui de volte’
Pois bem,a resenha ficou eletrizante,assim como jogos vorazes deve ser..

Não vejo a hora de lê-lo,pois os comentários que escuto em relação ao livro são sempre positivos,a energia parece ser sensacional e um dos temas abordados é primordial para nosso convívio em sociedade e tão pouco questionado no nosso cotidiano-A politíca!

Pelo que pude perceber a estória é bem triste e marcada por episódios sangrentos de intensa exploração humana,fazendo com que seje uma leitura rápida e mexendo com o leitor do início ao fim’

Adorei saber que o livro é narrado em primeira pessoa,nos faz sentir mais a energia e o conflito que move o espaço e os personagens apresentados.
A sinopse é bastante curiosa,mesmo para quem não leu nenhuma resenha do livro e a capa achei simples,porém não deixa a desejar,esse simbolo dar um ar de poder,deixando implicito o espírito de Jogos Vorazes!

[Responder]


26/03/2012 às 17:54
Visitante assíduo e já deixou 58 comentários.

Oi Brenda, quero muito ler esse livro mas a Geovanna fica me enrolando para emprestar! Quero descobrir o que há de tão interessante nesse livro que parece sre só mais um livro de sangue e violência, mas que todo mundo gosta! Coisa estranha viu hahahaha

[Responder]

brendalorrainy Reply:

Geovanna merece levar um carão por não emprestar logo kkkkkk
É IMPOSSIVEL NÃO AMAR SÉRIO!! Lembro que quando vi a sinopse pela primeira vez não tinha vontade NENHUMA de ler, mas depois de um tempo resistir começou a ficar dificil kkk. Leia Dani! Não vai se arrepender!

[Responder]

Daniella Côrtes Reply:

Eu quero ler mesmo, até porque eu quero ler antes de assistir o filme, só estou esperando a dondoca da Geovanna. Ela não para de falar em Jogos Vorazes, mas emprestar que é bom não né hahahah
Mas, sério mesmo, a sinopse não me chama atenção de jeito nenhum, parece só mais um livro de luta,sangue e violência, mas se tem tantos fãs deve ter algo de bom hahaha, aí fico com curiosidade para saber o que é!!! Kkkk

[Responder]


07/04/2012 às 17:06
Você já comentou 3 vezes.

Eu já conhecia a saga faz tempo e já havia lido os dois primeiros livros, mas fiquei meio apreensiva com o fato de ter virado modinha. O bom é que o pessoal gostou, e todo mundo está lendo e comentando sobre o livro!!
Já li umas mil resenhas de Jogos Vorazes e, garanto, a sua é uma das melhores!!

Beijos,
N!

[Responder]

brendalorrainy Reply:

Oi Nathália!

Sempre dá um medinho quando o livro vira modinha né? Mas acho que no caso de Jogos Vorazes ele não chega a virar modinha como aconteceu com Crepúsculo porque é uma literatura mais jovem adulta (ainda bem).
Ah,Bem vinda ao blog! E que ótimo que você gostou da resenha :D.

Beijoo

[Responder]


11/04/2012 às 17:18
Visitante assíduo e já deixou 15 comentários.

esse livro superou todas as minhas expectativas é muiiiiiiiiiito boom mesmo a autora consegue envolver o leitor de um jeito fantastico ! Perfeitooooo sem palavras …

[Responder]


11/04/2012 às 20:45
Visitante assíduo e já deixou 34 comentários.

Pelo que ouvi falar do livro em sites, blogs e até na escola, parece um livro muito bom…
Quero ler ele futuramente para ver se é isso mesmo :)

[Responder]


13/04/2012 às 13:28
Visitante assíduo e já deixou 122 comentários.

Sua resenha ficou perfeita!
Adorei o livro, a história,personagens… TUDO!!!
A autor Suzanne Collins consegue escrever de um modo que é impossível parar de ler!
E a Katniss… Simplesmente PERFEITA *_*

[Responder]

Bianca de Paula Reply:

Ops, autorA*

[Responder]


24/04/2012 às 21:12
Visitante assíduo e já deixou 15 comentários.

eu me apaixonei por esse livro e como você mesmo disse é algo brilhante <3

[Responder]


03/06/2012 às 19:52
Você já comentou 5 vezes.

Já comprei a trilogia, to aguardando ansiosamente o fim dessas semana de provas pra poder lê-los com calma e total dedicação!
Apesar de alguns comentários negativos que já ouvi a respeito de JV, amo livros e filmes distópicos e meu íntimo diz que vou adorar!

[Responder]


29/06/2012 às 22:16
Visitante assíduo e já deixou 48 comentários.

Adorei jogos vorazes! Fiquei muito curiosa pela continuação que na mesma semana sai pra comprar o em chamas. Mas pra ser mto sincera eu dei um google pra saber o desfecho, então acho que por isso que até agora ainda não comprei o esperança.
Vale a pena continuar a leitura!

[Responder]

brendalorrainy Reply:

Oi adriana,

Pooxa você não aguentou mesmo hein? Eu nunca consigo procurar spoilers do livro porque adoro o gostinho de descobrir por mim mesma. Mas dou a dica que mesmo assim leia A esperança porque a forma como ele foi escrito foi surreal!
Beijo!

[Responder]


23/07/2012 às 17:14
Você já comentou 7 vezes.

Esse livro é realmente fantástico! Amo muitooo

[Responder]


16/08/2012 às 21:40
Visitante assíduo e já deixou 214 comentários.

OXE, EU TO DOIDA PARA LER!!!! AINDA NÃO COMPREI, MAS VOU COMPRAR!!!

MAS TENHO UMA PEQUENA RECLAMAÇÃO A FAZER: BRENDA POR FAVOR LEIA PERCY JACKSON E OS OLIMPIANOS, OS HERÓIS DO OLIMPO E AS CRÔNICAS DOS KANES, POIS QUERIA MUITO VER AS RESENHA AQUI NO SEU BLOG, SINTO FALTA!!!! BJOSSSS

[Responder]

brendalorrainy Reply:

Camilaaa como falei no outro comentário vou tentar dar uma nova chance ao Rick, como já tenho aqui vou ler a piramide vermelha :D
beijoo!

[Responder]

Camilla Vasconcelos Reply:

LEIA MESMO, É MUITO MASSA!!!! MAS O TRONO DE FOGO É MELHOR, TEM MAIS AVENTURAS,EU MESMA NÃO VEJO A HORA DE SAIR A SOMBRA DA SERPENTE, O ULTIMO LIVRO.

[Responder]

brendalorrainy Reply:

tto ficando superanimada kkk =D Tu gosta mais de qual das série dele?

Camilla Vasconcelos Reply:

na verdade de todas…. Mas Percy Jackson e os olimpianos vai ser sempre o melhor!!!!


20/08/2012 às 19:37
Visitante assíduo e já deixou 19 comentários.

To louca pra ler a trilogia, estou esperando uma promoção decente pra comprar os 3 juntos… *-*

[Responder]


21/08/2012 às 00:15
Você já comentou 4 vezes.

eu tenho fé que leio esse livro!

[Responder]


22/09/2012 às 18:28
Visitante assíduo e já deixou 37 comentários.

Confesso que não gosto do estilo do livro em geral,mas assisti o filme, fiquei bem em choque.O leitor tem que torcer sempre para que alguem morra. Como assim?
Bem, hoje tenho o box e sou uma grande fã.
Elisama Rodrigues postado recentemente..Top 10 Brasil – CinemaMy Profile

[Responder]


25/09/2012 às 00:32
Visitante assíduo e já deixou 21 comentários.

Não li ainda, só conhecia de ouvir falar e ler postagens…e não me atraía muito, porém ontem assisti ao filme…..e apesar de achar pesado umas partes sinto uma vontade de tê-lo em minhas mãos!!! Preciso ler já!!!!rsrsr

[Responder]


01/10/2012 às 14:35
Visitante assíduo e já deixou 11 comentários.

Sou apaixonada por Jogos Vorazes, e depois que li esse livro, fiquei meio assim de assistir o filme, mesmo com todo mundo dizendo o quão incrível o filme é, geralmente tu imagina uma coisa e o filme traz outra. Não assisti, mas o trailler é incrível, dá pra ver que fizeram um filme o mais aproximado possivel do livro. Ficou lindo.

[Responder]


23/10/2012 às 16:01
Visitante assíduo e já deixou 82 comentários.

AAAAAAAAAAAAa…Eu amo essa série…demais… Chorei muito em alguns pedaços desse livro. Acho que a autora soube construir uma história maravilhosa, com cenários, personagens e momentos impressionantes e surpreendentes.

Thais Vianna
@dathais

[Responder]


07/12/2012 às 09:14
Visitante assíduo e já deixou 23 comentários.

Ótima resenha para um livro maravilhoso. Jogos vorazes também me surpreendeu do início ao fim, é um livro cruel, triste e chocante.

[Responder]


13/01/2013 às 22:45
Visitante assíduo e já deixou 34 comentários.

Minha primeira distopia *-*
Livro perfeito, amo demais a série apesar de ainda não ter lido o ultimo livro :(
Só que me decepcionei com o filme. Não foi o que eu esperava.

Beijos, Dai :*
Daiane Carvalho postado recentemente..Resenha: O Inverno das Fadas – Carolina Munhóz – Fantasy ~ Casa da Palavra – (by Wender Monteiro)My Profile

[Responder]


21/01/2013 às 18:31
Visitante assíduo e já deixou 117 comentários.

Oi Brenda :)
Tenho esse livro em PDF mas não li ainda por não ter o segundo e o terceiro. Acho que vou gostar da trilogia por ter tudo que eu gosto, ação, aventura… O filme eu nunca vi, então minhas expectativas estão um pouco altas, rs.

[Responder]


02/07/2013 às 16:48
Você já comentou 3 vezes.

A primeira vez que ouvi falar de Jogos Vorazes foi pelo filme,assisti e adorei,depois fiquei sabendo que havia um livro e pensei “Se o filme já é bom,imagina o livro”,li o livro e não me decepcionei.
Adorei a narrativa da autora e os personagens.
Inicialmente o livro é meio parado e mostra mais a vida Katniss,mas depois da colheita você não vai conseguir largar o livro.
Jogos Vorazes foi o meu primeiro contato com distopias e pretendo ler muitas outras.

[Responder]